Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Edmar Bull 3 - Presidente da ABAV NacionalPingue pongue com Edmar Bull

Edmar Bull assumiu o comando da Abav Nacional com o firme propósito de fortalecer a entidade sob todos os aspetos. Definir plano de ação de curto, médio e longo prazo. Estabelecer papéis e metas. Desenvolver projetos. Racionalizar e oxigenar a relação da Abav Nacional com as representações estatais, lideranças setoriais do trade e instâncias governamentais responsáveis pela condução política do turismo brasileiro. Nas mudanças em curso, está a realização da 44ª Abav Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa.

1 – O maior e mais importante evento do turismo brasileiro chega à 44ª edição. Quais são as perspetivas, a menos de dois meses do lançamento?

Edmar Bull: Estamos trabalhando duro para realizar um evento marcante e inesquecível, além de inovador sob vários ângulos e aspetos. Queremos e vamos mostrar o papel do novo agenciamento de viagens no âmbito de toda a indústria turística. Tecnologia, capacitação e comunicação são valores relevantes que vão compor e fazer a diferença durante a realização do evento.

2 – Que mudanças houve na nova configuração do evento?

Edmar Bull: A tradicional Sala Vip do Agente de Viagens foi reconfigurada no projeto da 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa. Denominada Conexão ABAV – agente.com.você -, a área funcionará como um lounge de hospitalidade. Ali as 27 ABAVs regionais e as associadas congéneres da ABAV Nacional serão as anfitriãs dos agentes de viagens, associados ou não à entidade. Procuramos interação que envolva as associadas e todos os agentes de viagens que visitam a feira. Mais networking e mais oportunidades para apresentação de projetos institucionais. Queremos valorizar o agente de viagens como consultor qualificado e o mais importante canal de vendas do setor.

3 – Qual o papel do espaço “Conexão ABAV – agente.com.você” no contexto da feira?

Edmar Bull: Em primeiro lugar, reforça uma das principais metas da nossa gestão, que consiste na integração do Sistema Federativo ABAV. Procura consolidar e ampliar a atuação conjunta com nossas associadas congéneres em prol da qualificação do agente de viagens. Como disse, trabalhamos duro para oferecer uma feira completa, com oportunidades de negócios a todos os envolvidos na ampla cadeia turística, que movimenta 52 setores da economia.

4 – Como foi dimensionado o espaço?

Edmar Bull: Ocupará uma área de 260m² e contará com a participação de equipas das 27 ABAVs especialmente destacadas para o atendimento. O objetivo é aproveitar o conhecimento que as representações de toda a Federação têm das atividades desenvolvidas pela entidade, e com isso prestarem um serviço mais assertivo aos visitantes. Os recursos desse espaço vão permitir que todas as entidades tenham pontos de apoio para a exposição de materiais e telas de TV para a exibição de vídeos institucionais. O espaço também funcionará como ponto de chegada e partida de profissionais vindos de todas as partes do Brasil em caravanas, organizadas pelas ABAVs, com apoio das congêneres.

5 – Qual seria a síntese estratégica da 44ª Abav Expo Internacional de Turismo, com vistas ao mercado?

Edmar Bull: A edição será ancorada em três pilares: Lazer, Corporativo e MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). Estes pilares atuarão como referência na oferta de produtos, serviços e as melhores oportunidades de negócios para visitantes e expositores. Com isso, queremos efetivar a abertura de mercado para 2017.

6 – O tradicional Congresso ABAV de Turismo, parte integrante do evento, também foi repensado?

Edmar Bull: A área do conhecimento foi revalorizada por conta da revitalização da Vila do Saber. É o espaço dedicado a debates do setor e conferências sobre temas de efetiva relevância. Com novo layout, o espaço ganhou estrutura fundamentada em quatro áreas temáticas chave – Gestão, Inovação, Segmentação e Tecnologia -, que nortearão a composição do conteúdo apresentado.

7 – Como será a realização simultânea do 46º Encontro Comercial Braztoa?

Edmar Bull: A exemplo de anos anteriores, a entidade será representada por 44 operadores associados (o maior número já reunido na feira) e que levarão aos agentes de viagens presentes as principais novidades do mercado turístico para a próxima temporada. Reforçando a parceria entre as duas entidades a edição contará com um projeto construído em conjunto, o Hackthon Viagens – uma maratona tecnológica que será vencida pelo grupo de jovens mais inovador no desenvolvimento de soluções voltados ao setor. Durante dois dias de imersão e trabalho, os concorrentes do Hackathon Viagens terão que vencer esse desafio e para isso contarão com o auxílio de mentores indicados pelas duas entidades.

8 – De onde veio a inspiração para inserir a Hackathon Viagens na programação do evento?

Edmar Bull: O projeto materializa uma vertente da nossa atuação (ABAV e Braztoa) no esforço de contribuir para que o evento seja uma grande vitrine de projetos inovadores destinados ao nosso mercado. Eu e a Magda Nasser concordamos que será uma oportunidade para testar a viabilidade de novos conceitos e a otimização de produtos. Tenho reiterado que turismo e tecnologia devem andar juntos. Quando bem trabalhados por mentes criativas, só podem resultar em avanços significativos para todo o setor.

9 – A Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp apresentará novidades?

Edmar Bull: A Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp constitui o ponto de encontro da entidade na feira. Para esta edição, o espaço foi redimensionado, dispondo de um lounge exclusivo para acomodar 20 pessoas. Poderá ser usado pelos expositores, com agendas pré-definidas para reuniões e capacitações. Vai reunir os principais fornecedores do segmento corporativo. O patrocínio da Gol Linhas Aéreas garante gratuidade no transporte de gestores de viagem baseados fora da capital paulista, que poderão ter acesso aos novos produtos e serviços, bem como ampliar seus conhecimentos nas palestras e debates da vila do saber, bastando para isso entrar em contato com a sua agência de viagens corporativa.

10 – A retração económica terá algum efeito que possa inibir a performance dos Hosted Buyers?

Edmar Bull – Ao contrário. O Programa Hosted Buyers ganha mais força em 2016. Contaremos com a presença de compradores nacionais e internacionais, com foco nas negociações para a temporada 2016/2017. Recursos inseridos na plataforma possibilitarão o agendamento prévio das reuniões, que este ano ocorrerão exclusivamente nos stands. Isso vai estimular maior interação e identificação dos compradores com os produtos e serviços de cada expositor.

11 – Estão previstas inovações tecnológicas no sistema de acreditação e demais componentes da organização da feira?

Edmar Bull: A 44ª ABAV Expo & 46º Encontro Comercial Braztoa inova também no sistema de acreditação de todos os visitantes profissionais, que pela primeira terão a possibilidade de agendar reuniões prévias com os expositores, por meio de login e senha obtidos na acreditação. Até ao ano passado, essa funcionalidade só era oferecida aos hosted buyers. O recurso é uma inovação em feiras no Brasil, porque permite que o expositor escolha entre os públicos que deseja marcar encontros, sejam eles visitantes, expositores, coexpositores ou hosted buyers. Em todo o recinto da feira, o visitante contará com diversos recursos tecnológicos que o auxiliarão na localização e acesso rápido e fácil aos expositores, seja por ordem alfabética ou segmento. Haverá totens interativos dispostos em pontos estratégicos dos pavilhões. As informações detalhadas, bem como a planta da feira, estarão disponíveis também no aplicativo para smartphones e online no portal da ABAV Expo – www.abavexpo.com.br – que foi totalmente repaginado e agora apresenta-se na configuração responsiva.

12 – Que impacto a realização da 44ª Abav Expo internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa poderá trazer para as empresas do setor?

Edmar Bull – Por acontecer tradicionalmente no final do terceiro trimestre, a ABAV Expo é sempre um marco na abertura do calendário de negócios para o ano seguinte. Isto porque define tendências, oportunidades e os melhores investimentos em cada segmento. E este ano não será diferente. O volume de reserva antecipada de stands e de inscrições prévias de visitantes é uma demonstração de confiança em nossa feira e na qualificação dos profissionais que ela atrai.
Toni-Sando-Presidente-executivo-do-SP-ConventionTONI SANDO DE OLIVEIRA NO II ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DO TURISMO DO VALE DO PARAÍBA

O presidente executivo do SP Convention, Toni Sando de Oliveira, será o orador do “II Encontro dos Profissionais do Turismo do Vale do Paraiba com Cristina Lira”, que será no dia 26 de setembro, às 19hs, na pousada Bom Jesus, em Aparecida. O evento contará com a presença do prefeito da cidade, António Márcio de Siqueira. Os participantes terão a oportunidade de visitar os aposentos dos papas, que quando vem ao Brasil são hóspedes da Pousada e também terão apresentação exclusiva do Coral Apparecendo de Aparecida. O II Encontro faz parte da programação oficial da 4ª Semana Municipal de Turismo de Aparecida, promovido pela secretaria de Turismo de Aparecida. O Encontro conta com apoio do SP Convention, da ALC Viagens e Turismo, da AVIESP, da Senadetur- Aparecida, Associação dos Guias do Circuito Turistico Religioso de Aparecida (Agctur), Hotel Santo Graal, Pousada Bom Jesus, Hotel Rainha do Brasil, MVI Turismo, única agência 24hs de Mato Grosso e Emprotur. O Encontro, segundo a promotora do evento, a jornalista Cristina Lira, o evento tem foco em negócios, networking e troca de ideias entre profissionais do segmento. O Encontro acontece em Natal, (sendo uma vez por mês há cinco anos), em Gramado, em Foz do Iguaçu ( estes paralelo aos festivais de Turismo), em São Paulo e Aparecida. E estão previstos Encontros em Salvador, Rio de Janeiro e Portugal.

CACHAÇA BOA É NO RIO GRANDE DO NORTE
A Casa de Produção realiza no próximo sábado, dia 17 de setembro, no Salão Nobre da AABB em Natal-RN, a primeira edição do Festival Potiguar Vila da Cachaça. Com abertura marcada para as 10h, seguindo até às 20h, o evento inclui na sua programação, exposição, shows, demonstração, oficinas, debates, feira e muitos mais.

O Festival é voltado para todos os públicos, maior de 18 anos, é claro. Estarão presentes produtores, cachacistas, distribuidores, vendedores, estudantes e colecionadores. O objetivo da organização do evento é envolver a cachaça num ambiente confortável e climatizado com boa música e propício para o intercâmbio de informações, entre os que já conhecem os segredos da destilada e àqueles que buscam conhecimento desta bebida tipicamente brasileira e com relevante significado cultural, social e económico, tanto para o estado do Rio Grande do Norte, quanto para o Brasil.

Entre as cachaças participantes estão: Punaú Prata, Pátria Amada Cachaça Nobre, Papary, Gabi Cravo & Canela, Maria Boa, Gota Serena, Coração de Alambique, Natal City, Extrema e Mucambo. Os ingressos podem ser adquiridos no Cantinho Sertanejo, na Avenida Afonso Pena, 585 – Petrópolis com os seguintes preços: R$ 50 (casadinha) e R$ 30 (individual). Na compra, o visitante ganha um copo para degustação das cachaças em exposição e entrada livre para toda a programação oferecida.

III ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DO TURISMO DE GRAMADO

O Grand hotel de Canela, receberá dia 5 de novembro (sábado), em palestra almoço, as 12hs, o “III Encontro dos Profissionais do Turismo de Gramado com Cristina Lira”, os oradores: o presidente da Associação Brasileira de Resorts- ABR, Luigi Rotuno e o presidente da Associação dos Guias do Circuito turístico religioso de Aparecida (SP), João Gilberto Oliveira. Evento paralelo ao Festuris que acontece de 3 a 6 de novembro, em Gramado (RS) . O evento é aberto para profissionais que atuam diretamente ou indiretamente na área, independente do sexo . A diretora do Festuris, Marta Rossi abrirá o Encontro.

Viagem para destinos nacionais brasileiros são as mais cogitadas

Os brasileiros têm dado preferência para o destino nacional. Este é o resultado apresentado pela Sondagem mensal realizado pelo Ministério do Turismo, em agosto. Em relação aos meios de transporte mais usados pelos turistas, as viagens aéreas ainda são a opção da maioria, mesmo com queda na procura, tendo 60,5% das intenções. Em seguida vêm as viagens de carro, sendo a opção com 28,5% das escolhas e de autocarro, a terceira indicação com 9,2%.

A vontade dos brasileiros de fazerem uma viagem nos próximos seis meses aumentou, chegando a 21,4% contra 20,6% registados no mesmo período, em agosto de 2015. Para os empresários do setor de hotelaria, a pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo é uma boa notícia em período de retração dos negócios. Edson Pavão, proprietário do Ilha de Toque Toque Boutique Hotel, por exemplo, diz que a concretização dessas viagens é benéfico para o setor e para economia brasileira.

Com a chegada das estações mais quentes nos próximos meses, os destinos situados no litoral brasileiro devem ser os mais procurados. Entre eles, as praias são as mais procuradas, primeiro porque se destacam pelo prazer dos turistas de curtirem o sol e, segundo, o charme da natureza. Por isso, alguns dos roteiros mais escolhidos pelos turistas são as praias do litoral norte de São Paulo e do Nordeste brasileiro, entre elas se destacam:

TOQUE TOQUE GRANDE – a cidade encanta pela sua paisagem, possui um pôr-do-sol deslumbrante e é pouco frequentada e explorada. Lá se encontra Toque Toque Grande, uma praia perfeita para praticar mergulho e maravilhar-se com as riquezas marinhas, além de belíssimas cachoeiras.

FERNANDO DE NORONHA – as belas paisagens de Fernando de Noronha dão todo o ar de romantismo à viagem. Vocês vão poder descobrir os segredos da ilha, seus sons, perfumes e vistas. A ilha é perfeita para quem gosta de admirar um belo pôr do sol e mergulhar.

JERICOACOARA – praia conhecida como o “Caribe brasileiro” no litoral cearense. Apesar de algumas restrições, inclusive de energia elétrica, a cidade possui uma boa infraestrutura para receber os turistas e está cada vez mais em alta.

TRANCOSO – é um dos destinos mais procurados do país, localizado a pouco mais de 20 km de Porto Seguro. Ela é uma das praias mais badaladas dos últimos tempos, principalmente em datas festivas, como fim de ano e carnaval.

Mais sobre o Ilha de Toque Toque Boutique Hotel

O Ilha de Toque Toque Boutique Hotel é um lugar onde praia e montanha, natureza, requinte, charme e gastronomia, combinado com um serviço dedicado e amistoso, se reúnem e proporcionam uma experiência romântica memorável, tranquila e longe de agitação. Reflete o conceito “rústico-chique” em suas 13 suítes exclusivas, confortáveis e divididas em categorias: Suíte Presidencial, Suíte VIP, Suíte Master, Suíte Superior, SuitePrivé, com vistas para o mar, SPA privativo, ofurô ou piscina, algumas têm sauna privativa. O hotel está localizado no litoral norte de São Paulo.

Salvador Destination reúne dirigentes médicos de olho nos congressos da área

Entidade disputa 18 eventos médicos, previstos para acontecer até 2018,com previsão de atrair até 4 mil participantes por congresso

Depois de trazer para a capital baiana 20 dirigentes de entidades médicas nacionais, a Salvador Destination, em parceria com a Secretária Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e a Associação Bahiana de Medicina (ABM), volta a reunir mais 15 dirigentes locais, no período de 16 a 18 de setembro, no Hotel Deville Prime Salvador, em Itapuã. O grupo vai participar da terceira edição do projeto Salvador Nice to Meet You, que tem por objetivo atrair para a cidade congressos das áreas médica e de saúde, considerados filão do setor por reunir um público mais qualificado e de maior poder aquisitivo. O evento será aberto na sexta-feira, 16, às 19h pelo secretário da Secult Érico Mendonça, que vai apresentar a nova Salvador e o trabalho que a secretaria realiza junto à Salvador Destination para atrair eventos para a cidade.

Por conta das duas edições do Salvador Nice to Meet You, realizados em maio e julho deste ano, a capital baiana passou a disputar 18 congressos médicos, com previsão de acontecerem entre 2017 a 2018, reunindo, cada um, um público de até 4 mil participantes. Já dos 14 eventos confirmados para 2016 (realizados e ainda por acontecer), seis são da área de saúde/médica, a exemplo do X Congresso Brasileiro de Queimaduras, o III Congresso Brasileiro de Fisioterapia Dermafuncional e a 61ª. Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria.

Desde que foi lançado, em novembro de 2014, para reverter a crise no turismo de eventos na capital baiana, a Salvador Destination focou suas ações nos congressos médicos, destaca o presidente da entidade, Paulo Gaudenzi. Nesse mesmo ano, reuniu 13 associações médicas do Estado para mostrar as possibilidades da cidade na realização de eventos da área. Em 2015, atraiu a Reunião Trimestral da AMB (Associação Médica Brasileira), que reuniu mais de 60 presidentes e conselheiros de entidades médicas nacionais.

Durante a terceira edição do Salvador Nice to Meet You, os participantes vão conhecer o trabalho da Salvador Destination e como a entidade pode apoiar na realização dos eventos, participar de uma rodada de negócios, networking, além de conhecer os recém- inaugurados pontos turísticos e culturais da cidade. A intenção é mostrar as possibilidades da capital baiana para receber congressistas.
Abdon Gosson foto Aurino NetoABAV-RN LEVA CARAVANA PARA A 44ªEXPO ABAV 
A quinze dias da abertura da Expo Abav 2016, o evento já conta com mais de 14.000 inscritos e isso mostra a importância do maior evento de turismo da América Latina, disse o presidente da ABAV-RN, Abdon Gosson. Por este motivo, a ABAV-RN levará uma caravana de mais de 60 agentes de viagens e colaboradores para que todos possam ver, conhecer e se atualizar com tudo que está acontecendo no turismo do Brasil e do mundo. “Esse realmente é um momento único e mostra a grande importância do agente de viagem na preparação e organização das viagens, tornando-as em verdadeiros encantos e sonhos possíveis de serem realizados . Na caravana do RN, vão as agências : Aerotur, Costa do Atlântico, Harabello, Inarai, Aguia Marketing, Auritur Viagens, Arituba Turismo, KLP Viagens e turismo, Dandara Turismo. E mais agentes que vão com AD-90 e outras fontes.