Notícias do Brasil… por Cristina Lira

by Cristiana Macedo | 7 Novembro 2019 12:51

Por Cristina Lira

Centro de Portugal participa pela primeira vez do Festuris

Destino visa promover suas ofertas turísticas aos participantes da 31.ª edição da feira em Gramado

Entre os dias 7 e 10 de novembro, a Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal vai marcar presença pela primeira vez no Festuris, Feira Internacional de Turismo de Gramado, no Rio Grande do Sul. O intuito da participação é de promover as atrações turísticas do destino, assim como fazer novos negócios e fomentar o número de viajantes brasileiros na região portuguesa.

Para a participação do evento, a marca Centro de Portugal associou-se a uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que integra 19 municípios da região, e à Universidade de Coimbra, dando destaque às atrações culturais e à impressionante rede de património declarados pela UNESCO.

“Em uma parceria desta natureza, daremos destaque à oferta de Coimbra e da região, sem esquecer dos destinos importantes no mercado brasileiro, como as cidades de Tomar, Fátima, Batalha, Alcobaça ou Aveiro. São inúmeras possibilidades de roteiros para aqueles que querem aproveitar ao máximo a sua estadia na região”, explica Pedro Machado, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal.

O mercado brasileiro mantém a sua importância para Portugal. Até agosto de 2019, foi registado um crescimento de 14% no número de turistas do Brasil comparado ao ano anterior. E na região do Centro de Portugal não foi diferente: o mesmo período obteve um aumento de 9,08% e um total de 206 mil pernoites.

“Também temos destinos que são imprescindíveis na nossa estratégia de promoção, já que estão entre os preferidos dos brasileiros em Portugal, como Fátima, por exemplo. Outros segmentos que também são relevantes no conjunto de motivações dos turistas, como surfe, enoturismo e natureza”, finaliza.

Nova personagem do Mini Mundo será apresentada no Festuris

Uma nova personagem surge no Parque Mini Mundo neste período que antecede o Natal. Ela será apresentada ao público no Festival de Turismo, no stand do parque, dias 8 e 9 de novembro, no Serra Park.

O espaço do Mini Mundo no Festuris, que acontece no Serra Park nos dias 8 e 9 de novembro, será palco para a transformação da mini habitante Natália, que também é protagonista do livro “Uma História de Natal”, em um personagem do parque, em tamanho normal.  Ao  comer as  guloseimas mágicas da Bruxinha Ju, ela vai crescer e podendo interagir com os visitantes no período do Natal Luz, contando como foi a sua experiência  com o “Papai Noel” na Lapônia. O combinado é que Natália volta a ser 24 vezes menor no dia 12 de janeiro. Até lá, quem visitar o parque pela manhã poderá ter contacto com ela.

O stand do Mini Mundo também terá uma ambientação especial, com a réplica do Jardim Botânico, de Curitiba, decorado com elementos natalícios. O prédio original foi inaugurado em 1991 e é um dos pontos mais visitados da capital do Paraná.

O Mini Mundo é considerado um ícone do turismo nacional e apresenta inúmeras réplicas de obras arquitetónicas de alto valor histórico, todas em tamanho 24 vezes menor do que o real. Essa escala é visível também no tamanho dos “minimoradores” e em todos os cenários que envolvem o entorno urbano, reproduzidos com muito rigor, e que formam uma “minicidade” interligada por ferrovia e estradas.

36 anos de Mini Mundo e 61 de Hotel Ritta Höppner

O parque pertence à Família Höppner, também proprietária do tradicional Hotel Ritta Höppner, que recentemente completou 61 anos de atividades. O Mini Mundo surgiu 25 anos depois da família iniciar o seu trabalho com hospedagem. O jardim florido, com castelos, brinquedos e uma linda casa de bonecas, construído inicialmente para os seus filhos, acabou atraindo amigos e admiradores e ganhando destaque pela perfeição dos trabalhos expostos em terreno vizinho ao hotel. O caminho natural foi abrir o espaço ao público, com a infraestrutura necessária para atender os hóspedes e as pessoas que ali chegavam. Com o tempo, a reprodução dos prédios, 24 vezes menor que a realidade, atingiu níveis mais criteriosos e exigentes, passando hoje por vários processos, pesquisas, informações de projetos originais e materiais fotográficos.

Assim como o hotel, o parque tem uma profunda capacidade de se reinventar e de tornar o passeio de quem visita Gramado uma experiência inesquecível.

Espaço Viagem pela Cultura e Costumes resgata a colonização do RS

Com o objetivo de mostrar ao público nacional e internacional que participa no FESTURIS, as culturas que formaram a região, o Espaço Viagem pela Cultura e Costumes conta com exposições e apresentações artístico-culturais de quatro etnias: italiana, alemã, portuguesa e gaúcha. O espaço foi lançado no ano passado e contará ainda com uma cultura nacional convidada, que nesta edição será Manacapuru, do Amazonas, que fará uma exposição de objetos apresentará suas tradicionais cirandas. A  abertura oficial do Festuris será esta quinta-feira (7) as 20h no Palácio dos Festivais, com entrega do troféu “Amigos do Festival”.

A ideia é mostrar que a cultura também faz o turismo de uma região, a exemplo da Serra Gaúcha. Parte das atividades do Espaço é voltada para as escolas de Gramado, que visitam o FESTURIS na sexta-feira (08) pela manhã para que os alunos também possam entender o papel da cultura e do turismo no desenvolvimento local. O espaço é patrocinado pela CVC Corp e apresentado pelo Ministério da Cultura. Confira abaixo a programação completa:

Espaço de Exposição:

Apresentações Artístico-Culturais:

8 de novembro (sexta-feira)

Parte da manhã

Parte da tarde

9 de novembro (sábado)

São Miguel do Gostoso recebe 6.ª Mostra de Cinema 

Começa esta sexta-feira, 8 de novembro, a 6.ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso, que segue até o dia 12, terça-feira. Uma sala de cinema ao ar livre é montada na Praia do Maceió, onde acontecem as sessões da Mostra Competitiva, com 650 cadeiras espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2K e som 5.1, a sala oferece uma experiência imersiva como a de um cinema de alta tecnologia. O festival recebe mais de duas mil pessoas por noite. O premiado filme BACURAU, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, estará entre os filmes da sessão especial. Atores como Maria Flor, Karina Telles, Marcelia Cartaxo, Helena Ignez, Carlos Vieira e Anderson Müller confirmaram presença na Mostra.

“Eventos como a Mostra de Cinema de São Miguel trazem inúmeros benefícios para o turismo do Rio Grande do Norte, pois conseguimos unir pelo menos três tipos de turismo: o cultural, o responsável e sol e mar. O festival só cresce a cada ano, hoje ele já é conhecido nacionalmente e traz um público de mais de duas mil pessoas que geram renda para o estado”, explica a secretária de turismo do RN, Aninha Costa.

Desde 2013 o festival leva cultura a população local e visitantes, proporcionando a magia da sétima arte num contexto rústico e caseiro, com sala de cinema na areia da praia. Cursos e seminários também são oferecidos dentro da programação do evento.A realização é uma ação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Setur-RN/Emprotur, com recursos do Projeto Governo Cidadão do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

Diretor Executivo do Visit Iguassu é eleito personalidade do ano com Prémio nacional 

Pela segunda vez, Basileu Tavares foi destaque no segmento “Marketing de Destino”

O “Prémio Caio” existe há 20 anos e é considerado o “Óscar dos eventos”. Tem como objetivo identificar e reconhecer o trabalho de empresas e profissionais da indústria brasileira de eventos e turismo. No Segmento Marketing de Destino, três personalidades foram selecionadas, dentre elas, o diretor Executivo do Visit Iguassu, Basileu Tavares. Os outros indicados são Elenice Zaparolli (São Paulo CVB) e Eduardo Zorzanello (Gramado CVB). “Ser mais uma vez reconhecido por profissionais de nossa indústria de turismo e eventos de todo Brasil, demonstra que nossas ações continuam relevantes para posicionar Foz do Iguaçu e região como referência. Pode parecer clichê, mas este trabalho não se faz sozinho, o Visit Iguassu é a união de 15 colaboradores e 160 empresários. Em decorrência de ações assertivas, a cada ano, mais empresas se juntam ao grupo e é através desse fortalecimento que somos motivados e sustentados para inovar e trabalhar por nosso Destino”, destacou Basileu.

diretor Executivo do Visit Iguassu, Basileu Tavares

O prémio vem em um momento em que mais uma vez o Visit Iguassu traz inovações na área de comunicação e marketing em turismo: o lançamento do novo site do Destino Iguassu, desenvolvido pela empresa Simpleview, dos Estados Unidos, uma das mais renomadas no fornecimento de tecnologia para soluções de marketing e venda em turismo, que já fez sites para mais de 500 destinos no mundo todo. No Brasil, o Destino Iguassu é o primeiro a ser atendido pela empresa.

A premiação é resultante da indicação de jurados do Prémio Caio 2019, composto por 194 profissionais de todo o Brasil. Os cinco profissionais com maior número de indicações em seus respectivos segmentos foram submetidos a um Conselho Diretor, composto pelos titulares do HALL DA FAMA, ABEOC, ABIH, ACADEMIA, AMPRO e UNEDESTINOS, que elegeram as três personalidades do ano mais significativas em cada um dos sete segmentos da indústria brasileira de eventos e turismo.

Os selecionados de cada segmento participarão de uma votação popular, no período de 13/11 a 06/12, para também serem premiados com o “Grand Prix Prêmio Caio 2019”. A votação é online, no portal do Prêmio Caio. Qualquer pessoa pode votar.

Rio Grande do Norte, Sebrae/RN e ATTA promovem primeiro AdventureConnect no Nordeste brasileiro 

O Gerente de Parceiros na América Latina da Adventure Travel Trade Association (ATTA), Diego Arelano, estará em Natal, no Rio Grande do Norte, no mês de novembro, para promover, junto com a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e o Sebrae/RN o primeiro AdventureConnect no nordeste do Brasil. O evento acontece no dia 7 de novembro, das 19h às 22h. 

A proposta do evento é reunir os profissionais do segmento que atuam em Natal e em todo o estado para uma ação de relacionamento e novas perspectivas a respeito do ecoturismo e turismo de aventura, aproveitando para reforçar laços e firmar novas parcerias. Além disso, Diego fará uma apresentação sobre a atuação mundial da ATTA e a importância de ter um destino inserido no portfólio da associação. 

“Estou muito contente em realizar esse primeiro AdventureConnect do Nordeste no Rio Grande do Norte. O estado é conhecido por abrigar a maior formação de cavernas do país, tem algumas exuberantes regiões serranas e um grande parque arqueológico. Escutamos muito falar sobre sol e praia, mas acredito que o destino tenha um grande potencial para ser referência nos segmento de ecoturismo e turismo de aventura”, comentou Diego Arelano.

A vinda de Diego ao Rio Grande do Norte faz parte de uma ação inédita da Emprotur, em parceria com o Sebrae/RN e trade turístico do estado, por meio do Projeto Investe Turismo, que está realizando um famtour com as principais associações e operadoras de turismo internacionais com atuação no Brasil. Intitulado “Caçadores do Pôr do Sol”, a ação está em sua segunda etapa.

Antes do evento, Diego Arelano irá desbravar o potencial para o turismo de aventura dos municípios de Serra de São Bento, Serra Caiada, Currais Novos, Santa Cruz, Carnaúba dos Dantas e Serra Caiada. Pelo caminho, o executivo terá a oportunidade de conhecer as belezas do Geoparque Seridó, o Açude Gargalheiras, o Canyons dos Apertados, o Sítio Arqueológico Xique-xique e algumas opções ligadas ao ecoturismo e turismo de aventura na região serrana do estado.

“Realizei uma visita técnica pelo interior e me surpreendi com o potencial para ecoturismo e turismo de aventura que o Rio Grande do Norte apresenta. Nesse sentido, começamos a desenhar estratégias com outros segmentos do turismo e queremos explorar todas as possibilidades de forma responsável e profissional, esperamos a curto prazo promover a interiorização do turismo no Rio Grande do Norte e fomentar novos negócios na cadeia produtiva do setor”, revelou o presidente da Emprotur, Bruno Reis.

Parte da missão da ATTA é servir como centro e facilitadora para negócios, destinos e mídia de ecoturismo e turismo de aventura, os AdventureConnects oferecem à comunidade uma chance de se conectar e crescer. Nesse sentido, a ação conta com o apoio do Sebrae/RN. “Estamos apoiando o evento não apenas pela visibilidade que ele trará para o segmento de ecoturismo e turismo de aventura no estado, mas também para conhecer mais empreendedores que atuam nessa área e incentivar a sua formalização e profissionalização”, revelou Yves Guerra, gestor do Projeto Investe Turismo do Sebrae/RN.

A ação ainda conta com o apoio da Abrasel/RN. Recomenda-se levar cartões de visita para se conectar com os diversos profissionais de turismo que participarão do evento.

Serviço:

Pestana Convento do Carmo realiza capacitação de agentes de viagens em parceria com a Trend

O Pestana Hotel Group e a Trend – CVC Corp promoveram, neste último final de semana, um programa de capacitação (Procap) com agentes de viagens do interior da Bahia. Os profissionais participante, além de visitar a cidade, também tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do hotel.

Pestana Convento do Carmo é o primeiro hotel histórico do Brasil. Localizado no bairro Santo Antônio, no centro de Salvador, é classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco. Dentro do complexo, datado do século XVI, existem locais nominados de Claustro, Sala de Leitura, Capela do Salvador, Capela do Noviciado e Sacristia. Um lugar repleto de histórias. O Convento, inicialmente construído em 1586 pela Ordem Primeira dos Freis Carmelitas foi, ao longo dos séculos, palco de grandes acontecimentos da história do Brasil.

Os profissionais do trade realizaram diversas atividades. Além das dependências do hotel, eles visitaram bares e restaurantes da região. Também passaram pela Casa do Carnaval, a Casa do Rio Vermelho (onde morou Jorge Amado), o Museu de Arte Moderna e a Feira do Convento do Carmo. Representando o destino Salvador, esteve presente o Diretor Executivo da Salvador Destination, Fernando Brandão e do lado do Pestana Hotel Group a gerente nacional de Vendas, Mariana Mendonça juntamente com Lisângela Pelegrino e Mariana Menezes responsáveis pela região.

B&B Hotels inaugura segundo hotel no Rio de Janeiro

Estabelecimento fica em Copacabana e atende o conceito custo-benefício oferecido pela rede em todo o mundo

A rede europeia B&B Hotels inaugurou, no dia 01 de outubro, mais um estabelecimento no Rio de Janeiro. O B&B Hotels Copacabana Posto 5 conta com 96 apartamentos, um rooftop cartão postal e apartamentos com vista para o mar. Os hóspedes estão a apenas alguns metros do mar, em uma das praias mais badaladas da cidade, Copacabana, conhecida como a princesinha do mar.

O hotel segue o conceito custo-benefício, oferecendo aos hóspedes qualidade, atendimento diferenciado, design, conectividade e flexibilidade, tudo a um valor justo. “A B&B Hotels busca entregar aos hóspedes, que viajam a trabalho ou lazer, o essencial para uma experiência inesquecível, sem custos elevados”, afirma Rodrigo Tort, gerente comercial da B&B Hotels.. Os hóspedes podem, ainda, usufruir da rede wi-fi de alta velocidade.

O B&B Hotels Copacabana Posto 5 fica na Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1.256

BOOKITUR – Feira Internacional de Turismo

A convite da Bookitur – Feira Internacional de Turismo, que acontece de 22 a 25 de outubro de 2020, na cidade do Porto, estou assinando como assessora de relacionamento para o mercado brasileiro.

BOOKITur, Feira Internacional de Turismo, uma organização da EXPONOR (Feira internacional do Porto) e OFFE (Organização Funcional de Feiras e Eventos), com o apoio da AEP (Associação Empresarial de Portugal). Aos interessados brasileiros que moram na Europa ou no Brasil, podem entrar em contacto com Cristina Lira por via whatsapp (+55 84 994316084) ou pelo e.mail: crislira80@gmail.com

Source URL: https://www.ambitur.pt/noticias-do-brasil-por-cristina-lira-124/