NOTÍCIAS DO BRASIL… POR CRISTINA LIRA

NOTÍCIAS DO BRASIL… POR CRISTINA LIRA

Categoria Advisor, Opinião

POUSADA VILLAS DA SERRA, UM POUCO DA EUROPA NO CORAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE 

Clube da Pousada

O município da Serra de São Bento(Rio Grande do Norte) a 115km de Natal, permite que o natalense e o turista sinta um pouco da Europa, com temperaturas de clima serrano, além da gastronomia impecável, pousadas de luxo com atrativos incomparáveis . A Pousada Villas da Serra, que foi inaugurada em 2008, foi uma das primeiras e destoa por ser uma pousada de excelência para clientes especiais e exclusivos.

São apenas nove apartamentos, cujas varandas tem o piso de cristal. Na área do empreendimento, o hóspede tem um clube com piscina , restaurante e uma infra-estrutura para atender o hóspede. D. Margarida Ramalho Moreira, diretora do empreendimento, fala com carinho da pousada como se fosse um filho, que tem um toque dela nos quadros, nas pinturas de artesanato, nos detalhes dos guardanapos da mesa, entre tantas outras peças da pousada. O grande diferencial é ter um espaço exclusivo para receber convidados ou festas, a chamada “Pedra no Sapo”, um local em anexo da pousada Villas da Serra, que permite tomar um vinho e degustar queijo num ambiente super fantástico, que esta colunista ainda está para conhecer.

Pousada Pedra Grande

POUSADA PEDRA GRANDE 
Num outro estilo, a Pousada Pedra Grande, localizada na Vila Colonial Holandesa, no município de Monte das Gameleiras, ao lado de Serra de São Bento, destaca-se pela sua construção inspirada no estilo holandês. A pousada construída há seis anos e meio é dirigida pelos empresários Junior Gurgel e a sua mulher Lorena, que primam pela qualidade. São 12 apartamentos, aos quais acresce um espaço para massagens e sauna.

O diferencial são os eventos. O pôr do sol ao final da tarde, com uma temperatura bem agradável, uma degustação de chocolate quente e todas as delicias de um inverno. Todas as sextas-feiras, no mês de julho, promovem o fondue com preços a partir de R$120,00 o kit (para duas pessoas) e, nestes dias, a casa está lotada. Aos sábados, também no mês de julho, promovem o festival gastronómico, que neste ano está na quarta edição, com a gastronomia de cada país, que atrai aqueles que adoram saborear diferentes pratos. Já foram realizadas noite temáticas com os seguintes países: Itália, Espanha, Portugal e serão ainda realizadas as da Alemanha e da Holanda.

Recentemente, o empresário Junior Gurgel criou a Associação da Vila Colonial Holandesa para fomentar o turismo na região e promover o desenvolvimento. Inicialmente, serão 12 associados, em três categorias: pessoa física, pessoa jurídica e colaboradores.

FESTIVAL DE INVERNO DE SERRA DE SÃO BENTO 

Serra de São Bento

O município serrano de Serra de São Bento, a 115 km de Natal, será palco do Festival de Inverno de 4 a 6 de agosto. O evento promovido pela prefeitura do município, através da Secretaria de Turismo, tem apoio do Governo de Estado do Rio Grande do Norte, através do projeto Governo Cidadão, Setur – RN e Emprotur.

Segundo o secretário de Turismo da SSB, Diel Figueiredo, a expectativa é receber 20 mil visitantes da região. Irão decorrer espetáculos, um festival de cachaça e outro festival da cerveja, e vão apresentar-se vários cantores, como Alcymar Monteiro, Isaac Galvão e Perfume de Gardênia. Os empresários da região estão confiantes que o festival será um sucesso, atraindo turistas de Natal e regiões do Nordeste.
APARECIDA (SP) RECEBERÁ A 4.ª ROMARIA NACIONAL DOS PROFISSIONAIS DO TURISMO EM SETEMBRO 

Santuário Nacional de Aparecida

A cidade de Aparecida, no Vale do Paraiba (São Paulo), irá promover, de 22 a 24 de setembro, a quarta edição da Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo, com a comemoração ao Dia Mundial do Turismo e o Jubileu dos 300 anos do descobrimento da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas Águas do Rio Paraíba do Sul.

Segundo o idealizador e coordenador geral da Romaria, João Gilberto Oliveira, a Romaria Nacional foi criada com o objetivo de proporcionar um estreitar de laços entre os profissionais de turismo, de modo a refletirem temas de interesse da categoria, ao mesmo tempo que realizam uma peregrinação ao maior santuário do mundo dedicado à devoção a Nossa Senhora.

O evento consta no calendário oficial de festas e eventos do Ministério do Turismo e é também uma das mais importantes romarias do Santuário Nacional de Aparecida. Conta com o apoio de entidades ligadas ao turismo nacional e internacional, como a AGCTUR (Associação dos Guias do Circuito Turístico Religioso), CNTUR (Confederação Nacional do Turismo), Pastoral do Turismo do Brasil CNBB e ONPT (Obra Nacional da Pastoral do Turismo/Portugal) e do hotel Sabor & Fé.

A Romaria acontece anualmente no Santuário Nacional de Aparecida e conta sempre com a participação de figuras de alto nível, ligadas ao trade Turístico Nacional. Acontecem palestras e debates destinados a guias turísticos, agentes de viagem, transportadores e operadores do setor. Os participantes terão a oportunidade de realizar um city tour pelos principais pontos turísticos religiosos de Aparecida e região.

Sétima edição do maior evento de gastronomia do país será em agosto, no Rio de Janeiro

O Rio Gastronomia irá ocupar mais uma vez os Armazéns 3 e 4 do Píer Mauá, a partir de 4 de agosto, e deverá reunir 60 mil pessoas. Não é todos os dias que se consegue realizar um evento de gastronomia com tantas atrações, sabores e aromas especiais.

O Rio Gastronomia 2017 vai reunir, num só lugar, aulas, conversas e degustações com grandes estrelas da gastronomia – chef’s e profissionais de destaque do setor – filiais de alguns dos melhores restaurantes, food trucks e bares da cidade com os seus famosos pratos e petiscos; além de espetáculos e feiras de cachaça e de produtos do interior do Estado. E tudo isto num dos pontos mais entusiásticos do Rio de Janeiro, com uma linda vista da Baía de Guanabara, onde se destaca o Museu do Amanhã.

A edição passada atraiu mais de 40 mil pessoas e, este ano, são esperados 60 mil visitantes no Píer Mauá ao longo dos sete dias de evento. A grande atração é, claro, a gastronomia e as suas estrelas. A gastronomia que une, encanta, faz as pessoas encontrarem-se e experimentarem saborosos momentos.

O ambiente e mobiliário descontraídos, tanto nos espaços interiores como ao ar livre, com mesas comunitárias, poltronas, sofás, pufes e espreguiçadeiras, compõem um ambiente deliciosamente carioca, que privilegia o bem-estar, o conforto e o encontro. De acordo com o gerente de Projetos Especiais da Infoglobo, Sérgio Abdon, “o público que vai ao evento celebra a gastronomia e procura sentir-se num ambiente familiar”.

A abertura do Rio Gastronomia será uma festa para mil convidados, uma altura em que serão conhecidos os melhores restaurantes da cidade. Este ano, 200 estabelecimentos foram avaliados por uma equipa de especialistas e receberam pontuações de um a cinco “garfinhos”. Aqueles que merecerem pontuação máxima levam para casa um troféu durante a festa e todos os restaurantes avaliados vão estar na publicação especial Guia Rio Show de Gastronomia, no jornal O Globo, do dia 4 de agosto.

O Rio Gastronomia, uma realização O GLOBO, é apresentado pelo Sistema Fecomércio RJ, por meio de Sesc e Senac, com patrocínio master do Santander e Claro e patrocínio de Brahma Extra, Pão de Açúcar e Sebrae. O evento tem ainda o apoio da Água Mineral São Lourenço, Azeite Andorinha, Oster e Air France, Orfeu como café oficial, a participação GetNet e uma parceria com o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio).

Por Cristina Lira