Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Por Cristina Lira

Entrevista com o empresário brasileiro Otaviano Maroja de Pernambuco

  • Há quantos anos é Hoteleiro e há quantos anos está no Turismo de Pernambuco?

“Há 33 anos trabalho na hotelaria e em prol do turismo de Porto de Galinhas e de Pernambuco”.

  • O que diferencia Porto de Galinhas no Turismo ?

Oraviano Maroja

“Porto de Galinhas é um destino diferenciado. Temos praias paradisíacas, passeios e serviços de qualidade, uma gastronomia que vai do simples ao luxo. Nossa hotelaria conta com grandes hotéis e resorts pé na areia, com infraestrutura, personalidade e acolhimento aos turistas. Outro diferencial é o olhar do trade turístico local, que é bastante unido sempre em prol do destino, tudo que se faz é pensando no destino Porto de Galinhas”.

  • Qual o principal polo emissor nacional e internacional?

“Os principais emissores nacionais são Estado e cidades do Centro Oeste, Sul e Sudeste, já no internacional são países da América Latina, como, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile”.

  • O que faz com que os seus hotéis Vivá Porto de Galinhas Resort e Solar Porto de Galinhas tenham um excelente padrão e alto grau de satisfação entre os clientes

“Certamente a estrutura dos empreendimentos, a decoração e sobretudo o empenho da nossa equipe em cada vez mais entregar uma experiência de alto padrão de qualidade em hospedagem, gastronomia e entretenimento ao hóspede refletem nos ótimos índices de satisfação que temos obtido ao longo dos anos”.

  • Qual o seu principal foco?

“São férias das famílias com crianças e casais em Lua de Mel”.

  • Como Hoteleiro como analisa o Turismo nacional e o que acha que deve ser feito?

“O turismo nacional precisa ser visto com a importância que ele tem como gerador de emprego e renda, que beneficia 52 atividades econômicas do segmento. Hoje um cada 10 empregos no mundo são do turismo e isso tende a melhorar, segundo dados da Organização Mundial do Turismo esse número irá mudar para um em oito empregos serão no segmento. Para o turismo ainda falta muita coisa para ser feita,  infraestrutura, acessibilidade, promoção do destino, seja local, regional, nacional e internacional. Cabe a gente como trade e empresários do setor cobrar aos governantes melhorias e investimentos que o turismo merece”.

VINCI Airports conclui segunda etapa de obras no Salvador Bahia Airport 

  • Melhorias realizadas pela VINCI Airports trouxeram mais conforto, segurança e complementaram a ampliação da capacidade do terminal;
  • O número de pontes para embarque no Salvador Bahia Airport saltou de 17 para 19;
  • Investimentos continuarão sendo realizados ao longo da Concessão

Crédito: Divulgação

A segunda etapa de obras obrigatórias no Salvador Bahia Airport foi concluída pela VINCI Airports, garantindo as entregas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A realização dessas melhorias é parte do Contrato de Concessão assinado com a Agência em 2017.

Com as últimas reformas, o Salvador Bahia Airport ganhou duas novas pontes de embarque melhorias no layout das salas de embarque e mais quatro balcões de check-in na área B, totalizando 60, preparando o terminal para um aumento de tráfego de forma confortável para os usuários.

Além disso, também foi instalado isolamento térmico nas pontes de embarque, realizadas melhorias no sistema de refrigeração das pontes fixas do Píer Norte, construídas quatro novas guaritas e feita a renovação da frota de equipamentos operacionais.

A última etapa representava 10% das intervenções obrigatórias, segundo o Contrato. As reparações ou ampliações de grande porte, que representavam os outros 90%, foram entregues em outubro de 2019.  Entre as melhorias dessa fase estão a reforma da pista principal, construção de novo píer com seis novas pontes, ampliação da área comercial e do pátio de aeronaves.

O investimento feito desde o começo da Concessão expandiu em 50% a capacidade do aeroporto, que passou a atender até 15 milhões de passageiros por ano. Além disso, a estrutura foi dotada de equipamentos visando a sustentabilidade, como uma Usina Solar, uma Estação de Tratamento de Efluentes e uma Central de Resíduos. Devido ao compromisso da VINCI Airports em diminuir suas emissões de carbono e a preservar o planeta, o Salvador Bahia Airport tornou-se o “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil” segundo a Anac e se destaca pelo pioneirismo nas ações de preservação ambiental.

Mesmo com a conclusão das obras previstas no Contrato de Concessão, o Salvador Bahia Airport continuará recebendo investimentos nos próximos 25 anos, para garantir que a estrutura esteja alinhada com a tecnologia aeroportuária de ponta, além de propiciar a companhias aéreas e passageiros uma estrutura segura, eficiente e confortável.

O diretor-presidente do Salvador Bahia Airport, Julio Ribas, destacou: “Estas entregas reafirmam o compromisso da VINCI Airports em cumprir o contrato o Contrato de Concessão, além de fazer intervenções adicionais com o objetivo de oferecer os melhores serviços aos nossos passageiros. Nos próximos anos, vamos dar sequência ao nosso plano de investimentos para continuar disponibilizando uma estrutura moderna e de alta qualidade”.

Grupo Águia Branca adquire 70% do capital da AGAXTUR Turismo

Com faturamento de R$ 10 bilhões em 2021, um quadro de 17 mil colaboradores e atuação em todo o Brasil nos ramos de logística, venda de automóveis e caminhões e ainda transporte rodoviário de passageiros, o Grupo Águia Branca, com sede no Espírito Santo, anuncia que celebrou contrato de compra de 70% do capital social da AGAXTUR Agência de Viagens e Turismo Ltda.

Aldo Leone Filho, CEO da Agaxtur Viagens

Com sede em São Paulo e fundada em 1953, a AGAXTUR, a partir dos anos 70 consolidou a condição de operadora como uma das que mais comercializa cruzeiros marítimos do Brasil. A negociação foi firmada em 11 de agosto de 2022, mas a sua conclusão só ocorrerá mediante o cumprimento de determinadas condições, usuais para esse tipo de operação, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

“A experiência financeira e a capacidade de empresariamento do Grupo ÁGUIA BRANCA servirão bem aos negócios. Vemos um futuro brilhante para a AGAXTUR, pois a união de forças distintas e complementares asseguram várias oportunidades de negócios”, afirma Aldo Leone, que continuará como CEO da empresa.

Renan Chieppe, presidente do Grupo Águia Branca

A aquisição de 70% do capital da AGAXTUR faz parte dos planos de crescimento do Grupo Águia Branca, segundo seu presidente, Renan Chieppe: “Temos uma meta de crescimento de 100% no período de cinco anos, e estamos muito satisfeitos com o negócio. A AGAXTUR é uma empresa com excelente posição no mercado e com muito potencial de expansão no Sudeste e em outras regiões do Brasil”.

Sobre o Grupo ÁGUIA BRANCA

Fundado em 1946, o Grupo Águia Branca tem atuação em todo o Brasil nos ramos de logística (Vix Logística), venda de automóveis (Toyota, Jeep e BYD) e caminhões Mercedes-Benz e ainda transportes rodoviários de passageiros (Viação Águia Branca). O Grupo tem um importante programa de conservação ambiental, por meio da Reserva ÁGUIA BRANCA, localizada no município de Vargem Alta, na região de montanhas do Espírito Santo. Trata-se de uma área de 2.225 hectares de um importante remanescente da Mata Atlântica, com vasta diversidade de fauna e flora. Em 2021, o Grupo ÁGUIA BRANCA lançou seu primeiro projeto voltado à geração de energia limpa, a AB Energias Renováveis, consórcio formado pelas empresas do Grupo localizadas nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, cuja finalidade é gerar energia solar para atender às necessidades do próprio Grupo naqueles dois estados.

Sobre a AGAXTUR Viagens

A história da AGAXTUR Viagens é também o início da história do turismo no Brasil. Fundada em 1953, tendo como foco oferecer excursões aos estrangeiros pelas praias de Santos e Guarujá ou a São Paulo, logo passou a realizar excursões aéreas dentro do Brasil e para outros países da América do Sul, em parceria com a Real Aerovias, e para o exterior com a PanAir do Brasil — ambas posteriormente controladas pela Varig. Entre julho de 1963 e julho de 1968 inovou com a realização de 16 cruzeiros marítimos em navios nacionais fretados. A partir dos anos 70 consolidou sua condição de empresa que mais comercializa cruzeiros marítimos do Brasil, além da temporada de julho em Buenos Aires e Bariloche. A partir daí, a AGAXTUR não parou mais com os fretamentos, voando com TAM, Aerolíneas Argentinas e GOL. Em 2012, recebeu o prêmio Sustentabilidade da Braztoa. Alinhada ao formato ESG, desempenhou papel de protagonista no Movimento Supera Turismo Brasil, estreitando os laços de parceria com a oferta turística receptiva de todos os estados brasileiros e valorização das atividades de turismo, viagens e eventos como vetores estratégicos do desenvolvimento sustentável e regenerativo.