Notícias do Brasil… Por Cristina Lira

by Inês Gromicho | 5 Janeiro 2021 10:40

Por Cristina Lira

Natal é o destino mais procurado para o verão, segundo pesquisa do Ministério do Turismo

Iniciada no último dia 21 de dezembro, a temporada de verão 2020/2021 tem no Nordeste seis dos 10 destinos mais procurados. A informação é da Pesquisa de Sondagem Empresarial, do Ministério do Turismo, feita com agências e organizações de viagens com base em clientes que procuraram por pacotes. A Pasta realiza também sondagens junto a meios de hospedagem. A capital do Rio Grande do Norte, Natal, desponta como destino mais procurado por pessoas que desejam viajar. É seguida por Foz do Iguaçu, no Paraná, e Fortaleza, no Ceará.

Completam a lista, ainda, as cidades do Rio de Janeiro (RJ), Maceió (AL), Gramado (RS), Ipojuca (PE), São Paulo (SP), Porto Seguro (BA) e Salvador (BA). O resultado confirma outro achado do estudo, de que 46,4% dos viajantes em potencial procuraram informações sobre destinos de Sol e Praia. O número é bem superior ao segundo lugar das buscas, que são destinos culturais e de patrimônio histórico (13,8%). A procura por opções de turismo de natureza e ecoturismo foi registrada por 9,9% dos clientes.

Morro do Careca, Praia de Ponta Negra @créditos Vlademir Alexandre/MTur

“Estamos vivendo o momento de retomada do turismo e seguindo as tendências mundiais, ele se dará principalmente por meio dos destinos de natureza. No Ministério do Turismo temos trabalhado incansavelmente para garantir que o retorno aconteça de maneira segura para turistas e trabalhadores por meio do Selo Turismo Responsável”, comentou o ministro do Turismo, Gilson Machado.

Retoma – Em novembro, um evento no Palácio do Planalto marcou a Retomada do Turismo, uma iniciativa com projetos e ações que buscam resultados efetivos e concretos para a área até 31 de julho de 2021. As medidas reúnem esforços da iniciativa pública e privada, do terceiro setor e também do Sistema S, que inclui Sesc, Senai, Sesi e Sebrae.

O programa para a Retomada do Turismo está organizado em quatro eixos: preservação de empresas e empregos no setor de turismo; melhoria da estrutura e da qualificação de destinos; implantação de protocolos de biossegurança; e promoção e incentivo às viagens. Para mais informações acesse o site[1].

Txai Resorts celebra aniversário de 20 anos

O Txai Resorts[2] nasceu em 24 de dezembro de 2000 para acalmar os corações mais acelerados com ajuda do som das ondas, o calor do sol e a brisa que impulsiona o voo dos pássaros. Situado na Costa do Cacau em uma área de 92 hectares em meio à uma região de proteção ambiental e na rota de passagem de baleias, golfinhos e tartarugas marinhas em Itacaré, na Bahia, o Txai Resorts reúne o que há de luxuoso no que diz respeito a lazer, a hospedagem e a gastronomia. Com 38 acomodações, entre apartamentos geminados e bangalôs construídos sob um deck de madeira suspenso, o resort é certificado pelo seleto grupo de hotéis de luxo Relais & Châteaux e é a opção de hospedagem para quem quer desbravar a natureza exuberante do Nordeste brasileiro.

Localizado a pouco mais de uma hora de Ilhéus e projetado para ressaltar as belezas da Costa do Cacau, o resort oferece aos hóspedes diversas opções de entretenimento. Entre as atrações, destaque para as seis piscinas, dois bares, cardio fitness, sala de jogos e quadras de tênis. Os hóspedes ainda contam com casa de passeios e todo o suporte necessário para conhecer a região de Itacaré que incluem saborear o cacau direto do pé ou conhecer a Fazenda Vila Rosa que mostra como é feita a transformação do cacau em chocolate, com direito a degustação. As praias próximas como Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacaré também devem estar inclusas no roteiro turístico. Já o encontro entre o Rio Tijuípe com o mar de fato irá garantir as melhores recordações.

Txai Resorts

Os mais aventureiros ainda podem aproveitar as trilhas de contemplação da natureza e ouvir o canto dos pássaros. Para as crianças e adolescentes, uma programação com monitores acontece nos meses de maior movimentação, como as férias de janeiro, julho e dezembro. Um heliponto está à disposição para quem deseja chegar com jatos executivos e pequenas aeronaves. Agora se a sua viagem for de avião, aproveite toda a comodidade oferecida pela sala VIP acessível aos hóspedes do resort que passam pelo Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus.

A gastronomia merece um capítulo à parte. Os restaurantes Orixás e Praia apresentam versões sofisticadas da culinária baiana, além de reunir técnicas internacionais e valorizar os ingredientes regionais com destaque para o cacau, o coco, o cajá, o cupuaçu, a graviola, o dendê e os frutos do mar.

Acomodações

Com vista privilegiada, as acomodações estão distribuídas entre apartamentos e bangalôs. Todas estão equipadas com TV LED, ar-condicionado, minibar e amenities da marca L’Occitane. As acomodações, conforme a categoria, ainda contam com varanda coberta, espreguiçadeiras, chuveiro externo e piscina privativa.

Eventos

Com estrutura para a realização de eventos sociais, Txai Resorts oferece salas que comportam até 100 pessoas confortavelmente. A equipe é treinada para cuidar de toda a produção, estruturação, decoração e montagem do layout, sempre com flexibilidade conforme a necessidade.

Txai Wedding

O empreendimento oferece opções customizáveis para os casais que querem surpreender os seus convidados ao usar o cenário romântico da Costa do Cacau, onde o resort está localizado. A cerimônia de casamento pode ser realizada no espaço de eventos, onde será montado um altar com vista para a praia ou no SPA localizado em um morro. Os noivos são responsáveis pela decoração e o transporte dos convidados. O empreendimento dispõe de pacotes que variam de valor de acordo com a quantidade de convidados. O Txai Resorts tem disponibilidade para acomodar até 200 pessoas na cerimônia.

SPA Shamash Healing 

O SPA Shamash Healing é um ambiente extremamente charmoso que fica no topo do morro e conta com diversas alternativas de relaxamento para os hóspedes que chegam ao resort para recarregar as energias. As opções oferecidas passam por massagens, tratamentos estéticos, terapias e rituais seguindo as tradições orientais de cura adaptados às necessidades da vida contemporânea.

Projetos sociais

O Instituto Companheiros do Txai é formado por profissionais da área de agronomia e biologia com o objetivo de ensinar a comunidade sobre a importância de conservar a biodiversidade, bem como tratar de assuntos que envolvem a reciclagem, a compostagem e o tratamento de água e esgoto. O resort atua também em um projeto que cuida da reprodução das tartarugas protegendo seus filhotes no período de desova, o Txaitaruga. Outra ação, ainda em fase de desenvolvimento, pretende promover a preservação dos pássaros da região de Itacaré e Serra Grande.

Turismo da Itaipu recebe mais de 230 mil visitantes em 2020

Mesmo em um ano de pandemia e com alguns de seus atrativos ainda fechados, o turismo da margem brasileira da Itaipu Binacional recebeu 233.408 visitantes em 2020. O número é 64% inferior ao de 2019, mas demonstra otimismo e segurança especialmente para os profissionais do setor. 2020 foi um ano foi um ano cheio de desafios e de superação.

O turismo é a principal atividade econômica de Foz do Iguaçu, responde por mais de 50% do PIB do município, e sofreu forte impacto com as medidas restritivas para o enfrentamento do novo coronavírus. A principal estratégia da retomada do segmento foi a campanha Vem Pra Foz, lançada em junho pela Itaipu e parceiros do trade turístico, uma iniciativa para salvar o setor da estagnação.

Itaipu @créditos Kiko Sierich/PTI

O foco foi a manutenção de empregos do setor, que direta e indiretamente emprega profissionais das mais variadas áreas, entre camareiras, taxistas, empresários, guias de turismo, garçons e outros. A estagnação do turismo, a partir de março, com o avanço da pandemia do covid-19, resultou em milhares de perdas de frentes de trabalho, mas a estratégia possibilitou o retorno de boa parte desses trabalhadores à atividade. Para isso, o destino adotou uma série de medidas sanitárias, como treinamento e capacitação de pessoal, ocupação restrita, uso obrigatório de máscaras, distanciamento social e distribuição de álcool e gel.

“Mais uma vez Foz do Iguaçu saiu na frente e provou que o turismo seguro é a tendência para atrair visitantes do mundo inteiro, e turismo seguro é o que Foz do Iguaçu oferece”, destacou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna. E acrescenta: “Foi um ano de superações e 2021 será ainda melhor.”

Passeios oferecidos

No momento, estão em funcionamento três passeios no Complexo Turístico Itaipu (CTI): a Itaipu Panorâmica, que recebeu o maior número de turistas em 2020, o Ecomuseu e o Refúgio Biológico Bela Vista. Em período normal, há também a Itaipu Especial, que permite que o visitante vá até o coração da usina. De acordo com o gerente do CTI, Yuri Benites, para 2021 os visitantes podem esperar muitas novidades.

Um novo CTI

“Aproveitamos o período de menor movimentação para promover reformas e melhorias que vão proporcionar uma experiência ainda mais inesquecível aos turistas e visitantes que moram em Foz do Iguaçu e região”, disse Benites. Entre as adequações, estão a reforma do Mirante do Vertedouro, um dos principais pontos no circuito turístico da usina, e do Centro de Receção de Visitantes.

A revitalização atende a uma demanda da Assessoria de Turismo da Itaipu, que também está trabalhando em outras opções de passeio que complementarão o circuito turístico Itaipu. Um deles é o Itaipu Memória, que vai percorrer um trecho entre o novo Mercado Municipal em construção e passar pelas vias A, B e C para contar como foi o período da construção, contextualizando com a história de Foz do Iguaçu.

“É uma forma de homenagear os milhares de barrageiros que ergueram a usina e deixaram como legado para o Brasil e o Paraguai a maior hidrelétrica em produção de energia limpa e renovável do planeta”, ressaltou Silva e Luna. E finaliza: “E também de preservar a história da fronteira, para quem aqui vive e os nossos visitantes.”

Rio Grande do Norte no Band Verão da TV Bandeirantes durante o mês de janeiro

O Band Verão estréia nesta quinta-feira (07) com uma vasta programação mostrando todas as belezas do Rio Grande do Norte, programas repletos de aventuras, emoção e sabores da culinária potiguar vão ocupar as telas da TV Bandeirantes durante todo o mês de janeiro. Litoral, sertão e agreste potiguar ao alcance do Brasil inteiro.

A primeira parada será no litoral Norte, com o apresentador Zeca Camargo, no Zeca pelo Brasil, às 22h45, numa viagem cheia de adrenalina, receitas deliciosas e música para entrar no clima do verão.

Zeca Camargo

Na sexta-feira (08), às 09h00, o The Chef, comandado por Edu Guedes diretamente da capital potiguar, apresenta um cardápio de receitas incríveis. Ainda na sexta-feira (08), às 22h45, o Música na Band em clima de luau acontece com vários convidados especiais e diversos nomes potiguares. No domingo (10) a partir das 10h, Glenda Kozlowski faz o Show do Esporte com muito sol, areia e água salgada, direto da praia.

A realização do Band no RN é fruto das ações de promoção do turismo estadual por meio do Governo do Estado, da Secretaria de Turismo e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur). A ação, que é a primeira deste porte no estado, teve forte atuação da governadora Fátima Bezerra nas negociações, acreditando no grande potencial de elevar o segmento turístico nacionalmente.

Endnotes:
  1. site: https://retomada.turismo.gov.br/?page_id=180
  2. Txai Resorts: https://www.txairesorts.com/

Source URL: https://www.ambitur.pt/noticias-do-brasil-por-cristina-lira-158/