Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Edmar Bull 3 - Presidente da ABAV Nacional (1)Em entrevista exclusiva à jornalista Cristina Lira, colaboradora da Ambitur, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional ), Edmar Bull fala da importância dos agentes de viagens, das expectativas do mercado e das novidades da 44ª edição da ABAV Expo Internacional de Turismo, que será realizada de 28 a 30 de setembro, em São Paulo.

1-Como estão as agências de viagens diante das mudanças na política económica do país? E quantas são associadas em todo o país?

Edmar Bull – Estamos neste momento finalizando o recadastramento de nossos associados em todo o Brasil para que tenhamos o número exato da nossa base, que gira em torno 3 mil agências de viagens.

Diante um cenário de instabilidade, as agências de viagens têm redobrado a atenção na gestão interna, cortando excessos, enxugando custos, mas no geral o que vemos são empresários começando a recuperar o otimismo. O último trimestre, com a definição do comando no Governo Federal será determinante para a retomada da economia. Até lá seguimos todos em compasso de espera, mas com boas expectativas para 2017.

2- Quais serão as principais novidades da 44ªABAV Expo Internacional de Turismo e 46º Encontro Comercial Braztoa, e as mudanças em relação aos eventos anteriores?

Edmar Bull – Teremos muitas novidades, a começar pelo espaço – o Expo Center Norte, um centro de eventos moderno, climatizado que está a dar-nos oportunidade de implantar algumas inovações em layout que não foram possíveis em anos anteriores. A Vila do Saber é um exemplo disso, e este ano vai apresentar-se com uma configuração moderna, em formato de arena e com recursos tecnológicos que nos possibilitarão fazer quatro apresentações simultâneas. Estamos muito empolgados com essa área e certos de que ela causará um impacto muito positivo nos participantes.

O Hackathon de Viagens, projeto que estamos a desenvolver em conjunto com a Braztoa, é outra grande novidade desta edição. Durante os três dias, reuniremos jovens numa maratona de programação para o desenvolvimento de projetos e aplicativos inovadores para a indústria do turismo.

Outra área inédita da feira é o Conexão ABAV, onde reuniremos as nossas 27 ABAVs e cinco das nossas entidades congéneres – Abeta, Aviesp, Avirrp, Belta e Bito – que funcionarão como as grandes anfitriãs dos agentes de viagens.

Este ano a ABAV Expo inova também no seu sistema de credenciamento, que pela primeira vez abrirá ao público visitante a possibilidade de com o seu login e senha agendar reuniões prévias com os expositores. Até o ano passado, essa funcionalidade só era oferecida aos hosted buyers.

Estamos ainda em fase de desenvolvimento da programação, muitas novidades que ainda não podemos antecipar serão anunciadas em breve.

3- Quais serão os temas mais importantes que serão abordados na ABAV Expo?

Edmar Bull – Na área de exposições teremos mais uma vez toda a cadeia produtiva do turismo representada, assim como as 27 unidades federais na área Brasil e os principais destinos turísticos internacionais, na parte institucional. Estamos a trabalhar fortemente para atrair profissionais de três eixos importantes do setor que são Lazer, Corporativo e Mice. Para o Congresso ABAV de Turismo elencamos quatro temas: Gestão, Inovação, Segmentação e Tecnologia.

4- Como vê a realização dos Jogos Olímpicos no Brasil ?

Edmar Bull – Sediar um megaevento desportivo como a Rio 2016, assim como também foi a Copa do Mundo em 2014, sempre deixa um legado positivo. Foi assim com todos os que nos antecederam e não será diferente com o Brasil. Estaremos mais uma vez na vitrine do mundo e com mais uma grande oportunidade para nos consolidarmos como um grande destino turístico mundial.

5- Muitos comentam ainda que as agências de viagens vão desaparecer do mercado no futuro. Qual a opinião do senhor neste sentido?

Edmar Bull – As agências de viagens atentas às necessidades do mercado, que se reciclam e investem em capacitação, treinamento e tecnologia não vão desaparecer. Muito pelo contrário, serão cada vez mais essenciais pelo conhecimento e recursos de que dispõem para garantir que a viagem de seus clientes vai decorrer com segurança, tranquilidade e sem imprevistos. Quem tem vivência, expertise de mercado e bons acordos comerciais com seus fornecedores sempre agregará valor ao serviço que presta.

6- E na sua opinião, qual será a tendência do mercado para os próximos anos?

Edmar Bull – Inovação, adaptação e criatividade serão as palavras de ordem para quem quiser manter-se num mercado cada vez mais competitivo e formado por consumidores exigentes e bem informados. Investir desde já em qualificação e na busca de especialização são atitudes necessárias à sustentabilidade de qualquer negócio no futuro.

7- Como empresário do turismo, como gostaria que fosse a pasta do turismo brasileiro no âmbito público?

Edmar Bull – Neste momento, a nossa expectativa é para que o Turismo se mantenha como pasta autónoma e sob um comando que tenha continuidade. Em treze anos, tivemos sete diferentes ministros, alguns com menos de um ano de mandato. Essa instabilidade tem sido o grande entrave para o desenvolvimento do setor.
HOTEL TRYP ITAIM PASSA POR RETROFIT E TORNA-SE REFERÊNCIA EM MODERNIDADE‏

Com os seus objetivos estratégicos voltados para a sua filosofia e valores, a Meliá Hotels International, além de adotar políticas de superação contínua na qualidade de seus produtos e serviços, busca sempre a valorização dos empreendimentos que administra. Nos últimos anos, o hotel TRYP Itaim passou por uma transformação grandiosa onde a modernidade e as facilidades para os seus clientes foram os principais objetivos. A excelência no atendimento, a localização e o pequeno almoço, com estação de tapioca e omelete, têm sido motivo de comentários positivos dos usuários do TripAdvisor e das redes sociais, além das avaliações dos hóspedes nos questionários de qualidade.

O “retrofit”, como é chamado este processo de modernização, proporcionou uma completa renovação nos ambientes. O lobby do hotel ganhou maior espaço e uma decoração vanguardista, passando pela repaginação de seu restaurante e aumento no número de seus apartamentos transformados para a categoria Premium Room, que já somam 70% do total dos apartamentos.

Além disso, o hotel promoveu o retrofit das suítes, incluindo reforma das casas de banho e de mais de 50% dos seus corredores – que agora contam com piso laminado, muito mais “clean”, higiénico e estético. As áreas operacionais, vestiários e refeitório também foram remodeladas. O hotel também disponibilizou novos e modernos equipamentos de fitness para os hóspedes que não querem interromper os seus exercícios diários.O TRYP Itaim está localizado num dos bairros mais sofisticados da cidade de São Paulo, o Itaim Bibi, e é considerado uma ótima opção para hospedagem pelos serviços oferecidos e pela praticidade de locomoção para vários pontos da metrópole.

1ª edição do Fórum de Viagens Corporativas da HRS acontece a 27 de setembro‏

Idealizado pela HRS, líder global em reservas de hospedagem corporativa, o Fórum de Viagens Corporativas (CTF – Corporate Travel Forum) acontece no dia 27 de setembro no Hotel Intercontinental, em São Paulo. O encontro é realizado em países como Alemanha, China e Itália e chega ao Brasil para a sua primeira edição.

“Vamos trazer tanto a indústria de viagens quanto especialistas em economia para um dia de aprendizagem, partilha de melhores práticas e o contacto com novas ideias que instiguem o pensamento”, explica Suzanne Neufang, vice-presidente Américas da companhia, já confirmada para o evento.

Destinado aos responsáveis por viagens corporativas, como os gestores de viagens e profissionais de compras, o evento promete trazer informações sobre o mercado, desafios e perspectivas para o setor. As inscrições serão gratuitas e as vagas limitadas. A programação completa do evento será divulgada em breve.

Um dos oradores já confirmados para o evento é Ricardo Amorim, economista mais influente do Brasil, segundo a revista americana Forbes, e um dos apresentadores do programa “Manhattan Connection”, do canal Globonews.


TRYP JESUINO ARRUDA HOTEL RECEBERÁ 8ªEDIÇÃO DO ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DO TURISMO COM REPRESENTANTES DO FOHB E SP CONVENTION

asiteO TRYP Jesuino Arruda hotel, no Itaim, em São Paulo, receberá a 8ª edição do “Encontro dos Profissionais do Turismo com Cristina Lira”, no dia 30 de agosto, às 19h30 no restaurante Novedad. Os oradores serão: o diretor executivo do FOHB(Fórum de Operadores hoteleiros do Brasil), Orlando de Souza e a diretora de relacionamento do SP Convention, Sara Souza. O evento idealizado e promovido pela jornalista baiana, mas radicada em Natal, Cristina Lira, acontece em edições especiais em quatro cidades, incluindo Natal que realiza há cinco anos no SERHS Natal Grand hotel.

Sara.jpg

 

O Encontro tem apoio do SP Convention, Skal-SP, Secretaria de Turismo de Natal . Outras edições estão previstas em Salvador, Rio de Janeiro e Portugal. O evento foca networking e troca de idéias entre profissionais da área. O Encontro é aberto a qualquer profissional independente do sexo e cada um paga o seu. A 8ªedição tem apoio do SP Convention, Skal-SP e MVI Turismo, única agência 24hs de Mato Grosso.

 

 

 

 

ABREU REALIZA BLITZ DE VENDAS EM PORTO ALEGRE
A filial Abreu em Porto Alegre (RS) realizou uma série de visitas e formações para cerca de 30 agências de viagem localizadas na cidade. A ação teve como objetivo divulgar os produtos e a logística que a operadora oferece no Peru. Os workshops aconteceram em parceria com a Viajes Pacifico.Para o encerramento da Blitz de vendas, a Abreu selecionou um grupo de dez gerentes e diretores de agências parceiras, com venda para o destino em andamento, para participarem num jantar típico, de apreciação da famosa gastronomia peruana. O evento aconteceu no elegante 300 Cosmo Dinning Room e contou com a presença da OP turismo, Benvino Turismo, Asa Norte, STB Nilo, Expoente, BMZ, Ponte do Turismo, Argus, Casamundi e Innove Travel.Durante o jantar, a Abreu distribuiu mantas peruanas de brinde juntamente com o material de divulgação dos pacotes para o destino, com destaque para o programa de carnaval no Peru.

TORO LOCO CHEGA AO BRASIL

Descoberto pelos Winehunters, o vinho de maior sucesso de vendas da história do e-commerce no Brasil, o Toro Loco – que teve os rótulos com safra de 2011 e 2013 premiados por jurados em teste cego na International Wine & Spirits- chega em nova safra ao país. O Toro Loco Tempranillo 2015, produzido na região de Utiel-Requena, na Espanha, apresenta a qualidade aliada ao preço justo. Dos 50 mil rótulos importados, 50% foi vendido em menos de uma semana. A nova safra do Toro Loco está com preço especial de lançamento na Wine.com.br por R$ 25,50. “Tenho certeza que esta nova safra irá nos aproximar ainda mais das pessoas, e vai agradar tanto quanto os outros rótulos de Toro Loco que já trouxemos. Selecionamos este rótulo para continuarmos oferecendo momentos de felicidade aos nossos clientes amigos” afirma Rogerio Salume, CEO e fundador da Wine.com.br.