Notícias do Brasil… por Cristina Lira

CEO da Marazul receptivo em Natal recebe homenagem na Câmara Municipal de Galinhos(RN) 

Alicio Alexandre Silva

O CEO da Marazul Receptivo em Natal, empresário Alício Alexandre Silva recebe nesta sexta-feira(24) às 17hs o título de cidadão galinhense , no plenário da Câmara Municipal de Galinhos(RN), em sessão ordinária 001/2023,pelos serviços prestados a sociedade.

Sobre a Marazul recetivo

A Marazul Receptivo está no mercado a mais de 28 anos, atuando no seguimento de passeios turísticos e locações de Carros executivos, Vans, Micro-Ônibus e agora a mais nova aquisição da Marazul, o primeiro Marcopolo Paradiso New G7 1200 do Rio Grande no Norte, um ônibus moderno com capacidade para 48 passageiro, com acessibilidade para cadeirante.

Nota oficial sobre limite de Turistas em Fernando de Noronha(PE)

A Associação das Pousadas de Fernando de Noronha, que reúne 32 empreendimentos em funcionamento regular no arquipélago, reconhece o esforço do Governo de Pernambuco para a assinatura do acordo de gestão compartilhada da Ilha com a União, o que aponta para um cenário favorável para os que nela habitam e atuam regularmente. Tal acordo é importante para um futuro mais promissor, no que diz respeito à sustentabilidade, preservação do ecossistema único de Fernando de Noronha e do equilíbrio socioeconômico da ilha.

Ao mesmo tempo em que saudamos a assinatura do acordo, avaliamos que, com relação ao número permitido de visitantes no arquipélago, não foi levada em consideração uma característica concernente à atividade do turismo, que é a sazonalidade. Assim como em todo e qualquer destino do mundo, Fernando de Noronha conta com alta e baixa temporadas, o que exige do trade local um esforço constante na divulgação dos serviços oferecidos e também do destino.

Embora preveja um bom número de turistas na ilha por ano, 132 mil pessoas no total, o acordo determina quantidade igual de visitantes por mês, de 11 mil pessoas, o que não traduz a realidade da ilha ou mesmo da atividade turística.

Outro ponto a ser considerado é a finalidade da visita: servidores e profissionais de áreas diversas não vão para fazer turismo. É comum a entrada de profissionais a serviço das próprias pousadas, que devido ao caráter emergencial do trabalho prestado – o que inviabiliza o tempo hábil para o pedido de dispensa da taxa ambiental – entram na ilha pagando a TPA como se turistas fossem. Ficam poucos dias na ilha e não movimentam a economia como um visitante a lazer. Isso é facilmente verificado pela diferença entre o número de turistas que ingressam na ilha e quantos de fato visitam o Parque Nacional.

A Associação das Pousadas de Fernando de Noronha solicita ao Governo de Pernambuco que tais questionamentos do trade sejam levados em consideração e reitera sua disposição para um diálogo aberto com o poder público por acreditar que este é sempre o melhor caminho para garantir o desenvolvimento sustentável do destino.

Fairmont Rio de Janeiro amplia práticas sustentáveis para conscientizar hóspedes sobre a preservação ambiental

Ações incluem eliminar os resíduos plásticos descartáveis de quartos, áreas de reuniões e restaurantes

Líder global em sustentabilidade e a primeira marca entre hotéis de luxo a abraçar a causa, a rede Fairmont permanece há mais de 25 anos com compromisso em atingir as metas de redução de emissões, abraçando iniciativas de preservação desenvolvidas pela Accor. E, desde a sua inauguração em 2019, a primeira unidade da marca de luxo da Accor na América do Sul, em Copacabana, mantém o compromisso global da rede com a adoção de medidas redutoras dos impactos ambientais. As ações garantem ao Fairmont Rio de Janeiro Copacabana o ACQUA-HQE, certificado internacional de construção sustentável, desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQEtm (Haute Qualité Environnementale).

Para confirmar o compromisso com a responsabilidade socio ambiental, o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana adota práticas sustentáveis em sua rotina operacional e consolida o seu compromisso em eliminar todos os resíduos plásticos de quartos, áreas de reuniões e restaurantes. Dentre as novas ações estão a substituição das embalagens plásticas de uso único por papéis biodegradáveis e recicláveis nos amenities; a mudança dos sacos plásticos de lixo por papel kraft, considerada a melhor alternativa por ser 100% natural.

Em continuidade à adequação de práticas mais ecológicas, na cozinha e restaurantes, o hotel aderiu ao programa de reaproveitamento de alimentos, o Comida Invisível, tecnologia para conectar quem quer doar alimentos com quem precisa de doações. Além disso, o sistema de coleta seletiva do lixo e o descarte correto do óleo de cozinha são realizados através de parcerias com empresas especializadas. Na lavanderia, foram adotados produtos naturais e com alta diluição, para maior desenvolvimento sustentável.

“A excelência na hospitalidade vai além de receber bem as pessoas. É necessário que a sustentabilidade seja pensada como parte estratégica do negócio e faça parte do dia a dia da operação. Por isso, engajamos todos na responsabilidade social, econômica e ambiental, conscientizando nossos colaboradores, fornecedores e hóspedes”, diz Netto Moreira, diretor-geral do Fairmont Rio.

Como referência para a indústria em práticas de conservação, o Fairmont e a Accor anunciaram a meta de atingir as emissões líquidas de carbono zero até 2050. Para Netto Moreira, experiências genuínas promovem um rico intercâmbio cultural entre as comunidades, assegurando a gestão de longo prazo do nosso planeta.

Acompanhando o avanço da tecnologia mais ecológica no setor automobilístico, o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana possui duas estações de carregamento elétrico com padrão europeu Tipo 2 (potência 11kW), que permitem o abastecimento de todos os modelos de carros elétricos e híbridos compatíveis com o padrão Tipo 2, com recarga gratuita para os hóspedes.

A economia de energia continua sendo de grande preocupação, com o uso de equipamentos mais eficientes que proporcionam um menor consumo energético, com lâmpadas LED e ar-condicionado com reaproveitamento de calor.

O uso de lâmpadas de LED também garante economia de 33% nos gastos com iluminação, enquanto o isolamento térmico de envoltória e os equipamentos de ar-condicionado, com reaproveitamento de calor, possibilitam mais 34% de economia energética. Além disso, um sistema de automação permite que os consumos de água e energia sejam monitorados em tempo real.

Nos banheiros a utilização de mecanismo de descarga dual e redutores de vazão nos chuveiros, torneiras e sensores garantem a economia de energia e de água.

Todas as mudanças listadas estão sendo efetivadas para o atendimento dos 375 quartos do hotel. É possível encontrar bebedouros para incentivar o uso de squeezes por hóspedes e colaboradores. O conjunto das iniciativas listadas ampliam algumas práticas implantadas desde a inauguração do hotel, em 2019, que se compromete ainda mais com o desenvolvimento sustentável e a redução do impacto ambiental em toda a sua operação.

“Ao olharmos para o futuro, nosso hotel se compromete a continuar promovendo a sustentabilidade a longo prazo e a gestão responsável em cada uma de nossas comunidades”, afirma Netto.

Apoio aos pequenos produtores

O apiário familiar Amigos da Terra, em Nova Friburgo, é o responsável pela produção artesanal de uma linha exclusiva do mel orgânico, que é consumido em todo hotel. O Fairmont prioriza a compra de produtos locais como um todo, não apenas o mel. O peixe fresco que é servido aos hóspedes e clientes é comprado diretamente da Colônia de Pescadores Z13, em frente ao hotel, no posto 6 em Copacabana.

Os parceiros do Fairmont Rio de Janeiro Copacabana fazem parte do valor mundial da rede Fairmont que busca valorizar os pequenos produtores locais e movimentar a economia do estado, fazendo parte da comunidade em que o hotel está inserido, criando conexões com a população de cada local.

Sobre Fairmont

Fairmont Hotels & Resorts possui um portfólio incomparável de mais de 80 hotéis extraordinários onde grandes momentos da vida, prazeres e grandes memórias são celebradas e lembradas. Desde 1907, Fairmont criou hotéis magníficos, significativos, ricos em caráter e profundamente conectados à história, cultura e comunidade de seus destinos – lugares como The Plaza em Nova York, The Savoy em Londres, Fairmont San Francisco, Fairmont Banff Springs no Canadá, Fairmont Peace Hotel em Xangai e Fairmont The Palm em Dubai. Famosa por seu serviço envolvente, espaços inspiradores, culinária de inspiração local e bares e lounges icônicos, Fairmont também se orgulha de sua abordagem pioneira em hospitalidade e liderança em práticas de turismo responsável e sustentável. Fairmont faz parte da Accor, um Grupo líder mundial em hospitalidade que consiste em mais de 5.300 em 110 países. A marca faz parte do ALL – Accor Live Limitless — um programa de fidelidade e estilo de vida que oferece acesso a uma ampla variedade de recompensas, serviços e experiências.

Grand Hyatt Rio de Janeiro completa sete anos e lança pacote SouRio

Voltado para moradores do estado, o pacote traz benefícios exclusivos

Uma experiência única – esta é a sensação de quem se hospeda no Grand Hyatt Rio de Janeiro, o luxuoso hotel que fica na Praia da Barra da Tijuca. Com 436 acomodações estrategicamente posicionadas com cenários de natureza de tirar o fôlego, o local possui atividades de resort, piscinas, spa de padrão internacional, estrutura completa para eventos, espaço para recreação infantil, serviço de praia e restaurantes com gastronomia requintada. Para comemorar seu aniversário e o da Cidade Maravilhosa, o Grand Hyatt RJ lança o pacote SouRio, com benefícios exclusivos para moradores do estado.

A escolha do nome SouRio para o lançamento do novo pacote não foi por acaso. Em uma ação inédita do perfil grandhyatt_rio, o público pôde votar através de comentários nas redes sociais durante a última semana de fevereiro. O nome vencedor foi anunciado no dia do aniversário da cidade do Rio de Janeiro.

Para que cariocas e fluminenses possam desfrutar do padrão internacional de excelência, o hotelcolocou à disposição estacionamento gratuito, além de amenities que lembram o charme descontraído do jeito de ser dos moradores da cidade. As reservas podem ser feitas através do linkLink, até o dia 31 de julho, com o cupom RIO.

“Brasileiros e estrangeiros equipararam gastos e tempo de estada. Já temos uma boa perspectiva para os próximos meses. Além disso, com o lançamento da nova tarifa para quem mora no Rio de Janeiro, queremos que os cariocas aproveitem ainda mais da sua própria cidade e conhecam a Barra da Tijuca”, diz Alexandra Bueno, gerente geral do Grand Hyatt Rio de Janeiro.

Motivos para celebrar

O Grand Hyatt chegou ao Rio de Janeiro em 28 março de 2016, com a proposta de oferecer experiências exclusivas para quem busca conforto e relaxamento, além de serviços diferenciados característicos de um resort urbano. Na ocasião, era o primeiro empreendimento da rede na cidade e segundo no Brasil.

Hoje, passados sete anos, a unidade carioca é referência em hotelaria de luxo e vem se consolidando na proposta de oferecer experiências exclusivas para quem busca conforto e relaxamento, além de serviços diferenciados característicos de um resort urbano. O hotel também se também se destaca pela gastronomia diferenciada.

Além da excelência nos serviços, a equipe do hotel se destaca no quesito diversidade e inclusão. O Grand Hyatt Rio de Janeiro é um dos poucos na cidade que possui uma mulher no cargo principal de gerente-geral. A carioca Alexandra Bueno assumiu em setembro de 2022. A unidade ainda possui 75% de mulheres em cargos de liderança.

Grand Hyatt Rio de Janeiro em números:

O hotel possui 64 mil metros quadrados e 436 acomodações, sendo 43 suítes (11 Grand Suítes, 11 suítes Frente Mar, 12​ ​suítes Frente Lagoa, 6 Diplomatas, 2 Presidenciais e 1 Penthouse);
Mais de 2.000m² de áreas flexíveis para eventos;

Marcos ao longo dos 7 anos:

2016 — Abertura do hotel;
2017 — Restaurante Cantô ganha o Prêmio Prazeres da Mesa;
2018 — Restaurante Shiso ganha o Prêmio Rio Gastronomia;
2019 —Grand Hyatt Rio De Janeiro & São Paulo foram premiados nas categorias Hotelaria e Nacional em premiação do setor;
2020 — Homenagem aos funcionários que trabalharam no hotel, mesmo quando estava fechado durante a pandemia da covid-19;
2021 —Atiaia Spa & Fitness lança o aclamado Day Spa de Primavera, sucesso de vendas.
2022 — Alexandra Bueno, primeira gerente-geral do Grand Hyatt Rio de Janeiro, assume o comando da unidade carioca.

Sobre o hotel Grand Hyatt Rio de Janeiro

O Grand Hyatt Rio de Janeiro é o segundo hotel da rede Hyatt no Brasil, localizado na Avenida Lucio Costa, na Barra da Tijuca. O hotel cinco estrelas, com conceito de Resort Urbano, conta com 436 apartamentos e suíte, um restaurante de cozinha japonesa (Shiso), um gastro lounge de inspiração carioca (Cantô Gastrô &Lounge) e um espaço para café da manhã e eventos (EspaçoTano). Além dos restaurantes, o hotel possui uma completa estrutura para eventos (mais de 2000 m² de versáteis salões, divididos em dois espaçosos ballrooms e nove salas de reunião com varandas ao ar livre). Um Spa urbano de padrão internacional, com nove salas de tratamento e fitness center (Atiaia Spa & Fitness), piscina externa e uma variedade de atividades recreativas, entre elas o espaço Kids Club. Os hóspedes podem desfrutar da localização beira-mar do hotel, cercada pela Lagoa de Marapendi e com vista para o oceano Atlântico.
Rio CVB/VisitRio expande atuação com novas contratações

Entidade fortalece equipe com foco nos mercados interno e externo

Para fortalecer a atuação em áreas estratégicas, o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB/VisitRio) contratou duas novas profissionais. A finalidade é que as novas funções expandam o trabalho da entidade com foco no mercado interno, por meio da captação de novos mantenedores e de negócios, e no mercado externo, com ações voltadas ao segmento MICE, visando impulsionar a prospeção de encontros, turismo de incentivo, conferências e exibições.

“São duas áreas que convergem, cada uma em sua respectiva atuação. Nossa meta é ampliar a oferta de hotéis e prestadores de serviços turísticos do Rio CVB/VisitRio em 2023, o que, sem dúvidas, contribui para o trabalho de prospecção de novos eventos para a cidade. Estamos muito entusiasmados e confiantes com a chegada das novas profissionais, na certeza de que vão trazer ações inteligentes e agressivas para que continuemos nosso trabalho de promoção da Cidade Maravilhosa”, disse a diretora-executiva da entidade, Roberta Werner.

Conheça as novas colaboradoras do RioCVB/VisitRio:

Executiva Comercial – Bruna Caldarazzo

Com 16 anos dedicados à área comercial e à promoção do turismo do Rio de Janeiro, Bruna Caldarazzo é graduada em Turismo e Hotelaria pela Universidade da Cidade, com formação em Revenue Management (RM) pela Escola de Turismo do Senac-RJ e pós-graduanda em gestão de serviço pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Em seu currículo, passagens por importantes hotéis independentes e de grandes redes, como: Luxor Hotéis, Rede Promenade, Hotéis Othon e Hotel Praia Ipanema, além da Roda Gigante do Rio.

Departamento MICE – Natasha Baldan

Natasha Baldan tem formação acadêmica em Hotelaria e Direito. Com ampla experiência no mercado de turismo do Rio de Janeiro, trabalhou no receptivo de cruzeiros e no setor hoteleiro. Na área comercial, atuou em hotéis importantes para o cenário do turismo, dentro e fora da cidade, com destaque nacional e internacional. Suas últimas experiências profissionais foram no Hotel Sofitel Copacabana e na rede Fasano.

Natal recebe a XV Convenção da Schultz 

Desde domingo (19) estão em Natal, cerca de 350 agentes de viagens de 124 cidades do Brasil participando da XV Convenção da Schultz, além de patrocinadores, fornecedores e jornalistas do Brasil, hóspedes do SERHS Natal Grand Hotel & Resort. O evento será encerrado no Forró do Turista, no Centro de Turismo de Natal. Os participantes fizeram passeios para o litoral sul e norte contemplando as belezas nsturais do Rio Grande do Norte.

Carinhosamente chamado de “a esquina do continente”, por sua localização geográfica, conhecido por seus roteiros e paisagens paradisíacas, embaladas por dunas e costas que encantam turistas de todas as idades e perfis, o Rio Grande do Norte foi o Estado escolhido para abrigar a XV Convenção Schultz, o maior evento privado do turismo.

Durante esses dias, os participantes tiveram uma agenda com muito conteúdo qualificado, capacitação, rodada de negócios, network e experimentação de produtos e serviços exclusivos.

Tendo a Secretaria de Estado de Turismo do Rio Grande do Norte e a Emprotur – Empresa Potiguar de Promoção Turística como anfitriã, a XV Convenção Schultz já contou, entre outros, com os patrocínios do Governo do Mato Grosso do Sul e Europamundo Vacaciones (patrocinadores Ouro); Jalapão 100 Limites (patrocinador Prata); Monarch Travel (Marrocos), Exotic Tours (Egito), Keli Tours (Israel), Hellenic Travel (Grécia), Prefeitura de Gramado, Lunkes Receptivo – Serras Gaúchas, Prefeitura de Nova Petrópolis e Rota Romântica (patrocinadores Bronze), além do apoio do Bradesco Financiamentos e de redes hoteleiras nacionais e internacionais.

“Sabe-se que o maior influenciador do destino é o agente de viagem, que quando conhece bem o local tem a possibilidade de recomendar com propriedade na fala. Receber a Convenção da Schultz no Rio Grande do Norte é o resultado da nossa articulação com inúmeros parceiros; visto que aqui teremos a presença de centenas de agentes e da imprensa nacional especializada, conhecendo e divulgando as belezas e potencialidade do nosso destino”, diz a Secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Ana Maria da Costa.”

Em Natal, os hotéis parceiros e anfitriões são SERHS Natal Grand hotel & Resort, Majestic, Aram, Natal Mar, Esmeralda, Rifoles e Barreira Roxa. O recetivo oficial é Wheltour.