Notícias do Brasil…por Cristina Lira

Notícias do Brasil…por Cristina Lira

Categoria Advisor, Opinião

Por Cristina Lira

Fest Bossa & Jazz 

O Evento decorre de 15 a 18 de agosto e conta com mais de quarenta espetáculos gratuitos

Um dos maiores festivais no segmento de jazz, blues do Brasil, o Fest Bossa & Jazz, comemora 10 anos em 2019 e para celebrar a data, deu início aos festejos no Mirante Sunset Bar, no sábado passado, onde divulgou a programação completa do evento, que acontece de 15 a 18 de agosto, na Praia de Pipa-RN.

O evento é realizado com o apoio do Governo do RN, através da secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte – SETUR, com recursos oriundos do projeto Governo Cidadão e Juçara Figueiredo Produções. Conta com o apoio da Prefeitura de Tibau do Sul, Movimento Preserve Pipa, parceria Café Santa Clara, através da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, o Fest Bossa & Jazz repete o sucesso da última edição e segue com a proposta de deixar o público mais próximo dos artistas, no melhor estilo de News Orleans (EUA).

O formato permite espalhar música aos quatro cantos de Pipa e gerar contacto intimista através dos “pockets shows” gratuitos entre ruas, galerias e praças à noite, distribuídos em cinco polos ao longo da avenida principal, a Baia dos Golfinhos. Já à tarde, os shows acontecem em três restaurantes na praia do centro. No total, são 22 bandas, em 48 apresentações durante os quatro dias de evento, além das Jam Sessions, realizadas ao final da noite, quando músicos e público sem unem para improvisar e cantar.

Entre atrações locais, nacionais e internacionais, a edição reúne nomes como Lan Lanh (BA/RJ), que está há mais de 30 anos na estrada, fazendo vibrar o som em ritmos que pulsam em corda, couro e madeira. A percussionista é referência no meio e pioneira do Cajón (instrumento) no Brasil. Acompanhada pelo violão seis/sete cordas de Guto Menezes e o cavaquinho cinco cordas de João Felippe, Lan Lanh traz para o Fest um show com o DNA de uma artista que navega por todos os mares do afro, seja ele num baião, nos sambas de roda, num arranjo flamenco para o chorinho “Santa Morena”, de Jacob do Bandolim, ou nas batidas para “Taiane”, frevo de Osmar Macedo, o criador do Trio Elétrico”. Moraes, Mathisen e Zimring Trio, formada pelo paraibano Gabriel Moraes (guitarrista, arranjador e diretor musical), o norueguês Per Mathisen (baixista) e o israelense Utsi Zimring (baterista e compositor) vêm em primeira apresentação no país, trazendo o novo trabalho com composições inéditas, fruto da conexão entre Brasil, Noruega e Israel. Para a vinda do baterista Utsi, o festival contou com a parceria da Embaixada de Israel no Brasil

Aos artistas juntam-se a mais dezanove atrações: Banda Terráquea & Cacá Magalhães (BA), Brazuka Jazz (RN), Indiana Nomma (Honduras e RJ) e Duetto Cabroso (RN), Darlan Marley Quarteto (RN), Gabriel Yang (CE), Arthur Philipe & Quintessence (PE), Chico Bethoven & Regional Choro do Elefante (RN), Macumbia (PB), Clara Menezes (RN), Duo Rock Cello & Piano (RN), Gumbo Blues (CE), Duo Jubileu Filho & Cacá Velloso (RN), Jammin” (RN), Blues Sinners (PE/RN), Pablo Osta (ARG), Fernanda Fialho (CE), Quarteto da Pipa (URU/ SP/CE/ BA), Bossa & Jazz Street Band (RN).

Muito além da música, o Fest Bossa & Jazz atua também em ações socioambientais com palestras, caminhadas ecológicas, oficinas e workshops musicais. Já na quinta e sexta-feira (15 e 16 de agosto) tem palestra musical para crianças da comunidade, com Luciano Prates em “O que é esse tal de Jazz”; no sábado (17 de agosto), o músico brasileiro Gabriel Yang ministra o _workshop_ musical para guitarristas e entusiastas, durante quatro horas, com a “Construção de Guitarras Artesanais – Cigar Box”; no domingo (18 de agosto), uma mesa-redonda para músicos locais sobre “Viver da Música: Realidade e Desafios”, com a cantora e compositora hondurenha, Indiana Nomma.  Após passagem por Tibau do Sul, o evento segue para Mossoró, de 19 a 21 de setembro e, por fim, São Miguel do Gostoso, de 10 a 13 de outubro.

Fest Bossa & Jazz – 10 Anos

Consolidado no calendário potiguar, o Fest Bossa & Jazz, realizado por Juçara Figueiredo Produções, surgiu em 2010 e já realizou 18 edições em quatro cidades do Rio Grande do Norte (Natal, Pipa, São do Miguel do Gostoso e Mossoró), somando mais de 150 atrações nacionais e internacionais do jazz, bossa e blues.  Uma mistura de ritmos que já reuniu um público estimado em mais de 300 mil pessoas ao longo das edições.

Durante os 10 anos, passaram pelos palcos do Festival, artistas internacionais como J.J. Jackson, Willie Walker, Donny Nichillo, Jose James, Galactic, Erica  Falls, Stanley Jordan, Indiana Noma, Jai Malano, Grana Louise, Eric Gales, Larry MacCray, Glen David de Andrews, Alabama Myke, Raphael Wressnig e muitos outros. Na lista de nacionais, nomes como Ivan Lins, Ed Motta, Lenine, Leny Andrade, Yamandu Costa, Roberta Sá, Marcos Valle, Wanda Sá, Mauro Senise, Leila Pinheiro, Osmar Milito, Roberto Menescal, Mestrinho, Sandra de Sá, João Donato, Blues Beatles, Taryn Szpilman e muito mais.

O evento também promove o intercâmbio musical entre nomes já consagrados e novos expoentes da música e atua no incentivo, aprimoramento e formação de músicos do Estado, além de propagar valores culturais e sociais em diversos âmbitos na oferta de oficinas gratuitas destinada aos jovens da rede pública de ensino e _workshops_ para estudantes, curiosos e amantes da música.

Para obter mais informações, pode consultar aqui.

Turismo & Negócios na TV Futuro 

A jornalista colaboradora da Ambitur, estreou na TV Futuro, afiliada a TV Cultura de São Paulo, com o quadro “Turismo & Negócios”, exibido todas as sextas-feiras às 18h no programa Melhor da Noite. Com notícias, dicas de viagens e entrevistas. O acesso no Brasil pelo canal 14.1 e 806 na Cabo.

RN vai ganhar a segunda cidade inteligente social do mundo

Com um conceito inovador e planeamento moderno e inclusivo, a Smart City Natal equilibra áreas verdes, residenciais, comerciais e empresariais a apenas 20 quilómetros de Natal. O Rio Grande do Norte vai ganhar a segunda cidade inteligente social do mundo. Trata-se da Smart City Natal, localizada em São Gonçalo do Amarante, a apenas vinte quilómetros da capital do Estado. Com um conceito inovador e planejamento moderno e inclusivo, o projeto representa um investimento de R$ 140 milhões e equilibra áreas verdes, residenciais, comerciais e empresariais. Todas conectadas por uma mobilidade inteligente.

A CEO da Planet Smart City no Brasil, Susanna Marchionni, explica o conceito do projeto: “viver, além de morar”. “As nossas cidades são projetadas para serem inclusivas, autónomas e vibrantes, por isso implementamos uma série de atividades como biblioteca, cinema, cursos gratuitos e redes online, que incentivam a economia compartilhada e um novo jeito de viver em comunidade”, explica. A empresa é líder global em cidades inteligentes inclusivas.

Moisés Dantas, diretor executivo da incorporadora Habitax, está à frente do projeto no RN, afrima que a cidade inteligente social de Natal segue o sucesso da Smart City Laguna, a 55 quilômetros de Fortaleza, no Ceará. “O projeto vem obtendo excelente resultado de vendas e reconhecimento inclusive internacional”, comenta ele, que ressalta: “o de Natal será construído com a mesma concepção pioneira da Planet, mas com um desenho único, pensado para cá”.

As cidades inteligentes já são realidade no mundo inteiro, mas não são acessíveis. Por sua vez, a cidade inteligente social, é um conceito desenvolvido pela Planet Smart City que une soluções inteligentes e inovadoras em quatro pilares: Pessoas; Planejamento Urbano e Arquitetura; Tecnologia; Meio Ambiente. A junção faz da cidade um local que oferece qualidade de vida superior aos seus moradores. A Smart City social é desenvolvida de forma otimizada e, graças à tecnologia desenvolvida pela Planet, pode ser oferecida a preços acessíveis.

O projeto em Natal, de 170 hectares e capacidade para receber cerca de 16 mil pessoas, inclui ainda aplicativo gratuito do bairro, videomonitoramento em tempo real das áreas comuns, iluminação pública de LED, controle de qualidade do ar, wi-fi grátis nas áreas públicas, infraestrutura de alto padrão, academia ao ar livre, ciclovia, hortas urbanas e cozinha social. As parcelas dos lotes custam a partir de R$ 299 mensais.

O lançamento oficial da Smart City Natal está marcado para o dia 20 deste mês, das 8h às 17h, em São Gonçalo do Amarante, no local onde está sendo construída, em evento aberto ao público. A segunda cidade inteligente social do mundo deve receber os primeiros habitantes ainda este ano.

MSC Fantasia chegará ao Brasil com novidade gastronómica a bordo

A MSC Cruzeiros, com sede na Suíça, anunciou que o MSC Fantasia chegará ao país na temporada brasileira de cruzeiros 2019/2020 com um novo restaurante de especialidades, o Butcher’s Cut, uma renomada churrascaria em estilo americano, que conta com uma ampla variedade de cortes e acolherá a todos os apaixonados por carne em um ambiente aconchegante.

No local, a habilidade do mestre açougueiro é o centro das atenções, uma vez que a parte frontal da cozinha é aberta, permitindo aos hóspedes assistir à montagem dos pratos. Além disso, para acompanhar a refeição, os viajantes encontrarão no menu diferentes tipos de cervejas artesanais e vinhos italianos.

Um almoço ou jantar no delicioso restaurante pode ser adquirido a bordo durante a viagem ou antecipadamente. Adquirindo antecipadamente, o viajante tem desconto e paga em reais, podendo ser parcelado em até 10 vezes sem juros junto com o cruzeiro.

O Butcher’s Cut também pode ser encontrado no MSC Splendida, MSC Divina, MSC Preziosa, MSC Meraviglia, MSC Seaside, MSC Seaview, MSC Bellissima e, também em breve, no MSC Grandiosa, que será inaugurado em novembro de 2019.

O moderno MSC Fantasia tem capacidade para 4,3 mil hóspedes, oferecendo uma infraestrutura completa para entretenimento e lazer. São cinco piscinas, sendo uma com teto retrátil, 12 hidromassagens, tobogã, teatro para mais de 1.500 pessoas, 18 bares e lounges, discoteca, cinco restaurantes, cinema 4D, simulador de Fórmula 1, além de espaços dedicados às crianças em parceria com a LEGO® e Chicco® como o Baby Club e o Mini Club para crianças até 7 anos e o Juniors Club para crianças de 7 a 11 anos. Já para os adolescentes, o navio possui a Teens Area para os jovens de 12 a 17 anos. Esse moderno navio ainda possui quadra poliesportiva, quadra de squash, academia equipada com aparelhos da Technogym, o MSC Aurea SPA com amplas opções de tratamentos e massagens relaxantes, área termal e o salão de beleza da rede internacional Jean Louis David. O produto premium da MSC Cruzeiros, o MSC Yacht Club que oferece uma experiência exclusiva e privativa aos hóspedes, também está disponível no MSC Fantasia.

O navio terá embarques no Rio de Janeiro (RJ) e em Salvador (BA), e fará minicruzeiros, com duração de três e quatro noites, pelo litoral sul e sudeste, com escalas alternadas em Porto Belo, Balneário Camboriú, Búzios, Ilha Grande, Ubatuba e Ilhabela. Já nos itinerários de cinco a oito noites, o navio seguirá rumo ao nordeste, incluindo escalas alternadas em Ilhabela, Ubatuba, Ilha Grande, Búzios, Ilhéus e Salvador. O MSC Fantasia fará ainda roteiros de oito noites rumo aos países vizinhos, Argentina e Uruguai, com escalas em Ilhabela, Buenos Aires e Punta del Este. No cruzeiro de Réveillon, ele fará uma parada na frente da praia de Copacabana para que os hóspedes possam conferir a famosa queima de fogos.

Para fazer uma reserva ou obter mais informações, pode consultar aqui.

Cap Amazon contrata jornalista Claudio Schapochnik

A Cap Amazon Tropical Marketing, focada em turismo, gastronomia e lifestyle e com sede na capital paulista, contratou o jornalista Claudio Schapochnik. O profissional chega com a missão de ser o responsável pelo conteúdo produzido pela empresa.

“Procurávamos uma força nova no conteúdo. Na comunicação e no marketing, o conteúdo é hoje especial qualquer que seja o suporte escolhido: no site, nas redes sociais, nas enews ou nos comunicados. O conteúdo tem de ser denso, objetivo e agradável de ler. Estas são condições essenciais para proceder às expectativas dos nossos clientes”, explica o administrador da Cap Amazon, Jean-Philippe Pérol.

“O Schapo, como o Claudio Schapochnik é mais conhecido no mercado, com sua experiência, sua bagagem cultural e seu conhecimento no trade turístico e na gastronomia, tem tudo para desempenhar esta função com sucesso”, acrescenta Pérol.

Schapo é paulistano e jornalista profissional formado pela PUC-SP há 26 anos. Ele trabalhou na revista Shalom e no jornal Resenha Judaica, nos cadernos de turismo de O Estado de S.Paulo e da Folha de S.Paulo e, por cerca de 14 anos, na Panrotas Editora em diversas funções. Também atuou em rádio, revistas e agências de comunicação e, por três anos, foi editor do site TurismoEtc. Recebeu o prêmio de “Jornalista Revelação” pela Comissão Europeia de Turismo (CET), em 2002. Visitou 45 países e territórios e é fotógrafo de tema graffiti desde 1986.

“Conheço a Cap Amazon e alguns clientes da agência pelas coberturas que fiz no passado. Agora, com alegria, passo a integrar esta equipe que é bastante admirada no mercado pelo profissionalismo. É uma honra e um grande desafio fazer parte deste time”, comenta Schapo.