Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Governador Robinson Faria, secretário de turismo do RN, Ruy Gaspar e o diretor geral da Abreu, Artur Abreu.
Governador Robinson Faria, secretário de turismo do RN, Ruy Gaspar e o diretor geral da Abreu, Artur Abreu.

RN LANÇA CAMPANHA DE DIVULGAÇÃO TURÍSTICA EM PORTUGAL
O governador Robinson Faria participou, nesta terça-feira (17), na primeira noite de lançamento da campanha inédita de divulgação turística do Rio Grande do Norte em parceria com a Abreu, maior agência de turismo e receptivo de Portugal. O evento ocorreu no Hotel Sheraton na cidade do Porto, Norte de Portugal e teve a participação de representantes de mais de 50 agências Abreu localizadas somente naquela região do país – no total são 150 em todo o território português. Na próxima quinta-feira, haverá o lançamento da campanha em Lisboa.

A ação de marketing e comunicação que será realizada pelo governo do Rio Grande do Norte e a Abreu em Portugal é a maior já realizada naquele país para promover o Estado. A Abreu opera em Portugal desde 1840, ostentando o título de mais antiga agência de turismo do mundo. Além da propaganda nas agências, os principais veículos de comunicação portugueses também vão divulgar o Rio Grande do Norte.

O diretor geral da Abreu, Artur Abreu, destacou que o Brasil é sempre “uma grande prioridade” para a empresa portuguesa. “O Brasil há muitos anos é o destino número um dos portugueses, e um fator muito importante para isso é o grau de satisfação do português com o país, com a hospitalidade recebida. E o Rio Grande do Norte provavelmente é o número um, no Brasil, na preferência dos portugueses”, disse.

O governador Robinson Faria ressaltou o empenho do governo do Estado para que o turismo volte a crescer e se fortaleça como principal atividade econômica potiguar. “Crescemos cerca de 30% no turismo com relação ao ano passado, graças a muito trabalho e empenho em torno desta atividade e, aqui em Portugal, a essa parceria com a agência mais tradicional do país. Nosso estado realiza agora uma campanha que nunca foi feita em Portugal, em um momento novo para os portugueses conhecerem Natal, portão de entrada da América do Sul. Que possamos transformar essa ação em resultados para o nosso estado e para Portugal”, disse o governador, destacando a rede hoteleira, a gastronomia e a hospitalidade como atrativos que se somam às belezas naturais da cidade do sol.

O secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, destacou que o Rio Grande do Norte reúne atrações para todos os gostos, e permite que os portugueses façam roteiros variados. “Temos hoje, há cerca de uma hora de Natal, a maior estátua católica do mundo, de Santa Rita de Cássia. Temos serras com clima ameno e paisagens lindas, temos São Miguel do Gostoso com o kitesurfe, esporte praticado por muitos portugueses”, citou. O secretário acrescentou que o Governo do RN está investindo na divulgação das atrações de todo o Estado, não somente de sol e mar, já conhecida dos portugueses.

Também estiveram presentes ao evento a primeira-dama e secretária estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria; a secretária de Comunicação, Juliska Azevedo; o vice-presidente da Emprotur, Haroldo Azevedo Filho; o presidente da ABIH-RN, José Odecio Rodrigues, hoteleiros do Rio Grande do Norte e representantes do trade turístico português.
São Paulo é a cidade que mais receberá turistas no feriado

São Paulo é uma das maiores cidades do mundo e tem uma tradição histórica no turismo de negócios. Entretanto, o desenvolvimento contribuiu para a cidade apresentar muitas opções de restaurantes e atrações culturais, fazendo com que a capital paulista seja atraente inclusive nos feriados, tanto que vem deixando para trás cidades como Rio de Janeiro e Salvador, até em períodos como o do Carnaval. No próximo feriado não será diferente!

De acordo com um levantamento da agência de viagens online ViajaNet, São Paulo será a cidade que mais receberá turistas durante o feriado de 20 de novembro, que celebra o Dia da Consciência Negra. A data trará 29,37% de voos a mais para a capital paulista do que para a segunda cidade do ranking, o Rio de Janeiro.

Entre as atrações da “Terra da Garoa” estão uma visita ao Centro Histórico, passando pelo Pateo do Collegio, Marco Zero, Largo São Francisco, Catedral da Sé e finalizando no Mercadão – que costuma ter uma dinâmica diferente nos feriados, com restaurantes tradicionais funcionando o dia todo e muitos visitantes. Os turistas também podem ver musicais no estilo Broadway que estão sempre em cartaz em algumas casas de espetáculos espalhadas pela cidade.

Quem estenderá a visita na cidade até o final de semana poderá aproveitar pontos turísticos que oferecem entrada gratuita aos sábados, como o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca.A pesquisa também apontou que outras grandes capitais receberão um grande número de voos neste feriado. Enquanto São Paulo e Rio de Janeiro ocupam a primeira e a segunda colocações, respectivamente, o ranking segue com Porto Alegre, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Salvador e Recife.A alta do dólar tem feito com que cada vez mais brasileiros procurem por destinos nacionais para viajar, estimulando o turismo e o trânsito dentro do próprio país.

 

Fernando de Noronha
Fernando de Noronha

Mini cruzeiros representam 54% de todos os roteiros da temporada 2015/2016
Fernando de Noronha é um dos destinos mais procurados
Uma pesquisa recente realizada pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA ABREMAR BRASIL) relevou que dos 211 roteiros que estão previstos para a temporada 2015/2016 de Cruzeiros Marítimos, 114 serão mini cruzeiros, com duração entre três e cinco noites. O número equivale a 54% das viagens, que tiveram um crescimento de 6,72% com relação ao mesmo período do ano passado.
Esse tipo de viagem mais curta é importante para quem tem poucos dias de férias ou, até mesmo, prefere pacotes mais acessíveis, uma vez que o preço médio dos mini cruzeiros fica, em média, em 600 reais. Além disso, eles são o ponto de partida para influenciar os novos cruzeiristas a investirem em pacotes de viagens completos no futuro.
Aqui em Pernambuco, uma das opções mais procuradas fica exatamente dentro do estado: é o arquipélago de Fernando de Noronha, que recebe uma média de 67 mil turistas por ano. Desses, 18,22% são pernambucanos, que ocupam a segunda posição dos que mais viajam à Fernando de Noronha, ficando atrás, apenas, do estado de São Paulo, que manda, anualmente, 15.039 turistas para o arquipélago.

Para os pousadeiros Gustavo Longman e Guilherme Luck, que administram o Grupo EcoCharme na ilha, os mini cruzeiros também são uma ótima oportunidade para apreciar os encantos de um dos destinos mais bonitos e populares do Brasil. “Apesar de as pessoas não poderem sair do navio durante o percurso, a paisagem paradisíaca da ilha encanta tanto que muitos acabavam decidindo voltar e se hospedar nos hotéis e pousadas daqui. Por isso, mesmo que indiretamente, quem trabalha no setor de hotelaria fica entusiasmado quando começa a temporada”, explica Longman.

 

Praia de Jenipabu, Natal.
Praia de Jenipabu, Natal.

Lazer é a principal motivação do turista estrangeiro que visita Natal

A capital recebeu, especialmente, argentinos, italianos e americanos interessados nas belezas naturais da capital do Rio Grande do Norte
O Ministério do Turismo divulgou na quarta-feira (18) o perfil do viajante estrangeiro que visitou Natal no Rio Grande do Norte, no ano passado. O estado do Rio Grande do Norte recebeu 38 mil estrangeiros no ano passado, sendo que em Natal, a maioria foi de turistas argentinos (14%), italianos (13%) e americanos (10%). A visita à capital foi motivada principalmente por lazer (62%) e negócios (17%). O gasto médio por dia na capital potiguar, a lazer, foi de US$ 104 e a permanência média foi de 16 dias.

Hotéis, flats e pousadas ainda são os principais meios de hospedagem e receberam 55% do público estrangeiro que visita Natal e 22% ficaram na casa de amigos e parentes. Para se informar sobre o destino, os visitantes usaram especialmente a internet (50%) e a ajuda de amigos e parentes (27%). Os restaurantes e meios de hospedagens receberam avaliações positivas de 92% dos estrangeiros e a hospitalidade foi elogiada por 97% dos turistas.

A pesquisa Demanda Turística Internacional foi feita em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e ouviu 44.080 entrevistados em todo o país, mais de 10 mil turistas apenas durante a Copa do Mundo, em 15 aeroportos brasileiros e 10 fronteiras terrestres, que representam mais de 90% do fluxo terrestre internacional.

 

unnamedPRODIGY HOTEL SANTOS DUMONT AIRPORT É A NOVA APOSTA DA GJP HOTELS & RESORTS NO RIO DE JANEIRO

Maior hotel da rede tem 300 apartamentos e vista privilegiada para a Baía de Guanabara

A GJP Hotels& Resorts inaugurou seu mais novo empreendimento no Rio de Janeiro(RJ), o Prodigy Hotel Santos Dumont Airport, o maior hotel da rede noBrasil, com 300 amplos apartamentos em um dos cenários mais belos da CidadeMaravilhosa.

O ProdigySantos Dumont está estrategicamente localizado num dos aeroportos civisde maior movimentação do País, com mais de dez milhões de passageiros por ano,e vista para a Baía de Guanabara. O prédio fica no local exato das antigasinstalações dos escritórios da Varig e Vasp, bem ao lado do Aeroporto SantosDumont, sendo que alguns apartamentos têm vista para grandes ícones do turismocarioca, como a Marina da Glória e o Pão de Açúcar.

De bandeira Prodigy,modelo quatro estrelas da GJP Hotels & Resorts, o Prodigy Santos Dumont é osegundo hotel da companhia no Rio de Janeiro. O primeiro é o Linx HotelInternational Airport Galeão, localizado no AeroportoInternacional Antônio Carlos Jobim (Galeão). No total, os dois hotéisreúnem quase 500 apartamentos.

Inserido junto ao complexo Bossa Nova Mall, um centro de compras com 50 lojas de marcas nacionais e internacionais, o hotel traz o que há de mais moderno em hotelaria, seja para hóspedes de lazer ou negócios, com infraestrutura completa e conceito de conectividade que traz nos telões das áreas comuns e nas TV´s dos apartamentos os horários de voos do aeroporto Santos Dumont.

O Prodigy HotelSantos Dumont Airport Rio de Janeiro conta com lobby bar, três restaurantes, sendo um deles de cozinha internacional, piscina com borda infinita na cobertura, centro de convenções para aproximadamente 1.000 pessoas,wi-fi gratuito em todas as dependências do hotel, estacionamento com manobristae acesso direto ao aeroporto.

Sobre a GJP Hotels & Resorts

Com empreendimentos localizadosde Norte a Sul do País, a GJP possui hotéis próprios e modelos de negóciofocados em gestão administrativa e operacional, além da representação comercialde diversas unidades hoteleiras. No total, são 15 hotéis e resortslocalizados em Maceió (AL), Recife (PE), Porto de Galinhas (PE), Salvador (BA),Aracaju (SE), Foz do Iguaçu (PR), Belém (PA), Paragominas (PA), Praia dasFontes (CE), Gramado (RS), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Hoje, são maisde 2.500 apartamentos à disposição dos clientes em todo o Brasil. A companhiatambém inaugurará, em breve, novos hotéis nas cidades de Belo Horizonte (MG), Gramado(RS), Juiz de Fora (MG) e Brasília (DF). Com as marcas Wish (5 estrelas),Prodigy (4 estrelas) e Linx (hotéis econômicos), até o final de 2016, a GJPHotels & Resorts terá sob sua gestão um total de 22 hotéis. Fundada em 2005 pelo empresário Guilherme Paulus, a companhia conta com mais de 1.500 colaboradores que trabalham diurnamente para garantir a melhor experiência em hospedagem nos melhores destinos do Brasil.

 

Por Cristina Lira.