Notícias do Brasil… por Cristina Lira

SETENTREVISTA EXCLUSIVA DA SECRETÁRIA DE TURISMO DO ESTADO DE PORTUGAL

A Secretária de Turismo do Estado de Portugal,  Ana Mendes Godinho concedeu uma entrevista exclusiva à jornalista do Brasil, Cristina Lira, colaboradora da Ambitur para falar sobre o Turismo, uma das atividades mais importantes nos dois países : Portugal e Brasil . ” Em 2015 os hotéis portugueses registaram mais de 556 mil hóspedes brasileiros e 1,3 milhões de dormidas. O mercado brasileiro gastou em Portugal perto de 400 milhões de euros durante esse ano, tornando-o num dos mais relevantes para o turismo português”, afirmou a secretária de Turismo do Estado de Portugal, Ana Mendes Godinho. Abaixo, segue a entrevista na íntegra:
Cristina Lira-Quando chegou para assumir o cargo de secretária de Estado do Turismo de Portugal, como estava o Turismo ? O que mudou até agora?

O Turismo em Portugal é uma atividade muito importante em termos económicos e que tem crescido de forma sustentável na última década, representando atualmente 15,3% das nossas exportações totais e 8,2% da população ativa (trabalhadores). Nos últimos 10 anos, resultado de um trabalho planeado e coordenado entre o setor privado e o setor público, fizemos investimentos em infraestrutura essenciais para o turismo, na hotelaria, na definição de novos produtos turísticos, na melhoria do serviço prestado ao cliente e numa melhor ligação de Portugal ao mundo, através do aumento das ligações aéreas aos nossos principais mercados. Os resultados que temos hoje são fruto desse trabalho conjunto entre o Estado e os privados.

Cristina Lira- O que tem feito para colocar o Turismo de Portugal no melhor lugar?  No mundo se fala que Portugal está saindo da crise. Quanto o Turismo representa para o país?

Tenho 3 ideias bem definidas sobre o que é necessário para fazer crescer o turismo de forma sustentável em Portugal: aumentar o valor da oferta, desconcentrar a procura geograficamente e desconcentrar a procura ao longo do ano e atenuar o efeito da sazonalidade. Para isso voltámos a criar mecanismos de apoio ao investimento e à inovação no turismo, promover o empreendedorismo na atividade e a qualificação dos trabalhadores e das suas profissões bem como trabalhar em conjunto com a cultura para “criar vida” em todas as regiões turísticas do país, isto é, criar atividades culturais que justifiquem e valorizem a visita do turista à região. Considero que o crescimento da atividade turística só faz sentido se for associado à criação de riqueza nas regiões e de emprego qualificado. Nesse sentido, os bons resultados do turismo em Portugal trazem-nos ainda mais responsabilidade para continuar a trabalhar neste sentido.

Cristina Lira- Quais os países emissores de Portugal? E em que posição está no ranking do Turismo mundial?

Portugal tem 4 mercados emissores muito importantes – Espanha, França, Alemanha e Reino Unido – e um conjunto de mercados relevantes que são parte importante do crescimento do turismo em Portugal, onde se encontra o Brasil. Em 2015 atingimos os 49 milhões de dormidas de turistas em Portugal, 17 milhões de hóspedes na hotelaria e ultrapassámos os 11 mil milhões de euros em receitas. Com isto tudo, o World Economic Forum considerou Portugal o 15º país mais competitivo do mundo em termos turísticos. Não vejo outra atividade económica em Portugal com tanta relevância para o país como o Turismo.

Cristina Lira – E em relação ao Brasil, como poderia dizer ?

O Brasil, fruto das mais de 70 ligações aéreas semanais que tem com Portugal, é um mercado muito importante para o turismo em Portugal. O Brasil triplicou o número de dormidas em Portugal nos últimos 10 anos, resultado do investimento que fizemos na promoção do destino turístico Portugal no mercado brasileiro, através da participação em feiras, no desenvolvimento de atividades entre operadores e agentes de viagem e no trabalho conjunto com a imprensa brasileira. Esta promoção aumentou a visibilidade do país e clarificou junto do potencial turista brasileiro a perceção do que é Portugal hoje. Neste mês de julho lançámos em conjunto com a TAP e diversos operadores portugueses a campanha Stopover- www.flytap.com/Portugal/pt/stopover – dando a possibilidade ao passageiro brasileiro que se desloca para a Europa fazer escala em Portugal por 2 ou 3 dias, sem pagar mais no bilhete, e ainda beneficiar de um conjunto de programas especiais de alojamento, visita e experiências que e outra forma não poderia ter. Tenho a certeza que este programa fará muito sucesso junto do turista brasileiro.

Cristina Lira – Quantos turistas brasileiros recebe em média Portugal?

Em 2015 os hotéis portugueses registaram mais de 556 mil hóspedes brasileiros e 1,3 milhões de dormidas. O mercado brasileiro gastou em Portugal perto de 400 milhões de euros durante esse ano, tornando-o num dos mais relevantes para o turismo português.

Cristina Lira-Quais as regiões mais turísticas que o brasileiro deve conhecer, além de Lisboa, Porto, Fátima e Douro?

Bom, eu gosto de todas as regiões de Portugal, todas elas são ricas em experiências culturais e gastronómicas que merecem ser experimentadas. Para além das tradicionais Lisboa, Porto, Douro e Fátima, que muito brasileiros já conhecem considero que a região do Centro de Portugal, que fica entre as cidades do Porto e Lisboa, bem como o Alentejo deverão ser destinos de eleição para o turista brasileiro. A natureza, o mar, o património cultural e gastronómico com séculos de história são do mais belo que Portugal pode oferecer. Depois existem as nossas ilhas, Açores e Madeira, que com as suas culturas e tradições próprias merecem com certeza uma visita mais prolongada.

Cristina Lira- Quantos hotéis Portugal tem e quantas camas?

Neste momento Portugal tem cerca de 2 mil hotéis e 310 mil camas.

Cristina Lira – Qual o orçamento que o turismo de Portugal tem para investir no Turismo?

O Turismo de Portugal, autoridade nacional para a promoção turística, tem cerca de 50 milhões de euros para investir na promoção do destino turístico Portugal pelo mundo.

Cristina Lira- Qual a receita do turismo de Portugal?

A atividade turística gera receitas em Portugal anualmente de cerca de 11,4 mil milhões de euros.

Cristina Lira – Quais as principais ações do Turismo para este ano em Portugal?

Portugal tem um conjunto de eventos turísticos e culturais que nos permite dizer que para cada dia do ano há um evento novo a ser realizado. No entanto, julgo que a realização da Web Summit em Lisboa no mês de Novembro – www.websummit.net – será com certeza o evento mais relevante no país em 2016, pois permite posicionar Portugal como o centro para o empreendedorismo mundial em todas as áreas económicas, onde se encontra claro o turismo. Será um evento que criará uma dinâmica na inovação e na criação de novas ideias e oportunidades que permitirá a Portugal percorrer o caminho do desenvolvimento sustentável em termos turísticos. Nós temos a ambição de liderar este processo a nível mundial.

 

20160716_091929_HDRWINDSOR LEME HOTEL

O Rio continua lindo… E como continua lindo. Muito bem localizado, no coração do bairro do Leme, bem na avenida Atlântica, o Windsor Leme hotel é um dos mais procurados.

20160715_123626_HDRCom um café da manhã com uma variedade imensa de produtos, além de uma excelente gastronomia , e o atendimento impecável vem atraindo turistas do mundo. Já com reservas para as olimpíadas no mês de agosto. O hotel tem como gerente geral, José Luiz Pilar. Um dos destaques, sem dúvida é a piscina no último andar vislumbrando toda a vista da praia do Leme, com bar e uma piscina, contracenando a cor da piscina com a vista deslumbrante do céu em dia ensolarado com o azul do mar do Rio de Janeiro. Da vista, vê -se o espaço da arena para os jogos de vólei de areia das Olimpíadas.

 

ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DO TURISMO

O SERHS Natal Grand hotel, resort 5 estrelas, receberá no dia 17 de agosto, as 19hs no salão Catalunya, o “Encontro dos Profissionais do Turismo de Natal com Cristina Lira”, edição de agosto. Serão oradores ,o presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do RN, Júnior Lima e o presidente da Associação dos Guias do Circuito turistico religioso de Aparecida (SP), João Gilberto de Oliveira. Estarão em destaque dois assuntos: O trabalho dos Guias no Estado, seus avanços, o congresso da categoria no próximo ano e o Turismo Religioso, com destaque o exemplo de Aparecida (SP) apresentado por João Gilberto Oliveira que também participará da 2ªedição do Fórum Nacional de Turismo Religioso. O Encontro conta com apoio do SERHS Natal Grand hotel, Msom, ABAV-RN, Natal Convention, Emprotur e Setur- Natal.

ABAV Expo – 44ª ABAV Expo & 46º Encontro Comercial Braztoa abre inscrições para Caravanas Rodoviárias e Companhias aéreas‏

Desde o dia 21 de agosto, estão abertas as inscrições para agentes de viagens que desejam participar das caravanas aéreas e rodoviárias para a 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa. Nesta edição o evento contará com saídas dos 26 estados e Distrito Federal, além de partidas do interior paulista.

Para participar os agentes de viagens devem realizar previamente o acreditação no evento pelo site www.abavexpo.com.br. Após receberem a confirmação, basta enviar o número da credencial para a ABAV estadual mais próxima ou para uma das entidades parceiras na ação (AirTkt, Aviesp, Avirrp e Braztoa). A resposta será enviada por e-mail com a confirmação da participação – gratuita na caravana rodoviária, ou com boleto anexo para pagamento relativo ao trecho, no caso da opção pela caravana aérea.

Os dados sobre ponto de partida, horários e detalhes da programação serão enviados com dez dias de antecedência do evento, também por meio electrónico. As inscrições para as caravanas permanecerão abertas até o dia 9 de setembro.

“Com o forte apoio das nossas entidades congêneres na organização das caravanas – Braztoa para a operação dos trechos rodoviários, e AirTkt para os trechos aéreos -, estamos confiantes de que alcançaremos a meta de manter um fluxo diário de visitação superior aos 10 mil profissionais da edição passada”, afirma o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.

“Estamos preparando as maiores caravanas aéreas e rodoviárias de todos os tempos. Vamos unir a capilaridade da ABAV com a expertise da Braztoa para trazer um excelente contingente de agentes a São Paulo. Além de serem atendidos com condições especiais, os profissionais que forem associados à ABAV ganharão 700 pontos no Passaporte Braztoa, que estará na sua reta final, e vai oferecer um grande prêmio para o agente vencedor: uma viagem de volta ao mundo”, completa a presidente da Braztoa, Magda Nassar.

A 44ª ABAV Expo Internacional e Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa acontece entre os dias 28 e 30 de setembro (quarta a sexta-feira, das 12h às 20h), no Expo Center Norte (SP). A acreditação antecipada garante gratuidade a todos os profissionais do setor até o dia 15 de agosto, e pode ser feito diretamente no portal www.abavexpo.com.br. Associados ABAV têm gratuidade permanente, e os localizados fora da capital paulista podem solicitar até cinco ADs 90 por CNPJ.