Notícias do Brasil… por Cristina Lira

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Categoria Advisor, Opinião

Por Cristina Lira

Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort abre suas portas no dia do aniversário da cidade

Com protocolo de higienização reforçado, o resort conhecido como o ideal para toda a família está pronto para receber todos

Piscina externa do Bourbon Cataratas do Iguaçu

A Bourbon Hotéis & Resorts anuncia a abertura gradativa de alguns de seus empreendimentos e o próximo será o Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort, que abre no dia do aniversário da cidade de Foz do Iguaçu, dia 10 de junho. Neste mesmo dia, abrirão outros espaços turísticos da cidade como Cataratas, Itaipu e Parque das Aves. A data foi estabelecida no plano para retomada do turismo em Foz do Iguaçu, que a partir desta data estarão autorizados a reabrir os atrativos, hotéis e meios de hospedagem destinados ao atendimento de turistas.

O Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort, conhecido como o resort para toda a família, depois de 81 dias fechado, abre com alguns de seus espaços abertos, respeitando os limites e regras de convivência. Para isso, a Rede Bourbon revisou os processos dos protocolos de limpeza e higienização de todas as áreas internas e externas, seguindo as recomendações dos órgãos competentes para garantir mais segurança, proteção e bem-estar de todos.

O número de apartamentos será com quantidade reduzida e um intervalo de 24 horas entre um check out e check in no mesmo apartamento. Foi implementado também o selo de limpeza nas portas indicando o dia e o nome da camareira que limpou e higienizou o quarto. Além disso, também haverá algumas limitações e restrições de alguns espaços e atividades. Inclusive, foi separado um espaço multiuso para recreação, gastronomia ou atividades, seguindo os protocolos dos órgãos competentes.

Atualmente, a Bourbon está com a campanha Pé na Estrada, que promove as viagens de carro por meio da distância de cidades vizinhas para chegar a um hotel ou resort Bourbon. Este é um momento que a Rede está mais flexível do que nunca com a promoção Total Flex, está fazendo o parcelamento em até 6x para os Resorts e 4x para os hotéis, sem juros e com a parcela mínima de R﹩200 reais.

Outros hotéis que vão abrir nas próximas semanas são: Bourbon Cambará Hotel em 03 de junho, Bourbon Foz do Iguaçu Hotel em 10 de junho e Bourbon Vitória Hotel em 01 de junho. A lista completa, bem como as atividades detalhadas de lazer de cada hotel pode ser conferida no site da Bourbon: http://www.bourbon.com.br

Sobre a Bourbon Hotéis & Resorts

Com mais de 55 anos no mercado, a Rede Bourbon está presente em 3 países (Brasil, Argentina e Paraguai), 9 estados e 18 cidades, com um total de 20 hotéis e 2 Resort, somando um total de mais de 4 mil acomodações confortavelmente equipadas e quase 3 mil funcionários. Possui mais de 41.000 m² em espaços para eventos e convenções além de uma reconhecida expertise para atender os mais variados eventos (congressos, feiras, exposições, coquetéis e eventos sociais) e aos públicos mais exigentes. É certificada, pelo segundo ano consecutivo, como Great Place To Work. Além disso, também é Amiga do Planeta com uma série de ações voltadas para a sustentabilidade.

A Rede Bourbon fundou em 2002 o Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental, que promove ações educacionais, culturais e esportivas subsidiárias ao curriculum escolar oficial nas Escolas Vezozzo da Vila Rotary de Cambará, além de ações sociais e de cuidados da saúde dessa população, promovendo parcerias que espera ver replicado em outras comunidades. O maior objetivo do Instituto Bourbon é a promoção do bem-estar social das famílias, com ênfase no enriquecimento cultural das novas gerações e o incentivo para que essas pessoas possam ascender social e economicamente.

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Iniciativa estimula turismo doméstico no Vale do Paraíba para o pós pandemia

Com ações de capacitação e auxilio a entidades sociais, o projeto Abrace o Vale promove a divulgação e fortalecimento da rede de empreendimentos turísticos da região do Vale do Paraíba Paulista e Sul Fluminense. Acesse e conheça a iniciativa em: www.abraceovale.com.br

Além de provocar uma crise sanitária que tem preocupado o mundo, a recente pandemia do coronavírus também deverá promover grandes transformações nos hábitos da população para os próximos meses. Entre as mudanças, estará, por exemplo, a escolha por passeios e atividades de lazer mais próximos ao domicílio da família, evitando o risco das longas viagens de ônibus e aviões. Com isso é esperado uma valorização do turismo doméstico.

Diante dessa nova realidade, entidades ligadas ao turismo da região lançam na próxima sexta-feira (22), Dia do Abraço, a campanha Abrace o Vale, com o objetivo de promover a retomada do turismo para o período de pós pandemia, no Vale do Paraíba paulista e Sul Fluminense. Por meio de uma plataforma digital, a iniciativa vai apresentar ao público as diversas opções de roteiros e atrativos dos municípios que integram os principais circuitos de visitação, incluindo o Circuito Religioso, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e Sul Fluminense.

O projeto visa fortalecer e estimular a economia local, diante dos desafios que surgiram com a recente crise de saúde. “Com a retomada gradual das atividades econômicas, após as medidas de distanciamento social, a tendência é que as pessoas evitem viagens coletivas para longas distâncias, buscando opções de lazer mais próximas de sua cidade. Essa nova realidade vai favorecer os empreendimentos locais”, explicou Edvaldo Rodrigues, um dos idealizadores do projeto.

Além de destacar as opções de passeios no Vale, o Abrace o Vale também vai oferecer descontos e promoções especiais para os turistas que acessarem a plataforma. Hotéis, pousadas, restaurantes e atrativos que integram o projeto irão disponibilizar vouchers a preços populares para os moradores da região.

Serão diversos pacotes disponíveis, para todos os perfis de público, incluindo transporte, hospedagem, alimentação e passeios. “Queremos aproveitar esse momento, para mostrar para as pessoas que o Vale é um local muito rico, com muitas opções de lazer para quem quer sair de casa e fazer um passeio bate e volta com a família”, disse Rodrigues.

Solidariedade e Capacitação

Além de colaborar com a retomada do turismo doméstico na região, o Abrace o Vale ainda vai estimular a solidariedade. Isso porque parte dos recursos obtidos com a venda dos pacotes e serviços será revertida para entidades sociais, que trabalham com populações carentes da região. São elas: a creche Chico Xavier, de Guaratinguetá, e a Casa Mulher e Vida, de Taubaté.

Capacitação

Para as empresas que participarem do projeto, serão oferecidas iniciativas de capacitação, em temas como planejamento e gestão de negócios, fluxo de caixa, atendimento, vendas e digitalização, oferecidas pelo Sebrae. Na área de prevenção em saúde, a Phocus Educação Corporativa vai disponibilizar consultorias para obtenção do selo em biossegurança.

O projeto Abrace o Vale é uma iniciativa da Turismo da Fé, com o apoio do Sebrae, RT da Fé, Phocus Educação Corporativa, SINHORES (Sindicato dos Bares, Hotéis e Restaurantes), Conselho Municipal de Turismo de Aparecida (COMTUR) e Portal Dica de Turismo.

Entidades do trade turístico do Rio Grande do Norte apresentam protocolo sanitário para retomada das atividades

Praia da Pipa

Como forma de tentar recuperar um dos principais setores económicos do estado, sete entidades do trade turístico se reuniram para formular um Plano de Retomada do Turismo. A iniciativa visa a construção de uma série de ações integradas para garantir a saúde pública e organizar a retomada gradativa do turismo, preservando os empregos e auxiliando na segurança económica e sanitária para uma atividade mais segura em todo o estado.

Ao todo, o projeto contempla seis fases e prevê 18 meses de atividades. Em maio, foram concluídas as duas primeiras ações previstas: criação de um protocolo de segurança sanitária e um plano de treinamento para habilitar as empresas a atuarem de acordo com as novas recomendações de biossegurança.

O foco deste Plano Básico de Segurança Sanitária é oferecer diretrizes de enfrentamento à COVID 19 para a retomada da atividade turística. O documento define um fluxo geral de atendimento a ser seguido pelas empresas do turismo, em casos de turistas com suspeita de COVID-19 ou que informem estar com sintomas da doença.

Além disso, também apresenta critérios mínimos gerais de higiene pessoal, segurança sanitária, distanciamento social e sanitização de ambientes a serem seguidas pelos segmentos relacionados à atividade turística, notadamente os Meios de Hospedagem; Receptivos e Áreas de Visitação e Alimentos e Bebidas.

O projeto envolve ainda a implementação de um Selo que ateste que as organizações estão aptas a seguirem os protocolos de saúde definidos; e a elaboração de um Plano de promoção do destino RN.

E para auxiliar as empresas na implementação das mudanças, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RN) irá ofertar capacitações online gratuitas, para trabalhadores do segmento. Inicialmente, serão 500 vagas, disponibilizadas através do Programa Senac de Gratuidade (PSG). As matrículas estarão disponíveis de 8 a 12 de junho, e as aulas terão início a partir do dia 15/06, no site do Senac RN.

Também está prevista a consolidação de um cronograma de implantação das medidas de retomada e alinhamento do governo na construção e execução de estratégias para o fortalecimento do turismo.

A iniciativa é liderada pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur), em parceira com o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), Sindicato das Empresas de Turismo do Rio Grande do Norte (Sindetur RN), e a Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do RN (SUVISA-RN).

“A importância do Plano de Retomada das Atividades Turísticas se dá pela relação de confiança e credibilidade com o mercado. Após essa crise, as pessoas passarão a procurar os destinos que se sintam mais segura. Este passa a ser é um forte diferencial de competitividade. Os nossos empreendimentos turísticos passarão a cumprir todos os protocolos de segurança sanitária, com todos os trabalhadores do turismo fazendo capacitações gratuitas no Senac, a partir de junho, para conhecerem e atuarem dentro das normativas. Estamos articulando esse trabalho com diversos setores da sociedade.”, afirma Aninha Costa, secretária de turismo do RN.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou que o setor de turismo é um dos que mais estão sofrendo com as restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus. “Foi o primeiro a fechar suas portas, e deve ser um dos últimos a ter seu funcionamento pleno restabelecido”, afirmou.

Para ele, o Plano de Retomada do Turismo do RN é importante porque os estabelecimentos precisam estar preparados para a retomada. “Os turistas que chegarem ao Rio Grande do Norte precisam se sentir seguros ao circular no nosso estado, ao se hospedar em nossos hotéis. Então, este Plano servirá não só para preparar o estabelecimentos e profissionais do turismo. Ele servirá para atestar ao visitante que aqueles locais e profissionais estão qualificados e preparados para recebê-lo. Este conjunto de ações previstas no documento, e que está sendo construídos a diversas mãos pelas entidades que fazem o setor aqui no estado, devem fazer com que o nosso destino saia mais fortalecido desta crise”, disse Queiroz.

O presidente da ABIH-RN, José Odécio Jr. também destacou a importância desse plano para a retomada do setor turístico, em especial da indústria hoteleira, que está com as portas fechadas desde março de 2020, e espera que essa iniciativa auxilie a reabertura das empresas de forma segura. “Esse plano de segurança sanitária é fundamental para pensarmos na reabertura das atividades do turismo do Rio Grande do Norte e tomar providências de higienização e controle, gerando mais segurança para os nossos colaboradores e hóspedes. Com esse trabalho que está se iniciando agora, e juntos com o apoio dessas instituições, damos um passo adiante com o nosso compromisso de combate a pandemia no sentido de estabelecer premissas básicas de cuidados sanitários, mesmo que esse protocolo ainda sofra alterações no decorrer do tempo e das avaliações. E mais do que nunca a parceria com o Senac que irá oferecer treinamentos para os nossos colabores é importantíssima, pois qualifica aqueles que estarão no dia a dia em contato com os turistas. Estamos todos de parabéns com essa iniciativa.”, comentou José Odécio.

“O desafio de reerguer o setor é enorme, pois de um lado existirão consumidores mais exigentes e preocupados com sua segurança e do outro, empresas com sérias dificuldades financeiras e com severas limitações de investimento. O trabalho conjunto iniciado nesta primeira etapa do projeto da retomada do turismo do RN mostra que é possível enfrentar este desafio. Somente com muita união, perseverança e empenho de todos, conseguiremos retomar os níveis de fluxo turístico de antes da pandemia”, ressaltou George Gosson, hoteleiro e presidente do Natal Convention Bureau.