Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Por Cristina Lira

Rede de hotéis de Portugal trata com Fecomércio RN sobre parceria para recrutamento de profissionais formados no Senac

Empresário português se reuniu com o presidente da entidade, Marcelo Queiroz, para falar sobre o intercâmbio de profissionais qualificados na instituição

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, recebeu, nesta quinta-feira (06), em Natal, o empresário português Antonio Parente, presidente da Rede AP Hotéis, para uma reunião com diretoria e técnicos do eixo do turismo e hotelaria do Senac RN. Na ocasião, foi tratado sobre a continuidade do intercâmbio de trabalho para alunos formados no Senac, um dos braços da Fecomércio para qualificação profissional.

Em agosto deste ano, sete alunos formados na área da gastronomia foram encaminhados para trabalhar em um dos sete hotéis que integram a Rede AP em Portugal por meio do Senac Empregabilidade – serviço gratuito que tem como objetivo orientar e encaminhar alunos aprovados e estudantes do Senac RN para as vagas de estágios ou vagas efetivas no mercado de trabalho. A capacitação de excelência demonstrada pelos brasileiros no país europeu trouxe o empresário até o Brasil com o objetivo de firmar convénios para um programa de intercâmbio entre as instituições.

“A contratação desses brasileiros mostrou um desempenho que ultrapassou o que esperávamos, foi tão bom que vim aqui conversar sobre a possibilidade de ampliar essa parceria com o Sistema Fecomércio RN. Infelizmente, hoje, em Portugal temos uma situação delicada de falta de mão de obra especializada e eu julgo que essa aproximação vai nos ajudar a resolver essa situação”, disse o empresário.

O grupo AP Hotels & Resorts iniciou as atividades em 2015, com o objetivo de ser uma referência no mercado turístico algarvio. Atualmente, o grupo é composto por sete unidades hoteleiras espalhadas em cinco cidades portuguesas. Proprietário da rede, Parente cumpre agenda em Natal com foco em ampliar a competitividade dos negócios. Na próxima sexta-feira (13), ele realizará uma visita técnica no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, equipamento administrado pela Fecomércio RN e que funciona como uma referência para a promoção do turismo potiguar, na formação de profissionais de excelência para o mercado. A Escola Barreira Roxa tem capacidade para ofertar, anualmente, cerca de 2 mil matrículas em cursos nas áreas de Turismo e Gastronomia, como Guia de Turismo, Garçom, Cozinheiro, Bartender, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Camareira, entre outros.

“O trabalho que estamos desenvolvendo em prol do turismo do RN tem ultrapassado fronteiras e projetado o nosso estado no cenário internacional. Por meio de parcerias firmadas com a Alemanha, trouxemos o Projeto Verena, o Programa DEL, iniciativas que, entre outros frutos, nos trouxe premiações significativas na área do turismo sustentável, como por exemplo o ISO de sustentabilidade concedido ao Hotel Barreira Roxa de forma inédita na América Latina. E agora, temos o país de Portugal, que reconhece nosso potencial em formar profissionais que atendem as necessidades do mercado e, espontaneamente, nos procura para firmar parcerias, ou seja, um reconhecimento de que estamos trilhando o caminho certo em prol do desenvolvimento econômico do RN”, declarou o presidente Marcelo Queiroz.

Participaram do encontro na Fecomércio RN, o diretor regional do Senac , Raniery Pimenta, o diretor de educação profissional do Senac, Gedson Nunes, a diretora administrativo-financeira do Senac, Rafaela Sampaio, a gestora de inteligência e mercado da Fecomércio e Senac, Luana Batista, a gestora de qualidade e crescimento do Senac, Priscilla Silveira, a coordenadora do eixo de turismo do Senac, Louise Matias e o advogado de rede hoteleira, Rodrigo Alves.

Accor tem 40 hotéis entre os mais bem avaliados de lista da Condé Nast Traveler

A Accor tem 40 hotéis e resorts reconhecidos no Readers’ Choice Awards 2022, da revista de viagens de luxo Condé Nast Traveler, garantindo excelentes posições em todas as categorias. Mais de 240 mil leitores participaram da pesquisa, avaliando unidades hoteleiras, spas, companhias aéreas, entre outras experiências de turismo de alto padrão.

Em destaque, na América do Sul, o hotel líder é o Sofitel Legend Santa Clara Cartagena, na Colômbia, seguido por outras unidades do portfólio Accor: Sofitel Bogotá Victoria Regia (5º), Faena Hotel Buenos Aires (10º) e Fairmont Rio de Janeiro Copacabana (16º). Entre os resorts sul-americanos, o Sofitel Barú Calablanca Beach Resort aparece na sexta posição.

Globalmente, quatro hotéis do grupo garantiram o primeiro lugar em suas categorias: Sofitel Legend Santa Clara Cartagena (South America), Raffles Istanbul (Greece & Turkey), Sofitel Washington DC Lafayette Square (Washington, D.C.) e Fairmont El San Juan Hotel (Caribbean & Central America). Além disso, os hotéis da marca Fairmont correspondem a 50% dos principais resorts da lista do Canadá.

A lista completa do Readers’ Choice Awards 2022 está disponível no site.

JW Marriott Hotel São Paulo promove festa de abertura

Evento recebeu a presença de David Marriott, presidente do Conselho da Marriott International e Craig Smith, presidente do Grupo e diretor administrativo da divisão Marriott International.

Na noite da última quarta-feira (5), aconteceu em São Paulo a festa de abertura do JW Marriott Hotel São Paulo, primeiro hotel de luxo da Marriott International na cidade, localizado no coração da maior metrópole brasileira. O evento — exclusivo para convidados — recebeu cerca de 250 pessoas e contou com a presença de David Marriott, presidente do Conselho da Marriott International e Craig Smith, presidente do Grupo e diretor administrativo da divisão Marriott International.

As atrações musicais ficaram por conta da cantora e compositora brasileira Ana Cañas, da banda de jazz Sonores e do DJ Gustavo Frigori, que agitou as pick-ups. No menu, os convidados se surpreenderam com opções gastronômicas do Neto, restaurante ítalo-brasileiro — localizado no saguão do hotel — em um hall de dois andares decorado com madeira brasileira e mármore. Liderado pelo chef Ícaro Rizzo, o local mescla técnicas tradicionais com ingredientes locais frescos.

Chef Ícaro Rizzo

Destaque para as entradinhas de ostras e ovas frescas brasileiras, salmão defumado com ricota, ovas e caviar, charcutaria premium e salsicha artesanal, seleção de queijos, nozes e frutas secas, queijo brie com favo de mel e nozes, sardela, alichella, patê de azeitonas pretas, picles caseiros de berinjela e abobrinha e stracciatella com limão e castanha do Pará. No raw bar, chips de robalo e banana, polvo com limão, carpaccio de carne e alcaparras, legumes frescos e atum com abacate, coentros e azeitonas.

Já os coquetéis da noite ficaram por conta do Caju — figura central no saguão do hotel — que busca fazer a fusão de receitas clássicas com ingredientes brasileiros tradicionais. Destaque para as criações de Gustavo Romulo, à frente do bar, com os drinks “Meu Caju” (Cachaça, Gin, Cajuína Artesanal, Falernum e Cítricos), Cucumber Lemon Smash (Tequila, Licor de Flor de Sabugueiro, Pepino e Limão Tahiti), Moonshine Milk Punch (Rum, Cachaça, Abacaxi, Especiarias e Cítricos), Coffee Negroni (Gin, Campari, Blend de Vermute e Café), Little Italy (Bourbon, Amaro, Vermute Tinto e Bitter de Grapefruit) e Homemade Vanilla Roibos Iced Tea com Sherbet Três Limões.

Refúgio ideal para viajantes em um dos centros comerciais mais movimentados da grande metrópole, o JW Marriott Hotel São Paulo traz à cidade seus princípios focados na atenção plena para atender pessoas que buscam nutrir corpo, mente e alma. Ele conta com 258 quartos e suítes com decoração contemporânea elegante, móveis feitos sob medida e opções de entretenimento de primeira linha. Entre as atrações estão o Bar Caju — aberto para hóspedes e visitantes degustarem bons drinks preparados com ingredientes frescos — e o Neto, restaurante italiano com inspirações globais. Outras opções são o spa, que oferece diversos tipos de terapias, a bela piscina e a academia de ginástica completa, equipada com os aparelhos mais modernos.

Rosana Okamoto

“O JW Marriott Hotel São Paulo é um oásis no coração da cidade. A propriedade oferece programas que promovam o cuidado com a mente, a nutrição do corpo e a revitalização da alma. Além disso, ela busca redefinir o conceito de luxo na metrópole oferecendo atendimento de nível mundial, cultura local autêntica e um merecido descanso da floresta de concreto ao redor”, diz Rosana Okamoto, gerente geral do JW Marriott Hotel São Paulo.

 

Entrega do Prémio Iamar Gatto em Barra de São Miguel (Alagoas)

Atividades literárias, apresentações musicais, palestras, sarau, exposição de livros e artesanato, homenagens as famílias portuguesas e referencias da cultura em Alagoas e gastronomia estão entre os destaques no evento.

O município de Barra de São Miguel se prepara para viver dias de intenso aquecimento com a chegada da quinta edição do Portugal em Cena. Segundo a secretária de turismo da Barra de São Miguel, Elisabeth Lopes, o evento de intercâmbio luso-brasileiro, promovido pela AEMBAR, Associação dos Empresários da Barra de São Miguel, deve atrair para o litoral de Alagoas um grande público. Serão três dias de intensa programação cultural, que será realizada no período de 11 a 15 de novembro, incluindo shows musicais, feiras de artesanato, gastronomia , muitas atividades literárias e homenagens.

Para celebrar o grande Encontro de Culturas, a organização do evento preparou algumas importantes homenagens. Uma delas está na ambientação da cidade que terá suas ruas e outros espaços públicos decorados com as cores de Portugal. A maratona de oficinas culturais prevê ainda exibições artísticas, comercialização e degustação de produtos portugueses, cozinha com a culinária e chef portuguesa (Cozinha da Rosália) além da venda de artigos artesanais alagoanos, que acontecerá na Vila Niquim, e será aberta ao público, diariamente a partir das 16 horas.

Além de homenagear as famílias empreendedoras portuguesas que deram relevante contribuição na formação no desenvolvimento do Nordeste, o evento tem ainda a missão de resgatar e divulgar a história da Barra de São Miguel. Uma história que se inicia com a vinda de Américo Vespúcio ao município, no dia de São Miguel, padroeiro que inspirou o nome do mais importante rio da região e, mais tarde, deu nome ao próprio município.

O objetivo do evento é promover o desenvolvimento do turismo sustentável da Barra de São Miguel, por meio da valorização de sua história, cultura, sua gastronomia e suas belezas naturais, estão entre os objetivos principais deste intercâmbio. Ao mesmo tempo, a promoção de eventos desta natureza contribui para diminuir a sazonalidade dos empreendimentos da cadeia produtiva do turismo na região além de promover cultura..

O 5° Portugal em Cena conta com apoio do Sebrae Alagoas, Governo de Portugal e Prefeitura da Barra de São Miguel.Os interessados em participar do evento podem conferir as informações pelos telefones (82) 99621-1706 / 99433-0100 / 99967- 1414.