Notícias do Brasil… Por Cristina Lira

Notícias do Brasil… Por Cristina Lira

Categoria Advisor, Opinião

Por Cristina Lira 

Entrevista por Cristina Lira com CEO do Festuris Turismo, Eduardo Zorzanello

A Feira Internacional de Turismo de Gramado – FESTURIS – será realizada  de 03 a 07 de novembro em sua 31.ª edição, no Serra Park, em Gramado, nas Serras Gaúchas, no Rio Grande do Sul.

1. Qual o diferencial da edição do Festuris 2019?

Neste novo ciclo do FESTURIS, nossa principal bandeira é provocar a conectividade e a aproximação dos mercados, buscando sempre a qualificação do agente de viagens e a geração de resultados diante da nova economia que vivemos. Somos uma grande plataforma de conexão entre diferentes mundos e nos sentimos felizes por fortalecer a indústria turística. Entre as novidades desta edição estamos o lançamento do espaço Wedding, específico para o segmento de casamentos, núpcias e luas de mel. Foi um sucesso absoluto, comercializamos todos os estandes com dois meses de antecedência. O espaço Termalismo e Bem-estar é outro que será lançado, pois percebemos que cada vez mais pessoas têm sua qualidade de vida impactada com os benefícios das águas termais e minerais. O turismo de negócios e as inovações tecnológicas que transformam o setor também levaram à reformulação do espaço MICE & Experience. Além disso vamos apostar muito em espaços de experiência.

2. Qual a expectativa de público?

Sempre trabalhamos com um crescimento médio de 5%, tanto em público participante como na área de expositores. Devemos ultrapassar a marca de 15 mil participantes com profissionais de alto poder de decisão.

3. Quantos estandes estarão expostos e do nordeste?

Vamos ultrapassar o número de 2.500 marcas expondo seus produtos e serviços nesta edição. Serão mais de 350 estandes distribuídos em uma área superior a 25 mil metros quadrados de feira. Teremos uma forte representação dos destinos do Nordeste. Entre os estados confirmados que participarão com estande próprio estão: Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Maranhão e Alagoas. Muitos outros também estarão representados junto ao Ministério do Turismo.

Eduardo Zorzanello (Créditos: Cleiton Thiele)

4. Como você analisa o mercado de feiras e eventos?

Estamos em um segundo semestre mais promissor. Com o mercado em processo de reaquecimento, automaticamente repercute de modo favorável em nosso trabalho principal que é a produção de eventos. A economia tende a melhorar, mesmo que timidamente. É isso que estamos vislumbrando no momento, o que deve favorecer os resultados dentro da nossa empresa. A expectativa é que o dólar baixe, havendo assim um maior equilíbrio do fluxo do turista, tanto doméstico quanto internacional. Se o dólar baixar, tudo em uma cadeia também tende a reduzir seus custos. Precisamos reequilibrar isso, aumentar a oferta, qualificar o turismo e diversificar a nossa divulgação. Esperamos que ocorra um fortalecimento do Brasil na competitividade em relação ao mercado internacional. Temos que criar atrativos ou situações para atrair mais o turista estrangeiro, para que ele possa aumentar seu investimento em nosso mercado.

5. Qual o segredo para continuar com um dos mais importantes eventos do Brasil?

O desafio é superado com muito trabalho, dedicação e uma incessante busca por novidades. Viajar muito e estar conectado com nosso cliente é uma forma de ultrapassar as barreiras que se apresentam. Também realizamos benchmarking com mercados e outras feiras de negócios que nos possibilitem ampliar a rede de contatos. Além disso, é preciso muito poder de argumentação e negociação para tornar factível o crescimento do mercado. Precisamos entender a particularidade de cada cliente, retornando a ele o melhor investimento.

Encontro dos Profissionais do Turismo de Natal debate Turismo de Luxo 

Nesta quinta-feira (17) às 19h00 no salão Catalunya do SERHS Natal Grand hotel, será realizado o Encontro dos Profissionais do Turismo de Natal, edição de outubro. Evento idealizado e promovido por esta colaboradora, receberá dois palestrantes nacionais: o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio e a CEO da Brazilian Luxury Travel Association- BLTA, Simone Scorsato. O evento terá como mediador o presidente da Emprotur, Bruno Reis.Como tema, o Turismo de luxo!

4.ª Edição do Encontro dos Profissionais do Turismo de Portugal será em março de 2020

O Encontro já conhecido no mercado português, receberá sua quarta edição no dia 09 de março as 19h00 no Vila Gale Opera, em Lisboa. Na ocasião serão palestrantes, o secretário de turismo do Ceará, Arialdo Mello Pinho, a diretora da Grou Turismo da Bahia e com agência em Lisboa, Mena Motta, a CEO da AtJudite, Judite Gregório de Portugal e como convidado, o presidente do grupo Vila Gale, Jorge Rebelo de Almeida. Palestra e jantar com bebida inclusa, 28 euros por pessoa. Evento de networking aberto e troca de ideias entre profissionais do Brasil e mundo. Mais informações com Cristina Lira: lira_cris@hotmail.com

Trend Viagens levará maior caravana de agentes de viagens para o JPA Travel Market

Grupos sairão de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Minas Gerais e Brasília, para uma imersão in loco sobre as novidades da consolidadora. Com um amplo espaço de divulgação na feira, de mais de 120 m², a Trend oferecerá nos dois dias de festival mais de 20 capacitações aos agentes de viagens

A Trend desembarca no Nordeste para levar aos agentes de viagens novidades e capacitações. A operadora marca presença, pelo 9.° ano consecutivo, com um amplo espaço de divulgação na 9.ª edição do JPA Travel Market que acontece nessa sexta e sábado, dias 18 e 19 de outubro, no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraiba.

“Assim como nos anos anteriores, nosso principal objetivo no evento é capacitar os agentes de viagens parceiros da Trend para a venda de nossos produtos”, comenta Maurício Favoretto, diretor geral da consolidadora hoteleira. “À medida que esses profissionais se mantém atualizados, o resultado é uma venda de qualidade em que todo o mercado é beneficiado e fortalecido”, completa o executivo. Para esse ano, a consolidadora hoteleira da CVC Corp levará para o festival mais de 20 fornecedores parceiros, entre destinos – nacionais e internacionais – cruzeiros marítimos, locadoras de carros, entre outros.

Maurício Favoretto e Rebeca Ferreira (Imagem cedida pela Trend)

Para este ano, a consolidadora também trará para o festival a maior caravana do evento, com mais de 200 agentes de viagens convidados – 10% a mais do que o ano passado – de estados como Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Minas Gerais e Brasília. Outra grande novidade da Trend no evento é a divulgação da sua Central de Carros. Reinaugurada recentemente, esse núcleo de atendimento exclusivo é formado por 15 colaboradores e tem como objetivo fomentar e promover o produto carros, proporcionando aos agentes de viagens uma consultoria mais personalizada e eficiente.

Além da reinauguração de sua central, a marca também acaba de acrescentar novas locadoras ao seu portfólio de produtos, como é o caso da Hertz do Brasil, Thrifty e Sixt, com tarifas e comissionamentos diferenciados aos agentes multimarcas parceiros da consolidadora.

“O evento já é reconhecido como um dos maiores do Nordeste. Durante o encontro, destacaremos os benefícios de comprar com a Trend e o serviço como assistência 24 horas todos os dias, em três idiomas. Também faremos a distribuição de um caderno exclusivo com materiais sobre hotelaria nacional e internacional, locação de carros e pacotes para diferentes perfis de clientes”, diz Rebeca Ferreira, gerente regional de Vendas para o Norte e Nordeste da operadora.

JPA Travel Market

Datas: 18 e 19 de outubro

Local: Centro de Convenções de João Pessoa

Endereço: Avenida Panorâmica – PB-008, KM 4 – Costa do Sol