Notícias do Brasil… Por Cristina Lira

Notícias do Brasil… Por Cristina Lira

Categoria Advisor, Opinião

…Por Cristina Lira

Baía dos Golfinhos é considerada uma das 10 melhores praias da América do Sul 

A Baía dos Golfinhos foi eleita a oitava melhor praia da América do Sul em prémio do TripAdvisor, uma das principais plataformas de turismo do mundo. A nomeação anual, intitulada Travelers’ Choice Best of the Best 2020, elege os destinos mais bem avaliados com base em recomendações e notas dos próprios viajantes.

Na edição de 2020 em que a consagrou, a Baía dos Golfinhos desponta acima de destinos consolidados da rota sul americana, destacando-a como um dos paraísos mais visados em toda a América do Sul. Turistas elogiaram as belezas do lugar, incluindo a possibilidade real de estar entre os animais que batizam a praia. A rica oferta de restaurantes, acomodações e experiências na região de Tibau do Sul contribuiu com a posição o positiva conquistada pelo destino potiguar.

Para a secretária de turismo do estado, Aninha Costa, o prémio reforça o posicionamento turístico estratégico do Rio Grande do Norte. “Esse reconhecimento demonstra mais uma vez as potencialidades do Estado. O destino está cada vez mais conhecido nacional e internacionalmente, e isso alavanca nosso prestígio”, comentou.

Iniciativas de preservação ambiental e cuidados com a vida marinha, como as realizadas pelo movimento Preserve Pipa, estão diretamente ligadas a premiação. “A validação do prémio junto ao TripAdvisor é um reflexo de que estamos no caminho certo. Nosso trabalho é em prol da preservação das praias e da vida marinha, equilibrando as demandas turísticas com responsabilidade e sustentabilidade. Queremos conservar o que faz esse lugar ser especial para o mundo”, destaca Wanderson Borges, presidente do Preserve Pipa.

Maiores destinos do RN já estão prontos para receber turistas 

Natal, Pipa, São Miguel do Gostoso e Maxaranguape, os maiores destinos turísticos do Rio Grande do Norte, já retomaram as atividades comerciais, e isso inclui hotéis, pousadas, bares, restaurantes e passeios turísticos, totalmente prontos para receber os turistas.

Os municípios em questão seguiram o isolamento imposto pelas autoridades desde março de 2020, tendo em vista a pandemia do Coronavírus. Já a partir do início do mês de julho as atividades econômicas começaram a retornar a rotinha, seguindo os protocolos estabelecidos pelas autoridades.

Com a retoma das atividades económicas, o setor de turismo começou a reabrir portas, e atualmente muitos hotéis estão abertos em Natal. Já em Pipa / Tibau do Sul , São Miguel do Gostoso e Maxaranguape, praticamente 100% dos hotéis já retomaram. Nestes destinos, já se conta com o funcionamento pleno de bares e restaurantes até às 23h, além das instalações turísticas, lojas e shoppings centers, todos seguindo os protocolos de segurança sanitária.

A destacar que o Rio Grande do Norte foi o primeiro destino do Brasil a receber o certificado internacional de Destino Seguro pelo WTTC – Conselho Mundial de Viagens e Turismo, com a requisição do selo de viagem segura criado pela entidade (Travel Safety Stamp), uma conquista que veio para somar ao selo local chamado Turismo + Protegido, que possui o objetivo de capacitar os profissionais do setor e promover os serviços turísticos do Rio Grande do Norte.

Essas condutas foram alcançadas com êxito graças as diversas medidas e protocolos produzidos e aplicados pelas entidades públicas e privadas para garantir que o estado possa retornar sua atividade turística com total segurança e reconhecimento por parte do turista, isso inclui uma plataforma lançada pela Empresa de Promoção Turística do RN (Emprotur) para que os viajantes tenham acesso às empresas do estado que fizerem adesão voluntária ao selo.

Outra boa notícia que anima tanto os turistas quanto a população local é que a cidade do Natal vem apresentando queda em estabilização de casos Covid-19. Segundo o boletim Infogripe, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado no final de julho de 2020, Natal foi apontada como única capital do país em que a queda de casos pode estar iniciando uma possível estabilização.

“Os hotéis também já estão retomando as suas atividades com preocupação em oferecer toda segurança sanitária necessária aos hóspedes, para que possam se sentirem seguros e usufruir de uma agradável estadia. Tivemos a preocupação, não só em adotar os protocolos, mas também treinar as equipes”, ressalta o presidente da ABIH-RN (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte), José Odécio Jr.

Vivá Porto de Galinhas Resort reabre com novas medidas de segurança e higiene

Após quatros meses, o Vivá Porto de Galinhas Resort reabriu as portas ao público na última sexta-feira (31) com novas medidas de boas práticas de segurança, saúde e higiene, visando a saúde dos hóspedes e colaboradores. Durante este período de pausa nas atividades, o Resort investiu na melhoria da infraestrutura e realizou diversos treinamentos com os funcionários, com objetivo de capacitá-los para o novo momento.

Na chegada ao resort, o hóspede terá de medir a temperatura. Depois, o funcionário disponibiliza-se para higienizar a mala. O check-in pode ser feito online, através do aplicativo EasyTrip, minimizando o tempo de espera na recepção. Além disso, o aplicativo também mostra a programação diária do Resort, os cardápios, serviços e outras informações importantes.

A recepção, por sua vez, estará equipada com protetores acrílicos como barreiras físicas e demarcações nos pisos para sinalizar e garantir o distanciamento entre os clientes em atendimento. O Vivá Porto de Galinhas Resort conta com uma ampla área verde. Além de descansar e curtir a natureza, todos os hóspedes, sejam adultos ou crianças, podem participar das atividades de recreação ao ar livre. Vale salientar que as programações foram adaptadas para a área externa do empreendimento.

Os restaurantes também passaram por modificações. As três áreas gastronómicas do Vivá – Bucaneiro Bar, Restaurante Timoneiro e Bar da Piscina – estão com mesas e cadeiras separadas, intensificando o distanciamento. No Restaurante Timoneiro, o serviço oferecido no café da manhã, almoço e jantar é o de buffet assistido, no qual os funcionários do Resort servem os hóspedes. Os clientes também podem optar pela opção a la carte ou realizar as refeições no conforto do quarto, através do serviço de Room Service. Os talheres estão sendo higienizados e devidamente embalados de forma individualizada, para evitar contaminação cruzada. Temperos, molhos, azeite e sal estão disponibilizados em sachês.

Para utilizar alguns serviços no Resort, como academia, SPA e sala de internet, é necessário realizar o agendamento de horário pelo aplicativo. Outros espaços como o salão de jogos e cinema estão funcionando com capacidade reduzida e distanciamento de mesas e cadeiras.

A higienização das áreas comuns do local está ainda mais intensa, com limpeza de banheiros a cada hora e limpeza de mesas, cadeiras e espreguiçadeiras após a saída de cada hóspede. Os corrimãos de escadas, maçanetas, portas, elevadores, trincos de portas de acesso e bancadas também estão sendo limpos com mais frequência. Além disso, há diversos pontos de álcool em gel distribuídos em áreas estratégicas do Resort.

Nos apartamentos, a limpeza e arrumação estão sendo realizadas diariamente, de acordo com as normas sanitárias da ANVISA e Organização Mundial de Saúde (OMS). O hóspede pode escolher a periodicidade da limpeza do seu quarto ou até optar em não ter o ambiente arrumado durante sua estada. Além disso, os quartos estão sendo bloqueados por 24h entre cada check-out e check-in, como forma de garantir a eficiência no processo de higienização.

“Neste primeiro momento, o Vivá Porto de Galinhas Resort está funcionando com ocupação reduzida e todos os nossos funcionários foram devidamente treinados por profissionais de saúde, desde os cuidados básicos até a higienização completa e eficaz de dos ambientes do Resort. Agora, mais do que nunca, prezamos mais pela saúde e bem estar de todos os hóspedes e colaboradores”, afirma do Diretor Comercial do Vivá Resort, Otaviano Maroja.

O Vivá Resort seguiu à risca o Manual de Boas Práticas da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG), feito em parceria com o Real Hospital Português (RHP) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Departamento de Hotelaria e Turismo, e que segue todas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Vale salientar, inclusive, que o empreendimento foi o primeiro no Brasil, na categoria “resort”, a conquistar o selo Safe Travel do World Travel & Tourism Council (WTTC). O selo garante que os viajantes reconheçam as empresas que adotaram os protocolos padronizados globais de saúde e higiene, garantindo viagens mais seguras para todos os turistas.

Traveller’s Choice 2020

O Vivá Porto de Galinhas Resort está entre os 25 melhores hotéis para famílias no país, de acordo com o prêmio Traveller’s Choice 2020 do TripAdvisor, o qual reconhece as avaliações dos turistas em quesitos como limpeza, organização, atendimento, localização e custo-benefício dos hotéis. O prémio, por sua vez, ratifica as avaliações positivas efetuadas nos diversos canais de venda dos empreendimentos.