Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Por Cristina Lira

Belezas naturais, clima e cultura brasileira são pontos mais lembrados por portugueses ao visitarem o Brasil

O Hotel Laghetto Stilo, na Praia da Barra da Tijuca, detém a média de 30% de hospedagem internacional, onde um terço é de portugueses

O Ministério do Turismo apresentou recentemente o levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com Fórum de Integração Brasil-Europa (Fibe) e Pitagórica, revela que 37% dos portugueses associam o Brasil primeiramente como destino turístico, referindo-se ao clima, belezas naturais e destinos como o Rio de Janeiro.

Em segundo lugar, destaca-se a cultura, sendo 15% relativo a símbolos da cultura brasileira como samba, futebol e carnaval. O questionário realizado com 800 brasileiros e 800 portugueses teve o objetivo de analisar o conhecimento e perceções sobre os 200 anos da independência.

O Hotel Laghetto Stilo, localizado na Praia da Barra da Tijuca, detém 30% dos hóspedes internacionais, e grande parte deles são portugueses. As belezas naturais que o bairro possui são verdadeiros cartões postais naturais, e tornam a estadia dos clientes inesquecíveis.

”Nossos hóspedes internacionais sempre relataram em nossas pesquisas internas, que escolhem o Laghetto por alguns fatores bem marcantes: conforto e localização. A diversidade que a Barra da Tijuca oferece, vai desde bons restaurantes e comércios até belas praias, trilhas, cachoeiras e roteiros em meio a natureza. Os portugueses estão bem presentes no Laghetto do Rio de Janeiro, e representa um terço de todos os hóspedes internacionais”, conta Aline Moraes – Gerência – Laghetto Stilo Barra Rio.

Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios

Os roadshows da Embratur circularam pela América do Sul no primeiro semestre [Foto: Divulgação/Embratur]
Objetivo é ampliar a comercialização dos produtos e destinos turísticos brasileiros fora do país. Primeira etapa ocorre nesta quarta-feira (14/09), em Paris, na França

Capacitação, rodadas de negócios, interação entre os trades nacional e internacional e muito networking. Esse cenário favorável ao comércio do turismo será oferecido ao mercado europeu, a partir desta quarta-feira (14/09), quando a Embratur dará início a um ciclo de roadshows pela Europa. A ação inicial ocorre em Paris, na França, e segue por Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Lisboa (Portugal) e Londres (Inglaterra).

O roadshow Brazil Experience conta com a parceria do Sebrae e tem a participação de órgãos e entidades da administração pública, empresas que atuam na comercialização de produtos e destinos turísticos com registro ativo no Cadastur, Convention & Visitor Bureaus, operadores de turismo, representantes do setor hoteleiro, entidades nacionais de promoção, companhias aéreas e veículos de comunicação.

“O mercado europeu é de extrema importância para o Brasil e os roadshows são fundamentais para aproximar os operadores locais com os destinos brasileiros. Trata-se de uma oportunidade única para fazer negócios e, naturalmente, movimentar a economia”, destaca o presidente da Embratur, Silvio Nascimento. Em 2019, dos 6,3 milhões de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil, 1,5 milhão vieram da Europa.

A ação está dividida em duas etapas. A primeira, nos dias 14 e 15 de setembro, em Paris e Frankfurt; e a segunda entre 19 e 22 de setembro, em Madrid (19), Lisboa (20) e Londres (22).

A programação inclui receção, apresentação da Embratur sobre segmentos e destinos estratégicos para cada mercado, rodada de negócios com agentes e operadores dos países em questão e jantares de relacionamento.

Além das capacitações sobre os destinos nacionais, a agenda envolve rodadas de negócios entre o trade local e o trade brasileiro. Depois dessa etapa, há espaço para interação entre as empresas estrangeiras e as nacionais para encaminhar possíveis negócios.

Primeiro semestre

No primeiro semestre, a Embratur já realizou sete roadshows nas Américas do Sul e do Norte, passando por Montevidéu (Uruguai), Assunção (Paraguai), Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia), Toronto (Canadá), além de Chicago, Nova York, Miami e Los Angeles, nos Estados Unidos. Mais de 1,1 mil profissionais do setor turístico internacional participaram dos eventos, com mais de 2 mil rodadas de negócios realizadas e cerca de 17 mil contatos comerciais.

Calendário: Roadshows pela Europa

14/09 — Paris (França)
15/09 — Frankfurt (Alemanha)
19/09 — Madri (Espanha)
21/09 — Lisboa (Portugal)
22/09 — Londres (Inglaterra)

Temporada de Cruzeiros 2021/2022 injetou R$ 1,496 bilião na economia brasileira

Apesar das limitações e restrições impostas pelo momento, que ainda era de recuperação da pandemia, o setor tem impacto importante na economia de diversos destinos da costa do Brasil

Cada 1 real investido no setor de cruzeiros movimentou R$ 3,23 na economia nacional. É o que mostra o Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil – Temporada 2021/2022, produzido em parceria entre a CLIA Brasil e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), e lançado nesta quarta-feira, 14/9, durante o 4º Fórum CLIA Brasil 2022, em Brasília. A pesquisa traz dados inéditos do setor no Brasil e no mundo, além de traçar a interferência do cenário da economia nacional, internacional e da pandemia da Covid-19 no segmento e no comportamento do turista.

O resultado da última temporada comprova, mesmo com as limitações impostas pelo momento vivido pelo mundo com a pandemia de Covid-19, que o setor tem impacto muito importante na economia turística de diversos destinos da costa do Brasil.

A indústria de cruzeiros marítimos brasileira vem superando as dificuldades impostas pelos variados cenários dos últimos anos. A crise econômica enfrentada por todo o mundo desde o início de 2020, devido à pandemia, certamente é o momento mais desafiador já enfrentado, quando uma temporada inteira não pôde ocorrer (2020/2021) e a recém finalizada (2021/2022) sofreu com as limitações impostas (como menor período total, com a interrupção por 2 meses) e redução da capacidade das embarcações para 75% do total disponível.

Após o aumento na quantidade de navios na temporada brasileira de cabotagem de 2019/2020, passando para oito embarcações, a temporada 2021/2022, marcada pelo retorno das atividades após a paralisação total em 2020/2021, trouxe apenas 5 navios, que fizeram roteiros por 14 destinos brasileiros. Foram ofertados 193.927 leitos (75% da capacidade oficial dos navios, de acordo com os protocolos sanitários do período)

Os dados acima refletem o cenário desafiador vivenciado pelo setor de cruzeiros na última temporada e dão sentido ao conteúdo apresentado no estudo, como a expressiva queda do número de viajantes quando comparada ao período anterior (2019/2020), totalizando 141.289 cruzeiristas (69,9% a menos).

No Brasil, a temporada 2021/2022 de Cruzeiros Marítimos (de outubro de 2021 a abril de 2022) foi responsável por um impacto de R$ 1,496 bilhão na economia do país. Esse número, que engloba tanto os gastos diretos, indiretos e induzidos das companhias marítimas, quanto os gastos de cruzeiristas e tripulantes, foi 33,2% menor em comparação ao período de 2019/2020). Além disso, o setor gerou R$ 213 milhões em tributos.

Vale ressaltar que o impacto econômico gerado pelos gastos das armadoras para a realização da temporada 2021/2022 foi de, aproximadamente, R$ 1,2 bilhão, resultado 3,1% superior a 2019/2020, aumento que se deu pela alta considerável dos gastos das armadoras com combustíveis. Já o impacto gerado pelos gastos dos cruzeiristas e tripulantes nas cidades e portos de embarque/desembarque e trânsito foi de R$ 329,7 milhões, 70,3% inferior à temporada anterior, devido à redução de 69,9% no número total de cruzeiristas no período.

Os setores mais beneficiados com os gastos dos cruzeiristas e tripulantes (sem contar as armadoras) foram: alimentos e bebidas (R$ 101,5 milhões), comércio varejista – despesa com compras e presentes – (R$ 95,4 milhões), seguido por transporte antes e/ou após a viagem (R$ 56,3 milhões), passeios turísticos (R$ 39,8 milhões), transporte durante a viagem (R$ 22,4 milhões) e hospedagem antes ou após a viagem de cruzeiro (R$ 14,3 milhões).

O levantamento ainda mostra que o gasto médio por pessoa com a compra da viagem de cruzeiro foi de R$ 4.523,84 e o tempo médio da viagem foi de 4,8 dias. Além disso, o estudo indica que a média de impacto econômico gerada por cada cruzeirista nas cidades de escala foi de R$ 605,90 e de R$ 770,97, nas cidades de embarque e desembarque.

Empregos

Durante a temporada 2021/2022 foram gerados 22.235 postos de trabalho na economia brasileira, o que representa um resultado 33,8% inferior ao apurado no período anterior. Do total de empregos criados, 1.223 foram de tripulantes dos navios (44,1% inferior ao gerado em 2019/2020) e outros 21.112 empregos diversos, de forma direta, indireta e induzida (-33,1%), motivados pelos gastos das armadoras e dos cruzeiristas e tripulantes nas cidades portuárias de embarque/desembarque e visitadas, além dos gerados na cadeia produtiva de apoio ao setor, como agências de viagens e operadoras de turismo.

Perfil do viajante

Quase 92% dos pesquisados desejam realizar uma nova viagem de cruzeiro, e 87% querem retornar ao destino de escala, índice que reforça o papel da viagem de cruzeiro como uma vitrine para os viajantes conhecerem diversos destinos de maneira dinâmica e voltarem em um outro momento. Além disso, a ampla maioria dos entrevistados (78%) desceu em, pelo menos, uma parada do roteiro.

Quanto à frequência, 66,1% dos cruzeiristas realizavam sua primeira viagem de navio, enquanto os 33,9% restantes já haviam viajado de cruzeiro, em média, aproximadamente quatro vezes, o que demonstra que os cruzeiros estão sempre levando novos turistas aos destinos dos roteiros.

Quando perguntados sobre o destino de preferência no Brasil, 66,2% informaram o Litoral Nordeste, e entre os que apontaram interesse em realizar cruzeiros no exterior, 41,8% indicaram o Caribe e 36,8% a Europa como preferência de viagem.

60,8% são mulheres e 39,2%, homens. Em relação ao estado civil, 61,4% informaram ser casados ou estar em união estável. De maneira geral, os cruzeiristas viajam acompanhados (98,9%), sendo os principais acompanhantes filhos e parentes (51,9%), cônjuge (24,7%), e amigos (19,5%).

Brasileiros pelo Mundo

O número de turistas residentes no Brasil e que realizaram viagens de cruzeiros no exterior durante o ano de 2021 foi de 72 mil, o que significou uma redução de 66,9% em relação a 2019, com uma receita estimada de R$ 233 milhões (R$ 471 milhões a menos que em 2019).

Caribe, Mediterrâneo e Emirados Árabes Unidos foram os principais destinos de preferência.

Setor de Cruzeiros no Mundo

No mundo, o setor mostra a tendência de crescimento contínuo através dos investimentos em novos navios, com aumento da quantidade e diversificação dos cruzeiros. Em 2022, o setor tem previsão de entrada de 26 novos navios em operação em todo o mundo, com capacidade adicional total de 61.507 leitos. Para 2023, mais 22 novos navios já estão previstos em estaleiros, com capacidade adicional de 43.289 pessoas (Cruise Industry News).

Segundo a Associação Internacional de Cruzeiros (CLIA) o número total de cruzeiristas pelo mundo foi de 5,8 milhões, em 2020.

“O segmento de cruzeiros foi fortemente impactado pela crise sanitária, mas, apesar dos desafios encontrados, o setor mostrou resiliência e alta capacidade de retomada, sempre com responsabilidade e muito trabalho focado nas pessoas, no meio ambiente, no compliance e nas cidades visitadas pelos navios”, disse Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil. “Hoje, vemos oportunidades de expansão do setor no Brasil, à medida que a atividade cresce no mundo, com novos navios em construção, investimentos em eficiência, tecnologia e sustentabilidade. Estamos trabalhando continuamente para que a indústria brasileira de cruzeiros siga evoluindo e possa contribuir ainda mais para a economia e geração de empregos no país”, completou Ferraz.

Para aceder ao Estudo na íntegra, acesse: https://abremar.com.br/estudos-e-dados-do-setor/

SCHUTZ celebra 10 anos de operação nos Estados Unidos durante NYFW com presença de Marina Ruy Barbosa e Lily Aldridge

Marina Ruy Barbosa e Lily Aldridge são co-hosts de coquetel que acontece na tarde de 9 de setembro, em NY

A SCHUTZ, marca de DNA fashionista e inovadora, do grupo Arezzo&Co, celebra 10 anos de sua operação nos Estados Unidos com coquetel em sua loja da Madison Avenue, em NY, durante a NYFW, na tarde de 9 de setembro.

Duas presenças tornam o momento ainda mais especial; Marina Ruy Barbosa, atriz e empresária que é parceira da marca em campanhas e collabs no Brasil (aka SCHUTZ + Ginger, lançada em 2020), será co-host do coquetel, ao lado da top model, influenciadora digital e também amiga da marca, Lily Aldridge.

Há 10 anos a SCHUTZ deu início à sua operação norte americana, que hoje conta com e-commerce e lojas próprias em NY, LA e Miami. A presença nos Estados Unidos reflete a vocação global da marca, que conquistou SCHUTZ Lovers por todo o mundo.

Canoa Quebrada, no Ceará recebe fampress da Paraíba

A paradisíaca praia do Ceará, Canoa Quebrada, recebe um fampress com 15 profissionais da imprensa, entre jornalistas, digitais influencer e blogueiros da Paraíba no período de 16 a 19 de setembro. A ação é uma realização da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada-CE (Asdecq) com apoio do Sebrae/CE e trade turístico de Canoa Quebrada. A Asdecq já recebeu outros fampress neste ano, do Ceará, do Rio Grande do Norte e recentemente do Recife.

Segundo Ruy Barbosa, ex-presidente da Associação, a iniciativa faz parte das ações de promover e fomentar o Turismo da região, incrementar o movimento de turistas, e trazer mais visitantes no âmbito regional .” Os fampresss são fundamentais para Canoa Quebrada-CE “, disse ele. A Adescq recentemente teve eleição e a nova presidente é a empresária, Karla Tayane Lopes Medeiros, proprietária do restaurante Mezza Luna e da pousada Vila Grou, que assumiu a coordenação geral da entidade, para um mandato de quatro anos, de 2022 a 2026.

Segundo Karla Medeiros, os fampress são fundamentais para a promoção do destino e geração de emprego e renda . Para a presidência do Conselho, ficou Zaina Pereira dos Santos Wagenaar, proprietária do restaurante Pátio Grill. Os convidados terão uma programação intensa, desde passeios de quadriciclo até a foz do rio Jaguaribe, passeio de Buggy nas dunas e Falésias, voo de parapente. Vão curtir o pôr do sol na duna entre outros passeios pelos principais pontos turísticos, além de almoços e jantares nos principais restaurantes de Canoa, e terão oportunidade ainda de conhecer a famosa rua da Broadway para curtir a noite em Canoa Quebrada.