Notícias do Brasil… por Cristina Lira

images (1)FESTIVAL DO TURISMO OURO PRETO
A cidade de Ouro Preto (MG) receberá entre os dias 15 e 17 de outubro o 1º Festival de Turismo Ouro Preto, que será realizado no Centro de Convenções da UFOP. O evento é realizado pela Abav-MG e pela Fire Assessoria de Eventos, tem apoio governamental da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Governo de Minas Gerais, Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac e parceiros estratégicos do trade. O festival contará com diversificada programação, incluindo uma feira com 70 expositores, com opções de roteiros e circuitos nacionais e internacionais. Os profissionais do setor de turismo também poderão participar de congressos, seminários e workshops. A expectativa é de que Ouro Preto receba 2 mil profissionais do segmento por dia. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) de Minas Gerais, Antonio da Matta, o evento tem o intuito de reunir, na cidade de Ouro Preto, importantes profissionais de turismo que atuam em todos os estados do país. Serão três dias de evento com atividades ideais para a concretização de negócios e parcerias com possíveis resultados para os próximos anos. “O Festival promoverá a cidade histórica como um ponto turístico de grande relevância para o Brasil. O encontro será uma oportunidade dos profissionais que atuam no setor de turismo discutirem como está o mercado e trocarem experiências. As atividades paralelas, como congressos e seminários também promoverão a qualificação desses profissionais, visando às necessidades que o turismo brasileiro requer”, conta.
Legenda: Ouro Preto

 

PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE
O Secretário de Turismo de Ouro Preto, Felipe Vecchia, explica que a cidade recebe cerca de 30 mil pessoas por mês e, hoje, conta com cinco mil camas. Por isso, o Festival representa um grande ganho para Ouro Preto, que tem um trade de turismo amplo. “Ouro Preto é considerada uma das maiores riquezas do estado de Minas Gerais, inclusive, foi eleita pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade e tombada nacionalmente para amparar as tradições culturais e manter vivos os fatos históricos do Brasil. A cidade exige que o turismo seja realizado de forma profissional. O Festival surgiu justamente dessa necessidade e, pelo empenho e troca de experiências entre cada instituição envolvida, foi possível estruturá-lo”, conta. Vecchia pontua que o evento movimentará a economia da cidade, representando lucro para hotéis, restaurantes, comércio e mão de obra local. “A expectativa é que o Festival seja realizado anualmente e entre para o calendário cultural e turístico da cidade que, atualmente, conta com 430 eventos por ano”, pontua.
Para o secretário de estado de Turismo, Mário Henrique Caixa, a realização do Festival em Minas Gerais é muito importante. “É a primeira vez que se faz uma feira desse porte no estado. Além de promover o destino, o evento envolve toda a cadeia produtiva do turismo, o trade, as entidades. Esperamos que a feira se consolide e passe a fazer parte do calendário de eventos de Minas Gerais”, diz. Segundo o diretor da Fire Eventos e realizador do evento, Alexandre Araújo, o evento promoverá possibilidades de negócios, se tornando referência nacional em evento de turismo.

 

DSCF4946EDMAR BULL NO 6ºENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DO TURISMO DE SP
Em sua sexta edição na capital paulista, o Encontro de Profissionais do Turismo, promovido por esta jornalista Cristina Lira, recebeu, nesta segunda-feira (31), no Tryp São Paulo Jesuino Arruda Hotel, o presidente do Conselho Administrativo da Associação de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), Edmar Bull. “Fico muito feliz em participar deste evento pela primeira vez. Estou surpreso com a quantidade de pessoas aqui presentes e, principalmente, com a qualidade dos convidados”, elogiou o executivo. O evento contou com a presença do presidente da Fenactur (Federação Nacional do Turismo), Michel Tuma Ness, do presidente executivo do SP Convention, Toni Sando, da diretora da SP Turis, Luciane Leite, do presidente do Skal- SP, Aristides Cury, da presidente da Abrajet nacional, Miriam Petrone, do representante do Rio Convention, Eduardo Cordeiro, da gerente de marketing da ASSIST CARD BRASIL, Giovana Barbieri e do gerente comercial- corporativo, Adilson Melo da ASSIST CARD BRASIl, das gerentes de contas do SERHS Natal Grand hotel, Valéria Chelles e Fabiana Pontes, da gerente de marketing do Visite São Paulo, Anelise Longo, da diretora do Visite São Paulo, Sara Souza, do diretor da Senator turismo, Carlos Dezen, e sua filha Laila Dezen, Suzane Hammer da Lufthansa, a presidente da ABIME, Vera Tabach, a assessora de imprensa da rede Meliá, Eliana Zanini, entre outros profissionais do turismo.
Legenda: Cristina Lira, Edmar Bull, presidente da Abracorp, Luciane Leite, diretora da SP Turis, e Michel Tuma Ness, presidente da Fenactur.

 

TRAJETÓRIA EDMAR BULL
Edmar Bull fez uma breve apresentação aos convidados do trade paulista sobre sua trajetória de 47 anos dedicados ao setor de turismo. O empresário recordou suas passagens pelo Favecc, que se transformou na Abracorp, e na Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), onde ocupa atualmente o cargo de vice-presidente na entidade nacional e na setorial paulista. “Hoje, estou em meu segundo mandato na Abracorp, que reúne 30 associados e 8.400 funcionários. Nossa gestão é marcada pela otimização de processos, investimentos em tecnologia, treinamento e capacitação. Temos que correr junto com a tecnologia, senão ela nos passa”, acredita o presidente. O executivo aproveitou a oportunidade para apresentar os dados recentes sobre o crescimento do setor corporativo, de acordo com levantamento promovido pela Abracorp relativo às vendas no primeiro semestre de 2015. Segundo ele, houve um crescimento médio de 7,8% em relação às vendas dos associados, na comparação com o mesmo período do ano anterior. “Sentimos que há muitas oportunidades para o segmento de receptivo em São Paulo. Com a crise, vem a necessidade de se promover mais eventos para atrair novos consumidores e, atrelado a isso, desenvolve-se toda uma rede de serviços, como transporte, hospedagem, alimentação etc”.

 

SMILES E ROYAL CARIBBEAN ASSINAM ACORDO INOVADOR PARA RESGATE DE CABINES EM CRUZEIROS COM MILHAS
O Smiles, um dos maiores programas de coalizão do Brasil, acaba de fechar parceria com a Royal Caribbean para oferecer aos seus clientes a opção de resgate de cabines para os cruzeiros da companhia utilizando milhas. Pelo acordo, o cliente poderá pagar parte de sua viagem em milhas e desfrutar das opções de cruzeiros nacionais e internacionais disponibilizados pela companhia.
Para comprar as cabines basta fazer login no site www.smiles.com.br, clicar em Shopping Smiles e em seguida em Viagens. Ao aceder à loja da Royal Caribbean, o cliente visualizará as características das cabines disponíveis em cada navio e o valor do pacote para o resgate (milhas + valor em dinheiro). A parte em milhas será debitada pelo Smiles e a parte em dinheiro será cobrada diretamente pela Royal Caribbean.
“O Smiles inova mais uma vez ao ser o primeiro programa no Brasil a oferecer o resgate de cruzeiros com milhas. A parceria exclusiva com a Royal Caribbean reforça nosso foco em proporcionar experiências de viagem cada vez mais completas aos nossos clientes, que já utilizam suas milhas para a emissão de passagens aéreas para mais de 160 países e para o pagamento de diárias de hotéis, aluguel de automóveis e passeios”, afirma Leonel Andrade, CEO da Smiles.
“A inovação faz parte do DNA da Royal Caribbean, que também tem como foco a experiência de nossos hóspedes, oferecendo serviços e atrações excepcionais não só durante seu cruzeiro, mas também antes e depois do embarque. Essa parceria com o Smiles vem oferecer ainda mais opções criativas e exclusivas de compra de viagens com a família para os vários destinos do mundo onde operamos”, afirma Ricardo Amaral, Vice-Presidente Regional para América Latina e Diretor Geral Brasil.

 

EXPANSÃO NO BRASIL
Avis Budget Group, Inc. (NASDAQ: CAR) anunciou que já deu início à expansão de suas operações no Brasil com a compra da nova frota de veículos da Ford e Hyundai. Como parte da primeira rodada de compras, foram adquiridos 350 veículos zero-quilómetro para expandir e renovar a frota atual. As lojas da Avis e Budget localizadas nos principais aeroportos do Brasil continuarão a oferecer veículos de qualidade aos clientes que buscam alugar um carro para viagem de negócios ou lazer. As compras mensais de carros novos continuarão por todo o ano de 2015 para ajudar a atender a demanda por aluguel de veículos no país. “Com as operações no Brasil sendo agora detidas em 100% pela empresa, estamos investindo em veículos novos, infra-estrutura de instalações, tecnologia e desenvolvimento organizacional porque acreditamos no potencial do mercado brasileiro e queremos acelerar o crescimento de nossa lucrativa receita”, afirmou Joe Ferraro, presidente para as Américas da Avis Budget Group. “Estamos ansiosos para fornecer aos que residem ou viajam ao Brasil excelentes produtos e o atendimento superior pelo qual nossas marcas são conhecidas em todo o globo”, afirmou Ferraro.

 

tam liraTAM VIAGENS LANÇA ROTEIROS PARA BARCELONA
Em evento marcado pelos sabores da Catalunha, a TAM Viagens comemorou nesta terça-feira (1º), em São Paulo, o lançamento dos produtos e roteiros da operadora para Barcelona, nova rota de entrada da TAM Linhas Aéreas na Europa, ao lado de Madri, Milão, Paris, Frankfurt e Londres. Na ocasião, agentes de viagens, franqueados e convidados tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os atrativos desta surpreendente cidade.
O novo destino será operado pela TAM a partir de 1° de outubro, partindo de São Paulo em voo direto para a capital da Catalunha. A TAM Viagens já disponibilizou opções de pacotes de viagens completos com opções de roteiros terrestres e cruzeiros.
Um destaque são os roteiros para o Carnaval em Barcelona. A operadora oferece o roteiro a partir de R$ 4.816,38*, preço por pessoa, valor que pode ser parcelado em até 10 vezes sem juros. O pacote inclui aéreo ida e volta, hospedagem de cinco noites com café da manhã, além de Pontos Multiplus.
Os clientes interessados podem dirigir-se às lojas da TAM Viagens ou entrar em contato com a Central de Vendas (11 3274-1313 – São Paulo e 0300 777 2000 – demais localidades). Os pacotes também podem ser adquiridos por meio do sitewww.tamviagens.com.br.
*Os preços são por pessoa, em apartamento duplo, com saídas de São Paulo, em euros e calculados pelo câmbio do dia 01/09/2015, de R$ 4,29. Consulte nossa Central de Vendas e Relacionamento e/ou lojas TAM Viagens para saídas de outras cidades e em outras datas. Os preços são baseados nos voos que compõem a rota da TAM Linhas Aéreas de menor tarifa entre as cidades, não abrangendo períodos de feriados, congressos, feiras ou eventos (exceto roteiro específico). Reservas sujeitas a disponibilidade do produto anunciado. Preços válidos para viagens de ida e volta. Consulte nossa política de financiamento. Os preços em Euros serão convertidos para real pelo câmbio do dia da compra. Os preços anunciados não incluem o valor da taxa de embarque. O valor da taxa de embarque estará disponível no ato da compra.
Legenda: Arthur Furtado, gerente de Produtos Internacionais da TAM Viagens, e Joan Romero, diretor para a América do Sul da Agência Catalã de Turismo, durante o evento.

 

Sobre o Grupo LATAM Airlines
LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 140 destinos, em 24 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 26 países, com uma frota de 318 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem em torno de 53 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs).
Cada companhia aérea opera independentemente, mantendo suas respectivas identidades e marcas. Qualquer consulta deve ser feita em www.lan.com e www.tam.com.br, respectivamente. Mais informações em www.latamairlinesgroup.net

 

Município de Boa Vista (RR) estreia estande próprio na 43ª ABAV Expo
O município de Boa Vista (RR) inova para a 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo e aposta em estande próprio para atender aos agentes de viagens que visitarão a maior feira de turismo das Américas e Hemisfério Sul. “Participamos de edições anteriores na área institucional do Estado de Roraima, este ano investimos em um espaço próprio com 50 m²”, comenta o assessor nível superior da Superintendência de Turismo da Prefeitura de Boa Vista, Enos Almeida.
O destino levará para o evento o segmento gastronómico e esportivo, por meio de painéis interativos onde o visitante poderá selecionar vídeos de pontos turísticos, praias, passeios culturais e históricos – todos captados com tecnologia de última geração –, conhecer a prática de desportos náuticos e de aventura na região e degustar a maior paçoca do mundo. “Nossa expectativa é levar diversas experiências, vivenciadas no Município de Boa Vista, para os agentes de viagens que estarão presentes na feira e aumentar as vendas de pacotes turísticos para o destino entre 20% e 30%”, completa Almeida. Atualmente, o município recebe cerca de 2 mil turistas anualmente.
A 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo se realizará entre os dias 24 e 26 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP), incluindo o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp. As inscrições para hosted buyers nacionais e internacionais, bem como para o público profissional, continuam abertas e podem ser feitas diretamente no site: www.abavexpo.com.br.