Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Por Cristina Lira

ABAV Nacional divulga resultados do seu levantamento de amostragem do segundo trimestre, novidades e números da 49ª ABAV Expo, incluindo incentivo aéreo de 15% de desconto da Azul 

Mais da metade dos respondentes do levantamento de amostragem trimestral entre associados ABAV superaram em 50% ou mais a faturação do segundo trimestre de 2022, em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre as novidades da ABAV Expo, a Azul oferecerá 15% de desconto a todos os credenciados para bilhetes de ida ao e retorno do Recife. A Associação Brasileira de Agências de Viagens realizou nesta quarta-feira uma coletiva de imprensa para divulgar as novidades da 49ª ABAV Expo – que retorna a Pernambuco após 20 anos, de 21 a 23 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco – e resultados do levantamento de amostragem deste último trimestre das agências de viagens associadas. A ocasião contou com a presença de Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional, Milu Megale, Secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco e António Neves Baptista, presidente da EMPETUR – Empresa de Turismo de Pernambuco.

Entre os destaques apresentados sobre a ABAV Expo, o incentivo no aéreo da Azul, que concede a todos os credenciados 15% de desconto em todas as tarifas regulares das suas rotas Brasil para Recife, em viagens de ida ou ida e volta entre os dias 20/09/2022 a 25/09/2022. O desconto é válido para emissões até 20/09/2022. A emissão pode ser realizada através de uma Agência de Viagens ou direto no site da Azul utilizando o promocode ABAV22 para aplicação do benefício.

Além disso, foram abertas as Caravanas Aéreas com exclusividade para associados ABAV, até segundo momento, nos estados AC, AM, AP, DF, ES, GO, MG, MS, MT, PR, RJ, RO, RR, RS, SC, SP e TO e reforçadas as rodoviárias de estados nordestinos para todos os credenciados no evento, mediante aprovação prévia.

Entre outros benefícios disponíveis a todos os credenciados do Brasil estão 17 hotéis parceiros com descontos na hospedagem e 18 bares e restaurantes com descontos que vão de 5 a 30% ou cortesias em produtos. No aéreo, além da Azul, GOL e Latam também disponibilizam descontos a todos os credenciados.

Com a planta 100% fechada, a presença de 21 estados da federação e 28 municípios com estande próprio marca a consolidação dos destinos domésticos, além de 58 expositores novos, entre eles, importantes destinos internacionais.

Foram apresentados também os diversos temas, dos mais de 60 – entre eles Afroturismo, Disney Destinations, Peru, Fortaleza, Maranhão – da área de capacitação, treinamento e painéis da ABAV Expo, a Vila do Saber, incluindo a programação da Braztoa – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo e CLIA Brasil – Cruise Line International Association.

“Há um mês e meio da feira estamos com o evento absolutamente organizado e totalmente vendido. Será de primeiríssima qualidade com negociações e capacitações” afirma Magda Nassar.

A Secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco e o presidente da EMPETUR divulgaram números do setor do Turismo de Pernambuco e ações realizadas pelo Estado para receber a ABAV Expo 2022, como a modernização e ampliação do aeroporto do Recife, atualizações sobre o Centro de Convenções que receberá a feira e da malha aérea do Estado, além da média do índice de atividades turísticas do primeiro quadrimestre deste ano. Entre as ações para o trade, a qualificação de taxistas e de profissionais que atuam nos meios de hospedagem, a realização de um receptivo no aeroporto e a articulação com os municípios. “Estamos muito felizes em poder levar a primeira ABAV da retomada para Pernambuco. Nosso Estado está se preparando para receber vocês”, afirmou Milu.

“Pernambuco abraçou a ABAV e deseja fazer a maior feira dos últimos tempos. A ABAV é uma feira b2b, temos que agarrar essa oportunidade de fazer negócios tanto dentro, quanto fora do pavilhão” completou Antonio Neves Baptista.

Os números do levantamento de amostragem do 2º trimestre feito exclusivamente com associados ABAV refletiram a retomada do setor: 52,1% das agências associadas ABAV superaram a faturação em 50% ou mais em relação ao mesmo período do ano passado. Fortaleza, Rio de Janeiro, Gramado, São Paulo e Salvador, respetivamente, apareceram como os destinos nacionais mais procurados, sendo que os mais vendidos do trimestre foram São Paulo, Rio de Janeiro, Gramado, Salvador e Brasília e Foz do Iguaçu empatados em quinto lugar. Em relação aos destinos internacionais, os mais procurados para a temporada foram: Estados Unidos, Portugal, Argentina, França e Chile, sendo que os mais vendidos foram: Portugal, Estados Unidos, França, Argentina e Itália e Espanha empatados.

“Entendemos, até por pesquisas anteriores que foram realizadas com o Sebrae e o Ministério do Turismo, que a nossa amostragem é a melhor que existe dentro do Brasil, é a mais apurada, a mais completa. Os números que a gente apresenta sempre refletem os números do mercado”, diz Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional.

Sobre a ABAV Expo
A ABAV Expo é a maior feira do mercado do turismo brasileiro e uma das principais do calendário latino americano. Reúne os principais players do Turismo do Brasil e do mundo e é a grande vitrine e o ponto de encontro para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o mercado profissional do turismo, além de ser um ambiente de negócios, relacionamento e capacitações. Está em sua 49ª edição e é organizada e realizada pela ABAV Nacional. Foi apontada por 72% dos profissionais da indústria como o evento de maior relevância para participar em 2022, segundo pesquisa da ABAV em parceria com o SEBRAE em junho de 2021.

Em 2021, retornou sua característica itinerante, foi o primeiro grande evento teste seguindo os protocolos sanitários pós vacinação Covid-19 e aconteceu em Fortaleza. Arrecadou R$ 5,24 milhões de receita para a capital cearense. Com uma permanência média de 3,6 dias, cada visitante deixou na cidade R$ 693,26/dia em gastos com hospedagem (34,1%), compras (27,5%), alimentação (16,9%), entretenimento (11,7%) e transporte (9,8%). De acordo com o relatório produzido pelo Observatório de Turismo, os gastos com o fluxo turístico apresentaram impacto estimado em R$ 7,1 milhões na produção da economia de Fortaleza.

Para saber mais sobre o evento de 2022 aceda www.abavexpo.com.br.

Sobre a ABAV Nacional
A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é reconhecida como uma das principais entidades de Turismo do Brasil. Presente nos 27 estados brasileiros, foi fundada em 1953, possui crescente força política e sua base é composta por mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 70% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país.

A entidade tem entre seus objetivos difundir a educação através do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), com promoção de cursos, palestras, estudos e na gestão e curadoria da área educacional da ABAV Expo, a Vila do Saber. Globalmente a ABAV Nacional integra a World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e é cofundadora do Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).

Redes Sociais & Newsletter
A ABAV Nacional está presente no Instagram, Twitter, YouTube, Facebook, LinkedIn e TikTok e usa as #abavnacional #abavexpo.

SERHS Natal Grand hotel & Resort, eleito melhor resort do ano

Diretora de recursos humanos, Samara Câmara e a gerente de vendas nacional MICE, Aline Faria.

A noite de terça feira, 9 de agosto, na Casa Petra em São Paulo, aconteceu o Prêmio Live 2022. O SERHS Natal Grand hotel & Resort, do grupo catalão SERHS, localizado na Via Costeira, em Natal, foi eleito melhor resort do ano na categoria MICE, levando para casa o reconhecimento e troféu Megafone de Ouro. Representando o SERHS Natal, a diretora de recursos humanos, Samara Câmara e a gerente de vendas nacional MICE, Aline Faria.
“Foi uma surpresa e grande honra receber este prêmio, agradeço a toda equipe SERHS Natal. É graças a união e dedicação de toda equipe, que isso faz sentido!”, disse Aline Faria.
O evento ocorreu com a presença de 200 convidados e foi transmitido ao vivo no canal do YouTube. O prêmio Live 2022 é o Top of the Top do Brand Experience.

Wyndham Hotels & Resorts anuncia o primeiro Wyndham Grand no México

O rápido crescimento da empresa no país continua com a incorporação da mais recente propriedade all inclusive

A Wyndham Hotels & Resorts, a maior empresa de franquias hoteleiras do mundo com aproximadamente 9.000 hoteis em mais de 95 países, anuncia hoje a próxima abertura, o Wyndham Grand Cancún All-Inclusive Resort & Villas através de um acordo de franquias com o Grupo Cancún. O resort, que será o primeiro Wyndham Grand no México, ja aceita reservas e abrirá dia 1 de novembro de 2022.

O hotel se juntará à coleção exclusiva do Wyndham Grand de aproximadamente 65 hotéis e resorts, que tem presença global em países-chave, incluindo Estados Unidos, China, Vietnã, Turquia e Alemanha.

Wyndham Grand oferece um serviço diferenciado. A marca é uma escolha única para viajantes que buscam uma experiência de hospitalidade excepcional e de primeira qualidade. A abertura deste hotel apoia o rápido crescimento da Companhia no México, somando-se ao portfólio de mais de 65 hotéis e resorts em cidades como Cidade do México, Monterrey, Tulum, Guadalajara, Playa del Carmen e Puebla.

Localizado na Zona Hoteleira deste renomado destino de praia, a propriedade à beira-mar apresenta arquitetura mexicana atemporal em seus 364 quartos, suítes e villas; e nos espaços comuns. Os hóspedes podem escolher entre sete restaurantes e se deliciar com a culinária que vai desde a italiana a brasileira, até a japonesa e, claro, mexicana tradicional. Além disso, o complexo oferece cinco bares, quatro piscinas, atividades diárias para todas as idades, spa, academia, lojas, clube de praia, quadras de tênis, clube infantil e muito mais.

“Com mais de três décadas de experiência, vemos que estamos em um mundo cada vez mais globalizado e reconhecemos a oportunidade de fortalecer nossa posição internacional trabalhando com a Wyndham Hotels & Resorts”, disse Abelardo Vara, presidente do Grupo Cancun. “Como a maior empresa de franquias de hotéis do mundo, a Wyndham tem um forte sistema de vendas e reservas, ajudando a orientar os hóspedes que sonham com seu próximo destino a visitar. À medida que o resort se torna o Wyndham Grand Cancun All-Inclusive Resort & Villas, esperamos nos associar com sua equipe altamente profissional.”

“Os resorts Wyndham Grand oferecem experiências diárias aos viajantes em alguns dos destinos mais cobiçados do mundo, incluindo agora Cancun”, disse Scott LePage, presidente para a região das Américas da Wyndham Hotels & Resorts. “Os viajantes podem esperar uma experiência de luxo no coração do destino e mergulhar na cultura mexicana por meio da ampla variedade de experiências e atividades gastronômicas do resort.”

A abertura do Wyndham Grand Cancun All-Inclusive Resort & Villas ocorre em um momento em que os viajantes procuram férias fáceis de planejar. Uma pesquisa recente, encomendada pela Wyndham e conduzida pela OnePoll, revelou que 75% dos viajantes acreditam que a melhor maneira de viajar é reservar uma viagem com tudo incluído e 77% acreditam que férias com tudo incluído são a maneira menos estressante de viajar.

O Wyndham Grand Cancun All-Inclusive Resort & Villas se tornará parte do premiado programa de fidelidade Wyndham Rewards da empresa a partir de 1º de novembro de 2022, oferecendo a mais de 95 milhões de membros registrados a oportunidade de resgatar pontos em milhares de hotéis, resorts e casas de férias em todo o mundo. Para obter mais informações, visite site

Sobre o Wyndham Grand
Viajar é a melhor desculpa para aproveitar as grandes coisas da vida. Com localizações em alguns dos destinos de férias mais desejados do mundo, incluindo Xangai, Istambul, Doha, Salzburgo e Orlando, os hotéis Wyndham Grand® transformam momentos comuns em experiências inesquecíveis. Com um design acessível, esta marca de hotel de alto nível ajuda os viajantes a fazer valer cada momento. Para obter informações sobre como desenvolver um hotel Wyndham Grand, visite site.

Sobre a Wyndham Hotels & Resorts
A Wyndham Hotels & Resorts (NYSE: WH) é a maior empresa de franquia de hotéis do mundo em número de propriedades, com aproximadamente 9.000 hotéis em quase 95 países em seis continentes. Por meio de sua rede de mais de 819.000 quartos que atraem o viajante diário, a Wyndham tem presença líder nos segmentos econômico e midscale da indústria de hospitalidades. A empresa opera um portfólio de 22 marcas de hotéis, incluindo Super 8®, Days Inn®, Ramada®, Microtel®, La Quinta®, Baymont®, Wingate®, AmericInn®, Hawthorn Suites®, Trademark Collection® e Wyndham®. A Wyndham Hotels & Resorts também é fornecedora líder de serviços de gestão de hotéis. O premiado programa de fidelidade Wyndham Rewards da empresa oferece a 95 milhões de membros inscritos a oportunidade de resgatar pontos em milhares de hotéis, resorts e casas de férias em todo mundo. Para mais informações, visite o site.