Notícias do Brasil… Por Cristina Lira

Notícias do Brasil… Por Cristina Lira

Categoria Advisor, Opinião

Por Cristina Lira

Nobile Hotéis anuncia nova operação na capital mineira

Mesmo em meio à pandemia do Coronavírus, a Nobile Hotéis segue sua marcha de crescimento por meio de conversões e negociações em todo Brasil e América Latina. Nesta semana, entrou em operação na capital mineira, o Nobile Hotel Belo Horizonte, empreendimento de categoria económica, localizado no bairro de Itapoã, numa área nomeada como Património Cultural da Humanidade, a Região da Pampulha.

O Nobile Hotel Belo Horizonte conta com 92 apartamentos modernos e bem equipados, incluindo as Suítes Royal equipadas com antessala, cozinha, micro-ondas, banheira de hidromassagem, internet wifi, ar condicionado, frigobar, cofre, TV a acabo, além de outras opções de Suítes,  adaptadas para crianças de colo e hóspedes com mobilidade reduzida. A menos de 10 km da estação rodoviária da cidade e 23 km do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, o empreendimento está vocacionado aos eventos com capacidade para até 250 pessoas.

Para Flávia Trindade, diretora geral do hotel, a entrada de mais um empreendimento com bandeira Nobile aumenta a oferta qualificada na região da Pampulha, onde a rede soma três hotéis sob sua administração. “Essa operação se inicia com os novos protocolos de segurança para enfrentamento do Covid-19 já implantados. Eu e minha equipe estamos muito empolgados para juntos fazermos do Nobile Hotel Belo Horizonte o sucesso esperado, nos adaptando ao “novo normal” com políticas assertivas e muita determinação”, enfatiza.

Hotéis do Grupo no destino

No mês de janeiro, o Grupo Nobile completou 12 anos de uma trajetória de conquistas no mercado da hospitalidade no Brasil e América Latina. Em 2019, o Grupo obteve uma faturação de R$ 300 milhões, com incremento de GOP de 24% e de rentabilidade aos investidores de 22% em comparação ao ano de 2018.  Atualmente, a empresa ocupa a 3.ª posição no ranking das 50 maiores Cadeias e Administradoras Hoteleiras do Brasil, segundo o relatório “Hotelaria em Números 2019” da Jones Lang LaSalle. Com mais 11 mil quartos em seu portefólio e mais 6.500 em pipeline, o Grupo está presente em todos os Estados brasileiros, com atuação internacional por meio de hotéis no Chile e Paraguai.

Em Minas Gerais, o Grupo Nobile administra 10 hotéis, e parte deles são fruto da aliança firmada com a Arco Administradora (Hotéis San Diego), onde juntas ocupam a 1.ª posição entre as Administradoras Hoteleiras do Brasil com capital genuinamente nacional. Uma importante conquista do grupo foi a Certificação do Great Place to Work, sendo reconhecida como uma excelente empresa para se trabalhar.  O índice de satisfação dos mais de 8.500 investidores chegou a 86% e 95% o dos hóspedes. Além disso, 52% dos hotéis da rede foram aprovados nas inspeções do Selo de Qualidade Nobile.

Conheça a Nobile Hotéis em www.nobilehoteis.com.br  

Governo da Paraíba apresenta plano de retomada da economia à ABIH-PB

A direção da ABIH-PB – Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba, participou de uma vídeo conferência, na terça-feira (02), com os coordenadores do Comité de Gestão de Crise do Governo da Paraíba. Na oportunidade, teve conhecimento do plano de retomada da economia a partir do dia 15 de junho. A associação integra um dos comités de validação do novo protocolo de higienização e limpeza das unidades hoteleiras e boas práticas, realizado pela ABG – Associação Brasileira de Governantas e Profissionais da Hotelaria.

O plano de retomada do Governo da Paraíba se pauta em quatro indicadores: as taxas de obediência ao isolamento social; de progressão de casos novos; de letalidade; e da ocupação hospitalar. Foram estabelecidas bandeiras para análise e possível maior flexibilização. As cores serão Verde, quando todos os setores poderão estar funcionando, porém, com medidas de distanciamento social; Amarelo, restrição de funcionamento das atividades comerciais; Vermelho, funcionamento de atividades essenciais; e Preto, risco de adoção de lockdown.

Manueilina Hardma, presidente da ABIH-PB, afirmou que é importante que haja transparência no processo das discussões da retomada da economia, assim como a tomada de medidas essenciais para disseminar o novo coronavírus, tanto por parte do poder público, como o setor privado. “É uma preocupação de todos, porém, precisamos iniciar essa retomada urgente, tomando as medidas necessárias para garantir a segurança das pessoas, seja o público consumidor, como os nossos colaborares”, pontuou.

A presidente da entidade integra um dos comités do novo protocolo que será seguido a partir da retomada das atividades do setor hoteleiro. A ABG pretende acompanhar a evolução e o dinamismo da indústria hoteleira como entidade representativa de uma categoria profissional conhecedora do setor e que pretende se impor na condução de projetos e ações vinculadas ao seu compromisso de participar do desenvolvimento da hotelaria do país.

Participaram da vídeo conferência do Governo, além de Manuelina Hardman, os diretores Samir Youssef, Felipe Serpa, Rodrigo Pinto, Ricardo Lins e Gustavo Paulo Neto. O governo foi representado pelos secretários Gustavo Feliciano (Turismo), Gilmar Martins (Planeamento), Daniel Beltrammi (executivo de Saúde), Fábio Andrade, procurador do Estado.

Campanha “Meu Destino é Brasil” prepara os destinos com uma rede solidária para a retoma do setor

Fomentar, estimular e contribuir com a retomada ao Turismo! Este são os principais objetivos da campanha solidária “Meu Destino é Brasil”. O mote é oferecer diversas ferramentas, para engajar Órgãos Oficiais do Turismo, Entidades, Pequenas e Médias Empresas do setor e o Consumidor Final.  A ação conta com peças criativas que destacam os destinos brasileiros, disponíveis numa plataforma online.

“Criámos uma campanha pensando em potencializar a divulgação de um posicionamento unificado, trazendo novamente a pauta de viagens para a vida das pessoas e contribuindo para a retomada económica. Nosso intuito é apoiar não só nossos clientes e parceiros, mas também o mercado como um todo, que está completamente fragilizado com a pandemia. A campanha oferece diversas ferramentas, com o objetivo de contribuir e engajar por meio digital”, explica Vitor Bauab, sócio da BBG Brasil e um dos idealizadores da campanha.

Praia da Pipa

Há uma série de ações colaborativas que contribuem com toda cadeia produtiva do turismo, enaltecendo imagens dos destinos, mensagens positivas sobre temas de viagem, viés comportamental e todo o cenário que cerca o tema do Turismo. São peças prontas para stories, feed, filtros, adaptáveis nas principais redes sociais, como Instagram e Facebook, além de formatos para mala direta.

“Queremos formar uma rede solidária. Não queremos prevalecer nenhuma região do País, órgão governamental e empresarial. Nosso único objetivo é viralizar a viagem nacional. Vamos despertar nas pessoas o desejo de explorar o próprio país. Meu Destino é o Brasil é mais que uma campanha conjunta sobre turismo, é sobre relacionamento, pertença e unidade. Esse tipo de incentivo segue as tendências de colaborativíssimo mundial”, comenta Luciana Fernandes, sócia da BBG Brasil e uma das idealizadoras da campanha.

Para participar da campanha, basta aceder ao site (vídeo aqui) e baixar as peças. O participante pode utilizar as artes já prontas e/ou baixar as peças editáveis e personalizá-las de acordo com seu produto ou destino. Aqueles que seguirem a campanha por meio das redes sociais acompanharão as novidades, atualizações da campanha e poderão concorrer a viagens pelo Brasil, quando tudo isso passar.

Setur e Emprotur realizam capacitação online em parceria com a ABAV-RN

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo (Setur/RN) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR), realizou na noite desta quinta-feira (04), uma capacitação exclusiva de agentes de viagens do estado. O objetivo da ação foi incentivar os profissionais para a venda de destinos internos no RN para o público potiguar.

Seguindo as tendências apontadas por pesquisas internas, a retomada se dará nos destinos regionais. Desta forma, a ação, feita em parceria com a ABAV/RN, foi pensada para ativar os agentes de viagens para oportunidades de experiências turísticas dentro do estado.

“Quando tudo isso acabar, as pessoas vão querer viajar. Mas elas optarão por viajar para locais que tenham segurança e pesquisas desenvolvidas pela Setur e Emprotur mostraram que os destinos mais próximos serão a primeira opção. Preparamos uma capacitação pontuando os atrativos turísticos do Estado. Contemplando especialmente lugares e experiências pelo interior, demonstrando segmentos que envolvem opções para o turismo de aventura, religioso, ecológico, cultural e de experiência”, explicou a secretária de Turismo, Aninha Costa.

Praia de Barra do Cunhau

“Esperamos oferecer com essa ação inicial, condições para o desenvolvimento de pacotes turísticos pelo Rio Grande do Norte apoiando à comercialização do turismo interno. O próximo passo é alcançar os turistas dos estados vizinhos, como Paraíba, Ceará e Pernambuco”, pontuou o presidente da Emprotur, Bruno Reis.

A iniciativa, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens do RN (ABAV/RN), contou com a participação de secretários de turismo cujas cidades fazem parte do Mapa Turístico do RN e agências de viagens. “Contamos com a colaboração dos municípios para direcionar, junto às agências, esse momento tão importante que será o da retomada”, afirmou a presidente da ABAV/RN, Michelle Pereira.

Após a capacitação os profissionais receberam e-books como material de apoio, com mais informações detalhadas sobre os destinos e atrativos turísticos. Novas ações estão sendo alinhadas junto com a ABAV do RN e de outros estados para dar continuidade ao projeto.

Capacitações Nacionais

O trabalho de relacionamento também está sendo feito no âmbito doméstico e internacional, ainda que de forma mais contida, uma vez que o cenário de retomada ainda está incerto para viagens de longas distâncias. No entanto, o contato com esses atores torna-se indispensável para manter o interesse no destino. Ao longo das últimas semanas, foram realizadas lives para apresentação do destino com as operadoras Schultz, HotelDo e Agaxtur Viagens, atingindo um total de mais de 700 agentes de viagem no país.

Capacitações internacionais

Ao que diz respeito às capacitações de promoção no mercado internacional, o foco tem sido a manutenção do contato com os principais mercados emissores. Nesse sentido, foram realizadas capacitações com agentes da Colômbia e Argentina, alcançando mais de 250 agentes de viagem. Também foi promovido um encontro com a rede de contatos da companhia aérea Latam (América do Sul). Para o mês de junho, o trabalho será intensificado com capacitações agendadas com a Bolívia, no dia 11. Em seguida, no dia 15 de junho, será a vez da Espanha.

GPS Hotéis e Resorts desenvolve protocolos de saúde e segurança

Os clientes do GPS (Grupo Porto Seguro de Hotéis & Resorts) estão prestes a voltar a desfrutar do conforto e estrutura privilegiada dos empreendimentos do grupo na Costa do Descobrimento. A partir de 01 de agosto, o Porto Seguro Praia Resort e Porto Seguro Eco Bahia Hotel (incluindo o Aroeira Restaurante), voltam a operar, com a comodidade de sempre e os mais apurados protocolos de saúde e segurança que o momento exige.

“Pensando na saúde e bem-estar dos nossos clientes, parceiros e colaboradores, retornaremos nossas atividades adotando todas as medidas preventivas necessárias e seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde para receber todos com a hospitalidade de sempre e mais austeridade no controle de nossos padrões de higiene e saúde”, afirma o gerente comercial do grupo, Guto Jones. Ele informa que as reservas estão abertas, com condições especiais para entradas a partir de 01/08/2020 até julho/2021. “Daremos total flexibilidade e suporte para reagendamentos”, adianta.

Novas regras

Foi criado o “Comité de Prevenção de Risco”, estabelecendo as medidas a serem adotadas e prevendo mudanças que abrangem todas as áreas dos empreendimentos, com atenção especial aos clientes, mesmo antes do check-in. “Os procedimentos de check-in online garantirão o mínimo de contato pessoal desde a chegada. Entre as novas regras, as unidades do GPS inicialmente vão operar com apenas 50% de ocupação da capacidade, incluindo os espaços sociais”, enfatiza.

Haverá ainda desinfecção das malas e aferição da temperatura dos hóspedes. O uso de máscaras será obrigatório durante o período de permanência nas áreas comuns de convivência, onde deverá ser respeitado o distanciamento mínimo exigido pela legislação. Todas as refeições serão servidas em locais amplos e arejados, com afastamento das mesas e serviços ajustados para garantir o menor contato possível com os alimentos. Os shows e atividades de lazer serão readequados respeitando o distanciamento social.

Nos espaços para crianças haverá maior limitação do número de participantes e higienização dos equipamentos de forma mais intensa. Também serão disponibilizadas atividades de recreação nas inúmeras áreas verdes existentes, priorizando atividades ao ar livre. Nas piscinas, a manutenção seguirá altos padrões de esterilização e tratamento da água. As espreguiçadeiras serão dispostas com espaçamento adequado e desinfetadas a cada uso. A academia funcionará para atividades individuais, com agendamento prévio, e a cada utilização será efetuada a devida limpeza e desinfecção.

Haverá também testes frequentes de Covid-19 para os colaboradores, sempre orientados a usar de forma adequada os equipamentos de proteção individual. Todas as mercadorias e insumos passarão por processo de triagem e desinfecção. Os enxovais (roupas de cama e banho), após lavados e esterilizados serão embalados de forma individual por apartamento. As acomodações seguirão rigorosos padrões de limpeza e ficarão em quarentena após a saída dos hóspedes. Álcool em gel 70% será disponibilizado em todos os ambientes para clientes e colaboradores. “Juntos somos mais fortes e vamos superar todas as adversidades. Em breve voltaremos a nos divertir de novo”, salienta Guto de Paula, diretor geral do grupo.