Notícias do Brasil… por Cristina Lira

PORTO DE GALINHAS

Porto de Galinhas
Julho é mês de desportos em Porto de Galinhas! O balneário pernambucano receberá, entre os dias 23 e 24 de julho, a 3ª edição do Maraca Storm, na praia de Maracaípe. O evento terá 15 horas de programação desportiva, com campeonatos de surf, sup race, slackline, futevólei, crossfit e beach run. Atletas amadores também poderão concorrer com praticantes do mesmo nível.

Além do desporto, a praia será palco de apresentações musicais, com espectáculos do Cidade Negra, que celebra 30 anos de carreira; e outras duas bandas locais, a partir das 17h do sábado (23/07), no Parador 081. “Mais de 350 atletas e 1.500 espectadores são esperados para o evento, que contribui para posicionar o destino das piscinas naturais no calendário oficial de eventos musicais e desportivos”, ressalta Otaviano Maroja, presidente do conselho do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau.

PROGRAMA +PATRIMÓNIO + TURISMO

O Turismo de Portugal apoia a Portugal Ventures no lançamento do programa “+Património +Turismo” que pretende estimular o aparecimento de startups e de novos negócios, nomeadamente de base local ou regional, associados ao turismo e à valorização do património cultural e natural do país. As candidaturas acontecem de 16 de junho a 31 de julho e os participantes devem submeter os seus projetos no portal da Portugal Ventures. Com um valor global previsto de 10 milhões de euros, o Programa “+Património +Turismo” vai analisar e avaliar as propostas dos candidatos e atribuir-lhes um financiamento até um montante máximo de 500 mil euros.

Podendo, ou não, ser de base tecnológica, os projetos apresentados no Programa “+Património +Turismo” têm de ter na base a constituição de uma nova empresa, ou de uma empresa constituída há menos de 3 anos. E devem ter como objetivo essencial a fruição turística do património cultural e natural do País, valorizando aspectos como a história, a arte, a arquitetura, o património religioso, o enoturismo e gastronomia, desportos associados à natureza ou o ecoturismo. Outro objetivo é apoiar o desenvolvimento de produtos e serviços turísticos inovadores, à escala global, nacional ou regional.

“Os desafios que se colocam hoje ao turismo exigem uma aposta na criação de propostas de valor inovadoras, assentes em fatores distintivos, capazes de gerar mais-valias competitivas para Portugal enquanto destino turístico. Desta forma, a incorporação do património cultural e natural nacional nas propostas de valor associadas ao turismo afiguram-se essenciais, precisamente porque esse património é único, carece de valorização e é capaz de gerar experiências absolutamente autênticas e inigualáveis”, explica Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal.

“Com este programa o portfólio da Portugal Ventures no setor do Turismo será reforçado, nomeadamente em novas áreas que até agora tinha pouca expressão. Com o lançamento desta Call dá-se mais um passo na concretização da Estratégia Nacional para o Empreendedorismo, StartUP Portugal, e no apoio ao financiamento de novas startups”, ressalta Celso Guedes de Carvalho, CEO da Portugal Ventures.

Pedro Kempe e Roberto Bacovis ABAVPRABAV-PR TEM NOVO PRESIDENTE

A Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) passa a ter novo presidente. Roberto Bacovis, que estava à frente da entidade no seu segundo mandato, renunciou à sua posição por motivos particulares e profissionais, indicando Pedro Kempe, vice-presidente administrativo e de património, para ocupar o cargo.“No começo do ano eu assumi a gerência de Marketing e Vendas do Termas de Jurema Resort. O empreendimento fica em Campo Mourão, no interior do Paraná, e esse deslocamento constante entre a capital e a sede da empresa impede que eu esteja à frente da entidade, prestando minha contribuição com a dedicação que a entidade merece”, explica Bacovis, que deixa a entidade com a sensação de dever cumprido.Para Pedro Kempe, o momento é de continuidade. “Tivemos uma gestão coesa até aqui e as propostas conduzidas por Roberto Bacovis eram do agrado da diretoria e dos associados. O momento, então, é de continuidade para conduzir os pleitos dos associados junto a poderes públicos e mercado, conduzir a capacitação dos agentes de viagens e, também, organizar o 23º Salão Paranaense de Turismo, que acontece em março do ano que vem”, avalia Kempe.O novo presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe, é sócio-fundador da DOMUS Viagens Operadora de Turismo. Além de compor a diretoria da ABAV-PR desde 2012, também é conselheiro fiscal do Sindetur-PR desde 2013, e atua no Turismo desde 1989.

Edmar Bull 3 - Presidente da ABAV NacionalABAVs e associadas congéneres serão anfitriãs em projeto inovador da 44ª ABAV Expo & 46º Encontro Comercial Braztoa

A tradicional Sala Vip do Agente de Viagens ganhou dimensão e uma configuração inteiramente nova no projeto da 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa. Batizada este ano de Conexão ABAV – agente.com.você -, a área funcionará como um lounge de hospitalidade, onde as 27 ABAVs regionais e as associadas congéneres da ABAV Nacional serão as anfitriãs dos agentes de viagens, associados ou não à entidade.

O novo espaço foi especialmente pensado para que a interação das entidades não se restringisse aos seus associados, mas a todos os agentes de viagens que visitam a feira, ampliando as possibilidades de networking e abrindo oportunidades para apresentação de seus projetos institucionais. A área reforça ainda o escopo da campanha agente.com.você, lançada e difundida nacionalmente pela ABAV visando a valorização do agente de viagens como consultor qualificado que é, e principal canal de vendas do setor.

“O Conexão ABAV – agente.com.você reforça uma das principais metas da nossa gestão, que consiste na integração do Sistema Federativo ABAV e na consolidação e ampliação da atuação conjunta com nossas associadas congêneres em prol da qualificação do agente de viagens. Estamos trabalhando para oferecer uma feira completa, com oportunidades de negócios que aproximem todos os envolvidos nesta forte cadeia turística que movimenta 52 setores da nossa economia”, destaca Edmar Bull, presidente da ABAV Nacional.

A área ocupará 260m² e contará com a participação de equipes das 27 ABAVs, especialmente destacadas para esse atendimento, aproveitando o conhecimento que têm das atividades desenvolvidas pela entidade, e com isso prestarem um serviço mais assertivo aos visitantes. Como recursos desse espaço, todas as entidades terão pontos de apoio para a exposição de materiais e telas de TV para a exibição de vídeos institucionais.

O espaço também atuará como ponto de chegada e partida de profissionais vindos de todas as partes do Brasil em caravanas, organizadas pelas ABAVs, com apoio das congêneres.

Secretário de turismo da Bahia reconhece crise do setor em Salvador
O trade lotou, na manhã desta quarta-feira, 13, o salão de eventos do São Salvador Hotéis e Convenções para o café da manhã promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), que teve como convidado especial o secretário de Turismo do Estado, Nelson Pelegrino, que deve deixar o cargo nos próximos dias. Pelegrino falou sobre as ações e dificuldades à frente da pasta que comandou por pouco mais de um ano e 6 meses. O novo secretário será o atual presidente da ABAV-BA, o diretor da Salvatur, José Alves.

Pelegrino garantiu que o Centro de Convenções da Bahia será entregue em novembro a tempo de abrigar Congresso Internacional de Odontologia da Bahia, que deve reunir cerca de 6 mil pessoas, de 2 a 5 de novembro. Reconheceu as dificuldades do turismo em Salvador e prometeu articular uma campanha promocional que terá como foco a capital baiana. O secretário afirmou que estará presente na reunião do Conselho Baiano de Turismo, nesta quinta-feira, 14, discutindo o planeamento estratégico para o setor. Ao falar sobre sua saída, Pelegrino foi enfático: “Se eventualmente tiver que sair, saio com a consciência tranquila. Deixo um legado estratégico para quem vier ser secretário”, acentuou.

O café da ABIH-BA serviu como oportunidade para chamar a atenção à dramática situação do turismo na cidade. “Queremos consideração do governo do Estado para um setor que emprega e movimenta a economia”, frisou o presidente da ABIH-BA, Glicério Lemos. “A crise é geral, mas a situação de Salvador é dramática”, salientou a diretora financeira da entidade, Renata Prosérpio, apontando dados da Infraero, que apontam queda no movimento de passageiros no aeroporto de Salvador de 19,9% entre janeiro e maio de 2016, em comparação com o mesmo período de 2015.

O evento também contou com a participação de Mariana Chetto, da Bee Web, que falou sobre aspectos técnicos e comerciais do uso do Google Hotels e de como o setor pode se beneficiar com a tecnologia.