Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Fernando de Noronha no “Oscar do Turismo” 

Arquipélago compete em três categorias: Destino de Praia da América do Sul, Destino de Lua de Mel e Destino mais Romântico

O arquipélago de Fernando de Noronha figura em três categorias no “Oscar do Turismo”: “Melhor Destino de Praia da América do Sul”, “Melhor destino de Lua de Mel” e “Destino Mais Romântico” do continente. O World Travel Awards América do Sul segue com votação popular aberta até o dia 9 de julho pelo site https://www.worldtravelawards.com.

“Estamos muito felizes com as indicações de melhor destino de praia, de lua de mel e mais romântico. Não há como negar a beleza natural de Fernando de Noronha. O mundo reconhece isso e passa também a nos enxergar como um destino de excelência nos serviços. Temos pousadas de charme, opções de restaurantes para todos os paladares, serviços de passeio e receptivos que usam a criatividade como inovação. Então, estamos sempre atentos para oferecer a melhor experiência ao viajante”, afirma a presidente da Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN), Lúcia Smith Costa.

A premiação contempla os destinos de turismo que mais se destacaram no último ano e se consagram como referência em suas categorias, incluindo não apenas atrações turísticas, como também serviços, tais como hotéis e resorts, cruzeiros, agências de viagens e operadores de turismo.

Quem obtiver mais votos em cada categoria será nomeado o vencedor e aclamado durante a Cerimônia de Gala 2023 do World Travel Awards Caribbean & The Americas. O evento acontecerá em 26 de agosto de 2023, no Sandals Grande St., a ilha mágica de Santa Lúcia, no Caribe.

Ao acessar o site do World Travel Awards, é necessário realizar um cadastro. Será enviado um e-mail de confirmação e posteriormente o público deverá acessar a opção “América do Sul”, em seguida, seção “Destinos”.

Vila Galé e Governo de Minas Gerais oficializam criação de hotel Collection em Ouro Preto

Anúncio foi realizado na noite desta quinta-feira (18) no Colégio Dom Bosco, onde será implantado o Vila Galé Collection Ouro Preto. Investimento é de R$ 80 milhões.

A Vila Galé Hotéis e o Governo de Minas Gerais oficializaram nesta quinta-feira (18) a abertura de um hotel em Ouro Preto, Minas Gerais. O primeiro empreendimento da rede no Estado mineiro será localizado no antigo colégio Dom Bosco, no distrito de Cachoeira do Campo, o mais populoso do município. O investimento será de R$ 80 milhões, gerando 120 empregos permanentes diretos e 600 postos de trabalho indiretos.

A cerimônia oficial contou com a presença do presidente e fundador da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, do Governo de Minas Gerais, dos representantes Salesianos, Deivisson Costa e Padre Moacir Scari, do Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, entre outros importantes convidados.

“Estamos muito contentes de ter nosso primeiro hotel nesse Estado tão rico de cultura e história. Vamos fazer o que mais me dá prazer: a conversão de patrimônios históricos, será um resort de campo com muita oferta gastronômica e de recreação, sobretudo para famílias com crianças”, afirma Jorge Rebelo de Almeida.

O colégio Dom Bosco é um prédio histórico tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). A edificação será restaurada e fará parte da linha Collection, composta por hotéis boutique, que dão ênfase à exclusividade, à cultura e à arte.

O novo hotel fica integrado numa gigantesca área de 195 hectares onde serão construídas áreas experimentais de vinhas e olivais, trilhas ecológicas com cascatas, etc.

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, a vinda da Vila Galé a Ouro Preto vai beneficiar não apenas os moradores da cidade, mas toda a população mineira. “Um empreendimento deste porte, com a segunda principal rede de hotéis de Portugal, vai projetar ainda mais Minas Gerais no país e internacionalmente. A chegada da Vila Galé é extremamente importante para o Estado, porquê tende a movimentar a economia da criatividade e toda a rede do turismo que ela sustenta, gerando emprego e renda em todo o território”, declara Leônidas.

Estrutura
O empreendimento contará com 182 quartos na primeira etapa e mais 46 na segunda etapa, dois restaurantes, dois bares, sete salas de convenções, um auditório, capela, biblioteca, sala de jogos, Spa Satsanga com piscina interior aquecida, Clube Infantil NEP com parque aquático, entre outros atrativos.

Os hotéis da Vila Galé são temáticos e atrelados a cultura e arte. Esta unidade, em especial, abrigará um Memorial do Colégio Dom Bosco e um Memorial da Polícia Militar, que estavam instaladas neste prédio e anteriormente ao Colégio Dom Bosco.

A obra de restauro e ampliação devem iniciar no último trimestre deste ano. A inauguração está prevista para 30 de dezembro de 2024.

Preservação de Patrimônio

A ponte entre os Salesianos e a Vila Galé foi pensada pela Invest Minas porque, de um lado, o Colégio Dom Bosco era um patrimônio sem utilização com potencial para se transformar em equipamento turístico. De outro, a Vila Galé possui ampla expertise no Dos 41 hotéis da rede, oito estão em prédios históricos que foram recuperados: Vila Galé Collection Braga, Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, Vila Galé Collection Elvas, Vila Galé Collection Alter Real, Vila Galé Albacora, Vila Galé Rio de Janeiro, Vila Galé Collection S. Miguel, Vila Galé Collection Tomar.

Esse número deve chegar a 10 hotéis com o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, que possui previsão de inauguração no final de 2024, e o Vila Galé Collection Ouro Preto.

Embratur irá promover Rio Grande do Norte nos EUA e Europa

Agência vai incluir atrativos do estado em campanhas e ações voltadas ao público estrangeiro

O Rio Grande do Norte já é um destino presente na rota dos turistas estrangeiros e terá mais voos diretos entre Portugal e Natal [Foto: Renato Vaz/Embratur]
O Rio Grande do Norte já é um destino presente na rota dos turistas estrangeiros e terá mais voos diretos entre Portugal e Natal

A Embratur vai retomar a parceria com o Rio Grande do Norte para promover os destinos e atrativos turísticos do estado. Nesta quinta-feira (18), o presidente da Agência, Marcelo Freixo, recebeu a governadora Fátima Bezerra, em Brasília, e ambos debateram sobre ações de promoção internacional dos destinos turísticos do estado, focando as ações nos mercados prioritários para os destinos que Rio Grande do Norte tem a oferecer, prioritariamente de sol e praia.

O Rio Grande do Norte já é um destino presente na rota dos turistas estrangeiros e terá mais voos diretos entre Portugal e Natal, a partir de outubro de 2023, conforme relatou a governadora. No encontro, Freixo destacou que incluiu o Rio Grande do Norte em ações da Embratur para este ano – não havia previsão no cronograma da gestão anterior – e reafirmou que a Agência será parceira do estado.

“Nós precisamos virar uma chave sobre o papel do Turismo no Brasil. Sabemos da importância do setor para o Rio Grande do Norte e estamos planejando ações importantes para a região”, adiantou Freixo. Entre elas, está prevista uma campanha de marketing nos Estados Unidos promovendo os principais destinos de sol e praia da região Nordeste.

“O Governo Federal tem que olhar para essa pauta do Turismo como muito importante para o potencial de geração de emprego. Há muita capilaridade e com velocidade”, afirmou Fátima, que destacou o trabalho local de diversificar a oferta turística no estado, como o Geoparque Seridó, reconhecido como um território de relevância mundial pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

O geoparque compreende uma área de 2,8 mil km quadrados que compreende diversos patrimônios minerais, como as minas de scheelita, as rochas vulcânicas incomuns encontradas na região, bem como pinturas rupestres com registros de povos antigos que viveram há 10 mil anos.