Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Categoria Advisor, Opinião

Por Cristina Lira

“Sabor Arretado”: Descubra Pernambuco ensina a fazer as delícias da culinária pernambucana

Desde o início da pandemia, o perfil oficial do Turismo de Pernambuco no Instagram se empenha em compartilhar vídeos com receitas de chefs do litoral, Agreste e Sertão. Já foram 22 detalhados 22 pratos.

Quando se fala em gastronomia, a possibilidade de receitas e experimentação é vasta. Além de auxiliar no aprofundamento na cultura dos alimentos, para muita gente, a cozinha é até uma atividade terapêutica. Pensando nisso, ao longo do período de pandemia da covid-19, o perfil no Instagram do Descubra Pernambuco (@descubrapernambuco), página mantida pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), incrementou ao seu conteúdo digital receitas de chefs e cozinheiros de municípios pernambucanos.

Além das postagens e curiosidades sobres os destinos, o internauta pode conferir, na série batizada de Sabor Arretado, receitas fáceis de executar que estão ligadas às tradições dos destinos. A ação integra o programa de interiorização mantido pelo Governo de Pernambuco, o Bora Pernambucar.

O quadro vai ao ar sempre às sextas-feiras e, desde o início da quarentena, deixou os internautas com água na boca com as 22 receitas publicadas em vídeo por chefs renomados e entusiastas locais da culinária. “No apogeu da pandemia, conseguimos apresentar ao internauta – que são potenciais visitantes das cidades -, o melhor da gastronomia dos nossos destinos. Além de ser um bem cultural do nosso povo, a gastronomia gastronomia pernambucana é um dos elementos importantes para o turismo. Essa série do Descubra Pernambuco busca dar uma palinha de tudo o que pode ser apreciado aqui, aguçar a vontade de viajar pelo Estado”, afirma o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Os vídeos publicados são leves, descontraídos e trazem os chefs conversando informalmente com o seguidor, ao mesmo tempo que preparam os pratos. A série já contou com a presença dos chefs Cesar Santos, da Oficina do Sabor; Alcindo Queiroz, do Restaurante Patuá; Joca Pontes, do Villa e Ponte Nova, além de vários outros do interior, famosos em sua região por terem criado iguarias como a Moqueca de surubim e o Bolo de manga com maracujá.

Sabor Arretado já contemplou receitas de Recife e Olinda, passando pela Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado. São Benedito do Sul, Macaparana, Bezerros, Arcoverde, Floresta e outras cidades foram representadas.

Para os próximos episódios, o quadro promete proporcionar aos internautas a imperdível experiência de preparar o tradicional Bolo de Caco, típico do município de Solidão, no Sertão. A receita dialoga com o ritual de fé e acolhimento que marca as romarias tradicionais da região. Outro prato deste menu online é o Carneiro ao vinho, carro-chefe da cidade de Taquaritinga do Norte. Ficou com água na boca? Segue o @descubrapernambuco para aprender a fazer essas delícias que só Pernambuco tem.

SERVIÇO
Sabor Arretado – Todas as sextas-feiras, no perfil do IG @descubrapernambuco

Maior evento virtual do turismo brasileiro mostra como o setor se reorganiza para a retomada

ABAV Collab reflete otimismo do mercado e projeta bom momento para as viagens domésticas.

Primeiro evento virtual do turismo brasileiro, o ABAV Collab já tem pronta a vitrine que apresentará ao público ao longo da próxima semana. Distribuídos por três pavilhões, 375 expositores, dos mais variados segmentos do setor do turismo, incluindo as principais entidades e grandes marcas do setor aéreo, hoteleiro, de locação de carros e representações de destinos turísticos concentrarão a oferta que já movimenta o mercado após seis meses de desaquecimento causado pela crise da Covid-19. O ABAV Collab foi aberto neste domingo (27) direto de Salvador.

O Destino Brasil vem com força total com um pavilhão inteiro contemplando os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, organizado pelo Ministério do Turismo, que também promete antecipar as estratégias para a retomada do setor nacional. Destinos internacionais como a Argentina, que participa com uma grande representação, também apostam na retomada e na recuperação do fluxo brasileiro.

O Peru, tradicionalmente presente nos eventos da ABAV, preparou duas palestras tutoriais para ampliar o conhecimento dos agentes de viagens sobre o potencial do destino para o turismo cultural e gastronômico. “Parabenizamos a iniciativa da ABAV pela realização do evento digital. Com certeza, será um marco na retomada do turismo, diante do cenário atual. Valorizamos a importância que as agências de viagens representam no setor, sendo peça fundamental junto às operadoras”, afirma a diretora da Promperú Brasil, Milagros Ochoa.

Entre as entidades do setor, destaque para a participação da CNC/Sesc/Senac, este ano conjuntamente com a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), que terá workshops de capacitação do Senac; tours virtuais pelos meios de hospedagem do Sesc; e conteúdos em áudio e vídeo da série Turismo em Movimento, do Cetur/CNC, entre outras ações.

Os visitantes ainda poderão comprar publicações da Editora Senac, com 50% de desconto, além de baixar dezenas de publicações produzidas pelas entidades com foco em turismo, gastronomia, produtos e destinos turísticos.

O Sebrae, outro grande parceiro do setor e do agenciamento de viagens, colocará à disposição do público do ABAV Collab um conjunto de soluções para os pequenos negócios. A instituição estará presente, ainda, com três painéis, debatendo temas fundamentais como Inovação, a essência do Turismo; Retomada do Turismo e os Pequenos Negócios, e Pix – novo meio de pagamento gerando ganhos para negócios de turismo.

A Gol, além da presença com estande virtual, apresentará os painéis Processo de construção de malha e evolução da demanda no período de crise, apresentado por Renzo Mello, diretor de Canais de Vendas, e Rafael Araújo, diretor de planejamento de malha aérea; Foco em Segurança e Cliente: como a Gol se adaptou, por Carol Trancucci, diretora de Produtos, Experiência e Relacionamento com Cliente; e Viagens para a Europa, e agora?, ministrado por Jean-Marc e Fabio Lessa, das parceiras Air France/KLM.

Na sexta-feira (2/10), o ABAV Collab abre a plataforma virtual também ao consumidor final para uma Black Friday de Viagens, onde agências associadas à ABAV de todo o Brasil atenderão com mais de 300 ofertas, e opções desde passeios de trem até roteiros completos em resort com tudo incluído.

Confira aqui a lista completa dos expositores que atenderão o público do ABAV Collab entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, das 13h às 19h. Para ter acesso a todos os espaços e conteúdos da plataforma virtual é necessário credenciamento prévio pelo www.abavcollab.com.br, onde também é possível conferir a programação completa a partir da cerimônia de abertura, neste domingo.

Sobre o ABAV Collab
Jornada virtual entremeada por ações presenciais, desenvolvida sob o conceito colaborativo e com o envolvimento de todos os elos da cadeia produtiva do turismo, unidos no objetivo comum de alavancar a retomada do setor, com sustentabilidade e múltiplas oportunidades de negócios.

A partir de dinâmicas inovadoras, o evento desenvolve a programação com foco em capacitação, networking e geração de negócios, por meio de palestras, apresentações em formato de ted talks, tutoriais, manifestações culturais e stand ups, entre muitas outras atrações e interações.

O ABAV Collab tem o patrocínio da CNC/Sesc/Senac, Gol, Latam e do Sebrae, e o apoio da Itália – Agência Nacional de Turismo.

Sobre a ABAV Nacional
Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,4 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas do setor no país.

A entidade tem sua imagem fortalecida por meio de iniciativas do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), na promoção de cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação, e na gestão e curadoria dos conteúdos e capacitações profissionais inseridos nos eventos promovidos pela entidade. Globalmente a ABAV Nacional está integrada à World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e ao Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).

 

Hotéis do Beach Park têm certificação máxima da RCI 2020
Pela primeira vez, todas as unidades hoteleiras do destino turístico recebem o reconhecimento Gold Crown no mesmo ano. Suites e Acqua também obtiveram o certificado Excellence in Service.

Em contínuo aprimoramento de gestão e prestação de serviços, o Beach Park recebeu mais um importante reconhecimento de qualidade. A RCI, líder mundial em serviços de viagens para a indústria da propriedade compartilhada, conferiu o nível máximo de avaliação aos quatro hotéis do empreendimento. Suites, Oceani, Acqua e Wellness foram classificados como Gold Crown. Suites e Acqua receberam ainda o reconhecimento Excellence in Service. Pela primeira vez, Beach Park recebe a avaliação máxima em todas unidades hoteleiras no mesmo ano. Os resultados são obtidos a partir da análise dos questionários respondidos pelos associados da RCI após o check-out nos hotéis. A apuração compreende o período entre setembro de 2018 e agosto de 2019. “Para nós, é um orgulho entregar estes reconhecimentos para o Beach Park. Eles são resultado tangível da credibilidade e da confiança dos hóspedes, que qualificam e compartilham suas experiências, nos permitindo estabelecer os diferentes critérios de reconhecimento”, diz Fabiana Leite, líder de Operações da RCI Brasil.

Gold Crown é a categoria máxima de reconhecimento concedida pela RCI e leva em conta quesitos como limpeza, manutenção, hospitalidade, processos de registro de check-in e check-out e amenidades e serviços em geral.

Já o reconhecimento Excellence in Service compreende empreendimentos que alcançaram nota mínima de 4,5 (máxima é 5) nas cartas-comentários respondidas pelos associados RCI que se hospedaram no hotel, refletindo uma qualidade excecional de serviços. A equipe de vendas do Beach Park também teve sua qualidade atestada com o reconhecimento Top Producer, pela atuação nas salas de vendas e a performance do Beach Park Vacation Club.

“O reconhecimento dos turistas é o nosso maior termômetro, o que nos mostra como e onde precisamos melhorar. É um importante retorno para que estejamos sempre avaliando e aperfeiçoando nossos serviços. Estamos muito satisfeitos com esse reconhecimento e sempre motivados para continuar melhorando”, afirma o Diretor de Operações do Beach Park, Paulo Menezes.

A RCI é líder mundial em serviços de viagens para a indústria da propriedade compartilhada, com 4 milhões de sócios em todo o mundo, oferecendo acesso de mais de 4.200 empreendimentos afiliados em aproximadamente 110 países.

Hotéis do Beach Park – Reconhecimento RCI Gold Crown 2020

– Suites Beach Park Resort: Gold Crown e Excellence in Service
– Oceani Beach Park Hotel: Gold Crown
– Acqua Beach Park Resort: Gold Crown e Excellence in Service
– Wellness Beach Park Resort: Gold Crown

Visita a Rampa.

Rampa: Governo e Embaixada dos EUA negoceiam cooperação
Um dos principais símbolos da conexão histórica entre o Rio Grande do Norte e os Estados Unidos, o Complexo Cultural da Rampa terá as obras concluídas ao fim de 2020. Visando uma parceria para implantação das exposições culturais no local, a governadora Fátima Bezerra recebeu no fim da tarde desta sexta-feira (25) o embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, no prédio às margens do Rio Potengi.

Acompanhada da equipe de secretários de Estado e auxiliares, a chefe do Executivo estadual apresentou o prédio histórico, que está com 80% das obras executadas, e discutiu um trabalho conjunto com os estadunidenses. “Esta visita é um passo concreto que está sendo dado para o avanço dessa parceria muito bem-vinda. Tudo que a Rampa expressa, de um momento importante da nossa história, do Brasil e dos EUA, mostra que vamos ter uma saudável e exitosa parceria nesse resgate histórico”, afirmou Fátima Bezerra.

Junto com a cônsul geral dos EUA no Recife-PE, Jessica Simon, o embaixador conheceu todas as instalações onde ocorreu a Conferência do Potengi, encontro em 1943 entre os presidentes Getúlio Vargas e Franklin D. Roosevelt para selar a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Graduado em história, Chapman se disse encantado com o local e em conhecer esse pedaço histórico de seu país em terras potiguares. “É uma grande honra estar aqui celebrando esse fato. Penso que é necessário que se tenha, ao menos, uma exposição da História americana aqui na Rampa. Será nossa tarefa viabilizar isso”, completou o embaixador.

Este foi o segundo encontro entre a governadora Fátima Bezerra e o embaixador Todd Chapman. Na quinta-feira, a equipe do Governo do Estado e os diplomatas encaminharam acerto para protocolos de parceria. Os documentos do acordo entre o Governo dos EUA e o RN versarão sobre áreas como segurança pública, desenvolvimento econômico, educação e cultura e história.

Ainda durante a reunião da quinta-feira, o diplomata afirmou que fará um acerto com o Governo do Estado para encaminhar uma funcionária da Embaixada, especializada na curadoria de museus, que irá cooperar com a formatação do museu a ser instalado no complexo cultural.

MÚSICA
A visita ainda contou com um momento musical. O saxofonista Joedson Silva e o tecladista Luan Duarte apresentaram-se durante o pôr do Sol, com direito à execução das músicas sendo feitas em um barco de dentro do Potengi. O repertório foi desde a valsa Royal Cinema, do potiguar Tonheca Dantas, até a clássica New York, New York, imortalizada na voz de Frank Sinatra.

O encontro na Rampa ainda contou com a presença do vice-governador Antenor Roberto e dos secretários de Estado do Turismo, Ana Maria Costa; da Segurança Pública e da Defesa Social, Francisco Araújo; da Infraestrutura, Gustavo Coelho; e da Educação, Getúlio Marques. Também estiveram presentes o diretor geral da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, o comandante geral da Polícia Militar do RN, coronel Alarico Azevedo, e o representante do Instituto Histórico e Geográfico do RN, Armando Holanda.