Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Crescimento contínuo do turismo baiano sinaliza Carnaval com movimentação histórica

As atividades turísticas na Bahia seguem em rota de crescimento contínuo. Dados levantados pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) apontam que, em janeiro deste ano, a ocupação hoteleira em Salvador foi de 75%; e a média do valor da diária vem crescendo acima da inflação, compensando as perdas durante a pandemia. No primeiro mês de 2025, a movimentação nos aeroportos baianos aumentou 2,37%, na comparação com o mesmo período de 2024. No ano passado, foram registrados 10,3 milhões de passageiros, superando em 8% a marca de 2023.

Na geração de empregos com carteira assinada, de 2021 a 2024, o setor na Bahia gerou 36,7 mil postos de trabalho. Foram recuperados os 19 mil empregos perdidos na crise sanitária e abertas mais 18 mil novas vagas.

Os dados da Setur-BA estão em sintonia com a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que coloca o crescimento do turismo baiano acima da média nacional. Segundo o órgão, em 2024, o estado registrou aumento de 8,4% na atividade, enquanto o índice do Brasil foi de 3,5%, no comparativo com 2023.

De acordo com o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, esses resultados, associados às informações de agências de viagens e companhias aéreas, levam à estimativa de uma movimentação turística histórica, no Carnaval da Bahia 2025. “ Os dados do IBGE atestam a liderança da Bahia no turismo nacional, com expectativa de um novo recorde no Carnaval. Em 2024, tivemos 3 milhões de turistas e R$ 6,6 bilhões de receita, superando as marcas do ano anterior. Para 2025, estimamos cerca de 3,5 milhões de visitantes e mais de R$ 7 biliões de receita”.

Marina Marinho

Mudança no Turismo do Rio Grande do Norte

Foi anunciado esta semana mudança no Turismo do Rio Grande do Norte. A técnica Solange Portela , então secretária de Turismo do RN, passa a ser secretária de Turismo adjunta e Marina Marinho, advogada e ex prefeita do município de Jandaira(RN) , tendo sido eleita duas vezes, foi convidada pela governadora, Fátima Bezerra para ser a secretária de Turismo do Estado. Ambas estarão na BTL no estande do RN.

Tivoli Mofarrej São Paulo tem café da manhã aberto para não-hóspedes com vista panorâmica

Com vista deslumbrante do alto da capital paulista e buffet com panificação artesanal, frios importados e opções veganas, hotel é spot perfeito para começar o dia de um jeito exclusivo

Imagine começar o dia com a melhor vista da cidade e saborear um café da manhã de hotel cinco estrelas. No Tivoli Mofarrej São Paulo, isso é possível. Localizado no 23º andar do hotel, o restaurante, que é aberto ao público, oferece um menu repleto de opções deliciosas e sofisticadas, assinado pelo chef executivo Danilo Brasil.

A panificação do hotel é artesanal, com pães frescos preparados diariamente, incluindo o tradicional pão de queijo brasileiro. Os croissants e pain au chocolat são cuidadosamente assados para atingir a textura perfeita – crocantes por fora e macios por dentro. A variedade inclui ainda bolos caseiros, donuts frescos e delicadas tarteletes doces que adicionam um toque especial à experiência.

Dentre os destaques do menu à la carte estão as omeletes personalizadas com diversos recheios, os clássicos ovos beneditinos, ovos pochê, tapioca, waffles e panquecas. Os visitantes também podem se deliciar com salmão defumado, uma refinada seleção de frios importados e queijos especiais.

Para quem tem restrições alimentares, o café da manhã conta com uma estação completa sem glúten com pães especiais, uma variedade de iogurtes, além de uma seleção criteriosa de frutas frescas da estação e um menu dedicado com opções veganas e vegetarianas, incluindo leites vegetais para as bebidas.

Para completar a experiência, o hotel oferece diversas opções de cafés da marca Nespresso, como cappuccino, latte e iced macchiato, além de chás, água aromatizada, sucos naturais, e, aos finais de semana e feriados, espumante para tornar o momento ainda mais especial.

O café da manhã no Tivoli Mofarrej São Paulo é servido diariamente das 6h30 às 10h30, com horário estendido até às 11h nos fins de semana e feriados.

Azul Viagens aponta crescimento em São Paulo como destino de lazer

A operadora de turismo da Azul deve investir ainda mais em roteiros que incluem experiências culturais, como shows e grandes eventos.

A Azul Viagens, operadora de turismo da Azul, apresentou o balanço de suas operações em São Paulo. Embora muito vinculada às viagens corporativas, o destino registrou um aumento de 87% no faturamento em 2024, comparado a 2023, quando feito o recorte voltado ao lazer. O resultado positivo está conectado a diversos fatores, entre eles a ampla e diversificada malha aérea.

São mais de 70 rotas, de diferentes partes do país, que levam ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, e outras vinte divididas igualmente entre Congonhas e Guarulhos. Os Clientes que desembarcam em um desses aeroportos podem aproveitar a rede de hotéis e programações organizadas pela Azul Viagens. Além do dinamismo e da cena cultural da capital, é possível aproveitar programações no litoral e no interior.
“Em 2024, acompanhamos um crescimento robusto das buscas por São Paulo como um destino turístico, atraídos principalmente por shows e grandes eventos que acontecem na cidade. Para este ano, vamos incrementar o nosso portfólio com novos passeios e experiências culturais pensadas para o Cliente Azul. Essa proposta está ancorada na nossa estratégia geral para 2025, de investir em experiências por todo país”, afirmou Giulliana Mesquita, gerente sênior de Produtos da Azul Viagens.

Foco em experiências brasileiras

De janeiro a novembro de 2024, a Azul Viagens também viu a receita acumulada no Nordeste aumentar em 36% em relação ao ano anterior. Destinos como Maceió, Porto Seguro e Lençóis Maranhenses se destacaram, impulsionados por novas estratégias de promoção e pelo aumento na oferta de pacotes. Com o aumento dos investimentos em divulgação, a empresa teve o melhor São João, o que elevou o fluxo de cliente em 155% para a região no mês de junho.

Segundo a empresa, os resultados refletem o crescente interesse dos brasileiros em explorar o próprio país. Entre as apostas para o turismo deste ano, estão pacotes de corridas, eventos e roteiros integrados para pesca e fazendas pantaneiras.

Sobre a Azul Viagens

A Azul Viagens é a operadora de turismo da Azul. Com forte presença no Brasil, oferece grande variedade de roteiros turísticos e seus pacotes contam com a grande capilaridade da malha aérea da Azul: são mais de 150 destinos entre domésticos e internacionais. Atualmente, a Azul Viagens detém 100 lojas distribuídas pelo Brasil e no exterior, em cidades como: Campinas (Shopping Dom Pedro e Campinas Shopping), Jundiaí Sorocaba, Piracicaba, Santa Bárbara d ́Oeste, Hortolândia, Limeira, Indaiatuba, São José do Rio Preto e São Paulo (Shopping Eldorado, Shopping Tamboré e Ibirapuera), além de contar com representantes em todo o Brasil. Seguindo as premissas da Azul de baixo custo e alta qualidade de serviços, a operadora oferece preços bastante atrativos e atua nos principais destinos turísticos do Brasil e do Mundo. A Azul Viagens também oferece mais de 140 mil hotéis em todo o mundo, e conta com a oferta exclusiva de pacotes para Fort Lauderdale/Miami e Orlando, nos Estados Unidos, Lisboa, em Portugal, e Montevidéu e Punta del Este, no Uruguai. A operadora também é parceira seleta da Disney, Universal e Seaworld, além de outros parques na Flórida, oferecendo a seus Clientes pacotes completos com hospedagem .

Aeroporto de Salvador: expectativa para Carnaval 2025 é de aumento no fluxo internacional

Crescimento de 16% no número de passageiros internacionais em comparação a 2024; Ampliação de assentos em voos internacionais, com destaque para Air Europa, Sky Airline e Air France; Estimativa de aumento de passageiros no balanço total, consolidando Salvador como destino estratégico.

O Salvador Bahia Airport, membro da VINCI Airports, se prepara para um Carnaval de 2025 com perspectivas positivas em seu fluxo aéreo. O balanço operacional para o período aponta um aumento de 16% no número de passageiros internacionais em comparação a 2024, consolidando o aeroporto como uma das principais portas de entrada para turistas que buscam aproveitar as festividades em Salvador.

No segmento internacional, o crescimento foi impulsionado pela ampliação de assentos nas operações de companhias aéreas como Air Europa, que registrou um aumento de 97% na oferta, Sky Airline, com crescimento de 33%, e Air France, que adicionou novas frequências à sua malha. Esses avanços refletem o compromisso do Salvador Bahia Airport em ampliar sua conectividade aérea, atendendo à crescente demanda de turistas internacionais por voos para a capital baiana.

Além disso, o balanço total do aeroporto para o período de Carnaval também prevê um leve crescimento no número de passageiros em relação ao ano anterior, evidenciando a atratividade do destino e a eficiência da infraestrutura do Salvador Bahia Airport. A alta estação tem consolidado o Aeroporto como um dos principais hubs da região Nordeste, conectando Salvador aos mais diversos destinos nacionais e internacionais.

Julio Ribas, CEO da VINCI Airports no Brasil

A relevância do Aeroporto como facilitador do turismo na Bahia ganha ainda mais força neste período. Salvador é reconhecida por ter uma das celebrações de Carnaval mais procuradas do Brasil, e o incremento nas operações aéreas atende à necessidade de conectar a cidade a mercados estratégicos, tanto para o lazer quanto para os negócios.

Com estimativas de 10.565 passageiros no segmento internacional e 125.961 no doméstico durante o Carnaval de 2025, o Salvador Bahia Airport projeta consolidação como um importante conector aéreo. Marcus Campos, gerente de marketing e promoções aéreas do Salvador Bahia Airport, destaca a importância desses resultados para o fortalecimento do setor.

“O crescimento de passageiros e a ampliação das operações internacionais para o Carnaval de 2025 refletem o esforço contínuo do Salvador Bahia Airport em atender às demandas da alta estação. Reforçamos nosso compromisso em proporcionar mais opções de conectividade e qualidade para os viajantes, alinhados às expectativas do turismo regional e à posição do aeroporto como porta de entrada estratégica para a Bahia”.

ABAV Expo confirma Rio de Janeiro como sede para 2025

Sistema Fecomércio RJ firmou parceria para manter o evento na cidade em 2027, 2029 e 2031

O Rio de Janeiro será novamente palco da ABAV Expo em 2025, consolidando sua posição como um dos principais destinos para eventos do setor turístico no país. A novidade foi oficializada durante a assinatura da parceria entre o Sistema Fecomércio RJ e a ABAV Nacional, na terça-feira (25/02), que definiu que a cidade seguirá sediando a feira também em 2027, 2029 e 2031.

A decisão fortalece o papel estratégico do Rio na promoção de negócios, conexões e inovação para o turismo brasileiro. A ABAV Expo reúne agentes de viagens, expositores e representantes de destinos de todo o país, funcionando como um ponto de encontro essencial para o setor.

O Sistema Fecomércio RJ teve papel fundamental para a volta da feira ao Rio, em 2023, após uma década fora. Agora, com a garantia de novas edições, a expectativa é impulsionar ainda mais a economia e o turismo local.

O encontro, contou com a participação dos presidentes do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, e da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, além de membros das duas entidades.

“A renovação da parceria entre o Sistema Fecomércio RJ e a ABAV Expo representa a continuidade da confiança, da esperança e de um olhar voltado para o futuro do turismo. O Rio de Janeiro deve ser a casa da ABAV, o coração do turismo nacional, e estamos prontos para receber, de braços abertos, todos os conferencistas que virão para este grande evento”, disse o presidente do Sistema Fecomércio RJ.

A presidente Ana Carolina Medeiros ressalta que a expectativa para a ABAV Expo 2025 é alta, especialmente pelos recordes recentes do setor de turismo no Brasil.

“O momento do turismo é excepcional. Estamos confiantes de que a feira será maior e ainda melhor do que as edições anteriores. Temos projetos sólidos, investimentos crescentes e números muito positivos, o que nos dá a certeza de que esta será uma edição extraordinária”, afirma.