Brasileiros estão viajando mais pelo País e já respondem por 90,7% da procura do segmento
Com os números do primeiro semestre bem próximos dos níveis pré-pandemia, o turismo brasileiro segue em franca recuperação. Dados de um levantamento feito pelo Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), indicam que a faturação do setor nos seis primeiros meses do ano totalizou R$ 77,4 bilhões, apenas 8,5% abaixo do que registrou em 2019.
A performance crescente do setor desde o ano passado revela, ainda, que o brasileiro está viajando mais dentro do próprio país. A retomada das viagens começou, efetivamente, pelos destinos domésticos e o movimento favoreceu o mercado de luxo. A tendência se refletiu nos números do Anuário 2021 da BLTA (Brazilian Luxury Travel Association), produzido em parceria com o Senac São Paulo, que apontou faturação aproximada de R$ 1,8 bilhão para a hotelaria de luxo no País, montante 50% superior ao registrado antes mesmo da pandemia.
Localizado em Alta Floresta (MT), o Cristalino Lodge, é um dos hotéis que viram a ocupação crescer e a alcançar índices próximos a 58%, média estimada considerando a totalidade de hotéis associados à BLTA. Alex Da Riva, proprietário do Cristalino Lodge e presidente da associação, ressalta que 90,7% dessa demanda é de brasileiros, índice surpreendente se comparado a 2019, quando respondiam por apenas 59% da ocupação.
Viajantes frequentes que adiaram os planos de viajar ao exterior valorizam opções que ofereçam experiências culturais consistentes e opções de atividades mais próximas à natureza. Destinos não massificados, que naturalmente atraem o consumidor de luxo. No Cristalino Lodge, reconhecido como um santuário no sul da Amazônia, uma das atividades mais procuradas pelos hóspedes é a observação de pássaros. De suas torres, com plataformas de diversos níveis, pode-se chegar a 50 metros de altura, e ter a melhor vista panorâmica da reserva e da fauna locais.
Eleito um dos 25 melhores ecolodges do mundo pela National Geographic Traveler, e além de associado à BLTA, o Cristalino Lodge é membro de prestigiosas associações de turismo que reúnem algumas das melhores experiências de viagem no Brasil e no mundo, como Condé Nast Johansens e Pure Life EExperience
Turismo de Portugal confirma presença no Rock in Rio Brasil 2022
Pela primeira vez na história, o Rock in Rio Brasil e o Rock in Rio Lisboa acontecem no mesmo ano. Após um longo período de espera, a Cidade do Rock reabriu suas portas em Lisboa, e no mês de junho todos se deixaram contagiar pela música e experiências únicas. Agora, o maior festival de música e entretenimento do mundo está de volta onde o sonho começou, o Rio de Janeiro. A rapidez com que os ingressos se esgotaram só aumentou a expectativa dos fãs da boa música para esta que promete ser a melhor edição de sempre.
Nessa edição do Rock in Rio Brasil, que irá acontecer entre os dias 2 e 11 de setembro, no Rio de Janeiro, o Turismo de Portugal não poderia estar de fora e volta a estar presente pela terceira edição consecutiva com ativações e experiências para todos os fãs do festival.
Como elemento central do espaço do Turismo de Portugal com acesso restrito para convidados – “Wine Garden”, aparecem o enoturismo e em particular o vinho, um produto que toca todas as regiões e que atrai muitos visitantes estrangeiros. Nos últimos anos, o país tem criado diversas experiências turísticas com esse foco e os viajantes brasileiros em Portugal aumentam cada vez mais. Segundo o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), apenas entre 4 de junho e 3 de agosto de 2022, 300 mil turistas brasileiros entraram no país.
O line up do espaço “Wine Garden” do Turismo de Portugal vai apresentar vinhos de norte a sul do país, proporcionando uma experiência única, onde os amantes do festival poderão conhecer roteiros inspirados no enoturismo.
O bonde elétrico “Prazeres 28”, presença emblemática, retorna ao gramado do festival, com uma exposição aberta ao público durante todos os dias do Rock in Rio, com enfoque na promoção de Portugal como destino turístico.
Quem quiser percorrer as ruas de Lisboa em pleno Rio de Janeiro só tem de embarcar no bondinho e deixar-se levar em uma viagem virtual. No “bondinho do Rock” será possível sentir a música, o enoturismo, o surf e desfrutar um pouco da autenticidade que Portugal oferece.
Além da boa música, os festivais são uma oportunidade para conhecer o país, onde acontecem mais de 200 festivais de música. Portugal é um destino no qual cultura, arte, gastronomia e tradições coexistem em harmonia com um estilo de vida europeu moderno.
A música é um dos atrativos que o Turismo de Portugal utiliza para promover o país. Essas centenas de festivais realizados anualmente recebem centenas de milhares turistas de todo o mundo. Não é à toa que Portugal se tornou uma das casas do Rock in Rio que promove o festival de dois em dois anos em sua capital desde 2004.
O espaço “Wine Garden” do Turismo de Portugal, na Rock District, em frente ao Bondinho 28, vai servir ainda para receber convidados, incluindo operadores e agências de viagem para divulgar o destino e realizar networking e ativações de marca, durante a programação do evento. Um espaço inspirador para quem quer planejar a sua próxima viagem ao país.
7ª edição da Rodada de Negócios da Foco Operadora, realizada de 25 a 28 de agosto no Centro de Convenções de João Pessoa superou as expectativas
7ª edição da Rodada de Negócios da Foco Operadora, realizada de 25 a 28 de agosto no Centro de Convenções de João Pessoa superou as expectativas. Segundo o CEO da Foco, Antônio Neto, foram mais de 600 agentes de viagens nessa super edição, com uma relevante palestra do professor Leandro Karnal e outra do jornalista Irineu Ramos que deu uma sacudida nas cabeças dos que participaram da palestra que mostrou o potencial do turismo LGBT+.
“Sem dúvidas essa edição foi a mais desafiadora de todas. Porém, elevou a marca da Foco Operadora e da Rodada de Negócios para o cenário nacional. Poder apresentar o nosso trabalho para imprensa nacional é algo que não tem preço! Aproveito para parabenizar e agradecer a nossa competente assessora de imprensa “Cristina Lira” e a todos os jornalistas que cobriram essa edição”, afirmou Neto.
Conseguimos superar todas as expectativas em relação aos números, vejam alguns:
Vendas em contratos: 1 milhão e trezentos mil reais
Arrecadação com a Rifa Solidária: Mais de 40 mil Reais arrecadados
Plantio de Mudas: Plantio realizado com sucesso, só na frente do pavilhão foram 20 mudas que se Deus quiser vão crescer firmes e fortes. As muitas outras, foram destinadas para algumas áreas de reflorestamento da Capital Paraibana.
Essa edição também foi especial no quesito homenagem e premiações, a 7ª edição homenageou a incrível empresária do Agreste de Caruaru, a senhora Maria do Carmo Rosal Gomes da Agência MC Rosal e entregou 60 mil em premiações da Campanha de Vendas 2022 para as seguintes agências:
• Bogarim (Macaíba – RN): R$ 5.000,00 na categoria Foco nos Grupos;
• Pimentur (Natal – RN): R$ 5.000,00 na categoria Foco no Crescimento;
• Auritur (Natal – RN): R$ 5.000,00 na categoria Foco no Internacional;
• Por do Sol (João Pessoa – PB): R$ 5.000,00 na categoria Foco no Portal;
Maiores vendedores – Top 5:
• 5º lugar: Nossa Agência (Aracaju – SE): R$ 2.000,00
• 4º lugar: Noa Travell (Mossoró – RN): R$ 3.000,00
• 3º lugar: C.I.A Viagens (Surubim – PE): R$ 5.000,00
• 2º lugar: Aereotur (Aracaju – SE): R$ 10.000,00
• 1º lugar: Auritur (Natal – RN): R$ 20.000,00
Também foi anunciado a super Campanha 2023, onde ” vamos pagar 65 mil em dinheiro para os ganhadores”, disse ele.
Os fornecedores encontraram um formato em processo de mutação. Os eventos anteriores contavam com o máximo de 40 fornecedores e ainda era possível proporcionar 40 capacitações, porém, com mais de 100 fornecedores essa estratégia teve que ser alterada. É fato que a 7ª Rodada de Negócios provocou relacionamento, geração de negócios e capacitações pontuais, e assim deverá seguir. “Retornei de João Pessoa com a minha mente borbulhando de ideias e ajustes que faremos. Mesmo ciente que existiram detalhes importantes que serão ajustados drasticamente na próxima edição, vejo que a grande maioria dos participantes entendeu, aprovou e contribuiu na afirmação que a Rodada de Negócios já pode ser considerada como um dos maiores eventos do Brasil em nosso seguimento. E para reafirmar isso, vou seguir uma sugestão do amigo e parceiro (Gentil Cysneiros da Rede Beach Class) em provocar alguns fornecedores com depoimentos sobre os negócios fechados, aguardem esses depoimentos” pontuou Neto.
“Não podemos finalizar sem agradecer aos nossos colaboradores, aos fornecedores que confiaram mais uma vez em nossa empresa e em especial a Ruth Avelino (Presidente da PBTUR), Daniel Rodrigues (Secretário de Turismo de João Pessoa), Rodrigo Procópio Pinto (Presidente da ABIH – PB), aos gestores e alunos da ENTUR e aos franqueados da Foco Turismo. Podem esperar uma 8ª edição ainda melhor”.
Vila Galé inaugura maior resort all inclusive de Alagoas e anuncia pretensão de novo hotel em São Luís (MA)
Aberto em sistema soft open desde junho, o 10º empreendimento da rede foi inaugurado com uma programação recheada de atividades especiais e valorização da cultura local.
A Vila Galé Hotéis inaugurou oficialmente na noite deste sábado (27) o maior resort all inclusive de Alagoas, localizado em Barra de Santo Antônio, a 40 minutos de Maceió. Com investimento de R$ 150 milhões, o empreendimento marca a 10ª unidade do Brasil, onde passa a totalizar 3,7 mil quartos. A abertura foi oficializada pelo presidente e fundador da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, o Governador de Alagoas, Paulo Dantas, o ex-governador Renan Filho, a prefeita de Barra de Santo Antônio, Lívia Carla e pela secretária de Desenvolvimento Económico e Turismo do Estado de Alagoas, Caroline Balbino. Durante a cerimónia, Jorge Rebelo de Almeida anunciou intenção de investimento em São Luís, no Maranhão. (leia mais abaixo)
“Foi uma obra muito difícil devido a um problema que tivemos com umas das empreiteiras e por termos sido surpreendidos por meses com chuvas violentas, acima do normal. Graças ao esforço dos trabalhadores da obra e dos colaboradores da Vila Galé conseguimos cumprir as metas. É uma vitória”, celebra o Jorge Rebelo de Almeida. O resort abriu em sistema soft open no dia 22 de junho.
A inauguração contou com cerca de 800 convidados, entre políticos, autoridades do trade, parceiros do grupo, jornalistas, agentes de viagens e operadores, e foi marcada por dois dias de atividades voltadas para valorizar as comunidades locais, povos originários, cultura afro-brasileira e literatura. Na noite de sexta-feira, um Sarau Alagoano contou com apresentações do Grupo Cultural Afro da Serra da Barriga, Grupo Cultural Inaê e Grupo Cultural de Maculelê.
“Ter uma unidade do Vila Galé em Alagoas é motivo de muito orgulho por ser um Estado muito rico em belezas naturais, culturais e um povo muito acolhedor. Não tem como não valorizar toda essa riqueza na nossa inauguração, por isso contratamos grupos de dança, teatro, música locais”, afirma Jorge Rebelo de Almeida.
Além da cultura local, a literatura foi um ponto alto da festividade, já que o Vila Galé Alagoas homenageia os escritores de língua portuguesa do Brasil e de Portugal. Todos os detalhes foram pensados para celebrar a temática. Cada quarto, por exemplo, tem a referência de um escritor. Na receção, as escritoras também ganharam uma exposição própria e há uma galeria dos 54 prêmios Nobel da Literatura. Um Piquenique Literário reuniu os escritores Paula Pimenta, Thiago Teixeira, Bárbara Pinheiro e Thiago Tomé, para um debate sobre ‘A importância da literatura para a educação no país’.
Os convidados puderam conhecer também as belezas naturais do Estado por meio de um passeio de buggy e catamarã na paradisíaca praia do Carro Quebrado, além de terem contato com as artesãs que produzem o tradicional bordado alagoano. A programação contou ainda com uma pool party e uma feijoada carioca, que fez referência ao Vila Galé Rio de Janeiro.
Cerimónia de abertura e novos investimentos
O evento foi encerrado em uma cerimônia solene, que marcou oficialmente a chegada da rede em Alagoas. Jorge Rebelo de Almeida falou sobre novos planos para o Brasil, como o hotel Vila Galé Collection Sunset Cumbuco e os condomínios Água Marinha e Águas do Cauípe, que serão implantados no Ceará em 2024.
O presidente também informou durante a celebração que assinou um protocolo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos do Maranhão, José Reinaldo Tavares, na intenção de abrir um novo hotel no centro histórico de São Luís, capital do Estado. O prédio em negociação é o da Defensoria Pública, que atualmente está desativado. O investimento previsto é de R$ 80 milhões. “Visitei a cidade e fiquei encantado pelo centro histórico e por toda cultura do Maranhão. A nossa intenção é construir um hotel da linha Collection”, explica Jorge Rebelo de Almeida.
Ainda durante o evento, a Vila Galé realizou um desfile com os novos uniformes que serão utilizados pelos colaboradores a partir de 2023. O conforto e o bem-estar dos colaboradores foram decisivos para a criação dos novos modelos, que contam com peças modernas, tecidos leves e despojados.
A noite foi encerrada com uma queima de fogos e com o show do grupo Jammil e Uma Noites, que animou o público ao cantar os principais sucessos do axé.
Economia
O grupo Vila Galé tem investido em Alagoas e se preocupa em manter a renda no Estado. Na etapa das obras, 600 pessoas foram contratadas, o que movimentou a economia local durante dois anos. A compra de insumos de fornecedores alagoanos foi priorizada.
Além de movimentar a economia de Barra de Santo Antônio, o novo empreendimento garantiu geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos moradores. Dos 300 postos de trabalhos abertos, 80% das vagas foram ocupadas por moradores da cidade. Além dos empregos diretos, a estimativa é que 2 mil postos de trabalho indiretos foram criados.
A abertura do Vila Galé Alagoas proporcionou esperança para a população de Barra de Santo Antônio, que tinha a pesca como principal fonte de renda. Até o final do ano, a expectativa é que mais 100 colaboradores sejam contratados para diversas áreas. Os colaboradores locais também serão valorizados e as inscrições podem ser feitas por meio do site da Vila Galé.
Para atender o público com excelência, a Vila Galé realizou capacitação e uma imersão com todos os colaboradores contratados. Os treinamentos foram aplicados pela equipe corporativa da empresa, por consultores externos, fornecedores e pelos próprios líderes dos departamentos, que também fizeram imersões nos restantes resorts da rede.
Estrutura
A estrutura do maior resort all inclusive de Alagoas impressiona. São 513 apartamentos, quatro piscinas, sete restaurantes, cinco bares, Clube Nep voltado para as crianças com parque aquático, Spa Satsanga, boate, centro de convenções com 2.000 m2, entre outros atrativos. O conceito da nova unidade foi adaptado do Vila Galé Touros, último resort inaugurado pelo grupo no Brasil, ao qual foram incluídas algumas novidades, como aumento da área do Clube do Nep, uma piscina para natação com 100 metros de comprimento e um parque aquático. Além da criação do Restaurante Regional Museu do Sertão, restaurante Cervejaria Portuguesa e novas quadras, como a de beach tennis.
As categorias de habitações disponíveis no novo resort são apartamento, apartamento familiar, apartamento superior, suíte, suíte superior, chalé, chalé superior e chalé master. Para quem busca uma experiência diferenciada para toda a família, há opção de chalé e apartamento familiar Nep, que são decorados com os personagens infantis. As crianças até 12 anos, instaladas no quarto dos pais, não pagam alojamento e refeições.
A gastronomia também é o ponto alto do novo resort. O restaurante Versátil é o principal e oferece serviço de buffet. O restaurante ‘Inevitável’, mistura a gastronomia portuguesa com a mediterrânea, o ‘Massa Fina’ oferece pizzas artesanais e pastas, já o restaurante ‘Museu Do Sertão’ conta com pratos típicos do estado de Alagoas. Para as crianças, o restaurante ‘Nep’ oferece comidas infantis preparadas sem conservantes. Já a Cervejaria Portuguesa é uma petiscaria mediterrânea.
Toda a infraestrutura e serviços oferecidos garantem uma experiência inesquecível para hóspedes de todas as idades e se somam com o cenário cinematográfico da Praia do Carro Quebrado. Coqueiros, mar verde esmeralda e as famosas falésias multicoloridas que contornam toda extensão da praia, tornam o Vila Galé Alagoas um destino paradisíaco.
A Vila Galé é a maior rede de Resorts do Brasil e o segundo maior grupo hoteleiro em Portugal. O grupo é composto por diversas sociedades, das quais se destaca, pela sua dimensão e importância, a Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S.A.
A rede de hotéis Vila Galé conta atualmente com 37 unidades hoteleiras: 27 em Portugal (Tavira, Vilamoura, Lagos, Albufeira, Armação de Pera, Beja, Évora, Elvas, Alter do Chão, Paço de Arcos, Cascais, Sintra, Ericeira, Estoril, Lisboa, Coimbra, Serra da Estrela, Porto, Braga, Douro e Madeira) e dez no Brasil (Rio de Janeiro (RJ), Angra dos Reis (RJ), Fortaleza (CE), Cumbuco (CE), Salvador (BA), Guarajuba (BA), Cabo de Santo Agostinho (PE), Touros (RN), São Paulo (SP), Alagoas (AL)).