FUSÃO
A nova política comercial, fruto da fusão, inclui a intensificação da presença nos mercados internacionais e a gestão diferenciada da relação com os diferentes tipos de hotéis, dependendo do seu grau de associação.
Seguindo a implementação do Plano Estratégico da empresa há três anos, o grupo turístico SERHS anunciou que seu Conselho de Administração aprovou a fusão de suas duas divisões de negócios, SERHS Turism e SERHS Hotels. A nova divisão resultante da fusão, que será chamada SERHS Turismo e Hotéis, terá um volume de negócios de 250 milhões de euros, o que representa 50% do volume de negócios do grupo que terá cerca de 1.000 funcionários e será dirigido por Josep Maria Bagudà, que até então ocupava o cargo de Diretor-Geral da SERHS Hotels. “Como observado em nosso Plano Estratégico há três anos, a fusão das duas divisões permitirá simplificar e juntar o know-how da nossa divisão de comecialização de Operadora de Turismo com o know-how da gestão comercial e Revenue Managment de hotéis“, disse Jordi Bago, CEO da SERHS.
A nova política comercial da fusão, a ser implementada durante 2016, envolve o aumento do nível de associação com os 35.500 hotéis parceiros segmentados em diferentes níveis de serviços, dependendo de seu relacionamento no processo de comercialização, e com compromissos mútuos de marketing em mercados específicos, canais, produtos e temporadas. Bagudà falou sobre a fusão e a nova abordagem comercial: “Queremos seguir aumentando nossa presença nos mercados internacionais e nosso enfoque em tecnologia, e para aumentar ainda mais o nosso nível de relacionamento com nossos principais parceiros hoteleiros, estamos convencidos de que será necessario, um maior vínculo , maior ocupação e rentabilidade em retorno para o hotel, menos conflitos entre os canais, e, finalmente, um melhor serviço e satisfação para Operadoras de Turismo e hotéis”.
Josep Maria Bagudà, novo Diretor Geral da SERHS Turismo e Hotéis, graduado em Economia e Administração de Empresas, Bacharel de Arts (BA) em Estudos de Negócios da Oxford Brookes University, e possui MBA pela IESE. Também tem uma extensa carreira em gestão de negócios e serviços de turismo em empresas como Banco Popular, Barna Consulting Group, TQ3 Travel Solutions (TUI Group), e mais de nove anos no SERHS Hotels.
Sobre o SERHS
SERHS é uma corporação formada por 58 empresas, estruturado em cinco divisões de negócios (distribuição de perecíveis e não-perecíveis, turismo, viagens e hotéis, gestão de alimentos e produção; projetos e equipamentos, serviços e novas tecnologias ), com mais de 2.500 funcionários e mais de 1.400 acionistas ( 43% dos quais são trabalhadores ou parentes de trabalhadores da SERHS ), especializada em produtos e serviços para a indústria da hospitalidade , catering e hospitalidade e considerado como o ”Grupo 1 Catalonia Turismo“, que serve mais de 40.000 clientes. no último ano fiscal encerrado em agosto do ano passado, o Grupo tinha um volume de negócios de 471.036 milhões de euros e um total gerou um EBITDA consolidado de 20.009 milhões de euros.
Xuxa Meneghel inaugura MSC Splendida na sua primeira vez no Brasil
Pela primeira vez em águas brasileiras, o MSC Splendida, o maior transatlântico da temporada da classe Fantasia está no Brasil para a temporada que começou em 6/12 e vai até abril de 2016. O navio realizará roteiros de sete noites para o Nordeste e minicruzeiros pelo Sudeste. Irmão do MSC Preziosa, destaque da última temporada, o transatlântico será o maior e mais luxuoso do período no Brasil. O navio conta com o MSC Yacht Club, produto de luxo da armadora, dedicado aos hóspedes que desejam desfrutar de serviços exclusivos, com ainda mais conforto e privacidade, que inclui mordomo e todo o luxo. O MSC Splendida ainda fará um único cruzeiro de sete noites que passará por Punta Del Este e Montevidéu, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina onde permanecerá por uma noite completa. Esta será a primeira vez que um navio da Classe Fantasia, que contempla as maiores embarcações da empresa, fará uma viagem pela região do Prata. Com a vinda de quatro transatlânticos para o Brasil, um a mais do que no período anterior, a MSC Cruzeiros, apresenta a maior oferta do país, com 17% a mais no total de cabines disponíveis. Até abril de 2016, o MSC Splendida, maior embarcação a navegar pelo país, o MSC Magnifica, e os renovados MSC Lírica e MSC Armonia serão responsáveis por 38% dos roteiros nesta temporada.
Neste ano, a cerimónia de inauguração com a presença da eterna musa e rainha dos baixinhos, Xuxa Meneghel, madrinha da MSC Cruzeiro no Brasil, foi no Teatro, no 6º andar, iniciando as 14h30, no dia 5. Os jornalistas e agentes de viagens convidados embarcaram no Pier Mauá no Rio de Janeiro no dia 5, e no domingo (6) desembarcaram no porto de Santos (SP). A cerimónia muito mais intimista, com a participação de jornalistas convidados e agentes de viagens de várias partes do Brasil( em torno de 600 ) e convidados especiais. Depois os convidados foram recebidos para um jantar no restaurante Villa Verde no 6º andar e a MSC Splendida brindou os convidados com a Noite Branca na piscina “Playa Del Sol”, no 15º andar e com direito a esticada a Disco Club 33 no 16º andar.
O Splendida foi batizado pela Xuxa Meneghel, com o corte simbólico da fita ao lado do diretor geral da MSC para América do Sul, Roberto Fusaro e do comandante do navio, Giuliano Bossi. Em seguida, o coral de crianças da Fundação do Instituto Xuxa Meneghel se apresentou .Apaixonado pelo Brasil, o comandante se emocionou ao falar do Brasil e sua rica cultura, citou a canção de exílio, de Gonçalves Dias para mostrar seu amor pelo Brasil. E lembrou de personagens , como Gabriela, seu Nacib e brincou e disse que ia até o Bataclan em Ilhéus fazer uma visita.
O diretor, Roberto Fusaro, também discursou saudando todos os convidados e feliz pelo dia.” Hoje é um grande dia, temos uma madrinha muito especial, que nos dá a benção para termos uma temporada maravilhosa”, disse Fusaro e agradeceu a todos pela presença. Xuxa , madrinha da MSC Cruzeiros foi saudada por todos os presentes . A rainha dos baixinhos fez seu pronunciamento discreto, e agradeceu o carinho da armadora e de todos. Xuxa é madrinha da MSC desde 2008. Durante a cerimônia, foi apresentado shows artísticos que fazem parte da programação dos roteiros.
O diretor comercial e de marketing da MSC cruzeiros, Adrian Ursilli, ressaltou que a expectativa para esta temporada é de ocupação total, com câmbio congelado a US$2,99. Num panorama de incertezas que o Brasil se encontra, novos mercados surgem como Cuba, China e Emirados Árabes. Na próxima temporada, estarão 3 navios para a América do Sul, sendo dois no Brasil, finalizou Adrian. Esta jornalista participou da cerimónia a bordo a convite da MSC Cruzeiros.
VISIT USA 2016
A Embaixada Americana e o Departamento de Comércio dos Estados Unidos confirmam a realização de seu tradicional evento de turismo, oVisit USA. Como aconteceu neste ano, o VISIT USA se iniciará no Rio de Janeiro, passando por São Paulo e terminando em Campinas, na semana de 4 a 8 de abril. A edição 2016 contará com vários destinos dos Estados Unidos, além de empresas de serviços turísticos, companhias aéreas, locadoras de veículos, parques e atrações.
“O Visit USA é o mais importante evento de turismo da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e nos sentimos honrados em, durante todos esses anos, poder trabalhar com os parceiros americanos e com as operadoras e os agentes de viagens brasileiros para criar oportunidades de negócios para todos”, diz o Conselheiro Comercial da Embaixada dos EUA, Steve Knode.O VISIT USA 2016 é exclusivo para agentes de viagens e operadores. As inscrições serão abertas em fevereiro/2016.
PARCEIROS DO TURISMO 2015
Com o intuito de agradecer e destacar as empresas e personalidades que contribuíram com as ações de promoção do destino turístico Pipa/Tibau do Sul durante o ano de 2015, a Secretaria Municipal de Turismo de Tibau do Sul estará promovendo na noite do dia 10 de dezembro de 2015 a primeira edição do “Prêmio Parceiro do Turismo 2015” um evento festivo que reunirá o empresariado local e regional, mídias, autoridades políticas, que serão agraciados com a placa “Parceiros do Turismo 2015”.Entre as agraciadas, está esta colunista que sempre contribuiu para a divulgação do destino e das ações de promoção.
Mais de 200 pessoas, entre os agraciados, seus acompanhantes e demais convidados abrilhantará o evento a ser realizado no espaço Ânima Pipa, localizado numa área privilegiada à beira mar na Praia do Centro de Pipa.
Na ocasião da entrega da placa, a marca da empresa do agraciado será evidenciado em um telão, o que proporciona visibilidade à marca aos demais participantes e mídia presente.
O evento será finalizado com um coquetel especial servido no local ao som de uma boa música.
Segundo o secretário de Turismo de Tibau do Sul e Pipa, José Macena, essa é uma oportunidade única, de além de confraternizar com aqueles que contribuem com a divulgação do destino turístico, convergir ideias, ações e reafirmar novas parcerias entre iniciativa privada e poder público em ações promocionais do destino.
SALVADOR DESTINATION
A Salvador Destination é a única entidade baiana a participar, em Florianópolis, do primeiro congresso da Unedestinos (União Nacional das Entidades de Destinos), de 11 e 12 de dezembro, no Centro Internacional de Eventos do Costão do Santinho Resort & Spa. A Unedestinos congrega todas as entidades do país responsáveis pelo turismo de eventos e lazer, setor que movimenta 52 segmentos da economia.
Com participação de nomes de peso do turismo, o congresso vai discutir as primeiras ações estratégicas da entidade na captação de eventos, observa Paulo Gaudenzi, presidente da Salvador Destination. Inovações e tendências, viagens corporativas, marketing digital e parcerias no segmento Mice (Meetings, Incentives, Conferneces and Events) também estão na pauta do congresso.
LUIGI ROTUNNO é o novo presidente da Associação Brasileira de Resorts- ABR- Resorts Brasil
Luigi Rotunno, diretor geral do La Torre Resort é o novo presidente da Associação Brasileira de Resorts – ABR – Resorts Brasil, assumindo o cargo no lugar de Luiz Daniel Guijarro (foto). A Resorts Brasil atualmente conta com 50 associados de 14 Estados do Brasil, Durante a posse, ontem 30/11, foram discutidas a nova estrutura da associação e as metas para o próximo biénio.
“A entidade está mais madura e nos últimos anos ganhou corpo e visibilidade, promovendo as bases para a nova gestão, que trará critérios mais modernos de governança e uma nova estrutura de cargos, na qual cada diretor terá mais autonomia para desenvolver projetos referentes às áreas de sua responsabilidade”, afirma Guijarro.
Rotunno, por sua vez, destacou os projetos mais significativos da associação, a começar pela mudança de marca, que visa ampliar a visibilidade dos resorts frente aos diferentes tipos de públicos. “A ABR passou a atuar com um viés mais comercial e maior participação institucional, acompanhando e tomando um posicionamento proativo no que se refere aos projetos de lei que interferem na atividade dos resorts. Isso sem contar os investimentos que temos feito em capacitações, participação em feiras e workshops, além de ampliar a atuação junto a entidades do governo”, ressalta o novo presidente da associação.
“Daqui para frente, temos como meta aumentar o número de associados, trazendo para a ABR a maior quantidade possível de estabelecimentos qualificados, além de investir em workshops de capacitação de agentes de viagens, que têm nos dado um retorno muito bom. O objetivo é criar duas certificações, uma para premiar a agência e outra o vendedor. Hoje temos 200 agentes especializados e queremos dobrar este número, promovendo duas capacitações por semestre e premiando os que mais se destacarem em vendas”, afirma Rotunno.
Além de Rotunno, a ABR – Resorts Brasil nomeou Guilherme Martini, da Costa do Sauípe, como vice-presidente da associação, e também novos diretores, sendo eles: J.C. Pollak, do Sofitel Jequitimar (diretor financeiro); Carolina Abud, do Grand Palladium (diretora de Comunicação), Wellington Estruquel, da Rede Mabu (diretor de Inteligência de Negócios), Munir José Calaça, do Rio Quente Resorts (diretor de Relações Institucionais), Rafael Pires, do Costão do Santinho (diretor de Desenvolvimento), Orlando Giglio, do Iberostar (diretor de Feiras e Eventos) e João Francisco, do Malai Manso Resort (diretor suplente). João Bueno permanece como diretor executivo da associação.
Por Cristina Lira