Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Categoria Advisor, Opinião

Por Cristina Lira

SERHS Natal Grand hotel

SERHS Natal Grand hotel recebe digital influencers do Nordeste
SERHS Natal Grand hotel recebeu no ultimo final de semana, de sexta (7) a domingo (9), vários digitais influencers do Nordeste para vivenciar a experiência SERHS Inclusive, animações do perido junino e pool party. Foram três dias de muitas atividades e degustação dessa nova opção gastronômica que o SERHS oferece para seus hóspedes. Os experts chegaram na sexta-feira(7) e tiveram programação exclusiva dentro do resort potiguar, acompanhada de uma equipe especial. Para o diretor geral do SERHS Natal Grand hotel & resort, Willian Lass, a idéia foi deixar os digitais influencers à vontade, para aproveitarem bem às instalações do resort potiguar conhecendo tudo e contarem para seus públicos.

Encontro dos Profissionais do Turismo de Natal com Cristina Lira completa 8 anos

Encontro com comandante da Marinha

O Encontro dos Profissionais do Turismo de Natal, idealizado e promovido por esta jornalista e colaboradora da Ambitur , comemora no próximo dia 26 de junho, no salão Catalunya do SERHS Natal Grand hotel, 0ito anos de existência. Para a data especial, receberá palestrantes como o secretário de turismo de Natal, Fernando Fernandes, o coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Federação do Comércio RN e diretor da Luck receptivo, George Costa, além do secretário atual de turismo de Extremoz (RN), Francisco Soares Junior que foi o primeiro palestrante do evento. O cerimonial será a cargo do profissional João Batista, cerimonialista oficial da governadora Fátima Bezerra. Ainda haverá sorteios e comemorações especiais. O evento de networking e relacionamento já aconteceu em 7 cidades do Brasil, e já acontece em Portugal e na Itália. Em 2020 já está confirmado o 4º Encontro Internacional dos Profissionais do Turismo de Lisboa, no Vila Gale Opera hotel no dia 9 de março.

MAIS DE 8 MIL PESSOAS SÃO ESPERADAS PARA O 14º FESTIVAL DAS CATARATAS
Será realizado no período de 12, 13 e 14 de junho a 14º edição do Festival das Cataratas, um dos principais eventos

Paulo Angeli

turismo nacional. A abertura será promovida no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, enquanto que as demais atividades ocorrem no Rafain Palace Hotel & Convention. O evento idealizado e coordenado pelo empresário Paulo Angeli, é um marco na região do Mercosul.

O Festival das Cataratas é considerado o maior evento fixo de Foz do Iguaçu (PR), terceiro destino mais visitado por turistas estrangeiros e também terceira cidade mais procurada para sediar congressos e convenções internacionais, conforme o ranking anual da ICCA (International Congress and Convention Association).

Em 2018, o evento registrou 8.430 participantes, consolidando um crescimento de mais de 600% desde a sua primeira edição, movimentando a economia local e gerando bons negócios. Nos estandes montados na Feira de Turismo e Negócios, o público poderá conhecer o que há de melhor em produtos e serviços turísticos (ou áreas correlatas) nacionais e internacionais.

 

Eventos paralelos e complementares
Para esta edição estão confirmados os seguintes eventos paralelos: Rodada de Negócios, Salão E-Marketing Cataratas, Salão Adventure Cataratas, Expo Hotel Cataratas, Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, Salão MICE Cataratas, Salão Brasileiro de Turismo Termal & Spa, Hackatour Cataratas (Maratona de programação de software), Salão do Vinho Argentino, Salão de Turismo de Compras, Salão de Turismo do Oriente Médio, Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, Arena Gastronômica, além de capacitações, visitas técnicas e eventos sociais.

De acordo com o idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, a cada ano o evento se reinventa para agradar o público. “O turismo é um setor que exige de todos os seus envolvidos uma atualização constante. Por isso, sempre estamos em busca de inovações que supram esta expectativa”, destaca.

Público
O Festival das Cataratas tem um público-alvo variado, formado por agentes de viagem, operadores de turismo, destinos e atrativos, meios de hospedagens, companhias aéreas, instituições privadas e governamentais, imprensa especializada, influenciadores digitais, profissionais da hotelaria, professores, pesquisadores e estudantes, além de prestadores de serviços, desenvolvedores de tecnologias, entre outros.

14º Festival das Cataratas
O Festival das Cataratas é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli e patrocínio da Itaipu Binacional, Fecomércio, CNC, Fundo Iguaçu e Copel Telecom.

Dias: 12, 13 e 14 de junho de 2019

Local: Rafain Palace Hotel & Convention

Foz do Iguaçu – PR – BR

045 3029 6603 / 99975 2402

Festival das Cataratas nas redes

ABAV-RJ sai em defesa do Carnaval carioca
A presidente da ABAV-RJ, Cristina Fritsch, condena a iniciativa da prefeitura que lançou no dia 6 de junho, uma campanha onde critica o investimento público no Desfile das Escolas de Samba e defende que a iniciativa privada assuma os custos de forma integral. Segundo a dirigente, a prefeitura não está jogando só contra o Carnaval, mas também contra a cidade e o turismo.

No vídeo, a prefeitura alega que os Desfiles das Escolas de Samba custam R$ 70 milhões para a prefeitura, mas não menciona que a festa gera uma injeção de R$ 3,2 bilhões na cidade, segundo a própria Riotur.

“É uma campanha mentirosa, até porque o que é repassado pela prefeitura para as Escolas de Samba são R$ 7 milhões – R$ 500 mil para cada escola. O valor é 10% do que a prefeitura anuncia. Além disso, o vídeo esquece de mencionar o quanto é arrecadado em impostos e tributos, o número de empregos diretos e indiretos que são criados e quantas famílias dependem financeiramente desta atividade”, ressaltou a dirigente.

Cristina Fritsch lembra ainda que, em junho de 2017, quando o prefeito Marcelo Crivella anunciou o corte de verbas para o Carnaval 2018, o impacto da notícia foi extremamente prejudicial para o Turismo.

“Muitas agências do exterior registaram cancelamentos de grupos por acharem que não haveria desfile e por isso tivemos um número de turistas bem abaixo do esperado. Agora eles lançam esse vídeo que, mais uma vez, será desastroso para o Turismo. É o Rio jogando contra o Rio! O Carnaval é o nosso maior evento, que garante projeção e promoção mundial da imagem do Rio de Janeiro e atrai turistas estrangeiros e nacionais para nossa cidade”, rebateu Cristina Fritsch.

Quem também saiu em defesa do Carnaval do Rio foi o vereador Tarcísio Mota, presidente da Comissão Especial de Carnaval da Câmara Municipal do RJ, que lançou um vídeo mostrando a importância do evento.

Segundo Tarcísio Mota, boa parte dos R$ 70 milhões gastos com o evento são pagos pela iniciativa privada e, segundo um estudo da FGV, o Carnaval gera uma arrecadação de R$ 77 milhões para a prefeitura, só do ISS. (Imposto sobre Serviços).

O vídeo do vereador pode ser visto neste link https://www.facebook.com/TarcisioMottaPSOL/videos/1990496537727710/

Resorts Brasil divulga relatório sobre 1º trimestre de 2019
Balanço marca queda na taxas de ocupação, mas tem previsão otimista com valorização do dólar
A Resorts Brasil – Associação Brasileira de Resorts – divulga o relatório “Resorts em Números”, um rico documento que mostra o desempenho do setor no 1º trimestre deste ano. “Começamos 2019 com otimismo, visando a retomada da economia do país, porém, com a demora na aprovação das reformas fiscal e da aposentadoria, sentimos uma freada no consumo o que impactou o desempenho do setor hoteleiro”, explica Alberto Cestrone, presidente da Resorts Brasil.

A taxa de ocupação teve queda de 11,5% e o TRevPAR, principal medidor de desempenho dos resorts, decresceu na ordem de 5,94% em termos nominais e 12,3% em reais. No relatório chama a atenção o impacto positivo do carnaval na performance dos resorts que neste ano, ao cair em março, refletiu em números superiores ao mesmo período do ano anterior.

Há, todavia, perspectivas positivas. Mesmo com o declínio de indicadores importantes, é de se esperar que a alta do dólar mantenha um maior número de turistas de território nacional. Pela primeira vez houve um grande crescimento na ocupação, nos resorts de campo. Este incremento é reflexo na diminuição da oferta de assentos aéreos, em decorrência das dificuldades pela qual passa a Avianca, o que abre possibilidades de mais hospedagens em resorts localizados próximos aos grande centros emissores.

“Estamos confiantes que a situação econômica melhore e o país volte a crescer. Somente dessa maneira o setor do turismo e toda a cadeia produtiva podem retomar os investimentos e gerar empregos”, finaliza Alberto.

Sobre a Resorts Brasil – Associação Brasileira de Resorts: a Associação Brasileira de Resorts (ABR) foi fundada em 2001 da iniciativa de 14 dos melhores resorts do Brasil, que se uniram para identificar, avaliar e discutir as oportunidades de desenvolvimento de capacitações, pesquisas de mercado, perfil do consumidor e importantes projetos no trade, a fim de apontar um cenário do desempenho dos resorts e indicar tendências para o segmento. Hoje, a ABR reúne 53 empreendimentos hoteleiros de alto padrão da categoria resort em todo o País, e atua em diversas frentes para o fortalecimento do segmento entre o mercado turístico e o público em geral. Os hotéis associados são certificados pela entidade e podem ser conferidos no site da ABR. Eles oferecem atrativos para um amplo leque de perfis de viajantes – famílias, casais, público jovem, melhor idade, etc. – seja na praia, no campo, em regiões de termas e refúgios ecológicos.

Site: www.resortsbrasil.com.br.

8 hotéis para passar o dia dos namorados Juntos e Shallow now!
Na cidade, na floresta ou na fazenda… há opções em diferentes regiões do Brasil

Namorar em casa é bom, mas o Dia dos Namorados no Brasil comemorado dia 12 de junho, é uma boa oportunidade para sair da rotina. E se você é como o Rodrigo Amarante, vocalista dos Los Hermanos, e acha que “fila em banco de bar” pode acabar com o romance, aproveite a dica nestas 8 cidades do país, em hotéis que oferecem desde jantares até suítes especiais com decoração temática. E nada de deixar o amor pra mais tarde!

Confira:

São Paulo, SP
Terra da Garoa – e do trânsito. Dia dos Namorados na quarta-feira é para os fortes. Por isso o Slim Congonhas (tão perto do aeroporto que dá até pra trazer o amor que mora longe), preparou um pacote de hospedagem que inclui apartamento com decoração especial, espumante, taça de churros com doce de leite, chocolate, estacionamento gratuito e late check out. O pacote fica R$ 350,00 para o casal. Quem preferir, pode ficar só para jantar, com direito a uma garrafa de 350ml de espumante. O menu completo fica por R$ 190,00 para o casal.

Maceió – AL
No nordeste, onde é verão o ano inteiro, a capital alagoana surge como opção para quem querem curtir o dia dos namorados com um gostinho de férias. A Pousada Casa Caiada é ideal para casais e tem uma vista incrível. Algumas suítes oferecem ofurô e hidromassagem externa com panorama para a mata ou para o mar de tonalidade azul turquesa… Outro destaque é o restaurante Varandas do Mar, que leva o nome ao pé da letra e por vezes recebe a visita de ilustres macaquinhos… A Diária para o casal com café da manhã está a partir de R$ 540,00.

Florianópolis
A Ilha da Magia não é mágica à toa. Romance? Temos. No Slaviero Baía Norte, o jantar para os namorados terá entrada, medalhões de mignom a dijonese com musseline de baroa e aspargos frescos ou Robalo em crosta de limão siciliano, vegetais ao vapor e compota de tomate baby como prato principal. Para a sobremesa, pera poche ao sauternes e sorvete de vanilla ou Taça de chocolate com amora e framboesa. Tudo regado a uma garrafa de Chandon Reserve Brut de 750ml. R$ 290,00 o casal. (Reservas até dia 11/06).

Punta Del Este, Uruguai
Tem disponibilidade de escapar para curtir a data? Na semana dos namorados o Enjoy Punta Del Este preparou pacotes especiais, que inclui 4 noites de 9 a 13 de junho, com passagens ida e volta, translado, café da manhã, acesso ao spa e cassino e crédito de U$D 100, para ser usado nos restaurantes do resort. Hospedagem em Bay Room U$D 499 e Deluxe Room U$D 539.

Itu, SP
Fora da capital, na belíssima cidade de Itu, interior de São Paulo, a dica para os casais é a histórica Fazenda Capoava, que celebrará o dia dos namorados em cima de São João e com sotaque caipira. Tradicionalmente, a Fazenda Capoavarealiza uma festa junina por final de semana, sempre aos sábados. A atração é uma verdadeira imersão ao universo caipira com direito a música ao vivo, dança, fogueira, chapéu de palha, comidas típicas preparadas com ingredientes e temperos típicos do interior e até mesmo com quadrilha com casamento… quem sabe, aliás, se a brincadeira não vira realidade… Para o final de semana de 15/06, o pacote sai por R$ 2.776,00 o casal com mínimo de 2 diárias no Chalé Colônia com pensão completa (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar) e participação na festa junina da Capoava.

Curitiba, PR
No Slaviero Batel, um jantar completo, com 2 opções de entrada, 2 de pratos principais, 2 de sobremesa e duas taças de vinho promete esquentar a programação da noite, em um dos bairros mais legais da cidade (a uma curta caminhada de mãos dadas, a Praça Oswaldo Cruz pode ser o cenário daquele beijo de cinema – e pra uma boa selfie também). R$ 150,00 o casal.

Alta Floresta, MT
Já imaginou o quão incrível seria passar o dia dos namorados Juntos e Shallow Now com o seu mozão em um hotel no meio da Floresta Amazónica? No Cristalino Lodge, na cidade de Alta Floresta, no Mato Grosso, os casais podem se reconectar com a natureza e ter momentos de privacidade envoltos por um bioma rico e encantador como pano de fundo. Inúmeras atividades de lazer podem ser feitas no destino, como o fácil acesso à diversas trilhas pela mata, onde é possível avistar espécies de animais exclusivas da região. As duas torres de observação construídas pelo Lodge também são boas pedias. Ambas possuem 50m de altura e proporcionam uma vista incrível. Dependendo da hora do dia, a experiência pode ser pra lá de romântica e render fotos incríveis do casal! Diárias a partir de R$ 1400,00 o casal com transfer e pensão completa.

BRASÍLIA DESPONTA COMO DESTINO TURÍSTICO INTERNACIONAL
Uma das metas da Embratur é trabalhar a capital como porta de entrada de turistas estrangeiros no Brasil

Vista de Brasília (DF). Foto: Roberto Castro/MTur

De olho no alto potencial da capital federal, Património Cultural da Humanidade e berço da arquitetura moderna, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) pretende trabalhar, em conjunto com o Governo do Distrito Federal e a iniciativa privada, para alavancar Brasília como destino turístico internacional. A partir de junho, quatro novos voos diretos começarão a ser operados para a capital, vindos de Cancun (pela Gol, a partir deste mês), Santiago, Lima e Assunção (a partir de outubro, pela Latam). Estes novos trechos serão incorporados aos já existentes, Lisboa, Miami, Buenos Aires, Orlando e Panamá.

Recentemente, durante a BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), uma das principais feiras de turismo do mercado europeu, uma ação liderada pelo Governo do Distrito Federal anunciou a parceria com a empresa aérea TAP Portugal para o ProgramaStopover, que abrirá uma possibilidade de acréscimo de 20 mil visitantes europeus anualmente em Brasília.

Com o programa, o turista internacional que viaja ao Brasil pode conhecer pelo menos dois destinos, sem custos adicionais, e estender a permanência em até cinco dias no país. Além de Brasília, as primeiras cidades a participarem do programa são Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ).

O progressivo aumento de interesse por Brasília já pode ser visto no fluxo de turismo doméstico. O site de buscas Kayak divulgou há cerca de uma semana uma pesquisa que mostra crescimento de 155% na procura pela cidade por brasileiros.

O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, acredita que o potencial de Brasília possa ser explorado na promoção internacional do Brasil: “Temos uma capital única. Foi a partir de Brasília e da Pampulha, em Belo Horizonte, que o mundo conheceu a arquitetura moderna de Oscar Niemeyer. Vamos aproveitar esse potencial e mostrar as belezas que existem em nossa capital. Já pensando nisso, articulamos uma parceria com a secretária de Turismo, do GDF, Vanessa Mendonça, o que vai facilitar bastante a execução das ações em conjunto”, destaca.

A cidade de Brasília também se voltará para a captação de eventos internacionais. Para intensificar isto, a cidade foi, por exemplo, escolhida como capital ibero-americana da Cultura em 2022. Essa ação trará vários eventos à cidade neste período. “Eventos de médio e grande impacto trazem pessoas à cidade, aumentando consideravelmente seu fluxo de turistas, e Brasília pode e deve investir nessa captação para ser mais uma interessante opção para organizadores de feiras e congressos pelo mundo”, evidencia Gilson Machado.

Aeroporto de Brasília. Foto: Bento Viana/Governo do Distrito Federal

AEROPORTO

Os novos voos e o crescimento do fluxo turístico internacional irão se beneficiar da infraestrutura do Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek, terceiro maior do país em movimentação internacional de passageiros.

Trata-se do terminal com maior capacidade de pista do Brasil e o único da América do Sul a operar, simultaneamente, pistas paralelas independentes. O equipamento tem capacidade prevista para receber 41 milhões de passageiros por ano e, em 2017, recebeu um total de 17 milhões, sendo quase 500 mil passageiros internacionais.

Rede Bourbon recebe placas de afiliação da RCI em evento de turismo compartilhado
O presidente da Rede Bourbon, Alceu Vezozzo Filho, acompanhado do Diretor de Operações & Desenvolvimento, do Diretor Geral do Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort, Fernando Macedo e do Diretor Geral do Bourbon Atibaia Resort, Ozanir Castilhos recebeu, na última quinta-feira (06/06), as placas de afiliação da RCI Brasil. Os dois resorts também receberam as placas na categoria Gold Crown por cumprirem os mais altos e rígidos padrões de qualidade com experiências de férias excepcionais, definidos a partir das avaliações dos sócios da RCI. A entrega ocorreu na 7ª edição do ADIT Share, maior seminário de Turismo Compartilhado do País.

A Bourbon Hotéis & Resorts acaba de entrar no mercado de timeshare com o Bourbon Destination Club. No próximo dia 17 será aberta a primeira sala de vendas do programa no Bourbon Cararatas do Iguaçu Resort (Foz do Iguaçu – PR). Até o final do ano deverá ser aberta a segunda no Bourbon Atibaia Resort (Atibaia – SP).

O Bourbon Destination Club permitirá a aquisição de pontos que darão direito a usufruir de hotéis e resorts Bourbon em um determinado período de tempo. A Rede conta atualmente com 21 empreendimentos espalhados pela América Latina. A pontuação necessária para cada hotel ou resort é variável de acordo com o destino, categoria e período desejado, permitindo férias planejadas e acessíveis o ano todo.