ibis celebra 50 anos com anúncio de novos hotéis no Brasil e maior campanha de marketing da história da marca

Fundada em 1974 em Bordeaux, na França, a família ibis, do Grupo Accor, celebra seu aniversário de 50 anos com anúncio de novos hotéis e o lançamento da maior campanha de marketing da história das três marcas – ibis, ibis budget e ibis Styles.
A família ibis é uma peça-chave na estratégia de crescimento da Accor. Em 2024, a rede abrirá mais quatro novos hotéis das marcas ibis no Brasil, incluindo ibis Styles Maragogi (AL), ibis Styles Foz do Iguaçu (PR), ibis Tangará da Serra (MT) e ibis budget Guarulhos Aeroporto (SP). Esses novos empreendimentos se somam aos hotéis já inaugurados este ano, como ibis Styles Goiânia Shopping Estação (GO), ibis Lavras (MG), ibis Styles Barretos (SP) e ibis Serra Talhada (PE).
Como grande novidade, o Grupo anuncia mais assinaturas de hotéis ibis até o final deste ano para reforçar a expansão e o compromisso em oferecer opções de hospedagem acessíveis e de qualidade: ibis Styles Patrocínio (MG), ibis Styles Uberaba (MG), ibis Camaçari (BA), ibis Santa Cruz do Sul (RS), ibis Santa Maria (RS) e ibis Dourados (MS). Em 2024, já foram anunciadas também as assinaturas dos hotéis: ibis Styles Fortaleza Giga Mall (CE), ibis Sobral (CE), ibis Santarém (PA), ibis Jaraguá do Sul (SC) e ibis Vilhena (RO).
O sucesso de ibis reside na sua adaptabilidade a diferentes mercados, consolidando-se como a marca de maior capilaridade do portfólio da Accor e atraindo tanto viajantes a lazer quanto de negócios. “O reconhecimento global das marcas ibis facilita nossa estratégia de expansão por franquias, que representa 80% dos novos contratos assinados”, destaca Romulo Silva, diretor de Desenvolvimento de Franquias da Accor Brasil na divisão Premium, Midscale & Economy.
“A abordagem de franquias não apenas impulsiona a capilaridade do nosso portfólio, mas também otimiza a rentabilidade dos hotéis, focando em investidores e sendo ideal tanto para grandes centros urbanos quanto para cidades em crescimento”, afirma Abel Castro, Chief Development Officer Accor Américas – Premium, Midscale & Economy Division.
Vai Nessa: no ibis não tem surpresa
No ibis, não tem surpresa. Esse é o mote da campanha “Vai Nessa” (globalmente chamada “GO GET IT”) criada para celebrar o 50º aniversário da família ibis. O objetivo é incentivar as pessoas a tirarem suas viagens do papel, reforçando as mensagens de preço, credibilidade, conveniência e custo-benefício que os hotéis da marca oferecem. Com mais de 2.600 hotéis em 79 países, incluindo as marcas ibis, ibis Styles e ibis budget, a rede, parte do Grupo Accor, é reconhecida globalmente por revolucionar a hospitalidade econômica e por ser pioneira em acessibilidade e excelência, estabelecendo novos padrões de conforto para todos os viajantes.
Na região das Américas, contamos com mais de 300 hotéis das marcas ibis, sendo 235 apenas no Brasil.
“Este aniversário é mais do que uma data comemorativa; é uma oportunidade de reafirmar nossa proposta de valor. Com a campanha, queremos mostrar que sempre há um ibis pronto para tornar as viagens possíveis e agradáveis, sem surpresas”, destaca Roberta Vernaglia, SVP de Marketing & E-Commerce Accor Américas – Premium, Midscale & Economy Division.
Entre as iniciativas, estão comunicações por canais diversos para os públicos corporativos, brand lovers e curiosos, além de ativações interativas, como a caça aos óculos feita para colaboradores em parceria com a Chilli Beans, na sede da Accor em São Paulo. A ação também acontecerá nos hotéis das marcas ibis. “No segmento B2B, criamos um painel exclusivo do artista Elvis Mourão na sede da Be Fly, a maior agência de viagens da América Latina. Para os investidores, reforçamos a comunicação e presenteamos com itens personalizados que refletem os territórios das marcas ibis. Além disso, estamos utilizando os espaços dos nossos hotéis para amplificar a mensagem nos lobbies e pontos de contato, oferecendo conteúdo visual atraente para engajar os hóspedes nas redes sociais”, complementa a executiva.
De olho no futuro, a Accor também lançou o reporte inédito “Go get it: How Gen Z/Y Will Travel in 2025”, que foca nas intenções de viagem das gerações Z e Y para 2025, com base em uma pesquisa global encomendada por ibis e insights da agência líder mundial em previsão de tendências de viagens, Globetrender.
Novo conceito de design: ibis Square

Para continuar a jornada de evolução e inovação de ibis, a Accor lançou o ibis Square, um conceito de design minimalista que reimagina os quartos de forma elegante e equilibrada.
Os quartos SQUARE apresentam design sofisticado e são uma ilustração perfeita da tendência de elevar a experiência dos hospedes no segmento econômico. Os quartos estão disponíveis em diferentes opções de cores, o que cria um efeito surpreendente em cada estadia. O design SQUARE foca em dois principais componentes: a cama e a área do banho que são multifuncionais, modulares e econômicas.
“Existe um ibis para cada tipo de hóspede, cada um com seu próprio design, personalidade e promessa de marca. No entanto, todos compartilham os mesmos pilares de acessibilidade,
inovação e qualidade. A criação do conceito ibis Square expressa nosso compromisso em atender às novas expectativas dos viajantes, que buscam ambientes completos que atendam a diversas necessidades. Este conceito foi criado para atender ao viajante nômade, sempre conectado e em busca de um espaço funcional”, destaca Lara Teixeira, SVP de Design, Technical & Services Accor Américas – Premium, Midscale & Economy Division.
O ibis Square se junta ao ibis Plaza, conceito já existente nas unidades da marca, focado em design industrial com uma pegada urbana, utilizando elementos marcantes como metal e concreto.
Novas aberturas ainda neste ano

Outra novidade é o design do novo ibis Styles Maragogi, com abertura prevista para o final de 2024. Alinhado ao posicionamento da marca ibis Styles, que adota temas únicos para cada hotel, o empreendimento ganhou o tema “Pé na Areia”, visando criar uma atmosfera de relaxamento e conexão com a natureza. Localizado no paraíso de Maragogi, Alagoas, e sendo o primeiro hotel pé na areia da marca nas Américas, o projeto utiliza elementos como pedra, madeira, palha e ladrilhos cerâmicos decorados, além de uma fachada icônica com um grande painel artístico. O hotel contará com diversas áreas de lazer, incluindo piscina, espaço para jogos, bar e playground, além de apartamentos com varandas voltadas para a praia.
Além de seu design atrativo, o projeto foi desenvolvido com foco na sustentabilidade, incorporando sistemas de aquecimento com placas solares, ar-condicionado VRV, iluminação LED, reuso de água, entre outras inovações. “A sustentabilidade é a coluna vertebral da Accor, e consideramos isso ao projetar nossos empreendimentos. Cada aspecto do ibis Styles Maragogi foi pensado para reduzir o consumo de água e energia, minimizando sua pegada de carbono”, complementa Lara Teixeira.
Outra novidade é o empreendimento do ibis budget Guarulhos Aeroporto, localizado estrategicamente próximo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos para atender uma demanda hoje reprimida, oferecendo uma opção econômica de estadia. “Este é o segundo maior hotel que inauguramos este ano no Brasil, ficando atrás apenas do Novotel Marina Recife em quantidade de quartos. Com 270 apartamentos, um dos diferenciais deste hotel é a oferta de quartos para famílias que acomodam até 6 pessoas, espaços de A&B com bar e restaurante abertos 24hs, lockers para os viajantes, telão para acompanhar status de voos do aeroporto de Guarulhos em tempo real, além de garagem com 200 vagas”, complementa Lara.
A importância dos eventos itinerantes para o turismo nacional
Saldo da ABAV Expo 51, em Brasília, mostra como esse tipo de realização fomenta a cultura, a economia e a história em destinos diversificados

Os eventos itinerantes desempenham um papel crucial no fomento do turismo em diversas regiões do Brasil. Com o objetivo de descentralizar grandes encontros e fortalecer economias locais, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional) tem promovido e apoiado iniciativas que buscam levar oportunidades de negócios, capacitação e networking para diferentes estados do país. Esse formato de eventos possibilita que novas cidades sejam inseridas no mapa de grandes discussões e decisões do setor, aumentando o potencial turístico e econômico de cada localidade.
De acordo com dados do Ministério do Turismo, o turismo é responsável por cerca de 8% do PIB brasileiro, e gera milhões de empregos diretos e indiretos. Eventos itinerantes contribuem diretamente para esse crescimento ao movimentar não apenas o setor de turismo, mas também setores de comércio, hotelaria, transporte e serviços em geral.
Ana Carolina Medeiros, presidente do conselho da ABAV Nacional, ressalta a importância desse formato para o fortalecimento do turismo de forma ampla: “Quando levamos grandes eventos para diferentes estados, promovemos o turismo local e incentivamos o desenvolvimento regional. Cidades que recebem esse tipo de evento conseguem mostrar suas potencialidades e atrair novos visitantes, o que impacta diretamente no crescimento do setor”, afirma.
Além disso, eventos itinerantes permitem que diferentes atores do turismo tenham acesso a capacitações e parcerias estratégicas, o que contribui para a diversificação e qualificação do setor. “Cada cidade tem sua própria realidade e seus desafios. Ao realizar eventos itinerantes, conseguimos nos aproximar dos profissionais locais, entender melhor suas necessidades e oferecer soluções específicas que fazem a diferença no desenvolvimento sustentável do turismo”, destaca Ana Carolina.
Um exemplo de sucesso na itinerância é a ABAV Expo, que, ao longo de suas edições, percorreu diferentes cidades brasileiras, promovendo uma ampla rede de negócios e aumentando a visibilidade do Brasil como destino turístico.
“A cada nova cidade que recebe a ABAV Expo, vemos o impacto positivo tanto no setor local quanto nacional. O legado que esses eventos deixam vai além do momento em que acontecem, pois fomentam o turismo contínuo e a valorização da cultura local. De acordo com uma pesquisa realizada pela ABAV Nacional, o destino anfitrião da feira apresenta um crescimento em comercialização de pacotes e passa a figurar entre os 5 destinos nacionais mais comercializados em até 6 meses após a realização do evento”, acrescenta a presidente.
O ABAV Buyers Club, realizado durante a 51ª edição da ABAV Nacional, destacou-se como um exemplo claro da importância de expandir os horizontes em eventos voltados ao turismo. O programa foi considerado um sucesso, cumprindo com excelência seus objetivos de promover famtours e rodadas de negócios que conectaram empresas brasileiras a compradores internacionais.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressaltou a importância da colaboração entre as entidades: “Essa parceria entre Embratur e ABAV no programa ABAV Buyers Club tem ganhado eficiência e resultado a cada ano, gerando novos negócios que significam mais turistas no Brasil, mais emprego e renda em todo o país”. A realização desse programa na ABAV Expo reitera o papel central da ABAV Nacional em fomentar o turismo e estreitar laços comerciais com players internacionais, potencializando o crescimento do setor.
Ao todo, o ABAV Buyers Club trouxe ao Brasil 30 compradores internacionais de países como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México. Além disso, em parceria com o Sebrae, outros 30 compradores de mercados estratégicos como Estados Unidos, França, Suíça, Alemanha e Reino Unido participaram de importantes negociações. Essas rodadas de negócios, promovidas pela Embratur, envolveram os DMCs (Destination Management Companies) de todas as regiões do país, resultando em geração de negócios e maior visibilidade para a diversificação dos produtos turísticos brasileiros no cenário internacional.
“Com o uso de dados e inteligência de mercado, convidamos operadores estrangeiros que já possuem em suas carteiras de clientes o perfil de turistas que nos interessa. Eles vieram e puderam viver as experiências mais alinhadas com o seu perfil de cliente, e logo em seguida, sentaram-se para fechar novos negócios com os responsáveis, no Brasil, por garantir a melhor experiência para quem nos visita. É um modelo que funciona e será repetido nos próximos anos”, finaliza Freixo.
Com a realização de eventos itinerantes, a ABAV Nacional cumpre seu papel de entidade representativa, e contribui ativamente para o fortalecimento do turismo como um todo, garantindo que todos os estados possam ter suas vocações turísticas reconhecidas e potencializadas.
O que são eventos itinerantes
Um evento itinerante é aquele que não possui um local fixo de realização, sendo realizado em diferentes cidades ou regiões a cada edição. Esse formato de evento busca descentralizar o acesso às oportunidades de negócios, conhecimento e networking, permitindo que diferentes localidades se beneficiem do impacto econômico e social gerado pela sua realização.
Ao levar um evento para diversas regiões, a organização consegue promover o turismo local, valorizar a cultura de cada destino e integrar os profissionais do setor de maneira mais abrangente. Além disso, os eventos itinerantes fomentam o desenvolvimento regional ao atrair visitantes e expositores, gerando movimentação em setores como hotelaria, transporte e comércio.
A itinerância também facilita a inclusão de novas audiências, que muitas vezes não teriam a oportunidade de participar de eventos de grande porte devido à distância ou custo. Isso torna o formato itinerante uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento sustentável do setor de eventos e turismo.
Grand Hyatt São Paulo fortalece compromisso com diversidade e inclusão por meio do Pilar Empower Black
O Grand Hyatt São Paulo reforça seu papel de liderança em diversidade e inclusão no setor hoteleiro de luxo com iniciativas do seu Comitê de Diversidade, uma estrutura criada para promover a equidade em todas as esferas do ambiente de trabalho. Um dos destaques deste comitê é o Pilar Empower Black, um programa desenvolvido para apoiar o crescimento e a formação de lideranças negras dentro do hotel, reafirmando o compromisso da rede Hyatt com a diversidade racial.
O Comitê de Diversidade do Grand Hyatt São Paulo tem como missão garantir que a inclusão permeie todas as áreas da organização, desde a alta liderança até os colaboradores de todos os níveis. A iniciativa é parte de um esforço global da rede Hyatt, que visa promover um ambiente de trabalho mais justo, igualitário e representativo. Em um hotel 5 estrelas, onde a excelência e a inovação são essenciais, a diversidade é um pilar estratégico que impulsiona o sucesso e a relevância da marca.
Com a parceria de Hubber Clemente, especialista em Afroturismo e fundador do AfroHub, o programa foca em proporcionar oportunidades para colaboradores pretos e pardos, historicamente excluídos de posições de liderança.
“Todos esses pilares formam a base de um hotel que busca ser referência não só em hospitalidade, mas também em transformação social, criando um legado de impacto positivo”, comenta Gabrielle Espindola, General Manager do Grand Hyatt São Paulo.
As fases do programa envolvem: diagnóstico e análise do cenário atual por meio de encontros com colaboradores, capacitação de líderes internos para atuar como mentores no desenvolvimento de talentos negros, e implementação de ações como palestras, treinamentos e rodas de conversa. Essas ações visam ampliar as oportunidades e promover a ascensão de colaboradores negros a cargos de liderança, criando um ambiente mais inclusivo e representativo.
Compromisso contínuo com a diversidade
Além do Empower Black, o comitê “Hyatt Para Todos” abriga outras frentes de inclusão. O Hyatt Para Elas é focado no desenvolvimento de lideranças femininas, responsável por resultados expressivos como a recente promoção de Gabrielle Espindola ao cargo de General Manager. O Pilar Hyatt Para Todos os PCDs é voltado à inclusão de pessoas com deficiência. Hyatt Para Todas as Gerações busca incentivar o desenvolvimento de jovens e profissionais com mais de 50 anos. E por último, o Hyatt Para Toda a Comunidade LGBTQIAPN+ é comprometido com a inclusão da comunidade LGBTQIAPN+ no ambiente de trabalho.