Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Ferdinando Lucena é o novo presidente da Empresa de Promoção do Turismo da Paraíba ( PbTur)

Ferdinando Lucena recebeu o convite do governador da PB e substituí a jornalista Ruth Avelino no cargo.

Perfil Ferdinando Lucena
Ferdinando Lucena – Turismólogo pela UNIESP, Pós-Graduação em Turismo e Desenvolvimento Territorial pela UFPB e em Gestão Pública pelo UNIPÊ, Consultor de gestão e captação de congressos, atuou como secretário executivo da Frente Parlamentar de Turismo da Câmara Municipal de João Pessoa, Conselheiro da Câmara Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio/CNC, atuou como Diretor Executivo do Convention & Visitors Bureau de João Pessoa, foi Secretário Executivo do Conselho Estadual de Turismo – CONDETUR 2015-2020, Coordenador Executivo do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, Diretor do Centro de Convenções de João Pessoa 2014-2020, premiado como melhor gestor de Centro de Convenções do Brasil pelo Prêmio Caio 2021 e atualmente está como Secretário Executivo Municipal de Turismo da cidade de João Pessoa.

Embratur contrata ex-executivos do Airbnb e Facebook, além de consultor de ações climáticas

Flávia Matos assume a Gerência de Branding, Publicidade, Relações Públicas, Marketing Digital e Live Marketing e Ícaro Souza assume a Coordenadoria de Marketing Digital

A Embratur formalizou nesta quarta-feira (7/02) a contratação para sua nova equipe de dois executivos que estavam em posições de destaque em multinacionais de tecnologia. Flávia Matos assume a Gerência de Branding, Publicidade, Relações Públicas, Marketing Digital e Live Marketing. Ela era diretora de Assuntos Corporativos para a América Latina do Airbnb, cargo que ocupou nos últimos três anos. Já Ícaro Souza assume a Coordenadoria de Marketing Digital. Ele estava como gerente sênior de Programa do Meta (Facebook).

A Embratur anuncia também a contratação de Saulo Rodrigues Filho para o cargo de gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas. Professor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB), Saulo tem PhD e dois pós-doutorados em mudanças climáticas e é coordenador da Rede-Clima em Desenvolvimento Regional (MCTI-INPE, 2007-2023). A gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas foi criada pela atual diretoria, e vai conectar investidores estrangeiros com destinos brasileiros através de políticas de neutralização da emissão de carbono.

“Estamos formando uma equipe gabaritada, mesclando talentos que estavam muito bem posicionados no mercado, e intelectuais que estavam na academia, no Brasil e no mundo, estudando e buscando soluções, pensando o futuro. A Embratur está apontando com esta equipe onde quer chegar. Queremos ser fronteira da inovação na promoção de turismo ambientalmente sustentável, carbono zero, e que ajude economicamente o Brasil a se tornar esse país que queremos”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

“Me sinto honrada de ter profissionais tão experientes e qualificados caminhando ao nosso lado na missão de reconstruir a imagem do Brasil no exterior e a Embratur. Nossa gestão será técnica, baseada em informações confiáveis de mercado e com foco em resultado para transformarmos o Brasil num destino competitivo. A Embratur sinaliza ao mundo que o Brasil voltou e está comprometido com a agenda internacional de desenvolvimento sustentável e ações climáticas”, completou Jaqueline Gil, diretora de Negócios, Inteligência e Marketing Internacional.

Perfil profissional

Flávia Matos é profissional do Turismo há quase 25 anos. Trabalhou no Airbnb nos últimos sete, três deles como diretora de assuntos corporativos para a América Latina. Foi diretora do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), após ter atuado na promoção do destino Brasil como gerente dos Escritórios Brasileiros da Embratur entre 2004 e 2009. De 2009 a 2012 foi responsável pela realização do Global Travel & Tourism Summit do WTTC em Florianópolis, colaborou com a Chias Marketing na elaboração do Plano Aquarela 2020 e representou a Phocuswright no Brasil. É Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi.

Ícaro Souza é bacharel em Turismo e Especialista em Comunicação, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). É também certificado pelo MIT na área de Liderança para Inovação. Possui mais de 10 anos de experiência nos setores de turismo e tecnologia, conectando empresas privadas e órgãos setoriais a governos e à opinião pública. Além do Meta, em seu currículo estão empresas de tecnologia como Airbnb e Hotmart, entidades setoriais como a Conecta (Associação Brasileira de Marketplaces e Intermediadores de Pagamentos), o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), e ONGs.

Saulo Rodrigues Filho é PhD em Ciências Naturais pela Universitat Heidelberg (Alemanha, 1999) e Pós-Doutorado em Estudos Ambientais (University of California), e em Arqueologia das Mudanças Climáticas (UNAM, 2019). Foi ponto focal em Segurança Socioambiental da 4a. Comunicação Nacional (BRASIL, MCTI, 2020) e é consultor da Secretaria de Meio Ambiente-DF em políticas e planos de enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas no DF. Representou o Brasil no Painel de Alto Nível sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU em Nova York (2012).

4 lugares para ver Florianópolis de cima

A vista panorâmica de Floripa fica ainda melhor mesclando a natureza e o urbano, um dos trunfos da cidade

Pixabay

Florianópolis, a ilha-cidade de Santa Catarina no Sul do Brasil, oferece vistas incríveis da paisagem local e do mar, em locais abertos o ano todo. Para aqueles que buscam ver a cidade de cima, existem diferentes pontos turísticos e atrações que oferecem vistas panorâmicas de tirar o fôlego.

Apesar da extensa oferta de pontos de contemplação, alguns se destacam por, além da vista, estarem próximos de regiões com mais natureza, outros perto da vida noturna da capital catarinense e outros pelo requinte e drinques.

Assim, selecionamos 4 lugares para ver Florianópolis de cima, mesclando tanto o lado urbano quanto o de natureza da cidade.

Boris G / Flickr

1 – Mirante do Morro da Cruz

O Morro da Cruz, localizado no centro da cidade, é um dos melhores lugares para ver Florianópolis de cima. A subida é um pouco desafiadora, mas as vistas da Baía Norte, da Ilha de Santa Catarina e da costa sul de Florianópolis, são recompensadoras.

Um dos trunfos do local é a proximidade com algumas das regiões mais movimentadas da ilha, tornando o mirante em um dos melhores para admirar a cidade do alto durante o pôr do sol e ainda aproveitar para descer e apreciar a vida noturna.

2 – Mirante do Morro da Lagoa de Conceição

Rodrigo Soldon / Flickr

Outro local para apreciar a vista da cidade é o Mirante da Lagoa da Conceição, ao Leste de Floripa. Com vistas panorâmicas do lago que nomeia o morro, esse mirante é ideal para ver o pôr do sol e fechar o dia de praia com chave de ouro.

Além disso, há uma trilha na floresta que leva ao mirante, oferecendo aos visitantes uma oportunidade única de explorar a natureza local, tornando esta uma opção para quem se sente mais à vontade para se exercitar e conferir um dos melhores lugares para ver Florianópolis de cima.

Pixabay

3 – Mirante da Lagoinha do Leste

O Mirante da Lagoinha do Leste é ideal para quem gostar de trilhas e contato direto com a natureza. Apesar do nome, o ponto fica no Sul de Florianópolis e é relativamente distante da região do centro.

Assim, o mirante da Lagoinha do Leste exibe a natureza de Floripa, com vista para o mar e as rochas nas encostas do litoral. Apesar de não ser exatamente o local mais acessível, é um dos mais recompensadores para quem topa a caminhada.

4 – Rooftop do LK Design Hotel

Quando a passagem por um destino é curta ou não permite que o viajante possa se deslocar muito, é comum que ele prefira ficar perto da região central e conheça apenas os arredores. É aqui que entra o Rooftop do LK Design Hotel.

LK Design Hotel
Localizado na Beira-Mar Norte no topo do edifício de 16 andares, o ambiente é requintado e oferece vista panorâmica de 180º para a região central e para o mar. Exclusivo para hóspedes, o espaço de alto-padrão não só oferece um panorama da cidade para contemplar o pôr do sol com uma pira, como também um ambiente seguro tanto para aproveitar um bom drinque, quanto para uma reunião de negócios.

Sobre o LK Design Hotel
O LK Design Hotel, administrado pela Atrio Hotel Management, é a expressão do estilo minimalista sofisticado. A questão estética permeia toda a experiência, seja na arquitetura externa ou nos ambientes internos.

Inaugurado em dezembro de 2020, com espaço todo planejado por arquitetos renomados, como Roberto Migotto, Blasi Bahia, Taty Irie e Daniel Nunes, o LK Design Hotel une o corporativo ao lazer. Situado na esquina mais charmosa do Centro de Florianópolis, um dos mais importantes polos da região Sul do país, ele dispõe de 168 quartos e seis espaços para eventos com uma arquitetura cosmopolita e arrojada.

Tudo para oferecer a comodidade e o conforto que quem viaja de férias ou a negócios busca em um quarto de hotel executivo. Com o objetivo de oferecer atendimento de excelência, o complexo ainda é composto pelo Osli Restaurante, com gastronomia conceitual, e pelo LK Café Bar.