Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Categoria Advisor, Opinião

Por Cristina Lira

Aparecida e região do Vale do Paraíba(SP) recebe press trip com jornalistas de turismo

Participante do Prémio Top Destinos Turísticos, como uma das finalistas na categoria “Turismo Religioso”, a Estância Turístico-Religiosa de Aparecida, na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (SP), foca ações em outros segmentos capazes de motivar turistas de diversas localidades e no aumento do tíquete médio per capita.

Com esse propósito, a convite da Secretaria de Turismo aparecidense, a jornalista Cristina Lira, especializada em Turismo & Negócios, realiza a edição de número seis do seu “Encontro dos Profissionais do Turismo com Cristina Lira”, módulo Aparecida (SP), agendado para a noite de 06 de dezembro.

Esse encontro é um dos eventos mais cotados e reúne, num jantar com palestra, os profissionais do trade turístico.

Lira escolheu, para essa edição do Press Trip, profissionais de comunicação cujo trabalho se acentua pela especialização no segmento de Turismo.

Sob esse foco, contará com os convidados: Luiz Guilherme Zenga, de São Paulo – Jornal Turismo & Eventos; Amadeu Castanho, de São Paulo – Diário do Turismo on line; Marden Couto, de Belo Horizonte – Turismo de Minas; Marcos Ivan e Edna Maischberger, do Canal 39 de Pindamonhangaba (SP) e Júlio César, de Curitiba – Revista Panorama do Turismo.

ROTEIRO:

Os jornalistas serão guiados para visita às seguintes cidades: Bananal, Aparecida, Santo Antônio do Pinhal e Cunha, contando com apoio da secretaria de Turismo e de empresários do Trade turístico de cada localidade.

O guiamento técnico será pela Guia de Turismo e Gestora de Turismo Jovita Vilela, de Aparecida.

HOSPEDAGEM:

Parceria consolidada, com visão de empreendedorismo, proporcionará – aos jornalistas – acomodações em dois importantes estabelecimentos de Aparecida: Hotel Peregrinos e Hotel Cathedral.

AGENDA:

Dia 06 – Hotel Peregrinos, Aparecida

6º Encontro dos Profissionais do Turismo com Cristina Lira

Jantar com palestra pelos convidados:

Carlos Dezen, da Senator Turismo

Jarbas Favoretto, presidente da AMITUR – Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico.

Dia 07 – Bananal: Fazenda dos Coqueiros; Tour Centro Histórico; Restaurante Casarão Andrade; Resgatinho; Araras; Vaca Marilia (leite fresco, vaca premiada); Fazenda Loanda.

Dia 08 – Aparecida: Cidade do Romeiro; Trem do Devoto; Balsa no Rio Paraíba do Sul; Memorial da Devoção; Missa no Santuário Nacional; Almoço no Centro de Apoio ao Romeiro; Cúpula Central do Santuário; Bontur (Bondinho Aéreo).

Dia 09 – Santo Antônio do Pinhal: Café da Manhã no Aromas da Montanha; Bodega Cachaçaria + exposição de produtores locais; Roteiro Lageado (Azeite Sabiá, Eisland e Cervejaria Carijó); Almoço no Picanha e Pasta; Feirart de Natal com artesãos e artistas da cidade e região; Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, acompanhados do historiador Zildo Silva, Pe. Lobato e o Prefeito Anderson José Mendonça (Parrão); Jardim dos Pinhais Ecoparque.

Dia 10 – Cunha: Café da Manhã no Magnificat Cottage; Olival; Café Moara; Lavandário; Almoço Kallas da Serra; Igreja Nossa Senhora da Conceição; Casa do Artesão e ateliers.

Segundo o secretário de Turismo de Aparecida, João Gilberto Oliveira, é importante receber jornalistas das regiões emissoras da cidade. “O objetivo da Press trip é divulgar Aparecida como um destino de férias, onde as pessoas podem curtir a cidade e a região do Vale do Paraíba nos seus diversos segmentos”, explica o secretário aparecidense, concluindo: “Buscamos, também, aumentar as hospedagens durante a semana, pois o forte da cidade tem sido aos finais de semana. Pretendemos mostrar que, embora o forte da Região Turística da Fé seja o Turismo religioso, temos outras opções turísticas que são interessantes e devem ser trabalhadas de forma simultânea e integrada ao Turismo religioso como, por exemplo, o Turismo rural, gastronômico, cultural, contemplação, etc.”.

A jornalista de Turismo & Negócios, Cristina Lira, com larga experiência em promover press trips, destaca o valor de se realizar uma press trip com jornalistas selecionados, visando difundir a região e a tornar mais conhecida para quem viaja e busca novos roteiros.

Geoparque Seridó passa por avaliação para integrar rede mundial da Unesco

Membros do Ministério do Turismo acompanham visita técnica que pode fazer do local o segundo do país reconhecido internacionalmente

Brasil pode ter, em breve, mais um geoparque reconhecido internacionalmente pela Unesco. Isso porque representantes da organização, acompanhados do Ministério do Turismo e de outras entidades, realizaram, durante esta semana, uma visita técnica ao Geoparque Seridó (RN) para avaliação da candidatura do território à Rede Mundial de Geoparques. Atualmente, apenas o Parque Geológico do Araripe, no Ceará, possui a certificação no Brasil.

Entre os itens observados na visita estavam as ações desenvolvidas na região para a promoção do turismo de forma sustentável e para a implementação de projetos que contribuam com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O resultado da avaliação deve ser divulgado até abril de 2022.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o reconhecimento deste patrimônio de relevante valor internacional será essencial para a promoção do turismo na região. “O geoturismo é uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento territorial sustentável e, atualmente, temos apenas um geoparque reconhecido mundialmente. Tenho certeza de que o Seridó ganhará a certificação e impulsionará tantos outros geoparques brasileiros a também serem incluídos na lista da Unesco, o que dará mais visibilidade aos nossos atrativos”, comentou.

Durante três dias, os técnicos da Unesco e representantes do MTur e de outras instituições participaram de reuniões com a governança local e acompanharam os projetos desenvolvidos pelo geoparque que envolvem educação, geoconservação e turismo junto às escolas públicas. Este último vem sendo executado desde agosto de 2017 com a finalidade de fazer com que escolas elaborem projetos que envolvam cada vez mais gestores, alunos e comunidade e transforme em uma iniciativa permanente através de políticas públicas voltadas aos direitos da criança e do adolescente. Além disso, os técnicos puderam desfrutar das belezas artesanais da região, produzidas pela comunidade local.

O presidente da Empresa de Promoção Turística do Rio Grande do Norte (Emportur), Bruno Reis, destacou o impacto que esta titulação dará ao turismo potiguar. “O desenvolvimento turístico do Geoparque Seridó o torna um produto inovador para o Estado do Rio Grande do Norte. Um produto que dialoga com a proposta da gestão atual em intensificar a interiorização da atividade turística, assim como com a proposta de segmentação da atividade, destacando-se no território os segmentos de ecoturismo e aventura”, concluiu.

GEOPARQUE SERIDÓ – O Geoparque Seridó compreende seis municípios do Rio Grande do Norte: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas, totalizando mais de 2,8 mil km² na Caatinga, bioma único do mundo. Em todo o seu território, o turista pode acompanhar diversas atividades que contemplam a cultura local, a história, a gastronomia e a natureza, além de materiais geológicos, como rochas metamórficas do período Paleoproterozoico, que datam até 2 bilhões de anos.

O geoparque potiguar é considerado um “geoparque aspirante” ao título mundial, assim como o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, localizado entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Caso receba o título e passe a integrar a Rede Mundial de Geoparques, a governança local deverá zelar pela garantia da sustentabilidade, preservação e proteção ambiental do Geoparque do Seridó e promoverá também o envolvimento dos moradores da região.

GEOPARQUES – Para se instituir como geoparque, é necessário que uma região tenha atributos geológicos e paleontológicos de relevância internacional, aliados a ações de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. A implantação deve contemplar o turismo, desenvolver a economia local e modificar a realidade socioeconômica dos habitantes da região. No mundo, há 147 geoparques titulados pela Unesco, em 41 países.

ESTRUTURAÇÃO – O Ministério do Turismo e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançaram, em agosto, edital que vai selecionar empresa para elaborar manual de desenvolvimento de projetos turísticos de geoparques no Brasil. A contratação tem o objetivo de contribuir para a estruturação de mecanismos de fomento ao turismo sustentável nesses territórios, em consonância com os princípios e orientações da Rede Global de Geoparques e com as diretrizes de desenvolvimento do turismo do governo federal. O resultado do edital deve ser divulgado na próxima semana.

SERHS NATAL recebe CEOS da Foco Operadora

Participantes do ultimo encontro.

O SERHS Natal Grand hotel & Resort, recebeu os CEOS da Foco Operadora, Antônio Neto e Dioclecio Medeiros como palestrantes no último Encontro do ano dos Profissionais do Turismo de Natal, evento idealizado pela jornalista Cristina Lira. Na ocasião eles contaram a trajetória da vida profissional no turismo. A Foco Operadora realizou no mês de outubro deste ano, a VI rodada de negócios no Vila Galé Touros reunindo mais de 250 agentes de viagens da região Nordeste e Norte do país e fornecedores de várias partes do Brasil e Portugal. O último encontro foi transmitido ao vivo, e contou com a presença do diretor de marketing da PBTUR, Luciano Lapa, da subsecretária de turismo do RN, Solange Portela, da gerente de promoção nacional da Emprotur , Ana Rita Couto, dos CEOS da Msom , Eliezer Andrade e Celi, do empresário Haroldo Azevedo Filho, Bruno Barbosa, fundador da Papo de Agente, da arquiteta Natacia Varella Barca da Emprotur,entre outros convidados e imprensa. Os diretores da Foco confirmaram a VII rodada de negócios de 25 a 28 de agosto de 2022, no Centro de Convenções da Paraiba, que conta com apoio da PbTur e todo o trade paraibano . Luciano Lapa assegurou que a Paraiba espera por esse grande evento.