Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Por Cristina Lira

Ana Moreschi assume a Gerência de Produtos Internacionais Schultz

A partir desta semana, a executiva Ana Maria Moreschi é quem responde pelo portfólio mundial da Schultz. Com mais de 30 anos de experiência em operadoras de turismo e desde 2013 na empresa, Moreschi passa agora a absorver também as demandas das Américas.

De acordo com a executiva, o ano de 2022 se apresenta como um novo momento para o turismo internacional e a atenção com os parceiros comerciais é imprescindível. “Os fornecedores selecionados pela Schultz passam por rígido controle, o que garante à empresa a oferta de produtos competitivos e acima de tudo, confiáveis”, explica Moreschi. Ela adiante também que, em breve, serão contratados novos colaboradores para se juntar à equipe. “Vamos garantir novas ofertas aos agentes de viagens para atender, sempre que possível, às demandas geradas pelas agências e clientes. Teremos novidades”, comemora.

Para Moreschi, poder atuar em uma empresa sólida e transparente oferece a segurança necessária para desenvolver bons negócios. Entre os desafios estão dar continuidade aos projetos iniciados e alavancar novos. “Temos que continuar atualizando nossa equipe com as constantes alterações, atualizando nosso portfólio conforme a “abertura” dos países e o esperado aumento na oferta de produtos. “Trabalho, otimismo, confiança e uma equipe comprometida nos trouxeram até aqui e nos levarão muito mais longe” definiu a executiva sobre 2022.

Sobre a Schultz
Criada há 35 anos, a Schultz é uma das mais completas empresas turísticas do Brasil, integrada pela operações da Vital Card (seguro viagem), Schultz Vistos (vistos de turismo, estudos, trabalho e negócios), TZ Seguros (corretora de seguros para empresas de turismo), TZ System (tecnologia) e TZ Viagens (franqueadora de agências de viagens multimarcas) e Schultz Operadora.

Além de sua sede, está localizada em Curitiba, na capital paranaense, a empresa possui filiais e representantes nas principais cidades brasileiras, além de atendimento em Portugal.

WTM Latin America 2022 apresenta WTM Travel Tech, com teatro exclusivo para debate sobre tecnologia e inovação nos negócios

Tendo tecnologia como um dos pilares desta edição, sessões abordarão os legados da pandemia para a indústria, bem como oportunidades de sinergia com influenciadores digitais e estratégias para atração de talentos.

Quais são os impactos do metaverso na indústria do turismo? O que os executivos podem aprender com líderes do varejo para melhorar a experiência de compra de viagens? Como atrair mão de obra qualificada e melhorar a jornada de compra?

Estas e outras perguntas serão respondidas por especialistas de renome que participam da WTM Travel Tech, encontro de tecnologia realizado durante a WTM Latin America 2022, que ocorre de 5 a 7 de abril, nos pavilhões branco e azul do Expo Center Norte, em São Paulo.

Considerada um dos pilares desta edição, ao lado de Turismo Responsável e Diversidade & Inclusão, a temática de Tecnologia terá um espaço dedicado e que reúne área de exposição com fornecedores de tecnologia de ponta e programação de conferências com especialistas do turismo e executivos convidados de outras indústrias que tenham a inovação como carro-chefe.

Gabriela Otto, executiva com mais de 20 anos de experiência no Turismo, CEO da GO Consultoria e presidente da HSMAI Brasil, é curadora da WTM Latin America para a sessões executivas da WTM Travel Tech. A executiva explica que levou em conta os insights e inquietações de líderes e tomadores de decisão para fechar a programação dos quatro dias de evento.

O resultado é a mescla de apresentações em diferentes formatos — debates, painéis e estudos de caso — com rico conteúdo para inspirar o desenvolvimento de novos negócios e soluções baseadas em tecnologia. “A ideia é debater os desafios de 2022 para a frente, orientando os participantes sobre os próximos passos e novas soluções para impulsionar os negócios em Turismo”, reforça Gabriela.

Um dos grandes destaques da programação deste ano é a participação de Caroline Dalmolin, líder de Parcerias Estratégicas da Meta/Facebook na América Latina. Com dicas práticas, a executiva abordará o impacto do metaverso no Turismo, além de sinalizar as perspectivas e oportunidades que a ferramenta traz para os negócios.

Riva Oliveira, gerente sênior de aquisição do Mercado Pago, sobe ao palco para debater outro assunto de grande interesse: experiência de compra. O painel destacará as soluções disponíveis para alinhar a experiência de compra de viagens à de outros segmentos. “A ideia é abordar toda a jornada, desde o desejo até a aquisição pelo viés de indústrias que estão sempre se atualizando. O consumidor está habituado a pagamentos instantâneos e o turismo ainda está atrasado nesse sentido, quando comparado ao varejo”, explica Gabriela.

Transformação digital será o tema desenvolvido por Juliana Burza, gerente de inovação do Omni Lab e professora de inovação na Cesar School. Ela destacará pontos de atenção, investimentos e oportunidades que o ambiente digital traz para o mercado, com direito a dicas para gerar conversão em todas as fases. Já Thiago Mazeto, CEO da Tray e professor de e-commerce debaterá a prospeção de clientes no mundo digital, trazendo táticas viáveis e ensinamentos de outras indústrias.

O credenciamento para a WTM Latin America 2022 já foi aberto e a visitação só será permitida mediante cadastramento prévio e apresentação do ciclo completo vacinal. Todos os protocolos sanitários estão adotados e disponíveis no site.

Sobre a WTM Latin America
A WTM Latin America ocorre anualmente em São Paulo e atrai cerca de 19 mil profissionais de turismo durante três dias de evento. A feira oferece conteúdo qualificado, além de networking e oportunidades de negócios. Em sua nona edição — a primeira 100% virtual, realizada em 2021 — a WTM Latin America seguiu seu foco na geração efetiva de negócios e atingiu a marca de 4.200 encontros realizados entre compradores, agentes de viagens e expositores.

Grupo Portobello lança conjunto de casas projetadas para o verão 2023 durante o 23º Rio Boat Show 

Empreendimento será apresentado entre 2 e 10 de abril no maior salão náutico da América Latina, na Marina da Glória

Após três anos, o Rio Boat Show está de volta à capital carioca. Mais uma vez, o Grupo Portobello estará presente neste que é considerado o maior salão náutico da América Latina. E, agora, com uma novidade: o lançamento da Montibello, um conjunto de nove casas projetadas pelo renomado arquiteto Duda Porto, e disponíveis a partir do verão 2023. Localizadas na Fazenda Portobello – um condomínio de altíssimo padrão com terrenos de mais de 1.500m² –, as construções ficam de frente para o canal navegável e contam com cinco suítes, sala de TV, varanda gourmet, adega, piscina e deck para o barco. Todas são integradas à natureza e têm 440m² de área construída.

Com estande próprio no Rio Boat Show, o Grupo Portobello apresentará também todos os produtos e serviços que tornaram seus empreendimentos referências para o segmento náutico. Entre eles, o Loteamento, a Marina e a Pousada Porto Imperial, em Paraty; e o Portobello Resort & Safári, em Mangaratiba. Este possui uma pista de pouso com 1.270m homologada pela ANAC e integrada a um píer privativo que faz parte do projeto Fly Inn, Trata-se de um serviço que atende aos viajantes e hóspedes que querem alcançar o hotel por ar, mar ou terra, com capacidade para receber até 100 aeronaves por dia, e um projeto que oferece hangares privativos “na porta de casa”.

O produto atende ainda à Marina Portobello, que tem capacidade para 200 embarcações em vagas secas cobertas e 150 em vagas molhadas. Todas são equipadas com energia, água, sistema de TV e wi-fi. É a única na região com travel lift (75 ton e 50 ton), para maior segurança na movimentação das embarcações. A Marina conta também com heliponto, catamarã, guinchos, trator, restaurante, sauna, bar e fitness center.

Durante nove dias, o 23º Rio Boat Show vai reunir empresários, empresas e especialistas para debater o mercado náutico no Brasil. Além da tradicional exposição de barcos, o Salão na capital carioca investirá em atrações como test drive nas embarcações expostas, desfile náutico noturno e mostra com barcos antigos de colecionadores. O evento investe em todos os segmentos, incluindo luxo, lazer, mergulho, acessórios, inovações para navegação, entre outros. Em sua última edição na cidade, em 2019, reuniu cerca de 35 mil pessoas.

BTL 2022 retoma com força total 

A 32ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, ocorreu de 16 a 20 de março no Pavilhão das Nações. O evento foi um sucesso com a presença de players do turismo. A edição deste ano foi bastante interativa com profissionais do setor e público no final de semana. Foram 1.400 expositores diretos e indiretos. A BTL foi uma grande vitrine para o cenário internacional e contou com a participação de agências de viagens, operadores, hotelaria, transportes, entidades regionais de turismo, unidades de turismo rural, entre várias regiões de Portugal. Entre os destinos internacionais, o Brasil se destacou pelo estande da Embratur, com representantes de diversos lugares , além do estande do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, São Paul, entre outros. Foram quatro pavilhões que se encheram estes dias de profissionais, que trocaram ideias, reencontraram amigos depois de três anos e começaram novos negócios. Foi uma oportunidade da retomada do turismo. Foram quatro pavilhões: as entidades nacionais de promoção do turismo, no pavilhão 2, as Câmaras Municipais, Comunidades intermunicipais, enoturismo, agentes culturais e gastronomia, no pavilhão 3, o setor da hotelaria, empresas de equipamento e serviços e o BTL Lab, no pavilhão 4, mais de 60 destinos internacionais, companhias aéreas, tours , operadores, agências de viagens. E ainda contou mais uma vez com a bolsa da empregabilidade com 70 empresas participantes. As palestras durante o evento foram bem participativas com temas relevantes do turismo e com a presença de personalidades do turismo português.

Associação de Diretores de Hotéis de Portugal promove seu 18º Congresso Nacional na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Porto, em Vila do Conde

A ADHP – Associação de Directores de Hotéis de Portugal irá realizar, de 31 de Março a 2 Abril de 2022, o seu XVIII Congresso Nacional na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Porto, em Vila do Conde, com o tema “ATRAIR TALENTO | RECUPERAR O SECTOR | PLANEAR O FUTURO” https://congresso.premios.adhp.org/

No Jantar do Congresso, a ter lugar no Axis Vermar Conference & Beach Hotel, na Póvoa do Varzim, no dia 31 de Março de 2022, pelas 20.00H, irá decorrer mais uma edição da entrega dos Xénios 2022 – Prémios Excelência na Hotelaria.

Fui convidada pela Direção da ADHP para estar presente no Congresso Nacional da ADHP.

Bolsa de Turismo de Lisboa de 2022 foi uma das melhores edições de sempre

A organização da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorreu entre 16 e 20 de março na FIL, faz um balanço muito positivo e tem a convicção que esta foi uma das edições onde foram concretizados mais negócios, segundo os vários indicadores preliminares. Esta foi a melhor resposta que o sector do turismo podia ter dado após dois anos de interregno da BTL, e foi demostrativa da resiliência e da enorme capacidade deste que é um dos mais importantes sectores da economia nacional.

De salientar que um dos objetivos estratégicos da BTL para os próximos anos é de se afirmar como o grande Marketplace do sector do turismo, pelo que Dália Palma, Gestora de Feira, destacou que “a sensação do dever cumprido” está “intimamente ligada ao elevado nível da satisfação dos expositores nas duas dinâmicas de negócio, B2B e B2C”, bem como “à opinião do público que visitou a BTL, e que cada vez mais se desloca com o intuito de comprar as suas férias”.

Assim, e apesar da previsível redução do número de visitantes, motivado pela situação pandémica à escala global, em que muitos países apresentam ainda um conjunto de restrições face às viagens, a BTL recebeu 45.569 visitantes entre profissionais e público geral e contou com a participação de 1407 expositores (diretos e indiretos), um número superior ao da última edição, numa área de exposição de 45.000m2 dividida por quatro pavilhões. Em destaque ainda os 60 destinos internacionais presentes.

O Sucesso do Programa de Hosted Buyers

Outro dos objetivos da BTL e dos seus parceiros, Turismo de Portugal e TAP, para os próximos anos, é reforçar a qualidade e a representatividade dos diferentes segmentos do Programa de Buyers. Nesta edição a organização da feira concretizou várias iniciativas neste sentido e os números são reveladores da importância da qualificação dos buyers internacionais para a taxa de sucesso alcançada.

Nesta edição a BTL contou com a presença de 94 buyers provenientes de 18 mercados: Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Chéquia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Países Baixos, Hungria, Índia, Israel, México, Noruega, Polónia, Reino Unido e Suécia. O número de expositores que participaram neste programa foi de 256 e as reuniões agendadas atingiu o número record de 1404.

Sobre estes números, Dália Palma, a responsável da feira, explica que “este ano a organização implementou uma ferramenta que possibilitou a avaliação do resultado de cada umas das reuniões, o que vai permitir medir o sucesso desta iniciativa, bem como perceber o potencial de negócio que vai gerar”. “Ainda estamos em fase de análise desta informação, mas os primeiros indicadores permitem-nos desde já afirmar que este programa está ao nível do que melhor se faz a nível internacional.

Na análise de satisfação efetuada aos visitantes profissionais e publico geral, com base num inquérito realizado durante o evento, destacam-se os seguintes resultados:

Público profissional

98,3% recomendariam a visita à BTL a outros profissionais do Turismo
95,4 % tenciona repetir a visita na próxima edição
61,8 % deslocou-se à BTL com intenção de realizar negócios
83,2% considera a BTL o evento mais importante no setor do turismo em Portugal
83,8% considera que a BTL contribui para a projeção do turismo a nível internacional
87,9% considera que a BTL vai permitir acelerar a recuperação económica do setor

Público geral

91% dos inquiridos afirma que a visita correspondeu às suas expectativas;
96,6% recomendaria a visita à BTL a familiares e amigos;
92,6% tenciona repetir a visita
51,4% deslocou-se à BTL com intenção de comprar férias.
78,4% destes inquiridos efetuou compras no certame.