Notícias do Brasil… Por Cristina Lira

Notícias do Brasil… Por Cristina Lira

Categoria Advisor, Opinião

Por Cristina Lira

Empresa portuguesa de energia eólica investirá mais de R$ 3 bi no RN

Governadora do RN com diretores da EDP

Líder nacional no setor de energia eólica, o Rio Grande do Norte receberá mais investimentos para geração de energia limpa. A empresa portuguesa EDP Renováveis apresentou à governadora Fátima Bezerra, nesta sexta-feira (03), o projeto de implantação de 20 parques nos próximos cinco anos no Estado.

A EDP foi a empresa vencedora dos últimos leilões promovido pelo Governo Federal para instalação e exploração de energia eólica no RN. O novo projeto prevê a construção de quatro complexos e 20 novos parques eólicos, chegando a cidades antes não beneficiadas. Os municípios contemplados nesta etapa são Jandaíra, Touros, Lajes, São Tomé, Cerro Corá, Pedra Preta e Pedro Avelino. A empresa já opera oito parques nos municípios de Parazinho, Jandaíra e Touros.

A governadora Fátima Bezerra destacou a transformação social que ocorre nas cidades com a chegada de um investimento deste porte. “Toda a economia local é impactada, desde a padaria ao supermercado, além da geração de emprego e renda. O nosso governo está comprometido com a pauta do desenvolvimento, mantendo o diálogo permanente com os setores produtivos”, disse Fátima, que destacou ainda o papel estratégico da Secretaria de Desenvolvimento para alavancar a economia, trazendo novos investimentos ao Estado e cumprindo este papel de dialogar com todos os setores produtivos.

Uma das líderes mundiais no setor de energias renováveis e a quarta maior geradora de energia eólica do mundo, a EDP é controlada por um grupo de portugueses e está presente em 12 países, incluindo o Brasil. Atualmente, atinge 11GW de capacidade instalada.

A EDP também desenvolve trabalhos de impacto social nas regiões onde atua. No Município de Parazinho, por exemplo, realizou projetos na área de educação e capacitação rural em parceria com Sebrae. “Temos como missão impactar positivamente as localidades onde empreendemos, investimos em projetos voltados para a especificidade de cada região. Com um estudo sobre as condições climáticas e características do solo, para capacitar os pequenos agricultores, com o objetivo ajuda-los desde o plantio à venda da sua produção”, ressaltou Felipe Domingues, diretor financeiro da EDP. Presentes à reunião, além dos diretores da empresa, os secretários Carlos Eduardo Xavier (Tributação), Jaime Calado (Desenvolvimento), Werner Farkatt (diretor técnico do Idema) e Miguel Salustino, vice-prefeito de São Tomé.

Aurora Unidade Vinhedos é inaugurada com forte presença da comunidade

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, prestigiou o evento afirmando o compromisso de fazer esforços para rever o mecanismo da Substituição Tributária, atendendo a uma reivindicação legítima do setor vitivinícola do Brasil.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Luís Augusto Lara, e demais representantes dos legislativos federal, estadual e municipal prestigiaram nesta quarta-feira (1.º de Maio) a inauguração da Aurora Unidade Vinhedos, a vinícola mais moderna, automatizada e sustentável do Brasil. As autoridades juntaram-se às mais de 3.500 pessoas convidadas — integrantes da cooperativa, de outras comunidades da região, representantes do setor vitivinícola, colaboradores da empresa e imprensa – na celebração que marcou a conclusão desse projeto arrojado, que passa a abrigar a elaboração, o envase e a expedição do suco de uva integral e dos vinhos de mesa. Dessa forma, a unidade matriz, localizada dentro da cidade de Bento Gonçalves, passará a se dedicar exclusivamente a elaboração e envase dos vinhos e espumantes finos e coolers.

Fachada Vinícola

A nova planta industrial é a primeira fábrica do Brasil com certificado LEED versão 4.0. Totalmente sustentável, a nova planta possui uma área total superior a 24 mil metros quadrados, captação de luz natural, totalmente automatizada e com estrutura para abrigar o crescimento contínuo da vinícola por décadas.

A celebração ocorreu dentro das instalações, onde a partir das próximas semanas passarão a ser instaladas as linhas de produção de sucos de uva que migrarão da unidade central. Dentro do projeto de crescimento, estão previstas instalações de mais linhas de produção até o próximo ano. O volume inicial de 10 mil garrafas/hora deverá triplicar até 2020.

Pleitos e compromissos

O presidente do Conselho de Administração da Aurora, Itacir Pedro Pozza, fez um discurso emocionado, diante dos mais de 3 mil associados da cooperativa presentes, afirmando que estava entregando à Família Aurora um empreendimento que garante o futuro da Cooperativa, bases sólidas para o crescimento contínuo da empresa.

O diretor Cléverson Koltz destacou a importância da obra, o arrojo do projeto que garante eficiência com sustentabilidade, uma obra que veio fazer história, deixando um legado. Projeto do famoso arquiteto brasileiro, Thomas Burger.

O diretor superintendente, Hermínio Ficagna, enfatizou a importância da Vinícola Aurora, a maior do Brasil, que consegue atingir crescimentos mesmo em cenário de crise na economia, com faturamento que dobrou em apenas cinco anos. Mas acentuou suas palavras com ênfase nos pleitos do setor, historicamente negados pelas autoridades, e pediu atenção dos governos para a importância da agricultura familiar do Rio Grande do Sul e às péssimas condições da malha rodoviária da região, “a pior do Estado”.

O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, reiterou a importância dos pleitos do setor, em especial ao que se refere à revisão da Substituição Tributária (ST). O governador Eduardo Leite, ovacionado em sua chegada e em sua despedida do evento, afirmou diante de todos que fará esforços para que haja a revisão desse mecanismo, e que trata-se de uma legítima reivindicação do setor, pois a ST onera a indústria nacional, uma vez que impõe a antecipação do recolhimento do ICMS antes da venda ao consumidor. “Em breve serão anunciadas mudanças”, prometeu Eduardo Leite.

Cooperativa Vinícola Aurora – www.vinicolaaurora.com.br / SAC: 0800 701-1455 / Matriz Bento Gonçalves (RS) 3455-2000 / Filial São Paulo (11) 3051-6124 – Escritórios e representantes em todo território nacional.

SSP DFA Brasil abrirá restaurantes no Salvador Bahia Airport

Os passageiros do Salvador Bahia Airport terão em breve sete novos restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação de alta qualidade à disposição, fruto de uma nova parceria entre SSP e Duty-Free Americas (DFA) chamada de SSP DFA Restaurantes Brasil Ltda. Através da recém-criada joint venture, uma série de marcas locais e internacionais chegará ao aeroporto.

A SSP é a maior operadora global de alimentação em viagens e está presente em mais de 125 aeroportos em 33 países. Com mais de 50 anos de experiência no mercado, o grupo serve cerca de 1,5 milhão de clientes por dia. Já a Duty Free Americas (DFA) tem mais de 180 unidades pelo mundo e opera a loja duty free do desembarque internacional do Salvador Bahia Airport. A partir do mês de junho, passará a operar também a loja Duty Paid da nova área de embarque, um estabelecimento de 780 m² do tipo “walk through”.

O novo contrato segue o novo padrão comercial do aeroporto, que busca oferecer uma melhor experiência de compra aos passageiros. “A SSP chega com toda a sua expertise para agregar mais opções de alto padrão de qualidade ao nosso Aeroporto e a DFA com o seu conhecimento do mercado brasileiro”, aponta Marc Gordien, Diretor Comercial do Salvador Bahia Airport.

Chris Rayner, CEO da SSP Latin America, comentou sobre a parceria: “Nós estamos muito contentes em abrir sete novos restaurantes no Salvador Bahia Airport. Nós esperamos apoiar o aeroporto com os seus planos para melhorar a experiência do passageiro.”

O presidente da DFA, Leon Falic, disse que: “Nós na DFA estamos muito entusiasmados com a SSP DFA Restaurantes Brasil Ltda., nossa joint venture, e o novo contrato com a VINCI Airports em Salvador. Estes novos restaurantes, junto com nossas lojas Duty Free e Duty Paid, irão oferecer aos passageiros viajando através do Salvador Bahia Airport experenciar um senso de regionalidade único. Nós estamos comprometidos em continuar a trabalhar para proporcionar experiências únicas e memoráveis para os viajantes.”

Mais opções

A Ritazza, café italiano presente em aeroportos internacionais como o de Oslo, na Noruega, é uma das principais marcas que virão para o Salvador Bahia Airport. Ele se juntará ao restaurante italiano Barzetti, o de conceito temático mexicano Mi Casa Burritos, a doceria Millie’s e à marca de comida saudável Haven. O layout e o cardápio dos estabelecimentos serão adaptados ao paladar e tendências regionais. As novas marcas locais serão anunciadas em breve.

Os estabelecimentos estarão distribuídos entre a Praça de Alimentação e a área restrita, tanto nos novos espaços comerciais do embarque como na área de desembarque.

Sobre o Salvador Bahia Airport

Localizado na capital baiana e primeira capital brasileira, o Salvador Bahia Airport está na lista dos dez aeroportos mais movimentados do país. Durante o ano de 2018, mais de 8 milhões de passageiros viajaram pelo terminal para cerca de 30 destinos com ligação direta, entre domésticos e internacionais.

O Salvador Bahia Airport foi integrado à rede VINCI Airports em 2 de janeiro de 2018, através de um Contrato de Concessão com duração até 2047. Visando oferecer uma melhor experiência aos seus passageiros e um melhor serviço às companhias aéreas, a VINCI Airports deu início a um ambicioso plano de investimentos para modernizar e ampliar o aeroporto. A primeira fase das obras, que inclui a construção de uma nova área de 20.000 m² e a remodelação do terminal existente, estará concluída em outubro de 2019.

Sobre a VINCI Airports

A VINCI Airports, como a maior operadora privada de aeroportos no mundo, gerencia o desenvolvimento e as operações de 46 aeroportos localizados na França, em Portugal, no Reino Unido, na Suécia, Sérvia, no Camboja, no Japão, nos Estados Unidos, na República Dominicana, na Costa Rica, no Chile e no Brasil. Atendida por cerca de 250 companhias aéreas, a rede VINCI Airports transportou 240 milhões de passageiros em 2018.

Por meio de sua expertise como um integrador abrangente, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, aproveitando sua capacidade de investimento, network internacional e know-how para otimizar a gestão e o desempenho das infraestruturas aeroportuárias existentes, suas extensões e projetos de novas construções. Em 2018, sua receita anual para atividades geridas foi de 3,6 bilhões de euros e de 1,6 bilhão de euros para receita consolidada.  Mais informações estão disponíveis em www.vinci-airports.com ou www.salvador-airport.com.br.

Grupo La Torre vai inaugurar Restaurante Gino Gastronomia Praia

A  mais nova opção gastronómica da orla de Porto Seguro-BA. Vai ser inaugurado no dia 23 de Maio o Restaurante Gino Gastronomia Praia em frente ao La Torre Resort na Praia do Mutá. O novo Gino é localizado ao lado do Clube de Praia do resort agora completamente reformulado. O novo empreendimento do Grupo La Torre será aberto ao público, das 9h00 às 22h30, para café da manhã, almoço e jantar e  terá um cardápio à la carte de genuína cozinha italiana, especializado em massas frescas recheadas, assim como na proposta gastronómica do Gino do Quadrado de Trancoso.

Restaurante Gino Gastronomia Bar

Localizado no belíssimo visual da enseada do Mutá, o Restaurante Gino Gastronomia Praia tem uma capacidade de 220 lugares, sendo 100 lugares dentro e 120 na praia. Como no Gino de Trancoso, que já está sendo muito bem avaliado pelos viajantes no site Tripadvisor, o Gino Praia traz o que há de mais sofisticado e saboroso no quesito alimentação. Reinterpretando a cozinha italiana, Gino representa a mais delicada junção dos temperos tradicionais e as inusitadas iguarias, colocando na mesa o amor pela hospitalidade do Grupo La Torre.

O grande segredo está nas técnicas sofisticadas, na minuciosa seleção dos ingredientes, na originalidade e no conhecimento das especiarias. Gino traz as especialidades da Gastronomia Italiana com o refinado gosto de Luigi Rotunno e sua experiência em hospitalidade e como chef de cozinha. Para Luigi “comer bem é prioridade em uma viagem”, explicou ele, “e tem que ter qualidade, agradar aos olhos, ao paladar e o coração”. A noite de inauguração (23/5) terá um show da cantora Ju Moraes, para convidados.