Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Por Cristina Lira

Malai Manso Resort, na Chapada dos Guimarães (MT), anuncia 1º Encontro da Melhor Idade

Iniciativa turística será exclusiva para os viajantes do segmento e incluem muitas atividades e diversão nos ambientes temáticos do hotel, além de preços diferenciados para o público 60+

Para atender o segmento de viajantes acima de 60 anos, o Malai Manso Resort lançará o 1º Encontro da Melhor Idade, entre os dias 19 e 23 de junho, apresentando uma extensa agenda de lazer e atividades com experiências seguras, monitoradas e divertidas, distribuídas nos diversos ambientes temáticos do local.

Instalado às margens do Lago do Manso, na Chapada dos Guimarães (MT), o local, que vem se consolidando como um dos mais bonitos atrativos turísticos do Centro Oeste, é perfeito para viajantes 60+, tanto pela sua imensa área de natureza preservada e lazer, quanto pela total acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida ou necessidades especiais, dispondo de elevadores no prédio principal e rampas de acesso que interligam todas as áreas de lazer e restaurantes.

Entre as muitas atividades propostas na agenda do Encontro da Melhor Idade estão aulas de dança com ritmos latinos e forró, desportos de aventura, que incluem parede de escalada, arco e flecha e tirolesa, naturalmente respeitando eventuais limitações dos participantes, além oficinas de arte e pintura.

Toda a programação foi selecionada para atender à diversidade de hóspedes, uma vez que serão acompanhadas por monitores. Trilhas, caminhadas ecológicas e contemplação da natureza estarão disponíveis na imensa propriedade do resort. Nos mais de 3mil m² de piscinas a diversão também está garantida, aproveitando o sol no deck ou curtindo a hidroginástica temática. Bingo e brincadeiras musicais como o “the voice Brasil”, noite de MPB e ritmos animados pelos DJ’s também fazem parte das atividades noturnas.

O Malai Manso também é ponto de partida para os viajantes que quiserem desfrutar de experiências turísticas da Chapada dos Guimarães. Entre elas estão a flutuação pelos rios cristalinos em Nobres, cachoeiras incríveis e mirantes com paisagens de tirar o fôlego, além de atividades náuticas, como stand up paddle e passeios de lancha no Lago do Manso. As informações sobre os passeios e atrativos na região estão disponíveis com os receptivos e guias na receção do hotel.

Serviço:

Malai Manso Resort – Chapada dos Guimarães (MT)

1º Encontro da Melhor Idade -19 a 23 de junho de 2022

* Valores diferenciados das diárias são exclusivos para idade 60+ no período

Mais Informações e reservas: tel.: (65) 3028-0401 ou pelo e-mail: [email protected]

GOL renova comando executivo

Celso Ferrer é o CEO que conduzirá o 3º ciclo de gestão da Companhia

A GOL Linhas Aéreas, maior Companhia aérea do País, anuncia importante movimento de renovação em sua gestão. Celso Ferrer, atual COO, assume a partir de 1º de julho o comando executivo da Companhia. Paulo Kakinoff, há 10 anos como CEO da GOL, passará a integrar o Conselho de Administração da empresa, aportando sua ampla experiência e visão profunda do negócio adquirida depois de uma década ocupando o seu mais alto posto executivo.

Com essa transição, a GOL se prepara para um novo e promissor ciclo da Companhia, alavancado pela retomada do mercado aéreo que enuncia um cenário de crescimento da indústria brasileira de aviação.

“A GOL é uma empresa que está em constante renovação, buscando sempre se antecipar aos desafios futuros. É com isso em mente — e com enorme satisfação — que anunciamos Celso Ferrer como o CEO escolhido para o 3º ciclo de gestão nesses 21 anos de existência da Companhia. Eu trabalho com o Celso há 17 anos e posso atestar que ele possui um profundo conhecimento do setor e da empresa como um todo. Sem dúvida, é um executivo mais do que preparado para liderar os novos tempos da GOL”, afirma Constantino Júnior, presidente do Conselho de Administração da GOL.

A sucessão de Paulo Kakinoff tem sido cuidadosa e consistentemente preparada nos últimos três anos. E a opção pela sucessão interna através da escolha de um Vice-presidente da Companhia para ocupar sua posição, preserva e fortalece a cultura única construída nestes 21 anos da GOL, valorizando a competência de Celso Ferrer e perpetuando os valores e diferenciais que tornaram a empresa um dos maiores cases da história recente da aviação civil no país.

“Com imensa gratidão ao Conselho de Administração e a todo o Time de Águias pelo privilégio e pelo orgulho de ter servido à GOL ao longo de todos estes anos, tenho agora a alegria de anunciar o Celso Ferrer como o novo CEO da Companhia. Ele é um dos melhores e mais bem preparados executivos com quem já trabalhei em toda a minha carreira profissional. Posso garantir que o Celso vai liderar, apoiado pelo nosso brilhante Time de Executivos, um ciclo ainda mais virtuoso da história da GOL, que está se iniciando agora”, assegura Paulo Kakinoff.

“É um processo de sucessão privilegiado, com a transição sendo acompanhada de perto por mim, Chairman e fundador, pelo Comitê de Gestão de Pessoas e Governança da GOL, e ainda com a mentoria do Paulo Kakinoff, que continuará aportando seu enorme know-how, agora como Conselheiro”, completa Junior.

Biografia: Celso Ferrer

Celso Guimarães Ferrer Junior tem 39 anos, 17 deles dedicados à GOL, onde iniciou sua carreira profissional como estagiário.

Desde 2019 Celso é COO da GOL, liderando as áreas de Operações, Segurança Operacional, Aeroportos, Planejamento, Malha, Suprimentos e Frota. Anteriormente, atuou como Vice-Presidente de Planejamento por 5 anos, com vasta experiência em Pricing e Alianças.

Celso é graduado em Economia pela USP e em Relações Internacionais pela PUC-SP e possui ainda MBA Executivo pela INSEAD – França. É também um experiente piloto de linha área e compõe o quadro de tripulantes da GOL na frota Boeing 737.

“A GOL é uma empresa de oportunidades. Por ter sido formado aqui dentro desde o início de sua brilhante carreira, Celso conhece como ninguém a Companhia e o Time e reúne todas as competências de que precisamos.

Muito jovem e ao mesmo tempo muito experiente, nosso CEO está plenamente preparado para o novo e promissor ciclo da GOL”, finaliza Constantino Júnior.

Plano de voo para o futuro

As mudanças de cenário apontam para um novo horizonte da Companhia. Celso Ferrer tem em seu plano de voo a missão de liderar os mais de 14 mil Colaboradores da GOL na execução do Plano Estratégico da Companhia, com foco especial nas jornadas de desenvolvimento digital, aceleração do processo de renovação da frota, novos serviços a Clientes, sustentabilidade e expansão da malha.

Segundo o próprio Celso, “é um privilégio poder assumir a liderança dessa Companhia que tanto admiro e que teve uma influência tão decisiva na minha formação profissional. Como CEO, recebo não só o comando da GOL, mas também o imenso legado deixado pelos meus antecessores no cargo, Constantino Junior e Paulo Kakinoff, que desempenharam um papel brilhante na concepção e desenvolvimento da Companhia”

“Assim como os CEOs anteriores, estou comprometido a honrar tanto o legado quanto o propósito da GOL, de contribuir para a construção do Brasil forte e justo que nos inspira e no qual acreditamos, de ser a primeira para os mais de 30 milhões de Clientes que servimos anualmente, para os mais de 14 mil Colaboradores que trabalham ao nosso lado hoje, para todos os nossos parceiros e amigos e para todos os acionistas que acreditam e investem em nossa Companhia. Isso, é claro, sem em momento algum perdermos de perspetiva nossa essência Simples, Humana e Inteligente”, conclui o novo CEO da GOL.

A GOL LINHAS AÉREAS

A GOL Linhas Aéreas é a maior Companhia aérea do Brasil e líder no segmento corporativo e de lazer. Em 21 anos de história, democratizou o transporte aéreo no país e se tornou a maior empresa de baixo custo do setor, com a melhor tarifa da América Latina. A Companhia mantém alianças estratégicas com a Air France e KLM, além de disponibilizar aos Clientes diversos acordos de codeshare e interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. Com o propósito de Ser a Primeira para Todos, a GOL tem investido continuamente em produtos, serviços e atendimento para oferecer a melhor experiência de viagem aos seus passageiros. É a primeira empresa aérea da América Latina a oferecer aos seus Clientes a possibilidade de compensação voluntária da emissão de carbono de seus voos, entre outras iniciativas de ESG. A GOL prioriza a comodidade e o bem-estar, liderando em conforto com a maior oferta de assentos e mais espaço entre as poltronas; conectividade e entretenimento, oferecendo a mais completa plataforma com internet, filmes e TV ao vivo grátis; o melhor programa de fidelidade do mercado — SMILES, recentemente incorporada à GOL – e um atendimento ao Cliente reconhecido e premiado por diversas organizações, como ANAC, Reclame Aqui e Fórum Brasileiro de Relacionamento com o Cliente. No segmento de transporte e logística de cargas, a GOLLOG possibilita a captação, distribuição e entrega de encomendas para diversas regiões do País e exterior. Internamente, a GOL tem uma equipe de 15 mil profissionais da aviação altamente qualificados e focados na Segurança, valor número um da Companhia. Atualmente, a frota da GOL consiste em 142 aeronaves Boeing 737.

Rio Grande do Norte é o único destino da América do Sul que está entre os 10 melhores lugares em alta segundo o TripAdvisor

Natal é a porta de entrada para as praias deslumbrante do RN segundo a opinião dos viajantes do site

A cidade de Natal/RN é o único destino da América do Sul que está entre os dez lugares em alta da plataforma Tripadvisor.com, o site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo.

O prémio A escolha do viajante é um recurso do Tripadvisor que permite aos usuários indicarem lugares e experiências de viagem prediletas. Entre os destinos escolhidos como melhores lugares de 2022, a capital potiguar está em sétimo lugar de 22 destinos escolhidos. Segundo o site, Natal é “a porta de entrada para as praias deslumbrantes do Rio Grande do Norte” e está no ranking entre as dez em alta no mundo.

O RN divide o prémio com cidades badaladas como Tulum, no México; Ibiza, na Espanha e Santorini, na Grécia. Este é segundo ano consecutivo que Natal é lembrada pelo prêmio Traveller’s Choice do Tripadvisor, em 2021 a cidade estava em oitava posição, neste ano subiu para sétima.

“As ações de promoção e apoio à comercialização do Rio Grande do Norte, nos últimos dois anos, foram focadas nas experiências dos turistas. Estar nesse ranking como o único destino da América do Sul no top 10 reforça que estamos no caminho certo para elevar o nível de promoção de turismo no Brasil”, ressalta Bruno Reis, diretor-presidente da Emprotur.

Caroline Balbino assume a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas

A advogada Caroline Laurentino de Almeida Balbino assumiu, nesta segunda-feira (16), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). A posse ocorreu no Salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, em Maceió.

Advogada com 18 anos de experiência na área empresarial, Caroline foi conselheira estadual da OAB, integrou o conselho de contribuintes da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz) e possui especialização em Direito Tributário e Gestão Corporativa.

“A expectativa é fortalecer ainda mais a Sedetur, que é uma secretaria estratégica que abriga importantes pautas do desenvolvimento econômico e do turismo. Assim, minha missão é estabelecer a marca do novo governador Paulo Dantas, que possui um perfil dinâmico, trabalho e empreendedor”, expôs a secretária Caroline Balbino.

Na pasta, Caroline terá como objetivo promover o desenvolvimento econômico do Estado de Alagoas, por meio do fomento ao desenvolvimento local, da integração ao desenvolvimento regional, nacional e internacional e de políticas públicas sustentáveis, voltadas para os setores de energia, mineração, indústria, comércio, serviços e turismo.

O presidente recém eleito da Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP), Fernando Garrido fala de seus maiores desafios e ações nesta gestão para o triênio de 2022 – 2025

Cristina Lira – O que representa para si ser presidente eleito da ADHP?

Fernando Garrido – É para mim uma enorme honra assumir este desafio, com um elevado sentido de responsabilidade e dever! A ADHP, sempre acompanhou em paralelo a minha vida profissional, desde o tempo de estudante, momento em que fazia parte da direção da ADHP Júnior, em conjunto com o meu amigo Raúl Ribeiro Ferreira. O assumir da presidência da Associação, tem como objetivo a procura de um maior reconhecimento da profissão de diretor de hotel, que não foi possível de alcançar durante o último mandato.

CL – Quantos associados a ADHP tem?

FG – Atualmente possuímos cerca de 1248 associados.

CL – Que ações planeia fazer ?

FG – Continuaremos a apostar na proximidade ao ensino, procurando a contribuir de uma forma ativa na definição das competências dos profissionais futuros. Para este efeito iremos criar um conselho pedagógico dentro da associação, que irá reunir as entidades públicas e privadas que ministram cursos no ensino superior, relacionados com o sector.

No centro de formação da ADHP, continuaremos a apostar no curso de especialização em Direção hoteleira, altamente reconhecido pelo meio, adicionando módulos complementares a esta formação. Alargando ainda as parcerias com entidades externas, para a criação e certificação de formações “Tailor made”.

Por outro lado, iremos desenvolver Dados estatísticos diferenciados, que contribuam no apoio à gestão dos diretores de hotéis, como é exemplo o que estamos a desenvolver relativamente às remunerações do setor.

Ao nível dos eventos, teremos a responsabilidade de celebrar os 50 anos da associação no próximo ano e continuaremos a realizar os congressos nacionais da ADHP, em conjunto com a entrega dos prémios xénios que reconhecem os profissionais do sector.

Nas últimas 2ª feiras de cada mês lançaremos o “be our guest”, uma conversa descontraída através da plataforma ZOOM, com grandes convidados ao sabor de um copo de vinho. Já no próximo dia 30/05 (2ª Feira) estaremos à conversa com Mário Candeias que é Managing Director no Espinas Palace Hotel, no irão. Sigam-nos nas redes sociais para saber mais detalhes

A revista Dirhotel, continuará a pugnar pela diferenciação, na oferta de artigos técnicos com um carácter formativo de relevância e de conhecimento técnico, de forma a poder servir de base ao ensino e mais que tudo aos profissionais do sector.

As diferentes delegações da ADHP e a ADHP júnior, continuarão a ser dinamizadas de forma a garantir a proximidade, constante reconhecimento e apoio às diferentes realidades vividas pelos profissionais e futuros profissionais do sector.

CL – Qual o maior desafio?

FG – O maior desafio deste mandato será, sem dúvida, alcançarmos o reconhecimento da profissão por parte da tutela!

CL – Com a retoma do Turismo, qual a maior preocupação hoje na hotelaria portuguesa?. Como está a qualificação dos colaboradores desse setor?

FG – Sem dúvida a maior preocupação que ao mesmo tempo é um desafio, é fazer face à escassez de recursos que estamos a enfrentar, que põe em causa o funcionamento das unidades em pleno. Quando antes da pandemia os diretores de hotel falavam na importância de reter os talentos produzidos nas nossas universidades e escolas profissionais, neste momento, dada a escassez, falamos simplesmente em ter recursos, promovendo-se internamente a sua formação.

CL – Outro dia, o Algarve divulgou que precisava de três mil trabalhadores brasileiros para o verão? Porque o brasileiro é tao procurado pela hotelaria portuguesa?

FG – A comunidade brasileira como outras ligadas aos PALOPS, para além de serem bons profissionais, principalmente na componente de venda de serviços sejam eles de: alojamento, F&B ou outros, tem a grande vantagem da Língua nativa ser a mesma, permitindo a sua incorporação imediata nas operações das unidades hoteleiras.

CL – O turista brasileiro representa quanto na hotelaria portuguesa?

FG – Segundo o Travel BI em 2019 no que diz respeito o n.º de Room nights, o Brasil acumulado ao ano possuía um quota de mercado de 6%, se olharmos para este mesmo indicador a fevereiro de 2022, a quota é de 6,9 que face a 2019 no mesmo período representa -44,8%. De qualquer apesar de ainda não existirem números mais recentes acreditamos que esta diferença é já menor a partir do mês de abril.

CL – Como está a previsão da ocupação hoteleira para o verão?

FG – Com a pandemia o comportamento do cliente mudou radicalmente, quando anteriormente para os clientes de lazer estávamos a falar de uma janela de reserva superior a 30 dias, hoje em dia a reserva é normalmente inferior a sete dias, isto porque há um maior receio de existirem fatores que condicionem estas viagens.

Posto isto poderemos dizer que embora as reservas que existam em carteira em especialmente nas cidades de lisboa e porto, não sejam significativas, todos os sinais indicam que teremos um ano de verdadeira retoma e consequentemente com uma muito boa ocupação. Já em cidades que possuem um predominância de lazer e com uma componente sazonal, verifica-se já hoje uma forte ocupação nos períodos que anteriormente era mais fortes em termos de atividade.

Sobre Fernando Garrido

Desde fevereiro de 2022, Fernando Garrido é General Manager do Olissippo Oriente. O profissional da hotelaria liderou, também, o Olissippo Marquês de Sá, de 2019 a 2022, e o Hotel York House Lisbon, entre 2017 e 2019. No currículo, conta ainda com passagem pelo grupo Accor, durante cerca de 16 anos, onde desempenhou funções desde Procurement Category Manager para a Accor Península Ibérica a assistente de direção de diferentes unidades do grupo, entre as quais o Mercure Lisboa, o Mercure Figueira da Foz e o Novotel Setúbal. Atualmente, é, também, docente da Licenciatura em Gestão Turística do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo. Exerceu funções de Vice-Presidente da Direção da ADHP entre 2013 e 2022, ano em que foi eleito Presidente da Direção para o mandato trienal de 2022-2025.

Em Portugal!
Estou numa temporada por Portugal, com base em Lisboa. Os empresários do turismo que quiserem enviar notícias de todo o país e da Europa como um todo, podem fazer pelos meus emails [email protected] e [email protected] Podem e me seguir no instagram @cristinaliraturismo.

Também escrevo no blog Turismo por Cristina Lira, revista Nova Fase do Paraná e Portal Grande Ponto. Agradeço a todos os interessados. Divulgo noticias de turismo e negócios, como gastronomia, hotelaria, pacotes, viagens, eventos, feiras, tecnologia, entidades de classe, etc