Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Por Cristina Lira

Embratur convida os turistas a conhecer a biodiversidade do Brasil

A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo convida os turistas a conhecer o Pantanal, um dos maiores reservatórios de biodiversidade do mundo.

Vista Pantanal -crédito Lucas Leuzinger.

Não só de praias se faz o turismo do Brasil. Existem diversos locais onde pode ficar a conhecer mais da fauna e flora que constitui um dos países com a maior biodiversidade do mundo. Seja explorar florestas ou conhecer a vida de animais selvagens, o Brasil é o local indicado para expandir os horizontes ligados à natureza. Por ocasião da crescente preocupação dos meio ambiental, a Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, apresenta o Pantanal, um dos maiores reservatórios de biodiversidade do mundo e o principal santuário de vida selvagem do continente aos turistas portugueses.

O Pantanal é uma região natural que engloba a maior zona húmida tropical do mundo, assim como os maiores prados inundados. Está localizada principalmente no estado brasileiro de Mato Grosso do Sul, mas estende-se ao Mato Grosso e a porções da Bolívia e do Paraguai. Espalha-se por uma área estimada entre 140.000 e 195.000 quilómetros quadrados. Existem vários ecossistemas sub-regionais no Pantanal, cada um com características hidrológicas, geológicas e ecológicas distintas.

O Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal foi registado pela UNESCO como Património Natural Mundial e Reserva da Biosfera em 2000, compreendendo o Parque Nacional Mato-Grossense do Pantanal e as Reservas Particulares de Proteção Natural Acurizal, Penha e Dorochê. O bioma é o maior sistema contínuo de água doce inundada do mundo e um dos ecossistemas mais ricos em vida selvagem.

Os turistas portugueses podem ficar a conhecer não só um local único de biodiversidade mas também experienciar a maior concentração de vida selvagem do continente Americano. O final do Outono brasileiro, que se vive no mês de junho, é a altura ideal para visitar o Pantanal e garante emoções fortes, uma vez que a seca faz com que os animais se desloquem para a beira dos rios para beber água, tornando mais fácil ver jaguares, crocodilos e muito mais de perto. Outro ponto positivo de ir ao Pantanal nesta época do ano é o facto de ser mais fácil circular nas zonas, uma vez que as estradas de terra não estão tão inundadas como é habitual. O destino é obrigatório para aqueles que querem observar mais da vida selvagem, além de explorar as incríveis belezas que só o Pantanal tem.

Uma das atividades mais populares no Pantanal é o spotting noturno, que pode ser feito de carro ou barco. Como muitos animais têm hábitos noturnos, este é um período ideal para encontrar jacarés, lobos e os famosos jaguares pintados, um dos símbolos do Brasil.

Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, é a porta de entrada para as áreas do Pantanal Norte. A partir da capital, os turistas podem chegar às cidades de Poconé, Cáceres e Barão do Melgaço. Os destinos oferecem experiências únicas em alojamentos em ecolodges que promovem uma maior imersão na natureza. Há muitas atividades em que os visitantes podem participar, tais como conhecer comunidades indígenas, permanecer nas quintas de conservação, e provar a cozinha local – incluindo jacarés, guisado de piranha, uma grande variedade de peixes de água doce e tererê, uma bebida local feita a partir de chá de erva-mate gelado.

Como chegar lá:
A melhor maneira de chegar a Poconé, Cáceres e Barão do Melgaço é através do Aeroporto Internacional de Cuiabá (CGB). A partir do aeroporto, os turistas podem alugar um carro ou apanhar autocarros no Terminal Rodoviário de Cuiabá para chegar às cidades.

Sobre a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo
A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) é responsável pela implementação da Política Nacional de Turismo nas áreas de promoção, marketing e apoio à comercialização de destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional. A Embratur contribui para gerar desenvolvimento social e económico para o país, aumentando o fluxo de turistas internacionais para destinos nacionais.

www.visitbrasil.com.br
instagram.com/visitbrasil
facebook.com/visitbrasil
twitter.com/visitbrasil
youtube.com/visitbrasil

Férias de julho: Portobello Resort & Safari terá clínica do PSG

Evento será realizado nos dois últimos finais de semana do mês

Os fãs de futebol europeu vão adorar a novidade do Portobello Resort & Safári, em Mangaratiba, para as férias escolares. De 18 a 22 de julho e novamente de 25 a 29 de julho, a Paris Saint-Germain Academy Brasil estará de volta ao hotel para a alegria da garotada apaixonada pelo desporto. O evento, voltado para meninos e meninas entre 4 e 13 anos, inclui treinos com a metodologia do PSG, com profissionais treinados pelo clube francês para ensinar os pequenos. A programação conta ainda com um torneio de futebol com pais e filhos/as, uma sessão de cinema Champions League e esportes de praia.

Antes, nos dias 2 e 9 de julho, a partir das 18h, o hotel realizará o tradicional “Arraiá do Portobello” no miniclube Portobello, área voltada para crianças entre quatro e 12 anos. Barraquinhas de bebidas, comidas típicas e muita brincadeira esperam os hóspedes, que poderão se vestir a caráter para entrar ainda mais no clima. DJs e o duo de forró Baião de Dois serão responsáveis por animar ainda mais as noites. Os pais que quiserem poderão levar roupas típicas para as crianças.

O evento também terá barracas de pescaria, de tiro ao alvo e de argola, além de corrida do saco e do Saci-Pererê. As crianças também poderão participar da brincadeira do Quebra-Pote. Para comer, haverá barraquinhas com amendoim tostado e cozido, cachorro-quente, churrasquinho, salsichão, milho cozido, broa de fubá, pipoca doce e salgada, arroz-doce, bolos de milho, fubá e amendoim, canjica, maçã do amor, morango com chocolate, pamonha, paçoca, pé de moleque, caldos e quentão, além de água, sucos e refrigerante.

O complexo oferece ainda uma diversidade de atrações para as crianças. No Miniclube Portobello, elas podem brincar o dia inteiro, sob os cuidados de uma equipe de monitores especialmente preparados para o lazer infantil (entre quatro e 12 anos). O clube possui duas piscinas, hidromassagem, mesas de totó, pingue-pongue e espaço aberto com gangorra, balanço e escorrega.

Em 2020, o Miniclube passou por reformas e adaptações. A piscina climatizada ganhou toboágua, chuveirinho, hidromassagem, escorrega e outros brinquedos aquáticos, além de espaço aberto com parquinho. As brincadeiras foram adaptadas para respeitar o distanciamento e totens de álcool gel na altura dos pequenos ficam à disposição para serem utilizados ao final diversão. Para as crianças que gostam de animais, uma fazendinha com galinhas, pôneis e mini-vacas fica aberta para visitação.

Para reservas:
www.portobelloresort.com.br
Reservas: 4020-8005 (capitais) (21) 2789-8000

Hotel vai oferecer experiência única para hóspedes no seu novo ateliê de cerâmica

O Sandi Hotel, ícone de tradição e hospitalidade em Paraty, vai proporcionar uma nova experiência lúdica e de total interação. Em um espaço na Casa Bromélias será criado o primeiro ateliê de cerâmica do Centro Histórico de Paraty. O Sandi Hotel será o único em todo país a oferecer essa exclusividade destinada aos hóspedes, que poderão moldar suas próprias peças de cerâmica dentro da oficina e ter toda sensação de criar algo único e exclusivo.

O ateliê de cerâmica do Sandi Hotel vai ficar localizado no Quadrado Mágico, espaço conceito que representa o quarteirão que abriga a sede do hotel e outras unidades do grupo empresarial, voltadas a gerar valor e experiências únicas para os hóspedes. No espaço estão o Restaurante Pippo, de cozinha italiana, a Gelateria Miracolo, com o melhor sorvete artesanal da cidade, o Bar Apothekario, dedicado a alta coquetelaria, que abriga uma galeria com exposição permanente de litogravuras com as temáticas de fauna e flora brasileira, incentivando a arte local. “Tudo que está no Quadrado Mágico é feito para gerar uma experiência única para o hóspede, que tem o benefício de acessar mais essa novidade estando hospedado no hotel”, destaca o empresário Sandi Adamiu, que administra os negócios do grupo ao lado da mãe, a decoradora Sandra Foz.

O início das atividades do ateliê também reserva uma história. Felipe Alcântara trabalhava como garçom no Sandi Hotel. Um dia Sandi Adamiu descobriu que Felipe era o maior artesão de cerâmica de Paraty e, imediatamente, chamou o funcionário para conversar. “Perguntei se ele queria continuar como garçom ou voltar a trabalhar com cerâmica. Ele deu um pulo da cadeira e disse que a cerâmica era a vida dele. Eu então disse para ficar tranquilo, pois ele passaria a ter um ateliê no espaço do hotel. Emocionado, ele foi às lágrimas”, lembra empresário, que ainda destaca que o Sandi Hotel é o único no país que tem um artesão contratado que não vai gerar receita, mas um conceito de arte local para o empreendimento dentro do novo ateliê.

Conheça um pouco do trabalho do artesão Felipe Alcântara:
O artesão Felipe Alcântara tem mais de 27 anos de experiência com cerâmica. Nascido e criado em Paraty, Felipe começou a trabalhar com cerâmica com 12 anos, fascinado com o trabalho de ceramista do tio Dalcir Ramiro. Aos 13 anos de idade aprendeu e começou a moldar as suas peças, influenciado pela arte decorativa e técnicas indígenas. Trabalhou em vários locais como o Instituto Trilha da Arte e Educação (ITAE) de Paraty, ministrando aulas de cerâmica para crianças da comunidade. Ministrou também aulas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), CAPS de Paraty, Colégio Cembra, Casa da Cultura de Paraty, Museu de Arte Sacra de Paraty, Sesc Paraty e na Casa da Ilha, com aulas para crianças, jovens e adultos.

Sobre o Sandi Hotel
O casarão do século XVIII que abriga o Sandi Hotel já foi a Casa da Moeda, durante o ciclo do ouro, e a primeira escola de Paraty. A construção colonial estava abandonada, em meados dos anos 80, quando o empresário Alexandre Adamiu se apaixonou por sua esposa, Sandra Foz, e também pela cidade que ela amava.

Grande empresário do cinema, presidente da Paris Filmes, Alexandre era também um visionário. Conta-se que foi em uma noite alegre, entre amigos, pelos bares da cidade, que ele decidiu arrematar o casarão, que reúne um conjunto de seis casarões, em uma esquina, no coração do Centro Histórico. Depois de uma longa reforma, ele presenteou Sandra com o Sandi Hotel, perto de 1990. A pousada foi batizada em homenagem ao filho único do casal.

O Sandi Hotel já nasceu como uma estrela. Alexandre teve ainda a ideia incluir um anúncio da pousada nas fitas VHS distribuídas pela Paris Filmes. Foi um sucesso. O Sandi Hotel logo se tornou uma referência no imaginário dos brasileiros. Há 10 anos, o próprio Sandi e sua mãe, Sandra, assumiram a administração da pousada, conservando a tradição do bem receber e a vontade de inovar e se renovar, sempre.