Notícias do Brasil… Por Cristina Lira

Notícias do Brasil… Por Cristina Lira

Categoria Advisor, Opinião

Por Cristina Lira

3.º Encontro Internacional dos Profissionais do Turismo de Lisboa

O terceiro Encontro dos Profissionais do Turismo de Lisboa, idealizado e promovido pela jornalista brasileira e colaboradora da Ambitur, já está consolidado no mercado português. Diante do sucesso, o 4.º Encontro já foi confirmado para 2020.

Presidente do grupo Vila Galé, Jorge Rebelo, Cristina Lira e diretores da Azul Linhas aéreas e Azul Viagens da Europa

O presidente do grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, foi um dos palestrantes, junto com o professor de turismo e gastronomia da Universidade Lusófona de Lisboa, Nuno Nobre, o presidente da Apecate – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, António Marques Vidal, e a diretora da Schultz Operadora, Andrea Schultz.

O evento contou com apoio do Vila Galé, do El Corte Inglês de Portugal e do grupo Schultz. Estiveram presentes, o presidente do grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, a secretária de turismo do Rio Grande do Norte, Ana Maria da Costa, o secretário de turismo de Natal, Fernando Fernandes, o presidente da ABIH-RN, José Odécio, a diretora da Visit Beyond, Maria João Guerra, a gerente de promoção internacional da Emprotur, Nayara Santana, o consultor Duarte Filipe Dantas, diretora da GROU DE Salvador e Lisboa, Mena Barreto e sua equipe, representante da Universidade de Ciências Económicas de Lisboa, diretores da Azul Viagens e Azul Linhas aéreas de Portugal e Espanha, diretoras da Anetours do Porto, Mariana e Elisabete Oliveira, Diogo Santos da Promartur, Rui Ventura,  diretor de operações do grupo Vila Gale, Paulo Geirinhas, diretor geral do Vila Gale Opera, Luis Vicente, Ebe Prieto, Madalena Saraiva do Josefa D´Óbidos hotel,  Judite Gregório da JuditeTours,  Jose Brandão e sua esposa, entre tantas outras pessoas.

ii
i
iii
iv
v
vi
vii
x
xi
viii

 

1.º Encontro Internacional dos Profissionais do Turismo do Porto

Carlos Dezen e Suzane Hammer no Porto

Foi um desafio promover o I Encontro dos Profissionais do Turismo da cidade do Porto, em Portugal. Recebi como palestrante o diretor da Senator Turismo de Osasco, São Paulo e foi um sucesso para uma plateia pequena porém interessada. A diretora do Vila Galé Porto Ribeira, Natalia Oliveira apoiou imensamente como todo o staff do hotel, a quem agradeço e digo mais ,aguarde em 2020 que tem mais. O palestrante, empreendedor saiu do Egito com escala no Porto e com destino para Alemanha. O encontro no Porto contou com apoio também do El Corte Inglês do Vila Galé e da Anetours Turismo e Viagens.

I Encontro do Ano dos Profissionais do Turismo de Natal 

O I Encontro do ano dos Profissionais do Turismo de Natal será no dia 15 de abril às 19h00, no salão Catalunya do SERHS Natal Grand hotel, recebendo três secretários de turismo do litoral norte do estado do Rio Grande do Norte, a secretária de turismo de São Miguel do Gostoso, Janielle Linhares da Silva, o secretário de Maxaranguape, Valtercio Pinheiro e o secretário adjunto de turismo de Extremoz, Carlos Nazareno Neto. Os três contaram seus projetos que enaltecem o turismo do litoral norte.

Semana da Língua Alemã começa na próxima sexta-feira em Petrópolis

Pela primeira vez, o município recebe a Semana da Língua Alemã, que está em sua 4.ª edição no Brasil.  O evento acontece entre os dias 05 e 14 de abril, com atividades gratuitas, e tem o objetivo de despertar o interesse da população pelo idioma. A Semana oferece palestras, apresentações de grupos folclóricos, contar de histórias, culto ecumênico bilíngue entre outros. A abertura solene está marcada para o dia 05, às 18h00, no Palácio de Cristal, com a presença de representantes da Alemanha e da Áustria.

Em todo país, a Semana da Língua Alemã acontece simultaneamente e vai contar com 550 eventos. A realização é das Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça – em cooperação com seus consulados e parceiros culturais no Brasil. Em Petrópolis, o evento tem o apoio da prefeitura através de diversas secretarias.

“Este tipo de evento é muito importante para o município, pois traz pessoas de outras cidades para o evento, aquecendo o turismo e a economia local. Ficamos muito satisfeitos em receber o evento que tem tudo a ver com Petrópolis”, frisou o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Grupo Catalão na WTM Latin America

O Grupo catalão SERHS, participa da 7.° WTM Latin América, que será realizada nos dias 2 e 4 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo. A equipe SERHS, formada por Adriana Ferreira, Maryanne Moreno, Marili Teixeira, Carmen Mascia, Fabiana Pontes, Valdir Rodrigues e Mário Gomes estarão presentes nos estandes da Associação Brasileira de Resorts e no estande do Rio Grande do Norte. Serão divulgados pacotes promocionais para as férias de Julho e feriados.

ABAV Expo 2019 terá dia de abertura ao público final com “Black Friday do Turismo”

A 47.ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 52.º Encontro Comercial Braztoa – que acontece no Expo Center Norte (São Paulo) – será também aberta ao público final no último dia de funcionamento, sexta-feira, 27 de setembro. Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, celebrado nessa data, a ABAV Expo promoverá uma “Black Friday do Turismo”, com descontos em pacotes de viagens nacionais e internacionais. As ofertas serão formatadas por operadoras associadas à Braztoa e vendidas exclusivamente por agências de viagens associadas à ABAV, em uma área especialmente montada para atendimento ao consumidor.

A novidade foi confirmada hoje (26), durante a primeira reunião ordinária do ano da diretoria e Conselho de Presidentes da ABAV Nacional, que também colocou em pauta assuntos e deliberações internas e atualizações de projetos institucionais da entidade. “Vemos neste ano, particularmente, uma valiosa oportunidade de nos conectarmos ao público final com essa ação inédita dentro da ABAV Expo, que é a maior vitrine para o lançamento de produtos e serviços da indústria de viagens e turismo do Brasil, além da feira mais longeva do país, em seu segmento.Tivemos uma temporada de verão muito positiva com crescimento de 15% em relação à anterior, com ótimo fluxo doméstico, mas o mercado está otimista também com relação a um maior equilíbrio do câmbio este ano, o que favorece a retomada das viagens internacionais”, explica o presidente da ABAV Nacional, Geraldo Rocha

“Estamos muito felizes e confiantes em participar, ao lado da ABAV, em uma iniciativa inédita dentro de uma feira do setor. Esta ação reforça a nossa parceria de muitos anos e temos certeza de que nossos operadores irão formatar ofertas bem atrativas para os diversos perfis de viajantes, que serão negociadas com mestria pelos agentes associados da ABAV”, comemora Magda Nassar, presidente da Braztoa. “Desejamos que o visitante tenha a experiência de um atendimento especializado e se beneficie de todo o conhecimento que o agente de viagens tem a oferecer. Além dos descontos, é uma oportunidade para conversar com profissionais qualificados e programar uma viagem de forma organizada e segura”, completa Magda.

Considerada a maior e mais completa feira de turismo do Brasil, a ABAV Expo reúne centenas de expositores nacionais e estrangeiros de toda a cadeia turística. A ABAV Expo tem o público formado por compradores e tomadores de decisão das principais agências de viagens, além de gestores de viagens corporativas, as mais importantes operadoras emissivas e receptivas e demais profissionais do setor. Na edição de 2018, mais de 23 mil pessoas visitaram a feira e as negociações movimentaram mais de R$ 109 milhões. Os estandes estão em fase ativa de comercialização e mais informações sobre as áreas disponíveis podem ser obtidas com a equipe comercial da ABAV Expo pelo email vendas@abavexpo.com.br.

Sobre a ABAV Expo

Realizada pela ABAV Nacional, a ABAV Expo é uma das feiras brasileiras de maior longevidade do mercado, e considerada a principal do setor de viagens e turismo do Brasil, pela qualidade e diversidade de expositores e público que reúne. O evento contribui de maneira decisiva para a consolidação de acordos entre empresas dos cinco continentes e favorece toda a cadeia produtiva global do turismo, ao atrair a participação massiva de agentes de viagens e outros profissionais do setor, dos mais diversificados nichos de mercado, além de compradores convidados, nacionais e internacionais.

Entre os expositores estão companhias aéreas brasileiras e estrangeiras; os mais expressivos operadores de turismo; empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBT; os principais meios e redes de hospedagem; locadoras de veículos; equipamentos turísticos, e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo. Site: www.abavexpo.com.br

Sobre a ABAV Nacional

Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas do setor no país.

A entidade tem sua imagem fortalecida por meio de iniciativas do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), na promoção de cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação, e na gestão e curadoria da Vila do Saber, o espaço dedicado à difusão do conhecimento e à capacitação profissional integrado à programação da ABAV Expo.

Globalmente está integrada à World TravelAgentsAssociation Alliance (WTAAA) e ao Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur). Site: www.abav.com.br

Sobre a Braztoa

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne empresas de operação, agenciamento de viagens e representação de serviços turísticos, que abrangem tanto o turismo receptivo quanto o emissivo, doméstico e internacional, que trabalham  com os diversos segmentos de viagem: luxo, aventura, sol e praia, intercâmbio, turismo cultural ou esportivo etc, e respondem por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil. Em 2018, suas operadoras associadas faturaram R$ 13,1 bilhões e embarcaram 6,5 milhões de passageiros durante todo o ano, gerando impacto econômico de R$ 11,2 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos). Site: www.braztoa.com.br

Josefa D’Óbidos Hotel na Rota dos Brasileiros 

No coração de Óbidos, em Portugal, fica localizado na entrada principal da Vila de Óbidos, o Josefa D´Óbidos hotel construído em 1984, mas em 2016 recebeu ampla repaginação e vem chamando atenção dos brasileiros que buscam a cidade . A menos de uma hora de Lisboa e a cerca de duas horas (de carro) da cidade do Porto, o Josefa D´Óbidos Hotel é um luxo. ambiente familiar e acolhedor, um charme. São 30 quartos, todos ultra confortáveis e divididos em categorias: duplo, triplo, romântico e suites. Informações geral@josefadobidoshotel.pt.