Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Café de Negócios recebe Jack Marini 

Cristina Lira e Jack Marini

Esta colaboradora que se encontra em Lisboa, criou o “Café de Negócios” a se realizar uma vez por mês em Portugal. O objetivo é receber profissionais do Turismo e do mundo dos negócios para fomentar e conhecer propostas para esse segmento. O primeiro convidado foi o CEO da Clever Hospitality Analytics, Luis Brites. E o segundo Café realizado nesta segunda- feira (19) recebeu no Vila Galé Opera, a curadora gastronômica e consultora de negócios, Jack Marini . A gastronomia foi o ponto alto do papo e eventos que poderão ocorrer em Portugal com chefs Brasileiros e Portugueses.

Cristina Lira e António Marques Vidal

Visita a Apecate 

Esta colaboradora tem visitado empresas, profissionais de imprensa, hotéis em Lisboa, entre outros do segmento. Desta vez visitou o presidente da Apecate, António Marques Vidal no Palácio Baldaya. Foi uma visita de cortesia . No bate papo, o Turismo de eventos e o ponto alto foi o Congresso da Apecate a se realizar de 01 a 03 de fevereiro no Vila Galé Elvas, na cidade de Elvas.

Solférias já tem disponível programação especial para Porto Santo – Verão 2023

Porto Santo é, desde há muitos anos, um dos destinos favoritos de férias dos portugueses.

De início, um dos segredos mais bem guardados dos destinos portugueses de praia, a abertura de novos e modernos hotéis e resorts, e uma crescente divulgação, tornaram Porto Santo e a sua praia num dos destinos mais procurados por viajantes de todo o Mundo.

Por todos estes e outos motivos, a Solférias, em colaboração com o seu parceiro Sonhando, considera fundamental a manutenção das suas operações especiais para este destino, mas, igualmente importante, a antecipação do seu lançamento, respondendo à procura crescente para o Verão 2023 :

Porto Santo – Verão 2023
Companhia aérea: SATA – Azores Airlines
Dia da operação: Segunda-Feira
Datas da operação: de 05 junho 2023 a 09 outubro 2023 (último regresso)
Voos diretos de Lisboa e do Porto
Preço desde 567€ por pessoa
Inclui 7 noites de alojamento no hotel Praia Dourada 3* em regime só alojamento, voo direto Lisboa/Porto-Porto Santo em classe “S” com 1 peça de bagagem de porão até 23 kg. pequeno snack e bebidas a bordo, transferes regulares, taxas de aeroporto, segurança e combustível no valor de 75,00 € (sujeitas a reconfirmação e alterações legais) e seguro de viagens.

A oferta conta ainda com outras opções de alojamento em regime de tudo incluído como os Hotéis Pestana Porto Santo e Pestana Colombos, Vila Baleira e Vila Baleira Suites.

Visit.Rio será marca da cidade para atrair eventos e visitantes em 2023

Mantenedores e trade conheceram o plano de ação para o próximo ano e brindaram os resultados de 2022

Em clima de otimismo, com a projeção da retomada do ingresso de turistas nas festas de fim de ano e ao longo dos próximos meses, o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB/ Visit.Rio) apresentou nesta terça-feira (20), no Museu do Amanhã, o Plano de Ação para 2023. O plano tem como referência o fortalecimento da marca Visit.Rio e a indução de eventos em áreas como esportes e cultura, que reafirmam a vocação da cidade como um dos principais destinos do mundo. O Rio já é o quinto destino com maior crescimento de turismo no planeta.

O plano foi aprovado pelo Conselho Curador da Rio CVB no dia 15, em reunião com representantes das 13 categorias ligadas à fundação. No evento desta terça-feira, os dirigentes do Rio CVB detalharam a estratégia para consolidar a marca Visit.Rio; apresentaram o cenário previsto para os eventos; e indicaram os planos para retomar os números anteriores ao início da pandemia, em 2020.

“Chegamos ao final do ano com o Rio tendo uma exposição boa, positiva. A coisa engrenou. Um cenário propício para a busca de oportunidades. E, nesse contexto, fortalecer a marca Visit.Rio é um caminho sem volta. Tivemos uma articulação superimportante e bem-sucedida junto à Riotur. Estamos muito animados”, afirmou o presidente-executivo da Rio CVB, Carlos Werneck.

Os dirigentes do Rio CVB explicaram que a consolidação da nova marca deve impulsionar a próxima etapa, a criação da plataforma Visit Rio, com um portal com um marketplace, serviços completos e informações úteis aos visitantes. Modelo similar já é adotado por cidades com elevado potencial turístico, como Paris, Londres e Miami.

“Ao reposicionar a marca, vamos dar um passo à frente, com a criação dessa plataforma. É assim que se faz no mundo inteiro em cidades como a nossa. Em quatro meses, já teremos a nova marca. Em paralelo, já estamos desenvolvendo o marketplace. Numa outra frente, trabalhamos na mobilização do setor para que os visitantes tenham, por aqui, serviços cada vez melhores. Tudo isso faz parte de uma estratégia agressiva de aproveitar nossas vocações”, disse Roberta Werner, diretora-executiva do Rio CVB, durante a apresentação.

Com o reposicionamento do Visit Rio, as principais ações do Rio CVB para o público já serão apresentadas com a nova marca.

Foco em eventos desportivos e culturais

A apresentação também detalhou o enfoque que será dado aos eventos esportivos e culturais, em especial na área audiovisual, cuja captação já começou e apresenta resultados. Em relação aos eventos esportivos, entre 60 e 90 oportunidades que estão em sintonia com as vocações do Rio já estão sendo monitoradas. A ideia, ao longo do ano, é ampliar em 30% o volume total de eventos captados pelo trade, nos mais diferentes segmentos.

As iniciativas para a promoção internacional do Rio também foram destacadas no Museu do Amanhã. Ainda no primeiro trimestre de 2023, o escritório comercial em Buenos Aires já estará em funcionamento. Com o estreitamento dos laços com os países da América Latina, importantes mercados emissores para a cidade, a expectativa é de ampliação do número de voos com destino ao Rio a partir do continente.

Foz do Iguaçu vai ganhar parque urbano com tecnologia 5.0

Concurso para a escolha do projeto arquitetónico do Ecoparque Itaipu, nos arredores do Arroio Jupira, foi lançado nesta segunda-feira (19) em uma parceria da binacional, Prefeitura de Foz e Instituto de Arquitetos do Brasil.

Moradores e turistas de Foz do Iguaçu vão ganhar um parque natural urbano, nos arredores do Arroio Jupira, na Vila A, com trilhas especializadas para interação com a natureza, projetos de educação ambiental, ações de melhoria da saúde física e mental dos frequentadores e uma estrutura completa de atendimento ao público.

O concurso nacional para a escolha do projeto arquitetónico do Ecoparque Itaipu foi anunciado nesta segunda-feira (19), pela Itaipu Binacional, a Prefeitura de Foz do Iguaçu e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Departamento do Paraná (IAB/PR). As inscrições serão abertas em 10 de janeiro e poderão ser feitas até 27 de fevereiro, com premiação total de R$ 120 mil.

O novo parque ficará em uma área de 114 hectares pertencente à Itaipu e hoje circundada por uma ciclovia com 4.800 metros de extensão. O superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Ariel Scheffer da Silva, disse que a ideia é empregar no projeto o conceito de soluções tecnológicas 5.0, voltadas para o bem-estar das pessoas e conservação do meio ambiente.

Segundo ele, “Foz do Iguaçu, como muitas cidades, tem um déficit ambiental muito grande. E essas áreas verdes, quando existem, nem sempre são acessíveis à população”. “Estamos trazendo um conceito novo de qualificação ambiental em áreas urbanas, que poderá ser replicado no Brasil e no mundo”, completou.

Entre as tecnologias previstas para o local estão wi-fi gratuito, reconhecimento facial e medição de temperatura corporal. Também haverá torres de observação, pontes e espelhos d’água, trilhas sensoriais e de ciclismo, com experiências diferentes para públicos diversos – como idosos e PcDs. A atual Trilha do Vietnã será readequada.

Ariel cita como exemplo de inovação as trilhas voltadas para pessoas em recuperação de problemas cardíacos ou pulmonares. “Queremos fazer parcerias com hospitais para que as pessoas em convalescência possam ter contato com a natureza, fazer um pouco de exercício, mas com monitoramento adequado, usando tecnologias adequadas para a saúde.”

“A forma como esse projeto foi concebida é inédita no mundo”, destacou o arquiteto Luiz Reis, presidente do IAB/PR. O coordenador do concurso, Jeferson Dantas Navolar, também do IAB/PR, informou que os escritórios de arquitetura interessados já podem acessar o site do concurso (https://concursoecoparqueitaipu.com) para obter informações. A expectativa é que todo o processo seja concluído no primeiro semestre de 2023. Já os custos e o prazo de execução da obra dependerão da complexidade do projeto escolhido.

“A Itaipu tem uma faceta que talvez não seja tão conhecida, mas é tão importante quanto a energia limpa e renovável que produzimos”, afirmou o diretor-geral brasileiro, Anatalicio Risden Junior. “Somos reconhecidos internacionalmente pelo trabalho ambiental e de desenvolvimento social da região. Esta ação é uma forma de trazer para a cidade de Foz do Iguaçu mais um evento para torná-la o primeiro destino de estrangeiros no Brasil. Isso se constrói com pequenas ações, pequenas atitudes, e essa é uma delas”, completou.

O diretor de Coordenação da Itaipu, Luiz Felipe Carbonell, disse que a iniciativa contempla dois objetivos: em primeiro lugar, dar um presente a Foz do Iguaçu, às vésperas do Natal, permitindo, no futuro, que o turista fique mais tempo na cidade; a segunda é investir em um espaço que é importante para Itaipu, porque foi ali que a empresa implementou as primeiras ações de recuperação florestal, que hoje são reconhecidas internacionalmente.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,8 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 11% de toda a energia consumida pelo Brasil e aproximadamente 90% do Paraguai.

World Cruise Awards 2022: Pier 1 é eleita Melhor Agência de Viagens em Cruzeiros da América Latina, pela segunda vez consecutiva

A Pier 1, referência nacional e líder de mercado no segmento de cruzeiros de luxo no país, conquista, pela segunda vez consecutiva, o prêmio de Melhor Agência de Viagens em Cruzeiros da América Latina 2022, no World Cruise Awards – iniciativa global para reconhecer a excelência na indústria de cruzeiros.

Com 36 anos de história, a Pier 1 se destaca pela abrangência da sua atuação, que vai dos cruzeiros marítimos, fluviais e de expedição, até os iates de luxo, assim como seu atual portfólio composto por 12 Companhias – o mais completo no segmento de luxo.

Além disso, os últimos anos foram marcados pela expansão da empresa para o mercado LATAM, atuando como Virtuoso Cruise Preferred Partner em todo o território Latino-Americano, e contando com uma equipe exclusiva no Uruguai.

Os resultados do World Cruise Awards seguem uma pesquisa de um ano feita pelos principais players de cruzeiros do mundo, fator que fez a indicação ser recebida com muita alegria e como um feedback positivo de todo trabalho desenvolvido pela Pier 1 nos últimos tempos.

“Receber novamente esse prêmio, também conquistado em 2021, reforça nossa trajetória sempre pautada pela busca pelo aprimoramento e qualidade dos serviços e produtos, focando no trabalho com as melhores companhias de cruzeiros de luxo do mundo”, disse Thiago Vasconcelos, Diretor Executivo da Pier 1. “Nossos sinceros agradecimentos aos agentes de viagens, grandes parceiros de longa data, sem os quais não estaríamos traçando essa trajetória de sucesso com reconhecimento internacional”, completou.

O World Cruise Awards é o evento irmão do World Travel Awards. Para acessar a lista completa de vencedores, clique aqui .

Sobre a Pier 1
A Pier 1 Cruise Experts é uma empresa especializada em viagens de cruzeiros marítimos, fluviais, de expedição e iates de luxo. Fundada em 1986, é referência nacional e líder de mercado nesse segmento, e distribuidora oficial das mais renomadas companhias do mundo. Virtuoso Cruise Preferred Partner na América Latina, dispõe de uma estrutura sofisticada para atender às principais necessidades do público com seu atendimento Cruise Concierge. www.pier1.com.br.