Por Cristina Lira
Adval Turismo receptivo da Bahia participa da Convenção da BWT na Ilha de Comandatuba
Adval Turismo receptivo da Bahia participa desde o dia 5 de junho da Convenção da BWT operadora 2023 que prossegue até esta quarta-feira(7) no hotel Transamérica Comandatuba, em Comandatuba, na Bahia. A Adval Turismo que tem 31 anos no mercado baiano participa desde a primeira convenção. Está representada pela gerente comercial, Michelle Teixeira.
ABAV Expo 50ª Edição
Confira destinos e novos expositores, vencedores do concurso cultural e ocupação da feira em junho de 23
ABAV Expo mostra novos expositores e confirma em 92% a ocupação do evento
A ABAV Nacional apresenta, entre outros expositores, pela primeira vez o segmento de destinos já confirmados para a edição 50 da ABAV Expo. Serão mais de 1500 marcas espalhadas pelos mais de 37 mil metros quadrados dos pavilhões 3 e 4 do Riocentro. O evento, com abertura no Dia Mundial do Turismo, já está com ocupação de 92% de sua área total e traz novos expositores em diversas áreas de interesse dos visitantes, profissionais do mercado do Turismo.
“Estamos focados em entregar um evento de qualidade na geração de negócios tanto para visitantes quanto para expositores. Ampliamos a presença de operadores de turismo, de empresas de tecnologia, e seguimos na captação de novidades cada vez mais enriquecedoras para nosso público. Quem não fez ainda sua inscrição, faça agora e já aproveite os benefícios em hotelaria ou garanta sua vaga nas caravanas”, convida a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar.
A ABAV também compartilha novos expositores da 50ª ABAV Expo, como a Excapy, no segmento de tecnologia e a Brasil Total Receptivos em receptivos.
Confira todas as adições abaixo:
Destinos Nacionais: Belotur, Alagoas, Amazonastur, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Manaus, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná, Estado de São Paulo, Santur, Sergipe, Pará, Tocantins, Angra dos Reis, Prefeitura de Boituva, Balneário Camboriú, Caucaia, Distrito Federal, Fortaleza, Foz do Iguaçu, João Pessoa, Ilhabela, Curitiba, Natal, Mata de São João, Porto Seguro, Porto Velho, Roraima, Município do Rio de Janeiro, Paraty, Recife e Rota das Emoções;
Destinos Internacionais: Argentina, Visit Orlando, Quênia, Uruguai, Marrocos, Peru e República Dominicana;
As companhias aéreas Azul, Gol Linhas Aéreas, Air France e KLM, Copa Airlines, LATAM Airlines / Delta;
Os receptivos Lima Tours e Rio Carnaval Tickets;
Na categoria hospedagem estão BWH Hotel Group, Grupo Oceanic, Bourbon Hotéis e Resorts, Lagune Barra Hotel, Marriott Bonvoy, Louvre Hotels Group, Iberostar Beachfront Resorts, WZ Hotel Jardins;
Os DMCs Living Tours Portugal e Espanha, a Euromarmara e Tanzania & Zanzibar;
As empresas de tecnologia eSIM’s Conectando o mundo, Toursys, Real Seguro Viagem, Travelport, Valepay;
As operadoras Ancoradouro Turismo, BeFly, Cativa, Discover Cruises, FRT Consolidadora, FRT Operadora, Litoral Verde Viagens, NewIt Operadora, PJJ Tours, R11 Travel, Sanchat Tour Operadora, Trade Tours e Transmundi Operadora;
Entre as mídias, Brasilturis, Mercado & Eventos e Panrotas.
Há ainda o Aeroporto RIOGaleão; o Sebrae Nacional, o Sebrae Rio, o Sebrae SC – Joinville; a OTA HotelDo, a transportadora CEP Transportes, o parque Enjoy Hotéis & Resorts e a atração Folia Bahia, a consultoria Ecoe Sustentabilidade e Turismo e a RESOLV Vistos.
Confira a lista completa de expositores até a primeira semana de Junho de 2023 aqui.
A ABAV Nacional também premiou 10 associados com uma viagem para visitar a ABAV Expo com aéreo, hospedagem e transfer, através do Concurso Cultural A Voz do Agente, lançado em abril deste ano. Entre os vencedores estão agentes do Ceará, Distrito Federal, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul e São Paulo.
“É muito enriquecedora a participação e o engajamento dos associados nas diversas ações que fazemos exclusivamente para eles. Para nós, é uma forma de conhecê-los e valorizar esse trabalho indispensável que fazem no seu dia a dia “, comemora Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional.
Confira as frases e os nomes dos agentes de viagens vencedores que responderam à pergunta: “Por que você é indispensável na viagem do seu passageiro?”
Novos expositores interessados em garantir sua vaga na Expo devem contatar a equipe comercial da ABAV Nacional
+55 (11) 94307-9688
e-mail: [email protected]
ou através do preenchimento das informações deste link
Link para inscrições gratuitas da ABAV Expo
Sobre a ABAV Nacional
A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é reconhecida como uma das principais entidades de Turismo do Brasil. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953, possui crescente força política e sua base é composta por mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país.
A entidade tem entre seus objetivos difundir a educação através do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), com promoção de cursos, palestras, estudos e na gestão e curadoria da área educacional da ABAV Expo, a ABAV Talks. Globalmente, a ABAV Nacional integra a World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e é co-fundadora do Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).
Sobre a ABAV Expo
A ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, que é o maior evento do mercado do Turismo brasileiro e uma das principais do calendário latino americano. Reúne os principais players do Turismo do Brasil e do mundo e é a grande vitrine e o ponto de encontro para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o mercado profissional do turismo, além de ser um ambiente de negócios, relacionamento e capacitações. Está em sua 50ª edição e é organizada e realizada pela ABAV Nacional. Foi apontada por 72% dos profissionais da indústria como o evento de maior relevância para participar em 2022, segundo pesquisa da ABAV em parceria com o SEBRAE, realizada em junho de 2021.
Em 2021, retornou à sua característica itinerante, foi o primeiro grande evento teste seguindo os protocolos sanitários pós vacinação da Covid-19 e aconteceu em Fortaleza. Arrecadou R$ 5,24 milhões de receita para a capital cearense. Com uma permanência média de 3,6 dias, cada visitante deixou na cidade R$ 693,26/dia em gastos com hospedagem (34,1%), compras (27,5%), alimentação (16,9%), entretenimento (11,7%) e transporte (9,8%). De acordo com o relatório produzido pelo Observatório de Turismo, os gastos com o fluxo turístico apresentaram impacto estimado em R$ 7,1 milhões na produção da economia de Fortaleza.
Em 2022, o evento foi realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Os indicadores econômicos, segundo a pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco, por meio da EMPETUR e com o apoio do Observatório do Turismo, demonstram que a rede hoteleira no Grande Recife (Recife/Olinda e Jaboatão dos Guararapes) teve uma ocupação média de 88,52%. O fluxo de hóspedes nos hotéis foi de 26.017 turistas, com uma estadia média de 4,5 dias e valor médio de R$2.199,36. A receita turística bruta no período foi de R$84,5 milhões.
Para saber mais sobre a ABAV Expo, acesse: www.abavexpo.com.br
Conheça a rota do vinho pelo Brasil
Desde o Triângulo Mineiro, passando pela Serra da Mantiqueira, o cerrado mato-grossense, o sertão do Nordeste e a renomada Serra Gaúcha: você conhece as regiões produtoras da bebida no País?
Há muitos anos o Brasil trabalha para desenvolver o seu setor vinícola – e o esforço tem dado resultados. Se antes regiões como Mendoza, na Argentina, e o Vale del Maipo, no Chile, eram as mais conhecidas pela produção de vinhos na América do Sul, hoje a história é outra. De acordo com a Wine Intelligence, consultoria global do setor, mais de 50 milhões de brasileiros consomem a bebida regularmente. A bebida caiu nas graças dos consumidores daqui e o setor soube acompanhar a demanda: entre janeiro e outubro de 2022, o mercado brasileiro comercializou 23 milhões de litros de vinhos, aumento de 11% em comparação ao mesmo período de 2020, de acordo com dados da União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA).
E pelo País o que não faltam são boas regiões produtoras de vinhos. No Nordeste, Sul, Sudeste, e, para a surpresa de muitos, no Centro-Oeste, as produtoras são várias, com diferentes uvas e solos diversificados, que permitem uma produção variada de vinhos e espumantes para os mais diversos gostos e exigências. A seguir, listamos algumas destas regiões produtoras e suas principais características.
Uberaba, Minas Gerais
Conhecida por seus queijos, doce de leite e cachaça, Minas Gerais agora acrescenta ao seu cardápio o rótulo de produtora de vinhos. No Triângulo Mineiro, Uberaba traz a primeira produção da região com as uvas Syrah, Marsanne e Sauvignon Blanc, dentre outras. A região usará o método que inverte o ciclo da videira. Nesta forma de plantio, a colheita não ocorre no verão, como é tradicional no Brasil, mas sim no inverno, quando o clima coincide com o das vindimas do hemisfério Norte. Outra caraterística é a poda: são necessárias duas para dar certo, enquanto tradicionalmente apenas uma é feita.
Espírito Santo do Pinhal, São Paulo
Perto do seu vizinho mineiro, em São Paulo, há também uma região renomada: Espírito Santo do Pinhal, na Serra da Mantiqueira. Com terras altas, suas condições são propícias para a elaboração de excelentes vinhos. A região possui solo seco, com boa drenagem e granítico, muito indicado às uvas destinadas à produção de vinhos de alta qualidade. As altitudes estão entre 1.000 m e 1.300 m, contando com noites frescas e ótima insolação ao longo do dia, gerando uma amplitude térmica entre 10ºC e 12ºC na época da colheita, semelhante às grandes regiões europeias.
Dentre as opções de vinhos que lá existem, estão tintos, brancos e rosé, trabalhando com diversas uvas, entre elas: Cabernet Sauvignon/Cabernet Franc, Syrah, Chardonnay.
Chapada dos Guimarães, Mato Grosso
Para quem gosta de combinar aventura e enoturismo, a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, é mais uma região que promete entregar bons vinhos no País. Na terra de paisagens variadas, como cerrados e florestas, uma vinícola familiar se arrisca na produção de vinho, mesmo em meio a uma natureza tida como controversa à vinicultura. E os primeiros resultados poderão ser observados justamente este ano.
A Locanda do Vale é um vinícola familiar que aposta na novidade de um vinho premium produzido no cerrado mato-grossense. A vinícola, que promete entregar nesta primeira safra 5 mil garrafas e cinco variedades de uvas para vinhos, transpõe as dificuldades da sua localização com estudo e bom uso de tecnologia. A técnica adotada foi o manejo em dupla poda, pelo qual se adequa a época de maturação da uva às condições climáticas ideais. O fruto é, então, colhido no momento do seu ápice de qualidade em açúcares, aromas e coloração.
Vale do São Francisco, entre Bahia e Pernambuco
Aqui temos uma região surpreendente na produção de vinhos, que vem quebrando paradigmas e que colocou o Nordeste do Brasil não apenas na rota nacional, mas internacional do setor de vinhos. Em novembro do ano passado, o Vale do São Francisco recebeu a Indicação de Procedência (IP) para vinhos e espumantes, sendo esta a primeira IP de vinhos tropicais do mundo. A IP é uma espécie de selo que garante a qualidade de produtos de uma determinada região.
Não é exagero dizer que a conquista do selo é uma vitória para os produtores. A região tem clima semi-árido, com solos ricos em minerais e pobres de matéria orgânica. São mais de 3 mil horas de sol durante o ano e, com a combinação de poda e irrigação, são realizadas duas colheitas ao ano. A paisagem em nada se assemelha às regiões vinícolas europeias: suas videiras estão entre coqueiros e mandacarus, o que atesta os desafios de produzir vinhos em uma região nada tradicional.
A região hoje produz cerca de 7,5 milhões de litros de vinhos a partir de uvas viníferas e cerca de 10 milhões de não viníferas. Um dos seus diferenciais é a capacidade de produção de suas safras ao ano: como não há tempo frio, a irrigação serve como um controle da planta. Ao dar água a ela, ela trabalha, e, ao retirar, ela hiberna. Com isso, ela pode repousar por 60 dias, cumprindo o papel do inverno. A região é premiada: na Grande Prova Vinhos do Brasil 2020 foram 3 campeões, 2 Duplo-Ouro e 8 medalhas de ouro. O Vale do São Francisco tem também alguns vinhos ícones: Rio Sol Assinatura e Miolo Testardi Syrah.
Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul
Maior produtora de vinhos e espumantes do Brasil, a Serra Gaúcha está entre as cidades de Caxias do Sul, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Bento Gonçalves. Localizada no nordeste do Rio Grande do Sul, é responsável por 85% da produção nacional de vinhos brancos, tintos e espumantes. É a força-motriz da vinicultura brasileira e conta com a mais antiga vinícola em atividade no Brasil, que lidera o mercado nacional de espumantes desde 2005: a Vinícola Salton com mais de 112 anos e de grande destaque no mercado.
A Vinícola teve 300 premiações nos últimos cinco anos. As mais recentes são: Effervescents du Monde, ganha na França, uma das mais importantes competições internacionais, tendo premiado o espumante Salton Prosecco com medalha de ouro e o indicado como um dos destaques da competição, que ocorreu no final de 2022. Em 2023, em outra importante avaliação, a INTERNATIONAL WINE CHALLENGE, no Reino Unido, a Salton conquistou mais quatro medalhas.
Inclusive, a Serra Gaúcha vem apresentando dados pujantes quanto ao turismo, com milhares de visitantes todos os anos. Apenas em Bento Gonçalves, foram mais de 1,7 milhão de visitantes em 2022, de acordo com a Secretaria de Turismo (Semtur) do município. E, em enoturismo, atrações não faltam. A Salton oferece variadas opções de tours, todos eles com degustação: no “Tour Gerações”, a Vinícola combina experiência, elegância e exclusividade ao oferecer rótulos icônicos de espumantes e vinhos premiados. É uma experiência completa, que envolve cultura, história e arte. Já no “Efervescência Brasileira”, o visitante conta com frescor, sabor e alegria, numa visita que combina experiência e conhecimento em meio ao borbulhante universo dos espumantes. Além do tour guiado pela Vinícola, uma experiência enogastronômica com degustação harmonizada de queijos e espumantes selecionados é oferecida.
Outra opção – e uma novidade que a Salton está trazendo: a Casa di Pasto Família Salton, que abriu as portas para o público na rota Caminhos de Pedra, em um espaço que une história, gastronomia, turismo e lazer. A novidade apresenta ao visitante uma experiência completa no universo do vinho. A Casa di Pasto é, historicamente, um local onde os viajantes paravam para fazer refeições e descansar antes de seguir viagem. Quando chegou ao Brasil e deu início ao seu próprio negócio, em 1878, foi desta forma que a Família Salton iniciou sua história por aqui.
Localizada em uma região ideal para o cultivo da uva, a Salton conta na Serra Gaúcha com as condições ideais para ter sucesso em sua produção: seu solo é pedregoso, raso e com maior teor de matéria orgânica, além de reciclados e novos derivados de rochas. A região está a 650 metros de altitude e conta com amplitude de 10°C. Sua pluviosidade é de 1700mm. A maturação das uvas garante excelente equilíbrio entre acidez e quantidade de açúcar necessários para a elaboração do famoso e renomado espumante que a vinícola produz, um destaque da região. Com rótulos que são comercializados em mais de 30 países, a Vinícola quer seguir crescendo e ampliando o número de premiações conquistadas nos últimos anos.
Sobre a Salton: A Salton é a marca número 1 de espumantes no Brasil (Wine Intelligence, 2022), liderando a categoria no mercado nacional desde 2005 (Nielsen). É reconhecida ainda como a maior produtora de espumantes do país (Adega Ideal, 2022). Foi a primeira marca nacional a conquistar o Top 1 de vinhos no Brasil (Wine Intelligence, 2019), além de ser a marca de espumante brasileiro mais consumida e a 5º mais importada pelos Estados Unidos (Ideal Consulting, 2020). Apreciados em cerca de 30 países, seus rótulos acumulam mais de 130 300 premiações nacionais e internacionais, conquistadas nos três cinco últimos anos.
Com 112 anos, é a vinícola mais antiga em atividade no Brasil. Referência em sustentabilidade, a companhia possui um Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento que, em parceria com universidades, projeta soluções do campo à indústria, garantindo as melhores práticas e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola do Brasil. Suas operações são divididas em quatro unidades de negócio: a Vinícola Salton, em Bento Gonçalves-RS; a Azienda Domenico, em Santana do Livramento-RS; a Enoteca Família Salton, em São Paulo-SP; e o Complexo Presidente, em Jarinu-SP.