Notícias do Brasil… por Cristina Lira

UMA PONTE PARA NOEL
 O conto “Uma ponte para Noel”, que narra a história de uma criança que deseja receber o Natal na sua cidade, no vídeo exibido no voo de Fort Lauderdale/Miami para Campinas a 9 de dezembro, foi a partida para a campanha de Natal deste ano da Azul Linhas Aéreas Brasileiras com a Coca-Cola. Depois deste pequeno vídeo, uma nova exibição convidava os clientes a bordo deste voo a indicar uma criança da sua família para receber uma carta do Pai Natal. Ao todo, 110 crianças receberão, até o Natal, uma caixa com uma garrafa da Coca-Cola, que terá dentro dela uma carta feita por um calígrafo, como se fosse escrita pelo Pai Natal. Todas as correspondências são personalizadas, para que os homenageados se identifiquem com a mensagem.
“As crianças merecem esta lembrança da Azul e da Coca-Cola. São eles alguns dos Clientes mais especiais que temos a bordo e temos certeza de que faremos o Natal deles ainda mais incrível. Esta ação ajuda a espalhar o espírito de Natal por todo o Brasil, assim como já fazemos com nossos clientes, que podem chegar a todas as regiões do país por meio da ampla malha aérea da empresa”, afirma Claudia Fernandes, diretora de Marketing e Comunicação da Azul.

“A iniciativa faz parte do conjunto de experiências que a Coca-Cola preparou para esse Natal. Tanto o conto que lançamos este ano quanto a parceria com a Azul têm em comum a nossa busca em proporcionar momentos memoráveis de felicidade para o consumidor”, conta Alfonso Saiz Aranda, diretor para Grandes Clientes da Coca-Cola.

A Azul e a Coca-Cola registraram a entrega da carta a quatro famílias. A comissária de bordo da companhia, Herica Fabiana Martins, foi a “ajudante de Papai Noel” e distribuiu as garrafas.Para conferir o vídeo da ação, acesse https://youtu.be/kRRhkyHJH2o

pousada Fernando de Noronha
Pousada Pedra do Mar recebeu decoração inteiramente feita em madeira reutilizada e materiais recicláveis.

Grupo EcoCharme reforma pousadas para atender à proposta sustentável 

O Grupo EcoCharme, liderado pelos empresários Gustavo Longman e Guilherme Luck, já é conhecido dos turistas que escolhem o arquipélago de Fernando de Noronha como destino de viagem pela proposta ecológica das pousadas que mantém na ilha. Uma das pousadas que foi recentemente reformada para se adequar a esse modelo foi a Pousada Pedra do Mar, que recebeu decoração inteiramente feita com madeira reutilizada e materiais recicláveis.

Para Longman, esta é uma forma de colaborar com a proposta de preservação da ilha, que já é uma referência no cenário nacional e mantém uma política rigorosa de proteção à biodiversidade e presença humana nas diversas praias do arquipélago. “São pequenos fatores que, à primeira vista, podem até passar despercebidos, mas que já fazem uma diferença enorme para a natureza e até para a nossa própria saúde. Os nossos cofres, por exemplo, são feitos de madeira reflorestada, deixando os ambientes ecologicamente corretos. Além disso, a maior parte de nossas frutas é plantada dentro de uma das nossas próprias pousadas”, pontua o empresário.

O estabelecimento, localizado na região de Floresta Nova, recebeu, também, economizadores de energia nos apartamentos, amenities biodegradáveis, coleta seletiva no lixo e o uso de luminárias recicladas a partir de garrafas pet. Em outras pousadas do grupo, foram implantadas ações que priorizam a proteção da ilha e a conscientização dos visitantes, desenvolvendo um turismo ecológico e socialmente correto, refletindo a preocupação com o meio ambiente que se torna cada vez mais constante e necessária nos diversos segmentos que regem a economia mundial.

MACEIÓ GANHA VOO PARA BUENOS AIRES

O maior mercado emissor internacional de turistas para Alagoas, Buenos Aires, passará a ter um voo semanal para Maceió. A informação foi divulgada pelo governador Renan Filho  durante reunião realizada em São Paulo, na sede da companhia aérea GOL Linhas Aéreas Inteligentes.

A conquista é resultado do novo regime de incentivo que reduz a alíquota do querosene de aviação e deverá impactar a economia do Estado, garantindo o aumento do fluxo de turistas argentinos. “Com a redução do ICMS para o QAV de 17% para 12% nós estamos conseguindo atrair uma série de voos. Uma conquista importante que já começa a trazer resultados positivos para a economia alagoana”, explicou o governador Renan Filho.De acordo com informações da assessoria de comunicação da GOL, o novo voo deve começar a operar em março de 2016.“Esta é uma rota bastante promissora e estamos muito orgulhosos em oferecer aos argentinos conectividade com a capital alagoana, com belíssimas praias, umas das mais procuradas hoje no país. Assim como permitir a ligação de Maceió a Buenos Aires, cidade preferida dos brasileiros na América Latina, oferecendo mais esta opção de destino aos nossos clientes da região. Temos certeza que esta rota será um sucesso”, afirma Paulo Kakinoff, presidente da GOL.Para a secretária do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, o voo Maceió/Buenos Aires representa uma ação estratégica para o turismo em Alagoas.

Boi pebaOcupação de Morro de São Paulo e Boiepa já chega a 100%

A poucos dias dos festejos do réveillon, o município de Cairu, no Baixo Sul da Bahia, a 29 km de Salvador, comemora a taxa de ocupação hoteleira nas ilhas de Boipepa e Tinharé, onde fica o Morro de São Paulo. No meio à crise que tem afetado o turismo internacional, os turistas brasileiros têm optado por descansar nas águas tranquilas e paisagens exuberantes do arquipélago de Tinharé. De acordo com a prefeitura de Cairu, 99% dos leitos de Morro de São Paulo e 100% dos de Boipeba já estão ocupados.
Andréa Drechsler, proprietária da Pousada Natureza, localizada no Morro de São Paulo, afirma que os quartos estão muito concorridos neste verão. “A pousada fica lotada nos finais de semana. Este é um verão mais curto, porém mais quente em termos de visitação”, celebra Andréa. Entre hotéis, pousadas e casas para temporada, são 12 mil leitos ocupados em Morro de São Paulo e 2 mil em Boipeba.

Drechsler garante que o turismo local segue forte. “Tenho notado uma particularidade neste ano: um público com poder aquisitivo maior que nos anos anteriores, que acaba gastando um pouco mais”, pontua.

A ocupação segue completa até a primeira semana de janeiro. A expectativa é que permaneça alta durante todo o mês, e volte a 100% no período de carnaval. Para atender a demanda, a prefeitura inicia a operação verão, com o incremento de uma série de serviços aos turistas, entre eles, os de segurança, guarda vidas nas praias, atendimento de saúde 24h, coleta de lixo, vigilância sanitária, e outros.

Réveillon longe da crise

O ponto alto do verão nos dois destinos é a semana entre natal e réveillon. Os pacotes de Fim de Ano normalmente duram quatro diárias. Este ano a maioria deles inicia no dia 30 de dezembro e encerra no dia 3 de janeiro. Eles incluem hospedagem, com café da manhã e alguns, a ceia da noite de réveillon.

Em Morro de São Paulo durante este período, tanto a Vila, como as praias ficam lotadas durante o dia e a noite. A festa acontece na Segunda Praia, com queima de fogos. Alguns hotéis e restaurantes oferecem ceia para os turistas com deliciosos cardápios e muito espumante. Em Boipeba, o ponto de encontro é praia da Boca da Barra. A ilha também recebe elegantes festas particulares que acontecem em locais privados.

2 (1)PORTO SEGURO PRAIA HOTEL 

Uma grande festa está a ser preparada pelo Porto Seguro Praia Resort, na praia de Curuípe, para celebrar com muito requinte e alegria a chegada de 2016. Com o tema “Descobrimento do Brasil”, os hóspedes e convidados do resort vão desfrutar de uma noite, que promete ser inesquecível, com decoração temática, ceia gourmet regada a espumante Chandon e bebidas especiais, espetáculo pirotécnico, Réveillon Kids, Noite do Pijama, Cia de Dança do PSP Resort e duas atrações musicais para não deixar ninguém parado: Banda Virou Bahia e DJ Kuko.

BOAS FESTAS

Agradeço e retribuo votos de Boas Festas do diretor da Copastur, Edmar Bull e familia, também presidente da ABAV NAcional, da Embratur, Scritta Comunicação, São Paulo Convention, Natal Convention, Solverde , Vinicola Aurora, Cachaça Weber Haus, Porto Bay hotels & resorts, Giratours operadora de viagens, The Palm Beach Florida, ABAV MT, Agencia Amigo de Comunicação, Antonio Cardoso,  Reyk Ambiental, ABAV-RN, ABAV nacional , Festival do Turismo de João Pessoa, Juliska Azevedo, secretária de Comunicação do governo Robinson Faria, Letra A Comunicação, Dromedunas (empresa que administra os dromedários no Rio Grande do Norte), Ocean Cruises, CVC operadora, Ambitur. E desejo votos de um Feliz Natal e um ano Novo cheio de paz, conquistas, saúde, alegrias e realizações para todos os leitores e até o ano que vem!