Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Categoria Advisor, Opinião

DSCF5806SÃO MIGUEL DO GOSTOSO, PARAÍSO DO KITESURF E WINDSURF NO LITORAL NORTE DO RN

Uma das mais bonitas praias do Rio Grande do Norte, São Miguel do Gostoso, localizada no litoral norte do Estado, foi cenário da I rodada de negócios promovido pelo Sebrae- RN no dia 29 de outubro. Durante três meses pousadeiros e empresários de SMG receberam um treinamento e capacitação para receber um famtour de agentes de viagens e jornalistas convidados de Natal e João Pessoa. E o resultado foi bastante positivo, ressaltou Yves Guerra, gestor de turismo do Sebrae que coordenou o famtour-famtrip junto com Maézia Teodoro, analista do Sebrae e gestora do Projeto de Crescimento Territorial na Região do Mato Grande e grande equipa.São Miguel do Gostoso, local ideal para a prática do kitesurf e windsurf principalmente na época dos bons ventos, de outubro a março, é invadida por europeus, principalmente , alemãos, holandeses, franceses e até mesmo italianos, alguns chegam a ficar 15 dias a um mês hospedados numa pousada. Entretanto, em outros períodos São Miguel precisa fomentar mais o turismo, para garantir a sazonalidade da baixa temporada. Recente recebeu uma etapa do festival de Jazz e em breve receberá o festival de cinema aquecendo a hotelaria e o comércio em geral. São 54 pousadas legalizadas e 22 informais. Há três escolas de kitesurf que não tem do que se queixar, estão sempre com movimento, seja de brasileiros , principalmente o paulista ou os estrangeiros. Os natalenses aos poucos estão aderindo curtir um final de semana em São Miguel do Gostoso.

Legenda: Pôr do sol na praia de Tourinhos.

 

DSCF5814POUSADA VILA CAJU
A pousada Vila Caju, localizada na praia de São Miguel do Gostoso, que pertence a um casal, ele alemão e ela brasileira, conta com 08 chalés para tamanho família. E em geral recebe muitos estrangeiros que chegam em busca de bons ventos no período de outubro a fevereiro para a prática de kitesurf e windsurf . Os brasileiros, na sua maioria paulistas, também chegam ao paraíso de São Miguel do Gostoso.

Legenda: Pousada Vila Caju.

 

II ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DE TURISMO DE GRAMADO DISCUTIRÁ TEMAS IMPORTANTES DO SEGMENTO

O “II Encontro dos Profissionais do Turismo de Gramado com Cristina Lira”, a ser realizado no dia 7 de novembro (sábado) às 12hs no restaurante do hotel Laghetto Gramado e que faz parte da programação oficial do Festuris- Gramado, que acontece de 5 a 08 de novembro, receberá dois palestrantes de peso: o diretor da BWT operadora de Curitiba, Adonai Aires Arruda Filho, e o diretor da Nova Operadora de Recife, André Portela. Adonai vai falar sobre o tema: VENDER TURISMO É O NOSSO NEGÓCIO – Identificando o Diferencial Competitivo para Conquistar Clientes. E André Portela diante da situação económica do país, enfocará o tema: “Mantenha o seu negócio positivo em um ano negativo.” O evento será aberto pela diretora do Festuris, Marta Rossi. Todos os encontros tem apoio da ASSIST CARD BRASIL.

 
MINISTRO DO TURISMO VAI ABRIR FESTURIS EM GRAMADO
Feira de Turismo de Gramado 2015 é uma oportunidade ímpar para ampliação de networking, know how pessoal, prospeção e fechamento de negócios. O evento inicia no dia 5 de novembro quando ocorre a Solenidade de Abertura às 20 horas no Palácio dos Festivais. No dia 6, pela manhã, às 8h15, inicia-se o Congresso Técnico, também no Palácio dos Festivais. Autoridades, empresários e profissionais do setor turístico vão abordar temas importantes relacionados ao setor. O mote central do Congresso neste ano é De Olho no Mercado – Superando as crises e desenvolvendo novos modelos de negócios. Uma abordagem oportuna que coloca em pauta o momento de instabilidade económica que o país atravessa.

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, abre o Congresso falando sobre Os desafios da nova conjuntura económica: onde estamos, para onde vamos. Em sua apresentação, o ministro deverá abordar algumas ações que vem realizando frente ao Ministério do Turismo para aquecer o setor. Em mensagem enviada ao FESTURIS o ministro Alves destaca que o Turismo no Brasil vem crescendo: “no Brasil, ultrapassamos pela primeira vez a marca dos 6 milhões de turistas internacionais. Somente no ano passado, recebemos 6,4 milhões de visitantes estrangeiros e foram realizadas mais de 206 milhões de viagens domésticas. O setor representa 9,6% do PIB, contribui com mais de 3 milhões de empregos e é o quinto item da pauta de exportações do país”, enumera.

Sobre as medidas que estão sendo adotadas para fortalecer o setor, o ministro conta que trabalha na criação de Áreas Especiais de Interesse Turístico, com condições propícias para o investidor, benefícios económicos, tributários e facilidades no processo de licenciamento, além da isenção excepcional de vistos para turistas norte-americanos, principalmente visando a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016.

 

ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DO TURISMO DE NATAL COMEMORA 5 ANOS
No dia 29 de outubro, as 19hs no salão Catalunya do SERHS Natal Grand hotel, a jornalista Cristina Lira, idealizadora e promotora do Encontro dos Profissionais do turismo, receberá convidados especiais na noite, para celebrar os 5 anos do Encontro que acontece em Natal. O evento já acontece em edições especiais em São Paulo, desde 2014, Foz do Iguaçu (PR) e Gramado (RS) paralelo aos festivais de turismo. Na noite do dia 29, algumas personalidades do turismo nacional e internacional serão homenageadas por terem contribuído para o sucesso do evento.Entre os convidados especiais da noite, estarão presentes, o consul dos EUA no Nordeste, Richard Reiter, o coordenador geral do Festival de turismo das Cataratas, Paulo Angeli, o gerente geral do TRYP Jesuino Arruda hotel de São Paulo, Vinicius Correa, o gerente regional da TAP no Nordeste, Gilberto Sabino. O evento conta com apoio da ASSIST CARD BRASIL,grupo SERHS, Hotel Urbano, Cleide Batista, Dromedunas Jenipabu, Espacial Eventos, Neiwaldo Guedes, Moura Dubeaux e Dermacoconut.

 

DSCF5743CASA DE TAIPA
A Pousada Casa de Taipa em São Miguel do Gostoso, no litoral norte do RN é outra opção de hospedagem.Como diz o folder na recepção. “A Pousada Casa de Taipa é esse abraço do Mar com o sertão. Ela é toda arte num lugar de nome Gostoso”.Além da vista dos quartos, com rede na varanda, do jardim florido, das peças de arte, dos quadros, dos deliciosos sequilhos caseiros, a hospitalidade dos donos agrada a todos, e faz sentir em casa. Um dos atrativos é o Museu Casa de Taipa em tamanho natural, o charmoso museu retrata a casa típica do nordeste brasileiro. Os móveis e utensílios que o ambientam foram doados pelos moradores da região.

Legenda: Museu Casa de Taipa.

Cristina Lira