Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Categoria Advisor, Opinião

Por Cristina Lira

Pernambuco sediará a 49a ABAV Expo em 2022

Magda Nassar, entre Simão Teixeira, Antônio Neves Baptista, Rodrigo Novaes, e Cacau de Paula

Pela edição que terminou na sexta(08) em Fortaleza passaram 12.328 visitantes profissionais, de todas as partes do Brasil

– Pernambuco sediará a 49a edição da ABAV Expo & Collab de 21 a 23 de setembro de 2022 no Centro de Convenções de Olinda. O anúncio, formalizado nesta quinta-feira, foi realizado pela presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, em solenidade no Centro de Eventos do Ceará.

“Recebemos 12 excelentes propostas, vindas de 12 destinos brasileiros, que foram submetidas a um criterioso edital. Foi gratificante ver o Brasil se movimentando em prol do turismo. Pernambuco foi escolhido em virtude da sua vocação e da sua infraestrutura, comprovadas por meio de visitas técnicas. A imparcialidade permeou a nossa escolha”, esclareceu Nassar.

Ainda conforme Magda, em virtude da estabilização do quadro pandêmico, cerca de 40 mil pessoas serão esperadas em 2022. “De hoje até setembro de 2022, iremos Pernambucar”, garantiu, bem-humorada.

Participaram do anúncio o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes; a secretária de Turismo de Recife, Cacau de Paula; o presidente da Empetur, Antônio Neves Baptista; o presidente do Recife Convention Bureau, Simão Teixeira, além do presidente da ABAV-PE, Marcelo Waked, do vice-presidente da entidade, Marcos Teixeira; e da diretora Fátima Bezerra.

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, celebrou a novidade com entusiasmo. “O nosso compromisso é de realizar a maior, a mais feliz, a mais festiva e mais participativa ABAV Expo & Collab da história. Faremos de tudo para que seja inesquecível. Para que este momento fortaleça ainda mais o turismo do Nordeste”, apontou.

A notícia, divulgada no Dia do Nordestino, emocionou a secretária de Turismo de Recife. “Esta foi uma decisão muito simbólica. Nosso Estado reconhece a importância da cadeia produtiva do turismo. A última edição sediada em Recife aconteceu há 20 anos. Esta é uma chance para mostrar ao Brasil o quanto evoluímos”, afirmou Cacau.

Paralelamente, o presidente do Recife Convention Bureau, Simão Teixeira, registrou o seu sentimento. “Este é o momento mais feliz da minha vida profissional. Coincide com a celebração dos 20 anos de Convention”, assegurou.

Por fim, o presidente da Empetur, Antônio Neves, destacou os potenciais naturais e históricos locais. “Além disso, temos um trade aguerrido, unido, que não baixa a cabeça diante das dificuldades”, apontou.

Além de Pernambuco, concorreram no edital de candidatura 12 localidades – Bahia/Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Joinville, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

Em Fortaleza, 12.328 visitantes
Durante a coletiva de imprensa em que o anúncio do próximo destino-sede foi anunciado, a presidente da ABAV Nacional apresentou os números parciais relacionados à movimentação da 48a edição do evento, realizada de 6 a 8 de outubro em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará. Durante os três dias, 12.328 visitantes, nacionais e internacionais, compareceram presencialmente à estrutura física montada para a finalidade.

“Com as restrições, só poderíamos receber 3 mil pessoas simultaneamente. Entregamos um evento surpreendente, cumprimos todos os protocolos, recebemos caravanas de todo o Brasil, e fomos parabenizados pela Vigilância Sanitária”, informou Magda.

Simultaneamente, pessoas credenciadas acompanharam a programação espelhada por plataforma virtual disponibilizada por meio do site www.abavexpo.com.br. Os números relacionados serão posteriormente divulgados.

Sobre a ABAV Expo & Collab
Realizada pela ABAV Nacional, este ano com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Sebrae Nacional, a ABAV Expo & Collab é a maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil. Anualmente, e há 48 edições, reúne toda a cadeia produtiva do setor contribuindo de maneira decisiva para a consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes. É a grande vitrine para o lançamento de novidades e a apresentação de tendências para o mercado profissional ao reunir companhias aéreas, meios de hospedagem, operadores de turismo, empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBTIQ+, locadoras de veículos, equipamentos turísticos e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo, nacionais e internacionais.

ABAV Expo & Collab 2022 é de Pernambuco

Estado foi anunciado como sede do próximo evento da Associação Brasileira de Agências de Viagens. Expectativa é atrair mais de 40 mil pessoas ao Recife na 49ª edição

Os tambores do maracatu transmitiram toda a alegria da comitiva pernambucana, na tarde desta sexta-feira, no Centro de Eventos do Ceará, quando foi anunciada a escolha do Estado como sede da edição 2022 da ABAV Expo & Collab. Promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens e considerado uma das maiores e mais importantes feiras de turismo da América Latina, o evento voltará ao Recife após 20 anos, como resultado de uma articulação conjunta feita pelo Governo do Estado, Prefeitura do Recife e o trade turístico.

O Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, será novamente o palco deste acontecimento, que vai reunir os maiores players do turismo nacional e representantes de peso do mercado internacional. “Estamos muito felizes, sem dúvida, com esta conquista, que coloca Pernambuco no centro do turismo nacional. É um resultado que muito nos orgulha e só foi possível graças a uma articulação do Estado com o trade, tendo a participação fundamental do governador Paulo Câmara, e também da Prefeitura do Recife. Estamos muito honrados e agora temos a grande responsabilidade de fazer um evento inesquecível, que entre para a história da ABAV e de Pernambuco”, declara o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, que esteve em Fortaleza, acompanhando o evento encerrado nesta sexta.

Em seu discurso, durante o anúncio da sede da próxima feira, Novaes destacou o papel dos agentes de viagens e da ABAV na indústria do turismo nacional. “A ABAV é uma entidade forte, organizada, que tem à frente a presidente Magda Nassar, uma articuladora hábil, que consegue unir as diversas categorias do trade num grande evento anual. Ela representa esses profissionais que ficam no início da cadeia do turismo, em contato direto com o público, que são os agentes de viagens. Temos a preocupação constante de capacitar e manter os agentes informados sobre nossos destinos; fizemos capacitações online na pandemia e, agora, promovemos um roadshow nacional”, completa o gestor.

A 49º ABAV Expo & Collab será realizada de 21 a 23 de setembro de 2022, e deverá atrair para o Estado mais de 40 mil pessoas. O evento ocupará todo o complexo do Centro de Convenções de Pernambuco e contará, além da feira de negócios propriamente dita, com programação de palestras, além de famtour e fampress para agentes e operadores de viagens e jornalistas. “Um evento do porte da ABAV, sem dúvida, vai gerar um volume de negócios muito importante para o turismo do Estado. A feira deste ano, aqui, em Fortaleza, marcou o retorno após a pandemia, e a nossa, em 2022, vai marcar a volta da feira da ABAV com todo o seu brilho, sem as restrições dos protocolos sanitários, de controle de público”, afirma o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, também presente a Fortaleza.

BALANÇO
Pernambuco levou um estande próprio para a 48º ABAV Expo, encerrada nesta sexta-feira. Apostando na iconografia do programa Bora Pernambucar, que incentiva a desvendar destinos do interior do Estado, além do litoral, o Estado apresentou um espaço funcional, com 48m², com atendimento direto aos profissionais de turismo e jornalistas, área para reuniões e exibição de vídeos com as diversas regiões turísticas pernambucanas, destacadas também por meio de painéis e totens.

Como pauta, os bons números da retomada no Estado, a recomposição da malha aérea – Pernambuco foi o Estado que mais rapidamente recuperou as ligações diretas, chegando até a superar os números de antes da pandemia -, o anúncio da maior malha aérea do verão, com o aumento de dez destinos pela Azul, e o interesse crescente dos pernambucanos e visitantes pelos novos destinos do Estado. Petrolândia, Vale do Catimbau, Pesqueira e Bonito são alguns dos locais que vivem um excelente momento de crescimento do número de visitantes, como reflexo do programa Bora Pernambucar.

Respeitando o rígido protocolo sanitário proposto, não foram realizadas apresentações artísticas ou distribuição dos tradicionais brindes para o trade. Todo o material de divulgação foi disponibilizado via QR-Code. “Foi uma ABAV diferente, com foco maior no fechamento de negócios, na articulação de ações com as empresas aéreas, indústria hoteleira e entidades. Foi um evento muito produtivo, com esta troca de energia, e este contato presencial, que o trade estava tão carente. Voltamos para casa muito satisfeitos, ainda mais com esta novidade fantástica, que é a ida da próxima edição para o Estado”, salientou a diretora de Marketing da Empetur, Milu Megale.

Presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista; presidente da ABAV, Magda Nassar; secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, e Cacau de Paula, secretária de Turismo do Recife

Portugueses na ABAV Expo & Collab

Representantes da Portugal United.

Portugal United marcou presença na ABAV Expo & Collab de Fortaleza. O projeto teve como propósito levar aos brasileiros detalhes sobre as sete regiões turísticas portuguesas, bem como informações referentes a hospedagem, gastronomia e entretenimento no país mais ocidental da Europa.

Para Pedro Ribeiro, diretor de marketing e vendas dos Hotéis Dom Pedro e co-fundador do projeto “Foi com uma grande alegria que no dia 01 de setembro vimos Portugal reabrir as fronteiras para turistas brasileiros. Estar na ABAV é um passo para a recuperação do futuro do turismo”.

Estamos muito felizes em voltar a compartilhar com os brasileiros as novidades do nosso país. Nossa missão é ajudar no trabalho do trade turístico e voltar a ter os números de visitantes que tínhamos em 2019”, conclui Ribeiro.

Durante três dias, estiveram presentes na Abav Expo, representantes, além do Dom Pedro hotels, o Turismo da Madeira, Vip Hotels, Convento do Espinheiro, Lutecia Smart Design Hotel, Onyria Quinta da Marinha, Feeport Outlet e Everything is new.

O coletivo Portugal United nasceu em 2005 com o objetivo de participar numa feira de Turismo em São Paulo. No seu núcleo fundador estavam a Dom Pedro, os Vip Hotels e a Operadora DMC Citur. A estas empresas juntou-se a TAP e nos anos seguintes muitas outras entidades, sempre com o objetivo de promover Portugal.

A iniciativa estendeu-se para além do Brasil, chegando a muitos outros mercados. Em 2018 o Portugal United promoveu Portugal em mais de 20 cidades nos mais variados mercados. Em 2019 marcou a 15ª edição do seu Roadshow no Brasil. Ao longo de 16 anos, Portugal United já esteve presente em 10 países, passando por mais de 40 cidades, 16 delas no Brasil.

United Hotels of Portugal na Abav Expo & Collab

Carlos Dezen, diretor da Senator turismo de São Paulo, Afonso Carreira da Verde Pino, Cristina Lira e Alexandre Marto, CEO do Fatima hotels group.

No estande da Associação Empresarial Ourém- Fátima(ACISO), estavam presentes, o diretor da Verde Pino Agência de Viagens e Turismo de Fátima, Afonso Carreira. A Verde Pino trata-se de uma empresa familiar com 50 anos no mercado . É uma empresa que atende grupos portugueses, bem como o mercado brasileiro e internacional, tanto no mercado emissivo e receptivo, tendo o turismo religioso e cultural como destaque.

Também Alexandre Marto Pereira, CEO do Fatima Hotels Group e o mais novo, Lumen Lisboa Hotel, apresentando seus hotéis para os agentes de viagens e operadores. A marca United Hotels of Portugal, representa 10 hotéis independentes em Fátima, e o Lumen Hotel & The Lisbon Light Show em Lisboa.

JANTAR COM OPERADORES BRASILEIROS

Na quinta-feira, o diretor da Pino Verde, Afonso Carreira recebeu amigos operadores brasileiros para jantar Bistrô Lisboa, em Fortaleza, ao lado de Alexandre Marto, incluindo esta colaboradora como convidada.

Turismo seguro: Porto de Galinhas, em Ipojuca, é reconhecida com selo Cidade Pacífica do Ministério Público do Estado

O trabalho contínuo dos últimos anos de atenção à segurança pública e de preservação da cidadania do povo ipojucano teve um importante reconhecimento nesta quinta-feira (07). A Prefeitura do Ipojuca recebeu o selo de Cidade Pacífica por parte do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), sendo a primeira cidade da Região Metropolitana do Recife a conquistar esta certificação. A honraria para ser concedida exigiu do município diversas ações em 15 eixos definidos pelo MPPE com metas rigorosas que garantissem a redução da criminalidade e o combate à violência. O selo foi entregue à prefeita Célia Sales pelo procurador geral do Estado, Paulo Augusto de Freitas Oliveira em um evento realizado no auditório do centro administrativo de Suape.

“A certificação do nosso município pelo Ministério Público, através da Procuradoria Geral de Justiça como Cidade Pacífica, ratifica o compromisso com a segurança pública e o bem-estar de todos. Hoje, Ipojuca oferece boa iluminação pública, saúde, transportes, esporte, cultura, lazer e mantém constante diálogo com a comunidade, empresariado e turistas. Tudo isso garante a Porto de Galinhas, que já é um dos mais preferidos destinos turísticos de lazer no Brasil, o certificado formal de, também, um dos mais seguros para os turistas”, afirmou o representante do trade turístico de Porto de Galinhas, Ulisses Ávila.

Em sua fala de agradecimento, a Prefeita do Ipojuca, Célia Sales, citou importantes iniciativas da gestão municipal que contribuíram na conquista do certificado. “É com muita honra e orgulho imenso de todos que fazem a Secretaria de Defesa Social do Ipojuca que recebemos o selo de Cidade Pacífica. Quando assinamos em março de 2020 o convênio de cooperação técnica com o MPPE, que compreendia a execução de políticas públicas na área de segurança com metas bastante ousadas, eu não tinha dúvida de que iríamos conseguir”, declarou.

PORTO DE GALINHAS// O destino turístico mais importante de Pernambuco é, também, o preferido de viajantes do Brasil e do mundo. Pesquisas divulgadas por diversas operadoras de turismo mostram que o balneário está sempre no “Top 5” dos mais vendidos para viagens futuras. Distante 50 km do Aeroporto Internacional do Recife, Porto de Galinhas conta com uma das melhores redes hoteleiras do país, praias de águas mornas e cristalinas, gastronomia de alta qualidade e excelentes opções de passeios para crianças, adultos e idosos.