Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Categoria Advisor, Política

Por Cristina Lira

Descubra Areia, no estado da Paraíba no Brasil
Capital paraíbana da cachaça, a cidade de Areia na Paraíba, vem despontando no turismo brasileiro. Se você pretende viajar ao Brasil, agende uns dias nessa cidade do brejo paraíbano, próxima a cidade de João Pessoa, capital da Paraiba. Além de ter várias opções para visitar engenhos e degustar da cachaça, o visitante pode provar o caldo de cana, direto da moenda, uma experiência única. Entre os engenhos, sugiro visitar o Ipueira, o Turmalina da Serra, o Riachão da Vaca Brava, o engenho Santa Vitória e o engenho Vaca Brava, que produz a cachaça Matuta, ideal para iniciantes, cachaça leve, com sabor de mel e limão, a abelha rainha da casa. Os engenhos em sua maioria já tem lojas para degustação dos produtos e para comercializar . Durante toda a visita, fui acompanhada do secretário de turismo de Areia, Francisco Lourenço, do executivo do Areia Convention, Romero Rodrigues e também pela prefeita da cidade, Silvia Cunha Lima

Gastronomia, Arte e Cultura em Areia (foto 5- Emporium31, foto 6 – Chef Jorge Rodrigues , foto 6- Petit Gateau com rapadura foto 7- forno a lenha

Além da cachaça, a cidade respira cultura, história e arte em suas casas do centro histórico com sua bela arquitetura, com as casas coloridas, monumentos, pracinhas, igrejas, escolas, bares e restaurantes. A gastronomia tem seu diferencial. Com restaurantes, onde a simplicidade predomina com delicias da terra, destacam-se a padaria Moendas de Trigo, com almoço self service e ao estilo das padarias de São Paulo, o restaurante Barro & Sabor, com sua maravilhosa gastronomia feita no forno à lenha com destaque para a carne de sol, na comunidade Chã de Pia, também o Barretão no centro de Areia, e ainda restaurantes mais sofisticados como o Origem cozinha do chef Jorge Rodrigues, para os clientes mais exigentes. A pousada do Lago também oferece jantares especiais. A cidade ganhou um Food park, é o Emporium31 que oferece um mix de opção de várias lojas com variados tipos de comidas, desde crepes, petiscos, batata recheada, além de drinks especiais, onde destacam o carro chefe da cidade, a rapadura, além da cachaça. Pense em experimentar um pizza com pitadas de rapaduras, ou então um drink exotico com pedras de rapadura, ou ainda hamburguer com recheio de rapadura, ou mesmo um petit gateau com de rapadura . Sabem o que é rapadura? Já experimentaram?

*Rapadura é um doce de origem açoriana ou canária em forma de pequenos tijolos, com sabor e composição semelhantes ao açúcar mascavo. Fabricada em pequenos engenhos de açúcar, surgiu no século XVI como solução para transporte de açúcar em pequenas quantidades para uso individual.

Hospedagem em Areia
E Areia, que fica há quase três horas de Natal, também disponibiliza pousada e hotéis de vários estilos . Algumas localizadas no contexto do turismo rural ,próximo a cidade , entre as quais, a pousada do Lago, com um café da manhã delicioso, cercada por um verde da serra, outra pousada é a pousada Vaca Brava, que disponibiliza ofurô para os casais apaixonados, também happy hour e jantares a luz de vela. Outra ideal para a família é a pousada do Rancho, com amplos espaços e área de lazer para crianças. Já a pousada Diamante da Serra , ideal para grupos. Localizada no Centro da cidade oferece tarifas promocionais de abertura neste mês de outubro. Mas a cidade de Areia tem várias opções de hospedagens e de passeios, um deles é andar de bicicleta pelo centro histórico ou fazer trilhas e tours com a Rotta Turismo recetivo.

*Esta colaboradora da Ambitur, viajou para Areia, a convite da prefeitura municipal de Areia, secretaria de turismo e apoio do Areia Convention.

Em Fortaleza, ABAV Expo & Collab é evento teste para a reabertura das feiras e convenções

Participantes deverão comprovar imunização completa, ou apresentar teste negativo para Covid-19 (antígeno ou RTPCR), caso tenham tomado somente a primeira dose

Para reunir o trade em total conformidade com as restrições ainda impostas pela pandemia, a ABAV Nacional realiza seu evento anual este ano em formato híbrido. A programação presencial se desenvolverá no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com público limitado a um fluxo simultâneo de três mil pessoas, que se alternarão entre 13h30 e 20h30 nos dias 6,7 e 8 de outubro. A expectativa da organização é reunir perto de oito mil pessoas, ao término dos três dias de atividades, e outras 20 mil na audiência da plataforma online que espelhará a programação física.

A todos os participantes será exigido comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias do ingresso no evento, e os que tiverem se vacinado apenas com a primeira dose deverão apresentar adicionalmente teste negativo para Covid-19 (antígeno ou RTPCR), realizado 24 horas antes do evento.

A comprovação poderá ser feita mediante apresentação do Cartão de Vacinação contra a Covid-19 ou registro das doses no APP do ConecteSUS, do Ministério da Saúde, e com apresentação de documento oficial de identificação com foto. Para comprovação de testagem negativa, deve ser apresentado o laudo laboratorial e documento de identidade.

Dentro do pavilhão, o controle de acesso do público se dará por um sistema online que exibirá de forma contínua o volume de pessoas em circulação em cada área do pavilhão que totaliza 27 mil metros quadrados. As credenciais, impressas ou em QR Code carregadas no celular, deverão ser apresentadas na entrada e na saída, que terão oito portas para evitar qualquer risco de aglomeração.

Somente será permitida a entrada de pessoas portando máscaras cirúrgicas, N-95 ou PFF2, e estas devem permanecer utilizando adequadamente o acessório durante todo o tempo de estada, sendo permitida sua retirada, exclusivamente, para ingestão de alimentos e bebidas. Todos os convidados e colaboradores devem passar por higienização das mãos com água e sabonete ou com aplicação de álcool em gel a 70%, acessível em dispositivos disponibilizados pela organização em pontos estratégicos, desde a entrada, e demais locais de circulação de pessoas.

Na área de exposições, todos os estandes estarão dispostos em formato de ilha, com distanciamento de quatro metros entre um e outro. No andar superior do pavilhão ficarão as áreas de capacitação, distribuídas em quatro salas com capacidade individual para 280 pessoas, porém limitadas a uma audiência reduzida a 80 pessoas. Ao término de cada uma das 56 apresentações que ocorrerão ao longo dos três dias, as salas serão esvaziadas para higienização.

Para a alimentação, expositores e visitantes contarão com um espaço de convivência amplo e arejado localizado no terceiro andar do pavilhão e com sistema próprio de higienização do ar, além de uma unidade de suporte com serviço de água e café, instalada em área afastada dos pontos de circulação.

Fortaleza no centro da retoma
Suspensa no ano passado por conta da pandemia, a ABAV Expo volta este ano como o primeiro grande evento do setor nacional a ser realizado de forma presencial e há grande expectativa pela oferta que será apresentada pelos fornecedores e pela demanda do mercado nessa fase de retomada, além da atração do próprio destino. Fortaleza é um importante hub aéreo e o Ceará um dos principais destinos turísticos nacionais. Em pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), a capital cearense liderou entre os destinos turísticos mais procurados no Brasil no mês de agosto.

Para esta edição confirmaram presença 140 marcas expositoras, representando toda a cadeia produtiva do turismo, nacional e internacional. Na lista dos internacionais estão destinos como Argentina, Costa do Marfim, Israel, Peru e Quênia e empresas portuguesas nos cooperados do Portugal United e Visit Fatima, estreando participação na feira. A Jordânia estará representada pela DMC Hajjat Tours & Travel. Também já estão confirmadas as participações de Gol, Azul, Air France e KLM, Itapemirim, Latam, as locadoras Localiza e Movida, além da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Sebrae Nacional como patrocinadores do evento. O Ministério do Turismo estará presente como a grande âncora da promoção institucional dos mais de 40 destinos nacionais presentes.

Além da oportunidade que terão de estar frente a frente com a maior cadeia de distribuição e venda de produtos e serviços turísticos do Brasil, os expositores ainda contarão com a eficiência e o alcance da plataforma online do ABAV Collab, que espelhará toda a programação presencial para o ambiente virtual.

A presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, ressalta a satisfação de ter a ABAV Expo & Collab inserida entre os eventos que os estados têm abraçado, de norte a sul do País, como teste para a retomada segura das feiras e convenções. “Respeitamos muito essa pandemia ao optar pela não realização do evento presencial no ano passado, e hoje estamos certos de que o momento não poderia ser mais oportuno, o que vemos refletido também no otimismo do mercado. Mesmo com todas as restrições que a pandemia ainda nos impõe, e obedecendo absolutamente todos os protocolos de biossegurança, vamos utilizar um pavilhão inteiro do Centro de Eventos do Ceará, afirma.

“Considerando os 27 mil metros quadrados que o evento ocupará, cada participante terá um distanciamento médio de 9 metros quadrados. Queremos garantir ao nosso público – expositores e visitantes – o espaçamento fundamental e necessário para que o evento voltasse a acontecer presencialmente”, explica Magda. “Temos a responsabilidade de organizar o maior evento de turismo do Brasil e esta edição não será diferente, guardadas as proporcionalidades que o momento exige. E será uma edição marcante também por resgatar o caráter itinerante que consagrou o evento da ABAV como o grande encontro do turismo nacional”, conclui.

Mais de 5 mil visitantes pré-inscritos
O credenciamento para visitantes, que já totaliza 5 mil pré-inscritos, segue aberto e deve ser feito antecipadamente pelo site www.abavexpo.com.br, onde também se encontra uma lista de benefícios exclusivos para os participantes, como descontos de 15% a 20% oferecidos por 30 hotéis em Fortaleza associados à ABIH-CE. Além disso, contam ainda com preços especiais concedidos em restaurantes, bares, equipamentos e atrações turísticas durante o período do evento, em decorrência de acordos firmados pela ABAV com a Abrasel e outros parceiros locais. Importante lembrar que o mesmo credenciamento vale para quem optar pela participação virtual.

No site www.abavexpo.com.br também é possível conferir a grade com a programação de palestras confirmadas e a relação completa dos expositores.

Sobre a ABAV Expo & Collab
Realizada pela ABAV Nacional, a ABAV Expo & Collab é a maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil. Anualmente, e há 48 edições, reúne toda a cadeia produtiva do setor contribuindo de maneira decisiva para a consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes. É a grande vitrine para o lançamento de novidades e a apresentação de tendências para o mercado profissional ao reunir companhias aéreas, meios de hospedagem, operadores de turismo, empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBTIQ+, locadoras de veículos, equipamentos turísticos e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo, nacionais e internacionais.

Sobre a ABAV Nacional
Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país.

A entidade tem sua imagem fortalecida por meio de iniciativas do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), na promoção de cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação, e na gestão e curadoria da Vila do Saber, o espaço dedicado à difusão de conhecimento e à capacitação profissional integrado à programação da ABAV Expo & Collab.

Globalmente a ABAV Nacional integra a World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e é cofundadora do Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).

Festival das Cataratas abre espaço para a apresentação de inovações

Considerado um dos principais eventos do turismo nacional, o Festival das Cataratas – que acontece presencialmente nos dias 1, 2 e 3 de dezembro – vai servir como vitrine para a apresentação de soluções inovadoras aplicadas aos mercados do turismo, tecnologia e meio ambiente.

Batizada de “Startup Go! Call to Tour”, o espaço da Feira de Turismo e Negócios vai selecionar projetos e startups por meio de uma Chamada de Propostas. As inscrições seguem podem ser realizada até o dia 1º de novembro, com o envio de uma apresentação (com até 10 slides) e um vídeo, com até dois minutos de duração, que deverá ser hospedado no Youtube.

A seleção das propostas será realizada em duas etapas: Enquadramento (com a verificação dos requisitos de elegibilidade e adequação dos documentos submetidos) e Análise de Mérito (por meio dos pareceres técnicos dos assessores para o aperfeiçoamento da proposta).

Durante a análise também serão avaliados a adequação aos temas propostos (turismo, inovação tecnologia e meio ambiente), a aplicabilidade do sistema para solucionar problemas do mercado e viabilidade da execução da solução desenvolvida. O formulário completo e o regulamento estão disponíveis no link https://festivaldascataratas.com/startup-go-call-to-tour/.

Os selecionados terão a oportunidade de ter um estande no Festival e interagir com o amplo público-alvo do evento, formado por agentes de viagens, operadores de turismo, destinos e atrativos, meios de hospedagens, companhias aéreas, instituições privadas e governamentais, imprensa especializada, influenciadores digitais, profissionais da hotelaria, prestadores de serviços, desenvolvedores de tecnologias, professores, pesquisadores, estudantes e outros profissionais.

Alagoas lidera emissão de selos do Turismo Responsável no NE

Certificações simbolizam compromisso do Estado com a segurança de turistas e moradores no combate à Covid-19.

Sendo exemplo em turismo seguro e responsável, Alagoas lidera a emissão de selos do Turismo Responsável no Nordeste. O estado ultrapassou a Bahia e conta, atualmente, com 1.784 selos conquistados, ocupando ainda a quinta posição em emissão de selos no Brasil.

O selo do Turismo Responsável é concedido pelo Ministério do Turismo e confere reconhecimento a atividades turísticas seguras e empenhadas no combate à Covid-19. Segundo o coordenador regional do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) em Alagoas, José Valdiron Tavares de Lira, o selo mostra para os visitantes que Alagoas é um destino apto a receber visitantes, uma vez que implementa medidas sanitárias de segurança para evitar a disseminação da Covid-19.

“Quando um estabelecimento recebe o Selo de Turismo Responsável, significa que ele está apto a atuar durante a pandemia da Covid-19. O selo é um reconhecimento e mostra que o local é seguro e está tomando todas as medidas de proteção e higienização para receber visitantes”, pontua.

Em Alagoas, os guias de turismo encabeçam a lista de atividades do segmento turístico com maior número de selos, sendo 360 recebidos. Restaurantes, cafeterias, bares e similares vêm logo em seguida, contabilizando 332. Meios de hospedagem possuem 324 certificações e agências de turismo, 304.

Entre as atividades turísticas aptas a receber o selo, estão os meios de hospedagem, agências de turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; acampamentos turísticos; restaurantes, cafeterias, bares e similares; centros ou locais de convenções; feiras, exposições e similares; empreendimentos de entretenimento e lazer e parques aquáticos; casas de espetáculos; guias de turismo, entre outros.