Notícias do Brasil… Por Cristina Lira

by Rita Inácio | 22 Janeiro 2020 12:18

Por Cristina Lira 

Hotel Boutique Casa La Torre de Trancoso tem exposição de jóias de Giorgio Brunelli

Pingentes misturando metais preciosos e pedras exóticas, formas inovadoras que parecem nascer de uma mente que sabe explorar a fundo o sonho transformando-o em realidade e, por cenário, o mágico Quadrado de Trancoso, vitrine da moda e do design nacional no Extremo Sul da Bahia. “Incisivo como Cellini… irrequietamente criativo”, já falaram do escultor-ourives italiano Giorgio Brunelli que está expondo suas peças únicas, jóias em pratas e bronze, no Hotel Boutique Casa La Torre[1], aberto ao público das 9h00 às 23h00.

exposição de jóias

A arte é uma das melhores maneiras do ser humano expressar seus sentimentos e emoções. Nesta perspectiva o Casa La Torre é o cenário ideal para uma bela exposição de jóias e acessórios cuidadosamente produzidos e selecionados pelo escultor-ourives italiano Giorgio Brunelli. A produção do artista baseia-se na modelagem em cera e na escultura já que ele define as formas de suas peças exclusivas a partir de técnicas como a modelagem, a soldagem e o refinamento, algumas peças podem ser confeccionadas através da técnica de escultura em cera . “Ele é fluido na mente e no engenho sem rigidez alguma. A sua forma criativa diluída ultrapassa constantemente os limites da matéria”, comentou sobre Brunelli a duquesa Oliva Salviati.

Apaixonado pela arte como meio transformador da sociedade, o CEO do Grupo La Torre, Luigi Rotunno sempre incentivou a utilização do Casa La Torre para tal finalidade como o Festival de Jazz do ano passado, e agora é a vez das jóias como peças artísticas únicas, “acreditamos que a arte tem um papel importantíssimo na sociedade e que a mesma é capaz de mudar suas emoções se você tem a oportunidade de ter um contato direto com a obra”, ressaltou Luigi Rotunno, “nós estamos extremamente felizes em poder proporcionar estes momentos únicos”.

Giorgio Brunelli nasceu em Verona-Itália em 1962 e se formou em Escultura na Academia das Belas Artes da mesma cidade. Ao mesmo tempo aprendeu a arte dos ourives e a arte em micro modelado em cera no laboratório   do pai, Leonardo Brunelli e com outros escultores e ourives nacionalmente aclamados. Trabalha há três décadas com jóias artísticas, acessórios e esculturas. Brunelli participou de exposições nacionais e internacionais em Milão, Florença, Roma, Vicenza, Bologna, Piacenza, Verona, Veneza, Pádua, Trento, Arezzo, Varsóvia, Londres, Innsbruck, Lípsia, Tóquio, Bratislava, São Paulo e Trancoso na Bahia.

Natal, 6.ª cidade mais procurada para o Carnaval 2020

O levantamento realizado pela Decolar – maior empresa de viagens online do Brasil e América Latina – aponta Natal, capital do Rio Grande do Norte, como a 6.ª cidade mais procurada para o Carnaval 2020. A pesquisa mostra que a cidade subiu quatro posições em relação a 2019, quando foi a 10.ª capital mais buscada do Brasil para o período carnavalesco. De acordo com a pesquisa, entre as capitais do Nordeste, Natal está atrás apenas de Salvador e Fortaleza, tendo superado Maceió e Recife em consultas.

“O crescimento de Natal no ranking das capitais mais procuradas para o Carnaval é um claro reflexo de que as ações da Secretaria de Turismo, como o incrementando a malha aérea, e as atividades da Emprotur promovendo o destino em todo o país estão surtindo efeito”, relatou a secretária Aninha Costa, à frente da Setur. “Esperamos que Natal seja apenas a porta de entrada desses turistas para explorarem mais roteiros em nosso estado.”

“O lançamento do site promocional Tudo Começa Aqui, o investimento em marketing turístico digital e as campanhas realizadas pela Empresa de Promoção são alguns dos fatores importantes para o crescimento da busca pelo RN”, afirmou o presidente da Emprotur, Bruno Reis.

*O indicador de Carnaval foi realizado com base nas emissões de produtos de turismo considerando a antecedência de 80 dias antes do evento, para check-in de sexta ou sábado de Carnaval. O estudo levou em consideração os destinos mais procurados para o Carnaval no comparativo 2020 e 2019.

Wyndham Gramado apresenta day use para o verão na Serra Gaúcha

Wyndham-Gramado

O Wyndham Gramado Termas Resort & Spa, de Gramado (RS), anunciou uma grande novidade para quem pretende aproveitar a temporada de verão na Serra Gaúcha. Entre os dias 20/01 e 31/03, a estrutura de lazer do resort poderá ser desfrutada na modalidade day use, de segunda a quinta (exceto feriados). Tendência mundial no mercado da hotelaria, o day use permite que visitantes aproveitem a estrutura e os serviços de hotéis, resorts e spas ao longo do dia, com uma diária promocional. “Essa modalidade é perfeita para moradores da Serra Gaúcha e turistas hospedados em Gramado, Canela e cidades vizinhas, que podem aproveitar a nossa super estrutura nestes dias de calor do verão. Trata-se de uma programação diferenciada para se divertir e relaxar em família ou a dois, desfrutando o melhor do Wyndham Gramado Termas”, explica o diretor geral do empreendimento, Marc Balanger.

Com o day useo visitante poderá utilizar diversas áreas do resort, como jacuzzis, piscinas, sala de jogos, cinema, kids club, recreação, cyber space e academia. A diária, que inclui acesso a toda área de lazer, toalha e roupão para uso interno no hotel, é válida para o horário das 10h00 às 18h00. Os valores são de R$ 99.00 + 3% para adultos e R$ 45.00 + 3% para crianças de 6 a 12 anos. Crianças até 5 anos não pagam, mas devem estar acompanhadas por um adulto. Ao fazer a reserva para o day use no Wyndham Gramado Termas, todos os hóspedes precisam apresentar documento de identidade, inclusive crianças.

Bahia lidera crescimento do número de passageiros em voos nacionais

A Bahia foi o estado com o maior crescimento no número de passageiros em voos nacionais. De acordo com o Salvador Bahia Airports, o Estado cresceu 37%, número duas vezes superior à média do Brasil (16%). O volume de assentos comercializados para os destinos turísticos da Boa Terra são resultado da política adotada pelo governo da Bahia com três importantes ações: o investimento em infraestrutura no interior e na capital; a promoção do destino Bahia e a redução do ICMS de querosene da aviação, que resultou em mais de 200 novas frequências de voos domésticos.

“Investir na recuperação de estradas, na construção e reforma de aeroportos regionais e na execução de obras de mobilidade é investir em turismo. Reforçar a segurança pública com novos policiais, novas viaturas e um moderno sistema de reconhecimento facial é investir em turismo. Construir novos centros culturais no interior e requalificar o Centro Antigo de Salvador é investir em turismo. Essas são ações concretas que trazem resultados muito positivos”, afirma o secretário estadual de Turismo, Fausto Franco.

O gestor destaca também a política de redução de ICMS de querosene, coordenada pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), como um dos fatores para o aumento do número de turistas neste Verão. Em julho de 2019, o governador Rui Costa anunciou um pacote de incentivos à expansão das operações de transporte aéreo de passageiros na Bahia. De acordo com o decreto 19.116, a alíquota mínima de ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) passou a ser de até 3%, para empresas que cumprirem critérios relativos à ampliação do número de assentos nos voos operados em aeroportos baianos. Já a alíquota máxima caiu de 18% para 12%.

Salvador

“O resultado foi a implantação de, pelo menos, 215 novas frequências ao longo do segundo semestre do ano passado apenas em Salvador. No interior, o aeroporto de Ilhéus passou a contar com 18 novos voos e o de Vitória da Conquista com 12, desde outubro”, pontua Fausto Franco. Com a redução do imposto estadual e a política de atração de turistas, a oferta de voos para a Bahia aumentou significativamente neste Verão. Somadas as médias previstas para os aeroportos dos grandes municípios turísticos, como Salvador, Porto Seguro e Ilhéus, o número de desembarques, entre frequências regulares e extras, vai ultrapassar os 14 mil na alta temporada, sendo 11.574 apenas em Salvador.

“Atrair turistas para um destino não depende do funcionamento de um equipamento de forma isolada. Promover um destino depende de uma série de ações integradas, e temos feito isso na Bahia sob a liderança do governador Rui Costa. O resultado está nas ruas de Salvador e de diversas cidades do interior do estado”, comemora o secretário de Turismo da Bahia.

Mais de 6,2 milhões visitantes são esperados na Bahia neste Verão, de acordo com estimativa da Secretaria do Turismo do Estado (Setur). O número representa um aumento de 4,5% em relação ao movimento do ano passado. Além de Salvador, que receberá pouco mais de 2 milhões de visitantes, destinos como Porto Seguro, Itacaré, Morro de São Paulo, e roteiros da Chapada Diamantina e do Rio São Francisco deverão ser beneficiados pelo aumento no número de turistas.

Endnotes:
  1. Casa La Torre: https://www.casalatorre.com.br/

Source URL: https://www.ambitur.pt/noticias-do-brasil-por-cristina-lira-132/