Por Cristina Lira
Novo resort
Comitiva da Rede Vila Galé deve visitar áreas no litoral da Paraíba para investimento
Uma comitiva da Rede Galé de Hotéis deve fazer uma visita técnica a duas áreas no litoral Sul e Norte da Paraíba – esta em Lucena -, conforme a secretária estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas. Nesta sexta-feira (04), a secretária se reuniu com Gonzalo Rebelo de Almeida, administrador da rede, durante a 34ª edição do Festuris – Festival Internacional de Turismo, que está sendo realizada em Gramado (RS) até sábado.
Durante a reunião, que aconteceu no stand da Vila Galé, Gonçalo Rebelo de Almeida afirmou que a rede tem interesse em fazer uma nova expansão no Nordeste e que a Paraíba sempre está no radar. Rosália Lucas disse que esse interesse já havia sido demonstrado há alguns anos, quando um grupo de executivos esteve conhecendo algumas áreas no Polo Turístico do Cabo Branco. A visita deve ser conciliada com a agenda do governador paraibano, João Azevêdo, e pode acontecer ainda em 2022.
“Eles estiveram na Paraíba e viram áreas do Polo, mas o projeto deles não é falésia e sim resort pé na areia. Então, buscando algumas opções com empresários e convidamos para que façam uma visita para conhecer essas áreas privadas e fazer essa interlocução. Esse é um papel da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, de facilitar a atração de novos empreendimentos. Vila Galé é uma grife, uma marca importante”, pontuou a secretária.
Hoje, afirmou Rosália Lucas, a Paraíba trabalha com uma média de ocupação na alta estação em torno de 90% e, por isso, existe a necessidade de buscar novos investimentos para ampliar a rede hoteleira. “Iremos fazer esse trabalho para que possamos conquistar essa marca e ter um resort pé na areia com um padrão que o turista for à Paraíba merece.”
A secretária enfatizou que a Paraíba tem belezas naturais incríveis, tem investimento na malha rodoviária, “que é fantástica”, tem proximidade entre os aeroportos de João Pessoa, Campina Grande e do Recife, em Pernambuco, vários acessos, localização estratégica e o Centro de Convenções.
“Fechamos para o ano que vem o Congresso de Anestesiologistas, com 3,5 mil participantes, um congresso na área de Educação, com mais de 10 mil pessoas, e precisamos ampliar a nossa rede hoteleira para atender melhor o público que participa desses eventos para que possamos captar novos congressos, impulsionando ainda mais o turismo de eventos.”
Altamira apresenta em 2022 o “Natal Mágico da Amazónia”
De 03 de dezembro a 06 de janeiro, a cidade de Altamira, no Pará, protagoniza o nascimento de Jesus numa experiência de turismo inovadora, divertida e acolhedora.
Vítor Bauab, presidente BBG Brasil, e a primeira-dama da cidade de Altamira, Apoliane Gomes, durante evento de lançamento do projeto nesta quinta-feira (04), no Hotel Vale do Xingu.
A cidade de Altamira, no Pará, será palco da 2ª edição do “O Presente de Natal, evento da prefeitura municipal que esse ano contará com a parceria da empresa B2LIVE, do Grupo BBG Brasil, que traz como tema o ‘NATAL MÁGICO DA AMAZÔNIA’. A ação tem como proposta trazer à tona a forte tradição da cultura popular, exaltando as belezas da Amazônia na rica cultura de Altamira, como incremento para alavancar ainda mais o turismo e valorizar as raízes locais.
De 03 de dezembro de 2022 a 06 de janeiro de 2023, mais de 8 km da orla do Rio Xingu será prestigiada com a decoração natalina, além da rodoviária, aeroporto, entre outros pontos. Uma das maiores ativações será a belíssima casa do Papai Noel, que contará com uma decoração lúdica e inspiradora, despertando o sentimento natalino de crianças e adultos.
Neste ano, o Natal Mágico da Amazônica terá como slogan “Tudo cabe num abraço”. “O Presente de Natal 2022 vai trazer ainda mais alegria e diversão para toda a população de Altamira, na comemoração do nascimento de Jesus. Além disso, vamos potencializar o nosso turismo, com novas atrações, para trazer para Altamira um número ainda maior de visitantes da região do Xingu, da Transamazónica e de todo o Pará”, diz o prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes.
Além do aumento do fluxo de turistas em até 30% durante a temporada, a organização do evento prevê a movimentação da cadeia produtiva e do comércio local, contribuindo para retomada do turismo e da economia, como também a geração de emprego e renda para população de Altamira.
“Nossa missão é transformar Altamira num cenário mágico com uma cenografia totalmente alinhada à cultura e ao patrimônio natural da cidade. O município tem um dos principais polos turísticos do Norte do Brasil e queremos contribuir ainda mais no fortalecimento do calendário de eventos turístico-cultural da região”, destaca Vítor Bauab, presidente do Grupo BBG Brasil.
Inclusão social
Neste ano, além da tradicional entrega de presentes realizada no Estádio da cidade, serão realizadas outras ações que impactarão muitas crianças carentes das comunidades mais distantes. A Prefeitura de Altamira, em parceria com a empresa B2LIVE, criou diversas ações de inclusão social para as crianças da região.
“Iremos levar as crianças até o Papai Noel, pois sabemos que muitas delas não conseguem chegar até ele. Com isso, proporcionaremos um momento muito especial com o bom velhinho, no qual todos os pequenos terão a oportunidade de conversar com o Papai Noel, tirar muitas fotos e ainda ganhar um mini panetone de presente”, explica a primeira-dama da cidade de Altamira, Apoliane Gomes”.
Outra ação que será realizada esse ano é o transporte de famílias carentes para a Orla de Altamira, onde as crianças, juntamente com seus familiares, poderão conhecer de perto toda a decoração e iluminação de Natal. Terão dias e horários específicos para esses transportes, de acordo com a agenda da Prefeitura.
Campanha de decoração
Com objetivo de incentivar os moradores da cidade, a prefeitura promove, de 06 de novembro a 03 de dezembro, a Campanha de Decoração Natalina, para empresas e residências de Altamira. Os enfeites e ornamentos serão avaliados por uma comissão julgadora, que irá visitar e escolher as melhores decorações, premiando os três locais mais criativos. A inscrição pode ser feita através do site do projeto: www.natalmagicodaamazonia.com.br.
Presente para a cidade
Ano passado, a cidade ganhou uma árvore de 16 metros de altura, bem no meio do Rio Xingu. Agora em 2022, a organização baterá um novo recorde, montando uma árvore de 20 metros, completamente iluminada. Para completar esse momento especial, um catamarã todo decorado realizará o percurso até a árvore, para que o público garanta lindas fotos pertinho da árvore. Diversas saídas serão disponibilizadas gratuitamente à população. Os interessados devem se inscrever através do site www.natalmagicodaamazonia.com.br. Vale lembrar que é obrigatória a inscrição, já que as saídas e horários são limitados.
Confira a programação completa:
03 de novembro 2022 – Quinta-feira – Evento de lançamento da campanha de Natal 2022.
06 de novembro 2022 – Domingo – Aniversário de Altamira; Lançamento e abertura das inscrições da campanha de decoração.
03 de dezembro 2022 – Sábado – abertura oficial do Presente de Natal; encerramento das inscrições da campanha de decoração.
04 dezembro 2022 – Domingo – Início do passeio de catamarã; Pai Natal começa a recebr as crianças na sua casa.
05 dezembro 2022 – Segunda-feira – Início das visitas da equipa de jurados às casas e empresas inscritas na campanha. Início das visitas do Pai Natal às comunidades. Início dos transportes das comunidades para a orla.
14 dezembro 2022 – Quarta-feira – Encerramento das visitas da equipa de jurados às casas e empresas inscritas na campanha.
17 dezembro 2022 – Sábado – entrega de presentes para as crianças de Altamira; divulgação dos vencedores da campanha de decoração com prémios.
31 dezembro 2022 – Sábado – Festa de Réveillon
20 janeiro 2023 – Sexta-feira; Comemoração do Dia de São Sebastião; encerramento do Presente de Natal.
Serviço
Natal de Altamira – “O NATAL MÁGICO DA AMAZóNIA”
Período: 03 de dezembro de 2022 a 06 de janeiro de 2023
ATNRIO CVB Participa da Web Summit Lisboa, maior evento de tecnologia do mundo
Rio CVB participou do Web Summit Lisboa, maior evento de tecnologia do mundo
Edição 2023 será realizada no Rio, a primeira fora da Europa
O projeto de ampliar a imagem do Rio de Janeiro para além de um destino de praia e carnaval e inserir a cidade na rota de eventos de tecnologia e inovação ganhou, este ano, uma contribuição de peso com a escolha da cidade para sede do Web Summit. A edição 2022 do maior evento de tecnologia no mundo começou na terça-feira (1º) em Lisboa e prosseguiu até sexta(4). O Rio Convention & Bureau (Rio CVB) participou junto à prefeitura do Rio de Janeiro e a Invest.Rio para promover informações sobre a edição do ano que vem, que será a primeira fora da Europa.
“Estamos promovendo o destino para captar participantes, apresentando um pouco da nossa cultura e todo potencial de inovação existente no Rio”, declarou Roberta Werner, diretora-executiva do Rio CVB.
O Web Summit Rio será realizado entre os dias 1º e 4 de maio de 2023, no Riocentro, e promete ter um impacto significativo na economia e no setor de turismo da cidade durante a conferência. A expectativa é que o evento atraia 40 mil pessoas de diversas partes do mundo. E será a primeira de seis edições já confirmadas na cidade.
O Rio CVB participou, junto à prefeitura do Rio de Janeiro, do processo de captação para trazer o evento para a cidade e trabalhou, ao longo de 2022, em uma agenda que visa ampliar a cidade como sede de eventos da área de tecnologia, contribuindo, assim, para inserir o Rio na vanguarda tecnológica. Outra iniciativa da entidade foi o 4º encontro focado em negócios, realizado em julho deste ano, que teve o assunto como pauta prioritária.
Para Roberta, o objetivo é concretizar o Rio como o polo de tecnologia do continente. “O Brasil alcançou a marca de 21 empresas com o status de unicórnios. Há um grande crescimento das startups e precisamos estar envolvidos nesse ambiente”, afirmou.
Em 2022, o Rio contou com 12 eventos de inovação e tecnologia. Para o próximo ano, além do Web Summit, já são sete eventos do setor confirmados. Um deles é o Rio2C, que este ano reuniu 38 mil pessoas e mais de mil empresas brasileiras e de 75 países em seis dias de evento.
“Receber o Web Summit é ser a capital da inovação e do maior evento de tecnologia do mundo. Somos uma cidade com expertise para grandes eventos e a Prefeitura do Rio vem trabalhando incessantemente para incrementar o nosso calendário. Além disso, o impacto econômico pode chegar a casa do bilhão de reais, o que mostra seu valor quando geramos emprego e renda para o carioca”, pontuou o secretário municipal de turismo, Antônio Mariano.
Minas Gerais é o segundo estado mais procurado por turistas no Brasil
Segundo estudo do IBGE, 11,4% das viagens nacionais entre 2020 e 2021, foram realizadas para o estado
Serra do Cipó, na Região Central do estado
A terra do pão de queijo, da simpatia e de muitas histórias é o segundo lugar mais procurado por turistas no Brasil. Informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério do Turismo, apontam que entre 2020 e 2021, 20,6% das viagens nacionais foram realizadas para São Paulo e 11,4% para Minas Gerais, o segunda colocação do ranking. Os destinos mais visitados, conforme a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) foram: Serra do Cipó (Região Central), Monte Verde (Sul de Minas) e Lavras Novas (Região Central).
Minas Gerais é um verdadeiro polo cultural do Brasil, que também conta sua história por meio da culinária, ponto alto do estado, além do jeito acolhedor de receber quem vem de fora que conquista os visitantes. “O estado possui muita riqueza cultural e os mais diversos pontos turísticos, como casarões coloniais, igrejas datadas de séculos atrás, ruas com características antigas, museus que mantêm vivas relíquias, acervos e objetos que contam a história da Estrada Real e do Brasil”, explica Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Bancorbrás Turismo.
Destinos mais procurados
Lavras Novas
Dentre os destinos mais visitados está a Serra do Cipó, um dos locais turísticos mais famosos de Minas Gerais. A 100 km de Belo Horizonte, é o lar do Parque Nacional da Serra do Cipó que contém mais de 60 cachoeiras, dentre as mais belas da região. Monte Verde, que também está entre os favoritos dos turistas é uma opção para curtir as baixas temperaturas. “O famoso distrito ao sul do estado é emoldurado pela imponente Serra da Mantiqueira e tem atrações para curtir os dias de sol ao ar livre e aventuras para toda a família”, comenta. Lavras Novas se destaca por ser um refúgio para quem deseja fugir da agitação da cidade, relaxar e contemplar as belezas naturais. “Com poucos habitantes e um cenário colonial rodeado por montanhas, é o ideal para quem busca tranquilidade e deseja descansar, sozinho, com a família, a dois ou com um grupo de amigos”, pontua.
Monte Verde no Sul de Minas
Carlos Eduardo salienta que, além das três opções mais procuradas, as cidades mineiras rendem viagens incríveis, sempre repletas de história, lindas paisagens e uma culinária memorável. “O turismo em Minas Gerais é capaz de manter o viajante ocupado por uma vida inteira, sendo assim, é melhor começar logo a marcar os seus próximos destinos turísticos. Quem deseja programar a próxima viagem, para um dos mais acolhedores e apaixonantes destinos do Brasil, pode contar com a Bancorbrás”, diz.
A Bancorbrás
A Bancorbrás Turismo oferece pacotes de viagens exclusivos para diversos destinos a escolha de cada viajante. A empresa possui parcerias com hotéis e companhias aéreas nacionais e internacionais, e também oferece, como complemento de viagem, traslado para aeroporto e hotel, ingressos para atrações locais, seguro-viagem, aluguel de carro, entre outros serviços. “Trabalhamos com uma equipe especializada que elabora um pacote completo, com itinerário detalhado que se encaixa no que o cliente deseja e planeja para sua viagem”, comenta Pereira.
Sedetur participa de encontro com operadoras em Lisboa
Evento reuniu sete operadoras de viagens para discutir novas parcerias, mais voos e estratégias promocionais de divulgação do Destino Alagoas em terras lusitanas.
Em mais uma ação estratégica para fomentar a promoção do Destino Alagoas na Europa, a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Balbino, participou, na quarta-feira (02), de um jantar com operadores portugueses no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa, capital portuguesa.
O evento, oferecido pelo proprietário da rede hoteleira Vila Galé, Jorge Rebelo, reuniu sete das principais operadoras portuguesas – Solférias, Exótico, Alto Astral, Wamos, Soltrópico, Sonhando e Lusanova, para discutir novas parcerias, mais voos e estratégias promocionais de divulgação do Destino Alagoas em terras lusitanas.
“Alagoas é, sem dúvida nenhuma, um dos destinos mais especiais do Brasil, e para nós é uma satisfação imensa ter uma unidade do Vila Galé em funcionamento no Destino, na praia do Carro Quebrado. As perspetivas para o futuro são as melhores”, afirma o proprietário da rede Vila Galé, Jorge Rebelo.
Inaugurado em agosto deste ano, o Vila Galé Alagoas é o maior investimento hoteleiro do Estado. Com 513 apartamentos, quatro piscinas, sete restaurantes, cinco bares, boate, centro de convenções, entre outros atrativos, empregando cerca de 2 mil alagoanos.
Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Balbino, o encontro com as operadoras portuguesas é mais uma oportunidade de fortalecer laços e ampliar o número de visitantes portugueses em Alagoas.
“Nosso Estado tem o mercado português como muito importante – e temos a preocupação em aumentar a oferta de voos, fomentar o nosso turismo internacional, por meio de estratégias promocionais e parcerias. Então dentro do plano de trabalho do nosso governo, existem várias ações voltadas para o segmento do turismo, e vamos trabalhar junto às operadoras portuguesas para que possamos cada vez mais aumentar o número de visitantes portugueses em Alagoas”, reitera a secretária.
O Destino Alagoas conta com dois voos semanais da companhia aérea TAP, que ligam Lisboa a Maceió. Os voos acontecem às quintas e sábados, com escala em Natal (RN). Há ainda dois fretamentos partindo de Portugal no réveillon, das companhias aéreas Hi Fly e Euro Atlantic, além de negociações em andamento para novos fretamentos na Páscoa de 2023.