Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Parceria Brasil-Portugal em inovação no turismo mira o “disruptivo”

EmbraturLAB e Nest, de Portugal, assinam acordo que estabelece atuação conjunta no impulsionamento de startups que inovem no turismo

Uma atuação conjunta, unindo os atores da América do Sul e Europa que se “dedicam a promover a inovação conceitual e tecnológica voltada à criação de soluções, produtos e serviços renovadores ou disruptivos, tendo como alvo e motivação as melhores práticas na seara do turismo internacional”. É com esses termos que a Nest e a EmbraturLAB, centros de inovação no turismo com sede em Portugal e do Brasil, assinaram um termo de parceria nesta terça-feira (27) para atuar conjuntamente em estratégias de impulsionamento de startups turísticas. A assinatura do protocolo de intenções foi realizada, nesta terça-feira (27), na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

“O Nest já é um dos polos de inovação no turismo mais importantes do planeta, e a EmbraturLAB, em poucos meses de atuação, já estabeleceu importantes parcerias, está se conectando com o que há de mais inovador no turismo internacional, uma vez que a Nest é um exemplo muito bem sucedido, com resultados rápido. Essa parceria é um passo importante para ampliar a capacidade de entrada de turistas estrangeiros no Brasil”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo e contará com a participação do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo.

Durante a assinatura do protocolo de intenções, o diretor-executivo do Centro de Inovação do Turismo de Portugal, Roberto Antunes, ressaltou a importância de se fortalecer um destino para, assim, atrair novos visitantes. “As redes sociais servem para disseminar as novas oportunidades dos destinos turísticos, e também é uma excelente forma dessa informação chegar ao setor, como uma resposta ao investimento realizado”, destaca Antunes, que reforça ainda a importância do turismo para a “geração de empregos e redução das desigualdades”.

Aceleração

A primeira ação conjunta entre as duas instituições é a parceria para a “BoostX Scale Up”, realizada para negócios em fase de ganhar escala internacionalmente. As candidaturas para a aceleração de soluções inovadoras para o setor estão abertas até 7 de julho de 2023 e podem ser realizadas por meio do site: Link. Nesta primeira fase, serão selecionadas 10 empresas que terão a oportunidade de, a convite do programa, participar gratuitamente nos “Innovation Days” em Portugal.

Após a fase inicial, as cinco empresas finalistas vencerão um programa customizado e intensivo de Educação para Executivos by Nova, com especialistas de diversas áreas. As empresas terão ainda a oportunidade de desenvolver o seu projeto e impulsionar o seu modelo de negócio e resultados, usufruindo de um ecossistema único de teste e controle, com o suporte de todos os parceiros da iniciativa. O programa é organizado em parceria com a Organização Mundial do Turismo.

“Temos o compromisso de qualificar o turismo para um impacto positivo no mundo, e essa parceria com o Nest amplia esse intercâmbio de experiências”, enfatiza Marcelo Freixo.

Participaram ainda da assinatura do protocolo de intenções o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, e o gerente de Inovação da Agência, Edivaldo Barreto.

Agenda
O presidente da Embratur também participa como debatedor do 11º Fórum Jurídico de Lisboa, que neste ano tem como tema “Governança Digital”. Freixo comporá a Mesa XV: “Turismo, Infraestrutura, Governança e Perspectivas”, que será realizada nesta quarta-feira (28), às 10h, na Faculdade de Direito de Lisboa.

Parceria entre Brasil e Portugal para a qualificação no Turismo é tema de encontro de ministra do Turismo em Lisboa

Em visita à Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, Daniela Carneiro falou sobre parcerias para impulsionar o turismo no país por meio da qualificação

Uma das prioridades da gestão do Ministério do Turismo, a qualificação foi o destaque da agenda da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, nesta terça-feira (27.06) em Lisboa, Portugal. A ministra visitou a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa para tratar de parcerias entre a escola e o Ministério do Turismo.

“O turismo é responsável por 19% do PIB de Portugal, enquanto no Brasil nossa atividade corresponde a 7,8% de todas às riquezas produzidas no nosso país. Queremos importar esse modelo de sucesso desenvolvido aqui por entender que o crescimento e fortalecimento do turismo no Brasil passa necessariamente pela qualificação dos profissionais que atuam no setor”, comentou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

A ministra está em Portugal para participar do XI Fórum Jurídico de Lisboa. Nesta quarta-feira (28), a ministra será uma das palestrantes da Mesa Turismo, Infraestrutura, Governança e Perspectivas.

A visita à Escola de Turismo e Hotelaria de Lisboa foi acompanhada pela diretora da Instituição, Ana Moreira, e pelo embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro. Com 65 anos de história, a escola é uma referência mundial e tem desenvolvido uma série de parcerias com outros países. “Estamos muito comprometidos com projetos de parcerias que possam estreitas as relações entre Brasil e Portugal”, comentou a diretora.

ESCOLA – O Turismo de Portugal gere a rede nacional de 12 escolas de capacitação em turismo. Em 2018, a iniciativa foi premiada pela Organização Mundial do Turismo (OMT) como a melhor experiência na categoria “Inovação e Políticas Públicas”.

A área de qualificação do Ministério do Turismo oferta vagas em mais de 30 cursos profissionalizantes gratuitos em parceria com Institutos, Universidades e Sistema S. Entre os cursos ofertados estão: Boas Práticas para Serviços de Alimentação, Sustentabilidade Aplicada a Cozinha, Curso de Capacitação Básica e Autismo e Inclusão, entre outros.

Dois Pedros na Fazenda Santa Vitória

Chefs Pedro Siqueira e Pedro Coronha armam jantar na fazenda essa sexta, dia 30 de junho

A queda por festejos juninos da Fazenda Santa Vitória é tanta, que chegam a estender as quadrilhas julho afora. Mas a data de São Pedro, ganha contornos especiais, com a realização de um evento gastronômico inédito – o “Dois Pedros”, de 30 de junho a 2 de julho com os chefs Pedro Siqueira e Pedro Coronha. Ambos representam águas distintas na gastronomia, que se entrelaçam com a história do “Porteiro do Céu” – também padroeiro dos pescadores – com a celebração em torno da fartura nas colheitas, a verdadeira origem da festa junina, e, claro, com os espaços da acolhedora Fazenda.

Os chefes serão recebidos na recém-inaugurada Vila da Cascata, o novo núcleo de hospedagem recém-aberto, com um jantar no belíssimo Mirante da Cascata, que foi construído sobre ruínas ao lado da sede da antiga fazenda do século 19. Pedro Siqueira comanda as prestigiadas Massa Trattoria e Ella Pizzaria, no Rio de Janeiro, enquanto o jovem Pedro Coronha é apontado como um dos grandes talentos de sua geração pelos trabalhos em restaurantes como o lisboeta Eleven.

Será um evento inédito, com pratos reconfortantes de tradição italiana e algumas surpresas. Tudo isso com a base sólida de cozinha caipira da fazenda, incluindo o calor da lenha, vegetais orgânicos e os queijos produzidos na Queijaria Santa Vitória.

Sobre Pedro Siqueira
Pedro Siqueira é chef e sócio da Massa Trattoria e da Ella Pizzaria, no Rio de Janeiro. Uma das principais características da sua cozinha é a criatividade em torno de receitas com inspiração caseira, um elogio ao que é essencial na gastronomia. Curioso por comida desde criança, teve formação baseada na culinária francesa. Seu currículo conta com passagens por restaurantes renomados como os paulistanos DOM e Eau, o carioca Fasano Al Mare e o parisiense Taillevent.

Sobre Pedro Coronha
O carioca Pedro Coronha é um dos jovens talentos da cena gastronômica brasileira. Sua formação na cozinha foi iniciada com fundamentos clássicos, porém, ele não demorou a buscar referências modernas para aperfeiçoar suas técnicas e estética. Isso foi o que o levou a restaurantes como o icônico dinamarquês Noma, ao lisboeta Eleven e ao carioca Eleven Rio. O reconhecimento de suas receitas autorais pelo público e crítica tem estimulado sua relação com produtores locais por onde passa, tendo sempre em mente oferecer pratos criativos e divertidos.

Sobre a Fazenda Santa Vitória
Exemplo da arquitetura rural e da cultura do Vale do Paraíba, a Fazenda Santa Vitória, em Queluz data do século XIX, durante o ciclo do café e completa 100 anos em 2023. Construída em 1850, hoje transformou-se em um cativante refúgio no interior de São Paulo, com charmosas e confortáveis acomodações. Além de contribuir para a preservação do patrimônio histórico da região, a Fazenda permite que hóspedes desfrutem de uma hospitalidade genuinamente rural e conheçam os belos cenários no seu entorno de 4 mil hectares, cravados na Mantiqueira. Riachos com água cristalina, pastos, florestas e muito contato com a natureza garantem o desejado “retreat” e uma genuína experiência de turismo rural.

www.fazendasantavitoria.com.br

1º Encontro Internacional de Movimentos de Proteção e Despoluição dos Oceanos 

Fernando de Noronha lança movimento nacional em defesa dos oceanos sem plásticos

De mãos dadas pelos mares: Arquipélago, que foi o primeiro território brasileiro a lançar o Decreto Plástico Zero em vigor desde 2019, reúne representantes dos principais movimentos do Brasil

Na próxima sexta-feira (30), fechando as celebrações do mês do Meio Ambiente e dos Oceanos e dando as boas vindas ao movimento “Julho Sem Plásticos”, Fernando de Noronha realizará uma grande ação coletiva em prol do Meio Ambiente, dos Mares e da Vida. O encontro Noronha e Oceanos Sem Plásticos “De Mãos Dadas Por Oceanos sem Plástico” reunirá especialistas, ativistas, gestores ambientais, artistas e representantes de entidades ligadas à proteção dos oceanos, além de formadores de opinião para mudar perspectivas sobre o relacionamento da humanidade com os oceanos, alertando e estimulando ações integradas para reverter processos de poluição e degradação.

O evento, das 15h às 22h, é presencial e será transmitido pela internet pelos canais do Lab no Instagram e Youtube diretamente do Forte Nossa Senhora dos Remédios (Forte Noronha), importante espaço cultural que tem uma das vistas mais deslumbrantes do Arquipélago. A iniciativa é promovida pelo Lab Noronha Pelo Planeta em parceria com o Forte Noronha e a Administração da Ilha.

“Este encontro inaugura um conjunto de ações planejadas pelo Lab Noronha, com diversos parceiros, para tornar a ilha um centro de integração e reverberação de movimentos internacionais voltados para soluções sustentáveis e regenerativas. A ideia é desenvolver, com participação ativa da comunidade local, novos modelos econômicos que impulsionem o turismo e outras vocações, e, simultaneamente, protejam o meio ambiente, reduzam desigualdades e fortaleçam a cultura pernambucana”, diz Sérgio Xavier, diretor-executivo do Lab, ex-secretário de meio ambiente e sustentabilidade de Pernambuco.

A programação inclui apresentações artísticas, palestras, rodas de conversas, performances, atividades para crianças, lançamento de livros e da exposição fotográfica “Desplastifique!”, exibição de filmes e vídeo-mensagens de lideranças nacionais e internacionais do Meio Ambientes e a feirinha NoronhArte, além de atividades de educação ambiental para os jovens do Arquipélago comandadas pelo Climate Reality e o movimento Xô Plástico.

O encontro tem a missão de alertar sobre a urgência de restringir o plástico, problema grave mundial que está em discussão por 175 países que concordaram desenvolver um tratado global da ONU para redução da poluição plástica a partir de uma articulação iniciada pela França e Brasil. A ideia é avançar para a circularidade de todos os tipos de resíduos, motivando as indústrias e comércios a agirem pela economia circular, planejando a chegada e o destino final dos principais resíduos. Envolvendo ainda a comunidade local e os jovens no desenvolvimento do programa, identificando também oportunidades de empregos e de negócios para os ilhéus.

Ao final uma ciranda simbolizará a união de forças e ideias retirar os plásticos dos ambientes naturais cantada pelo mestre cirandeiro Anderson Miguel, pernambucano de Nazaré da Mata, junto com o maracatu Nação Noronha e a artista Marina do Mar. Será a primeira vez que o cirandeiro se apresenta em Fernando de Noronha junto com Maracatu Nação Noronha e outros artistas.

Vozes unidas em alerta

Os oceanos abrigam 97% da água do planeta, reúnem a maior diversidade de espécies existentes na Terra e são importantíssimos para o equilíbrio climático e para a manutenção da vida no presente e no futuro. No entanto, toda essa diversidade está correndo risco pelo impacto das ações humanas. Todos os dias cerca de oito milhões de toneladas de plásticos chegam aos mares. Milhões de aves e animais marinhos morrem todos os anos por causa da poluição plástica.

“Vozes potentes estão se conectando ao movimento ‘De Mãos Dadas Pelos Oceanos Sem Plástico’ e estarão presentes nessa Ciranda pela vida e por uma economia lixo zero”, destaca a curadora do evento e diretora Sociocultural do Lab Noronha Pelo Planeta, em implantação na ilha, Luciana Nunes.

É a primeira vez que Noronha reúne representantes dos principais movimentos de defesa do Oceano em um único evento. Estarão presentes representações da ONU (PNUMA-online), Oceana (online), Tamar, Golfinho Rotador, Mamíferos Aquáticos e movimento Xô Plástico, além de outras instituições de referências em defesa dos Oceanos, estão sendo confirmadas.

Também estão previstas a participação da Administradora Thallyta Figuerôa; da secretária estadual de Meio Ambiente, Ana Luiza Ferreira, e representantes do Ministério do Meio Ambiente e ICMBio que vão destacar políticas públicas para redução de plásticos e proteção ambiental.

Segundo a administradora Thallyta Figueirôa, a conservação da biodiversidade está dentro da agenda prioritária de ações ambientais de Pernambuco. “Noronha abriga uma rica biodiversidade marinha e isso nos traz uma grande responsabilidade. Desde 2019, o Programa Noronha Plástico Zero proíbe a entrada de plásticos descartáveis no arquipélago, a ação desempenha um papel primordial para a manutenção da biodiversidade marinha local, pois a redução do consumo desse material minimiza também a geração de resíduos plásticos, que são uma grande ameaça à segurança e vida dos animais marinhos. Diariamente buscamos maneiras de engajar os turistas e moradores nessa corrente do bem em prol dos oceanos.”

Entre os palestrantes já está confirmada Ana Prates, diretora de Oceanos do Ministério do Meio Ambiente para falar sobre a questão do Tratado Global dos Plásticos.

Poluição – Segundo dados do WWF, o Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico. No mundo, estima-se que os detritos causem a morte de mais de um milhão de aves marinhas e mais de cem mil mamíferos marinhos todos os anos. A pesca também sofre com o plástico, pois um a cada três peixes capturados para consumo humano contém plástico. Além disso, mais de um milhão de sacolas plásticas vão para o lixo a cada minuto. Para se ter uma ideia do tamanho do estrago, basta dizer que o mundo produz 35 mil torres Eiffel de lixo plástico por ano e essa quantidade deverá duplicar até 2060 se o modelo e ritmo de consumo seguir como hoje.

Plástico Zero – Fernando de Noronha foi o primeiro território brasileiro a lançar o Decreto Plástico Zero, que entrou em vigor em abril de 2019. A medida impede o uso e a comercialização de recipientes, embalagens e demais utensílios de plástico descartável de uso único.

Sobre o LabNoronha – Sediado em Fernando de Noronha, o Lab Noronha Pelo Planeta é um projeto inovador para interligar tecnologias e modelos de negócios sustentáveis e replicáveis, com foco na cultura, educação e na economia regenerativa e do descarbono. Entre suas ações, estão iniciativas de difusão de conhecimento e informação que beneficiam as comunidades locais e a biodiversidade do entorno.

Saiba mais em https://www.instagram.com/labnoronhapeloplaneta

BRAZTOA: Praias do Nordeste, Maceió, Gramado, Buenos Aires e Orlando lideram procura para as férias de julho 

Praia de Maceió

Quais destinos estão no topo das buscas e compras para as férias de julho? Esse foi o tema do mais recente levantamento realizado pela BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), que ouviu algumas das suas operadoras associadas para saber quais são os lugares que lideraram as buscas de viagens para um dos períodos mais esperados do ano, afinal, as férias escolares trazem a possibilidade de dar uma pausa na rotina para curtir dias de lazer e viver novas experiências.

Entre os destinos nacionais, a liderança fica com Maceió, Gramado e as praias e resorts do Nordeste. Praia do Forte, Natal, Porto de Galinhas e Fortaleza também são destaques de busca, quando a escolha é viajar e vivenciar roteiros pelo Brasil.

Já para quem procura uma experiência internacional, Orlando e Buenos Aires lideram o ranking e seguem como os destinos mais buscados para essas férias, seguidos do Peru e Santiago, na América do Sul; Itália, Portugal e França, na Europa; e Egito, na África.

Os destinos apontados neste levantamento refletem agora o que já vinha se consolidando ano passado. Segundo o Anuário Braztoa 2023 (que traz números de 2022), a atração internacional mais vendida foi Walt Disney World. No ranking de destinos, os Estados Unidos apareceram em destaque, seguidos de Portugal, Itália e Egito.

Também segundo o Anuário Braztoa 2023, no Brasil, o Nordeste esteve na liderança, com 38,4% dos embarques, e os resorts figuraram entre os produtos nacionais mais vendidos.

“Esses resultados mostram que os associados BRAZTOA estão preparados para oferecer as mais diversas experiências e a melhor escolha de férias, onde quer as pessoas gostem e queiram estar e, claro, disponibilizar uma cartela cada vez mais ampla e especializada de possibilidades de roteiros pelo Brasil e pelo mundo. Isso se reflete nas preferências de viagens que passam pelos mais diversos destinos e experiências: de curtir o verão nas praias do nordeste ao friozinho da Serra Gaúcha, de se divertir nos Parques de Orlando a uma viagem com muita cultura e gastronomia pelos destinos da América do Sul, Europa ou Egito”, disse Marina Figueiredo, presidente executiva da BRAZTOA. “Ouvir as operadoras, que representam as principais marcas do turismo de lazer, traz um excelente panorama para o nosso mercado”, completou Marina.

Sobre a BRAZTOA

A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo e parceiros – de negócios e institucionais.

Em 2022, as operadoras associadas à BRAZTOA faturaram R$ 11,55 bilhões e embarcaram 8,4 milhões de passageiros durante todo o ano.

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.