Notícias do Brasil… Por Cristina Lira

Notícias do Brasil… Por Cristina Lira

Categoria Advisor, Opinião

*Por Cristina Lira

Milagres lidera ranking de buscas entre os destinos em alta para o fim do ano

A charmosa cidade de São Miguel dos Milagres, no litoral Norte de Alagoas, lidera o ranking de destinos em alta para os períodos de Natal e Ano Novo da Booking.com. A cidade alagoana foi a que mais cresceu no interesse dos viajantes no comparativo dos anos 2020 e 2019 nesta plataforma, que é uma das mais influentes no mercado do turismo no mundo.

Maragogi, também no litoral Norte, e Barra de São Miguel, no litoral Sul, aparecem ao lado de Milagres na liderança do ranking de destinos em alta, especificamente para o período de Natal, ocupando o 2º e 3º lugar, respetivamente, formando um top 3 inteiramente de Alagoas. O resultado é fruto de um levantamento feito pela Booking.com entre os dias 2 e 29 de novembro com as cidades mais pesquisadas para o Natal (entre os dias 24 e 27 de dezembro) e Ano Novo (entre 30 de dezembro e 3 de janeiro).Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, o crescimento no interesse do público pelas cidades alagoanas é resultado direto do intenso trabalho de promoção do Estado, conduzido pelo Governo de Alagoas.

“Desde o início da pandemia nos preocupamos em traçar estratégias que fomentem a atividade turística e garantam uma retomada segura e exitosa do setor no Estado. Com uma ampla campanha de mídia online e offline entre os grandes players regionais e nacionais, garantimos que os olhos do mercado do turismo brasileiro estejam voltados para Alagoas. Já estamos colhendo os resultados deste trabalho com três cidades alagoanas no top 3 de destinos em alta na Booking. Dessa forma, a atividade turística cresce e se consolida em todas as regiões, impulsionando a geração de emprego, renda e oportunidades aos alagoanos”, pontua Rafael Brito

“Seu próximo Destino é Alagoas”

Desde setembro deste ano, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), realiza a campanha “Seu próximo Destino é Alagoas“, promovendo as belezas e atrativos turísticos locais por meio de mídia online em diversas plataformas digitais em todo o país. A ação inclui descontos e condições especiais em centenas de hotéis espalhados pelo estado.

Com protocolos e selo internacional, Alagoas garante segurança na retoma do turismo

Com o rígido protocolo de segurança sanitária implantado, que rendeu a Alagoas o selo Safe Travels da WTTC e a marca de cerca de 1.200 estabelecimentos certificados com o título de Turismo Responsável pelo Ministério do Turismo (Mtur), o estado retoma a atividade de forma gradual e se consolida como destino seguro em todo o país. O movimento de recuperação otimista foi diretamente impactado pela conduta de cuidados e conscientização liderada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), durante a pandemia.

Quem atesta isso são os próprios turistas, como é o caso de Murilo Gorri, psicólogo, que veio do Paraná passar férias em Alagoas com o namorado. “Em todos os lugares nos quais estivemos há avisos orientando sobre o uso da máscara, luvas e assepsia das mãos, como obrigatoriedade. Os bares e restaurantes, até mesmo muitos vendedores ambulantes usam a máscara e tem álcool em gel disponível”, conta.

Já Eduardo Silva é alagoano e aproveitou as férias para conhecer melhor o seu estado regionalmente. “Todos os hotéis em que passei estavam adaptados e me senti seguro”, pontua o administrador que viajou por atrativos do Litoral ao Sertão, conhecendo cidades como São Miguel dos Milagres, Barra de São Miguel, Coruripe e Piranhas.

A retoma da atividade turística tem sido célere: só neste mês de dezembro, a malha aérea alagoana conta com cerca de 75% do número de voos existentes no período pré-pandemia – resultado já previsto pelo Governo do Estado. São 19 voos diários com origem e destino em cidades como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Salvador (BA). Além destes, durante toda a alta temporada de verão, Alagoas receberá 120 voos fretados de diversos destinos brasileiros.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, a expectativa é que o estado receba cerca de 750 mil turistas entre os meses de dezembro de 2020 e março de 2021.

“Com todos os cuidados necessários estamos retomando o turismo no estado, movimentando esta cadeia que é uma das principais forças da nossa economia. Conquistamos o selo Safe Travels da WTTC e somos o segundo estado de todo o Nordeste em número de empreendimentos certificados pelo Selo Turismo Responsável do Ministério do Turismo (Mtur), com cerca de 1.200 empreendimentos. Todo este trabalho faz com que a gente garanta mais segurança não só ao turista, mas a todos os trabalhadores que dependem direta e indiretamente do setor, e à nossa população”, ressalta Rafael Brito.

SERHS Natal Grand Hotel & Resort comemora 15 anos

O SERHS Natal Grand Hotel & Resort celebrou seus 15 anos, em uma inesquecível cerimônia na quinta-feira (03), com a presença do presidente do grupo catalão SERHS – Jordi Bagó, do diretor geral do SERHS Hotels Brasil – Willian Lass, do diretor de desenvolvimento corporativo do grupo – Ivanaldo Bezerra, convidados especiais e colaboradores.

A noite começou com a exibição de um vídeo com mensagem do saudoso presidente do grupo – Ramón Bagó (in memoriam), falando sobre a situação na época da crise na Europa e as dificuldades do momento, o que emocionou a todos.

Em seguida, Ivanaldo Bezerra falou sobre a trajetória do grupo SERHS no Brasil e do relacionamento e amizade com o presidente Jordi Bagó (filho de Rámon Bagó). Em sua gestão como secretário de turismo do Rio Grande do Norte na época, Ivanaldo Bezerra conheceu o Sr. Ramon Bagó, o convidou para conhecer o estado, deixando-o encantado com o potencial turístico do RN. Foi no início de julho de 2001, que o então presidente – Ramon Bagó, assinou a escritura no cartório para a compra de um terreno de um milhão de reais para a construção de um resort 5 estrelas, selando assim o primeiro investimento do grupo catalão no estado e no Brasil.

Durante a fala do atual presidente do grupo SERHS – Jordi Bagó, o mesmo ressaltou os cuidados que a empresa teve com os colaboradores durante a pandemia, deixando claro que o principal foco do grupo sempre será valorizar o ser humano. O mesmo também agradeceu a todos os colaboradores pelo empenho em prol do hotel.

Willian Lass, diretor geral do SERHS Hotels Brasil há três anos, enfatizou que o SERHS sempre se preocupou com o seu colaborador, inclusive adotou todas as medidas e protocolos sanitários determinados pela OMS e autoridades estaduais e nacionais, com o intuito de proteger os colaboradores e também para receber os hóspedes com toda segurança.

Após os discursos, foi feita a entrega da premiação para os colaboradores com 15 anos de SERHS, depois foram homenageados os melhores do ano, em seguida foram feitos sorteio de prémios para os funcionários, encerrando a noite com a animada participação de uma banda de pagode.

Verão com mais voos diretos do Recife para todo o Brasil

Chegou o verão e com ele a temporada que o turismo pernambucano fica mais aquecido. Confirmando essa tendência, a Azul Linhas Aéreas colocará em operação no Aeroporto do Recife voos para 113 destinos ao longo da estação. Na última segunda-feira (7), já entraram em início os voos para Porto Alegre e Vitória, partindo e chegando ao terminal da capital.

“Estamos vivendo um período de retomada gradual e segura do turismo em nosso Estado. Sabemos que a alta temporada atrai milhares de turistas para aproveitarem nosso litoral e, em parceria com a Azul, teremos diversas ligações para todo o País, incluindo a nova conexão para Porto Alegre”, comenta o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

A segunda quinzena do mês promete muitas novidades. Na próxima terça-feira (15), tem início o voo direto para Goiânia e, na sexta-feira (18), são iniciadas as ligações diretas para Porto Velho (RO) e Palmas. Finalizando o mês de dezembro, a partir do dia 20, o Recife contará com ligação direta para Foz do Iguaçu, um dos destinos mais procurados do Sul do Brasil.

O primeiro dia de 2021 também será com novidade: entra em operação o voo para Jericoacoara, no Ceará. No dia seguinte, 2 de janeiro, será dado início ao voo para Cuiabá, e no dia cinco, para Parnaíba (Piauí).

Também no primeiro mês do ano novo, haverá incremento para São Paulo, com aumento de frequências para Congonhas, Guarulhos e Campinas. Nos voos para Viracopos, serão utilizadas as aeronaves modelo Airbus A330, com capacidade para até 298 assentos.

Atividades turísticas crescem 24,4% na Bahia em outubro, maior taxa do país 

Em outubro de 2020, o índice de atividades turísticas na Bahia cresceu 24,4% em outubro, a variação positiva mais expressiva do país para o período. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (11), através da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE e sistematizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.

“O resultado evidencia que a Bahia vem se destacando nas atividades turísticas em comparação aos demais estados brasileiros, liderando a expansão do setor pelo segundo mês consecutivo, uma vez que em setembro crescemos 37,7% em relação a agosto. Vale ressaltar que neste mês de outubro crescemos novamente acima do índice nacional, que foi de apenas 7,1% nesta mesma base comparativa. Este é um setor importante na geração de trabalho e renda em todo nosso território, com empreendimentos seguindo rígidos protocolos de biossegurança”, destaca o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Em todo o país, as medidas contra a Covid-19 (como o estímulo ao isolamento social) atingiram de forma mais intensa e imediata boa parte das atividades turísticas, principalmente ao transporte aéreo de passageiros, restaurantes e hotéis. No volume das atividades turísticas, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, a Bahia teve queda de 31,9%. Em termos regionais, todas as 12 unidades da federação pesquisadas tiveram recuo nos serviços voltados ao turismo, nesta base de comparação, com destaque com destaque para São Paulo (-40,9%), Pernambuco (-38,2%), Distrito Federal (-36,3%), Rio Grande do Sul (-35,8%), e Ceará (-35,2%).

“A Bahia está empenhada na recuperação do turismo e, em especial, da malha aérea. Os resultados já são positivos, com as companhias voltando a operar voos regulares e charters, com destaque para voos internacionais, que estão sendo retomados à medida que os visitantes entendem a seriedade das medidas adotadas pela Bahia diante da pandemia e os esforços para que os nossos destinos proporcionem um turismo seguro também do ponto de vista sanitário”, explica o secretário de Turismo, Fausto Franco.

Em relação à receita nominal, a Bahia registrou a segunda maior variação positiva do país, com expansão de 24,4% em relação a setembro de 2020. Devido aos impactos da pandemia do Coronavírus, o índice retraiu 34,0% na comparação com o mesmo mês do ano passado, sendo que todas as 12 unidades marcaram o mesmo ritmo de decrescimento.

Cristina Lira