Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Categoria Advisor, Opinião

Por Cristina Lira

BTM é sucesso em Fortaleza 

Abertura da BTM.

O Brazil travel Market (BTM) em sua 10º edição focada no mercado internacional, recebeu aplausos pela sua edição em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, ocorrida nos dias 22 e 23 . Foi um evento bastante expressivo no mercado. A ideia inovadora dos sócios, Claudio Junior, Breno e Bruno Mesquita, que depois de promoverem por 9 anos o Festival do Turismo de João Pessoa, decidiram ampliar e investir num amplo mercado, e transferir o evento para Fortaleza devido a sua malha aérea para o mercado internacional e mesmo pós pandemia conseguiram realizar o sonho desse primeiro momento. O BTM na abertura contou com as mais expressivas autoridades do turismo cearense, desde do secretário de turismo do Ceará, Arialdo Pinho que apostou anteriormente neste projeto e recebeu de braços abertos o evento, do secretário de turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, do presidente da Abav Ceará, Murilo Santa Cruz, do presidente da ABIH nacional, Manoel Linhares, secretário de turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, presidente da ABIH do Ceará, Régis Medeiros, Cristina Cavalli de Ushuaia, entre outros. Na abertura várias homenagens foram feitas a redes hoteleiras, como o Vila Galé, a operadora Masterop, entre outros.

Do mercado internacional, o português Cesar Valente e o brasileiro André Soares, levaram a bolsa do emprego para o evento ( já conhecido em Portugal, com a bolsa da empregabilidade que ocorre dentro da Bolsa de Turismo de Lisboa há 6 anos), presente o cônsul do Turismo da Suíça no Brasil, Fabien Clerc ( que trouxe uma delegação de 12 pessoas da Suíça), também Leonardo Pugliese , representante da Tailândia. Esses estrearam no espaço Luxury do BTM.

Entre os estados , estavam , o Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, ,Paraíba, com destaque para João Pessoa, Areia, com a presença do professor e consultor executivo do Areia Convention, Romero Rodrigues e Campina Grande, entre outros como Parauapebas no Pará, um destaque para seu lindo estande, também Paraná, com destaque para Foz do Iguaçu, estande de Fortaleza destacando com o seu artesanato, Cotia (SP)entre outros estandes de hotéis, como o Vila Gale, Master hotéis, Parques como o Beach Park, e operadoras como Interep, a Masterop de Alagoas que levou uma caravana de 250 agentes de viagens do nordeste.com vários fornecedores, entre os quais o Enotel. Outras caravanas também chegaram ao evento, como da Abav-Paraiba , sob a coordenação de Marilia Patriota, diretora da Essencial Viagens e turismo e de agentes de viagens de Natal.

Durante o evento, houve várias capacitações durante a tarde no mesmo piso do BTM, o que levou muitos agentes de viagens a participarem e pela manhã, rodada de negócios. O BTM possivelmente ficará por mais dois anos no Ceará. Para 2022 ja está agendado para outubro e espera que o número de representantes e operadores internacionais aumente bem.

BOLSA DE EMPREGO NO BTM

O estande da Bolsa de emprego foi uma das novidades do evento. Cerca de 10 empresas do mercado nacional e internacional ofereceram oportunidades.. Os diretores Cesar Valente e Andre Soares homenagearam o CEO do BTM, Claudio Junior entregando uma placa.

 

Santuário do Sameiro

 

A beleza de sítios turísticos do Norte de Portugal em pinturas

O Santuário do Sameiro, o Jardim de Santa Bárbara (Braga) e a ponte do Porto (Amares) são alguns dos belos sítios turísticos que a artista brasileira e luso descendente Maria Amélia vem divulgando em seu blogue artístico, através de projeto que se iniciou em 2017 e que almeja promover a natureza, o patrimônio cultural e religioso da região, “bonitas localidades portuguesas que encantam a todos”, unidas à história sentimental de sua ascendência lusitana entre o Douro e o Minho e à descoberta de parentes em Braga e Vila Verde.

Seu recente quadro (20x30cm) retrata um momento especial no caminho de esperanças para a saída da pandemia da Covid-19, que a artista acompanhou através das redes sociais desde Natal, no nordeste do Brasil: a Nossa Senhora da Abadia sendo levada em peregrinação do arciprestado de Amares ao Santuário da Nossa Senhora da Abadia onde ocorreu missa presidida pelo bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida.

Com um espírito que procura traduzir em sua pintura a alma, a emoção e a delicadeza, os quadros (todos em pequena dimensão e em óleo sobre tela) evocam a particularidade de sua visão que busca transformar a natureza em mundos de luz. São sonhos, viagens e espiritualidade.

Jardim de Santa Bárbara

Em recente artigo publicado no Diário do Minho (Braga), o jornalista Jorge Oliveira, também fotógrafo e com criterioso senso artístico, definiu a pintura de Maria Amélia: “O realismo, a luz, os detalhes, o traço fino e apurado, acompanhados de pequenos elementos simbólicos usados para reforçar a composição visual, são algumas das marcas mais distintivas desta artista plástica com um sentido estético peculiar e uma sensibilidade artística marcada pela busca do bem e da paz”.

Maria Amélia apresenta em seu bloque quadros que ressaltam o Mosteiro de Tibães, Santuário da Senhora da Abadia (Amares), Santuário do Bom Jesus, Santuário de São Bento da Porta Aberta (Terras de Bouro), Nossas Senhora do Sameiro e da Abadia, além de lugares e paisagens que criam viagens reais ou imaginárias, por formas de uma pintura que segue do figurativo ao abstrato. As obras podem ser apreciadas em https://omundopelapinturademariaamelia.com

Lisboa ganha novo hotel: Lumen Hotel & The Lisbon Light Show ( foto 5- CEO Alexandre Marto Pereira)

Alexandre Marto Pereira

Esta jornalista conversou com o CEO do grupo United Hotels of Portugal, by Fatima Hotels Group | www.fatima-hotels.com e Lumen Hotel & The Lisbon Light Show | www.lumenhotel.pt Alexandre Marto Pereira durante a Abav Expo & Collab em Fortaleza sobre as novidades em Portugal

1-Quantos hotéis tem em Fátima?
A cadeia de hotéis independentes Fátima Hotels Group tem 10 hotéis: 1 produto de luxo boutique (Luz Houses), 3 hotéis de 4 estrelas (Hotel Estrela de Fátima, Aurea Fátima Hotel e Hotel Regina) e 6 hotéis de 3 estrelas (Hotel Coração de Fátima, Hotel Cruz Alta, Hotel Genesis, Hotel Rosa Mística, Imperio hotel e Hotel Santa Mafalda).

2-Há quantos anos trabalha com o Turismo religioso e business?
O primeiro hotel independente do grupo é o Hotel Estrela de Fátima, que obteve o seu alvará (licença) em 1956, ainda como Pensão. Foi uma das primeiras unidades hoteleiras de Fátima. Em 2016 vários hotéis independentes decidiram formalizar numa empresa uma parceria que já era antiga e que usava a marca Fátima Hotels Group. Estes hotéis iniciaram um processo de qualificação das suas unidades e principalmente dos seus recursos humanos de uma forma dramática nos últimos anos, e iniciaram uma diversificação de segmentos. Hoje os hotéis estão posicionados tanto em turismo religioso, como leisure e business. Somos a maior cadeia hoteleira de Fátima.

3- Há pouco tempo abriu o hotel Lumen em Lisboa?. Como é o hotel?. Quantos quartos? Focado no Turismo de lazer e negócios?
Pretende-se que o LUMEN HOTEL seja um dos melhores hotéis de 4 estrelas de Lisboa. Com 160 quartos, um design cuidado e um show de luzes único, o hotel pretende ser um grande elogio à cidade de Lisboa. O show de videomapping que temos está a tornar-se uma referência para todos os que procuram algo impactante sobre a cidade de Lisboa.

4-Recebe muitos brasileiros?. Quanto representa os turistas brasileiros em seus hotéis, 5-Com a pós pandemia, qual a expectativa desse novo cenário no Turismo?
O hotel acaba de abrir e já está tendo a visita de alguns brasileiros, principalmente de segmentos mais altos. Acreditamos que com o regresso da normalidade pós-pandémica, o mercado brasileiro seja um dos nossos principais mercados.

6- Qual o seu maior público de turistas?
Em Lisboa é um público mais jovem, trendy, de segmento médio-alto, que procura city-breaks. Em Fátima, depende da unidade hoteleira. Cada hotel em Fátima tem públicos distintos porque os hotéis abarcam ofertas muito distintas… o nosso objectivo em Fátima é ter uma solução de alojamento para qualquer público.

7-Qual a importância do mercado brasileiro para seus hotéis?

O mercado brasileiro será sempre uma prioridade para nós. Fazemos há muitos anos visitas ao trade brasileiro, estamos presentes em feiras e em contacto permanente com operadores que escolhem os nossos hotéis. Mesmo que a situação pandémica ou cambial pareçam indicar um arranque mais lento do mercado brasileiro, este será sempre um mercado acarinhado por nós: porque gostamos dos brasileiros, e porque acreditamos neles.

8- Na sua opinião, qual a importância do Turismo no cenário internacional?
A globalização é imparável. Nesse sentido a viagem e o turismo fazem já parte do ADN de cada vez mais pessoas. A crise atual vai passar, e as pessoas vão viajar mais. Talvez de forma diferente, com outros interesses e preocupações. Mas isso é parte da dinâmica da mudança do mundo.

Sobre o Lumen hotel:
Localizado no coração da cidade, o Lumen Hotel promete honrar a famosa Luz de Lisboa, invadindo de sensações quem o visita.

Inaugurado em 2021, este 4 estrelas superior é o primeiro hotel em Portugal a oferecer uma experiência imersiva de luz, através de um show de video mapping que apresenta Lisboa aos hóspedes.

Todos os quartos são equipados com a mais recente tecnologia (como tablets e tomadas USB) e com camas extra largas, para proporcionar aos hóspedes o maior conforto.

O restaurante Clorofila, a piscina no rooftop, o ginásio e as salas de reuniões e espaços de co-working completam a oferta.