Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Categoria Advisor, Opinião

Por Cristina Lira

Samara Câmara

GRUPO CATALÃO ANUNCIA SAMARA CÂMARA COMO DIRETORA DE RECURSOS HUMANOS NO BRASIL
O grupo catalão SERHS anunciou, esta semana, a nomeação da turismóloga, Samara Maria Aires da Câmara Cahú, como diretora de Recursos Humanos do grupo no Brasil, que compreende os hotéis SERHS Natal Grand Hotel (Resort 5 estrelas em Natal) e SERHS Villas da Pipa Hotel (Hotel 3 estrelas na praia da Pipa). Samara tem 12 anos de experiência no segmento hoteleiro, sendo destes, nove anos no SERHS, inicialmente no setor de recepção, posteriormente no setor de alimentos e bebidas e em seguida no RH do grupo no Brasil, onde ocupava o cargo de gerente de Recursos Humanos, quando foi nomeada para a nova função, pelo diretor geral do SERHS Natal e diretor de operações do grupo, Willian Lass.

PERFIL DA DIRETORA DE RH
Samara Câmara é turismóloga com habilitação em Gestão hoteleira, tem MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, é mestre em administração, doutoranda em Turismo com pesquisa na área de Gestão de Pessoas na Hotelaria, docente na área de Gestão de Pessoas da graduação e pós graduação da Universidade Potiguar.

RN terá dois voos semanais da Holanda ainda este ano
A paquera iniciada há dois anos entre o Governo do RN e os holandeses foi sacramentada essa semana com a confirmação de dois voos semanais vindos de Amsterdã0, na Holanda, para Natal a partir do próximo mês de novembro.

As tratativas com a Corendon – uma das três maiores empresas holandesas – foram iniciadas ainda em janeiro de 2016, quando a equipe da Secretaria de Estado do Turismo do RN esteve presente à principal feira de turismo da Holanda, a Vakantiebeurs.

“O trabalho de negociação com o mercado internacional é demorado e geralmente demora dois a três anos, a exemplo desses voos. Também plantamos uma semente em Madri e devemos colher voos da Espanha para julho de 2019”, projeta o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

Serão 189 passageiros em cada aeronave. A estimativa é de que, entre novembro de 2018 e abril de 2019, desembarquem em Natal mais de 10 mil holandeses, com gasto médio de 700 euros por estadia, o equivalente a R$ 30 milhões injetados na economia potiguar nesse período.

Em contrapartida, o Governo do Estado investirá 200 mil dólares, com recursos do Governo Cidadão por meio de empréstimo do Banco Mundial, e a seccional regional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN) entrará com mais 100 mil dólares, revertidos em hospedagem e divulgação do Estado.

“O Governo do RN participa das rodadas de negócios nas feiras internacionais para projetar o Estado. A vinda de turistas holandeses ao RN é a consolidação do trabalho sério de divulgação que estamos fazendo. Os recursos aplicados são do Governo Cidadão, que investe maciçamente na interiorização do turismo”, frisou o coordenador do projeto Governo Cidadão, Vagner Araújo.

Para Ruy Gaspar, estes voos holandeses deverão “abrir os olhos” do turista alemão e escandinavo para os destinos potiguares. “É uma conquista que vai com certeza reabrir esse mercado que tivemos há 15 anos”, conclui.

 

Cristina Lira no El Corte Inglés

EL CORTE INGLÊS DE LISBOA É PARAGEM OBRIGATÓRIA PARA BRASILEIROS
Todo brasileiro adora comprar, principalmente as mulheres . Quando chegam a Lisboa, a primeira coisa é saber onde fica o El Corte Inglês, shopping de cadeia espanhola onde se concentram as melhores marcas num só lugar. E eu não poderia deixar de ir, em mais uma visita a Lisboa, de visitar o El Corte Inglês, parceiro do Encontro Internacional dos Profissionais do Turismo de Portugal em sua segunda edição. Fui muito bem recebida pelos profissionais da Comunicação e Relações Institucionais, João Pereira de Faria e Tânia Pires que me receberam com um almoço na Taberna e ainda ganhei presentes , como um vinho e chocolates do Alentejo entre outros. Durante um dia visitei praticamente todos os departamentos e adorei estar no paraíso, como toda brasileira que adora ir as compras, com as melhores marcas para jovens, adultos e crianças, além de produtos de tecnologia, produtos para viagens, como malas e bolsas, além de calçados e ainda oferece um supermercado com a diversidade de produtos. Uma das vantagens é ter o cartão “Reward Card “.

Reward Card – Cartão de Desconto 10%, que deverá ser levantado no Ponto de Informação a Turistas (Piso 0) . Neste cartão, 10% do valor das compras efetuadas é acumulado em cartão, podendo o saldo ser utilizado nas compras imediatamente seguintes. É válido para artigos de Moda, Acessórios, Sapataria, Desporto, Club Del Gourmet e tem uma validade de 5 dias.

Benefício da Devolução do IVA (TAX Free) – Vantagens para Turistas Não Residentes em Portugal: Depois de ter efetuado as suas compras, num valor superior a 61,50€, apresente o recibo no Serviço de Atenção ao Cliente (-4) e obtenha o Formulário de Devolução do IVA.

 

No Gourmet Experience com João Pereira de Faria.

GOURMET EXPERIENCE NO EL CORTE INGLÊS DE LISBOA
Um das grandes novidades e excelente espaço é o Gourmet Experience, que ocupa a maior parte do 7º piso dos Grandes Armazéns. O conceito, de inspiração vanguardista, permite experimentar diferentes tipos de cozinha, com diversas inspirações, num único lugar, ao mesmo tempo que se pode observar a confecção dos pratos e comprar os ingredientes para prolongar a experimentação já em casa.O sétimo andar do edifício do n.º 31 da Av.ª António Augusto de Aguiar, em Lisboa, foi integralmente transformado para receber 17 espaços diferentes, dos quais sete têm a assinatura de Chefs nacionais e internacionais e dez representam grandes marcas, onde se inclui o já conhecido Club del Gourmet.O projeto foi desenvolvido pelo gabinete de arquitetura da empresa e foi concebido para proporcionar diferentes ambientes nos seus quase 5000 metros quadrados, ampliados por terraços de outros 1000 metros quadrados, que oferecem vistas de 360 graus sobre Lisboa. Está aberto todos os dias e com horários alargados entre as 10.00h e as 24.00h de segunda a quinta e até à 01.00h às sextas e sábados. Um lugar deslumbrante e com a gastronomia 5 estrelas. Que recomendo como passagem obrigatória.

 

Diretoras das empresas com autoridades de Santa Cruz .

EMPRESÁRIAS DO TURISMO RECEPTIVO POTIGUAR INVESTEM NO TURISMO RELIGIOSO
As empresárias de turismo receptivo, Decca Bolonha , diretora da Potiguar Turismo ( empresa que atende a CVC em Natal), e Ana Maria Costa, diretora da Anauê receptivo, acompanhadas do coordenador de guias da Potiguar, Thiago Dantas, estiveram no município de Santa Cruz, para uma visita técnica , nesta quarta-feira (15). A cidade fica a 122km de Natal e abriga a estátua de Santa Rita de Cássia , maior estátua religiosa da América Latina. Foram rececionadas pela secretária de Turismo de Santa Cruz, Marcela Pessoa e pela coordenadora de turismo, Silvia Ferreira . Durante todo o dia visitaram os principais atrativos turísticos, entre os quais o Museu Pinheiro Bezerra, acompanhados da diretora Cleudia Bezerra e a estátua de Santa Rita de Cássia, finalizando com uma reunião com a prefeita do município, Fernanda Costa.

Segundo a empresária Ana Maria Costa da Anauê receptivo, a cidade de Santa Cruz está pronta para receber os turistas . “Excelente produto, que, não tenho dúvidas encantará a todos “. A empresa levará um famtour com guias , disse Ana Maria. De acordo com Aninha, em breve será lançado um roteiro e que começarão a vender o produto. Ao final da visita , participaram de uma reunião com a prefeita do município, Fernanda Costa para discutir alguns pontos considerados estratégicos para atender grupos de turistas. Além da estátua de Santa Rita de Cássia, outro atrativo que encantará o turista, será o Museu Pinheiro Bezerra, que conta com um acervo sobre a história da cultura da vida local do nordestino.

Para a diretora da Potiguar Turismo, Decca Bolonha , a visita técnica foi importante para avaliar e preparar novos roteiros para atender romeiros católicos ou não. “É muito bom a cidade está pronta para receber os turistas, com infraestrutura, com alguns bons restaurantes e com qualidade para receber o turista”, disse Decca. Durante a visita, foi verificado junto a prefeita, a questão do estacionamento dos veículos que transportarão os turistas, sejam ónibus, mini vans, etc. Segundo Decca, a cidade está pronta para receber turistas e dentro em breve a economia vai se estabilizando e a estrutura vai se ampliando . “Nós faremos esse turismo até a cidade de Santa Cruz”, afirmou Decca. A secretária de turismo de Santa Cruz, Marcela Pessoa disse que esta visita, representa o início de uma grande parceria.

Visit USA 2018 acontece em abril e divulga nova programação
A edição 2018 do VISIT USA, evento oficial do turismo norte-americano no Brasil, será realizada nos dias 6, 9 e 12 de abril (sexta, segunda e quinta-feira), respectivamente em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. O evento é destinado a agentes de viagens e operadoras de turismo e as inscrições podem ser feitas aqui até o dia 3 de abril. Veja abaixo a programação completa.

Mais informações e lista de expositores no site: www.visitusa.com.br.

Mercado Municipal será entregue à população em junho de 2019, estima diretor-geral de Itaipu
O Mercado Municipal de Foz do Iguaçu (PR), em construção na área da antiga Cobal, na Vila A, deve ser entregue à população até junho de 2019, no mês de aniversário da cidade. A previsão é do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, que visitou o canteiro de obras na manhã desta quinta-feira (15), acompanhado do prefeito de Foz, Chico Brasileiro, e do diretor de Coordenação da binacional, Newton Kaminski.

“Essa é a nossa meta. Já estamos trabalhando na primeira etapa da obra, na parte de infraestrutura, e em seguida vamos lançar a segunda (e última) fase, contemplando a questão dos boxes, do estacionamento e outras melhorias. Queremos inaugurar em junho do ano que vem”, reforçou o diretor-geral.

A construção é uma parceria da Itaipu com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e prefeitura, com investimentos estimados de R$ 13 milhões. De acordo com Vianna, o empreendimento trará uma série de benefícios para a cidade, com repercussão na economia local. A expectativa é a criação de 500 postos de trabalho.

“O mercado vai ser uma opção de lazer para o morador de Foz do Iguaçu e um novo atrativo turístico para os visitantes. Teremos aqui restaurantes, lojas de artesanato, granjeiros, açougue, venda de produtos orgânicos. Enfim, será um mercado municipal completo”, afirmou.

Para o prefeito Chico Brasileiro, o empreendimento representa “um grande presente que Itaipu está ofertando para a cidade”. “É um presente para Foz e para o futuro da cidade, tendo em vista que o mercado é uma peça imprescindível para o seu desenvolvimento”, disse. “A família iguaçuense vai ganhar um espaço de convivência e o turista, aqui, poderá viver a cidade, interagindo com os moradores, com a gastronomia e com a cultura local”, completou.

O diretor de Coordenação, Newton Kaminski, antecipou que o edital para a segunda fase da obra deve ser lançado já no mês de abril. Até dezembro também deverão ser licitados os espaços comerciais. “Queremos que os concessionários possam ter tempo de se planejar. Quando estivermos na fase final de acabamento, com arborização e paisagismo, iluminação e o próprio estacionamento, os concessionários já poderão montar as suas estruturas”, afirmou.

Mais sobre a obra
A primeira fase das obras do Mercado Municipal tem duração de quatro meses e contempla a recuperação de toda a estrutura atual do prédio, com a substituição de calhas, esquadrias e armações metálicas, além da troca do telhado e paredes laterais por revestimento termoacústico – composto por chapas de alumínio e isopor.

A licitação para a segunda fase das obras ocorrerá simultaneamente à execução da primeira fase. Na etapa final será feita a instalação dos equipamentos internos (boxes e escritórios), infraestrutura hidráulica e elétrica e condicionamento de ar. Todo o investimento será bancado por Itaipu, que também é dona do terreno e do galpão. O espaço passará de 2.880 metros quadrados para 3.750 metros quadrados.

O projeto executivo, elaborado pelo PTI, prevê a instalação de 70 boxes moduláveis para atender cerca de 50 empreendimentos, incluindo hortifrutigranjeiros, açougue, peixaria, laticínios e frios, empório, bebidas, mercearia, quiosques e restaurante. Alguns empreendimentos, como restaurantes, poderão ocupar mais de um boxe – cada um terá de 14 a 50 metros quadrados.

Serão construídos ainda estacionamentos e rampas de acesso, para facilitar o fluxo de veículos e pedestres. O estacionamento terá 163 vagas para veículos, além de vagas para motocicletas e bicicletário.

Outra preocupação é dotar o prédio de soluções ambientalmente corretas, como aproveitamento da água de chuva e iluminação natural. No futuro, parte da energia poderá ser gerada por painéis fotovoltaicos.

 

Governador do RN, Robinson Faria com representantes do trade.

GOVERNO DO RIO GRANDE DO NORTE LANÇA CAMPANHA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA
É na esquina do continente, em um lugar de imensa riqueza natural, nas terras em que está fincado o Marco Colonial de Touros, que tudo inicia. Para onde o turista for, o destino dele começa aqui. Foi ressaltando esses privilégios que, em uma ação inédita, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, lançou a nova campanha turística do Rio Grande do Norte: “Tudo Começa Aqui”. O evento foi realizado na noite do dia 13 no Centro de Convenções, em Natal, com a presença do governador Robinson Faria, dos secretários de Estado Ruy Gaspar (Turismo)e Vagner Araújo (Ação Social/Governo Cidadão), de gestores públicos, representantes do trade turístico, imprensa e dirigentes de entidadesrepresentativas do turismo do RN.

O chefe do Executivo estadual destacou a realização da Campanha e a prioridade que o Governo deu para o setor. “Estamos deixando um legado para a posteridade, para o turismo que foi meta fundamentaldo nosso Governo, pois este é um dos segmentos que ajuda o nosso estado a crescer, gerando renda e emprego para o nosso povo. Essa campanha foi planejada com carinho para devolvermos a autoestima ao RN, restaurar o sonho, a esperança e o amor pelo nosso Rio Grande do Norte”, frisou.

Com investimento total de R$ 2,6 milhões, via recursos do programa Governo Cidadão, do Banco Mundial, a campanha “Tudo Começa aqui” integra uma das ações mais importantes do segmento turismo da história do Estado potiguar: O Plano Estratégico e de Marketing Turístico do RN. Desenvolvido através de um amplo estudo, o qual teve duração de um ano e meio, o Plano objetivou estimular a interiorização do turismo destacando as potencialidades dos cincopolos turísticos do estado, seja por meio do turismo religioso, histórico, de aventura ou gastronômico, aliando recursos de infraestrutura e planejamento promocional para o setor nos próximos 15 anos.

Ruy Gaspar lembrou que a campanha vem para expandir o mercado e o reconhecimento turístico. “Ela vai trazer uma forte revelação do RN, tanto para o Brasil, para o exterior e para nós, norte-rio-grandenses.Buscamos uma provocação histórica, teórica sobre o descobrimento do Brasil começar aqui”, afirmou sobre a inspiração temática da iniciativa.

A campanha é apresentada por meio de folders dos cinco polos turísticos – Costa das Dunas, Costa Branca, Agreste Trairí, Seridó e Serrano – de um vídeo, displays que serão alocados em aeroportos, shopping centers e estandes de feiras, além de itens promocionais, como sacolas e camisetas, que serão distribuídos nos eventos. Na ocasião, também foi apresentada a nova identidade visual que inclui um novo slogan e diretrizes gráficas que remetem ao estilo artístico do cordel e xilogravuras.

 

2º ENCONTRO INTERNACIONAL DOS PROFISSIONAIS DO TURISMO DE PORTUGAL
O sucesso do 2º Encontro Internacional dos Profissionais do Turismo de Portugal, idealizado e promovido por esta colaboradora do Brasil, tem tido grande repercussão, e devido ao sucesso, será realizado outro evento, atraindo profissionais de diversas áreas na cidade do Porto,em data a ser divulgada posteriormente. O segundo evento já conquistou profissionais que participam desde a primeira edição em Portugal, como os empresários da BYX Boat tours, Vasco Plantier Outeiro e Manuel Barroso, bem como a CEO da Maps4u, Ana Cláudia Esteves, Andreia Schultz da Schultz operadora, Eva Sjovall da Compass Brazil , Adriana Borges, diretora de vendas do grupo Vila Gale, além do presidente do grupo Vila Gale , Jorge Rebelo, Paulo Geirinhas, diretor de operações do grupo Vila Galé, presidente da Abav-RN, Abdon Gosson, presidente da Abih-RN, José Odécio, Telmiza Oliveira gerente comercial do Hotel Majestic, e o diretor da Travel One da Ilha da Madeira, Duarte Filipe Dantas . A eles um agradecimento especial. Seguem mais fotos: