Notícias do Brasil… por Cristina Lira

GOVERNADOR DO RN, ROBINSON FARIA, PRESTIGIA ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DO TURISMO DE NATAL

Lira1O governador Robinson Faria ministrou uma palestra durante um Encontro dos Profissionais do Turismo de Natal, realizado no SERHS Natal Grand hotel, na quarta-feira (9). Entre vários assuntos, o líder do Executivo estadual destacou as conquistas do RN no segmento a partir da redução da alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV), medida tomada logo no início da gestão.

“Com essa decisão, ampliamos nossos voos, recebemos mais turistas e injetamos R$ 200 milhões a mais em nossa economia”, destacou, acrescentando que os frutos agora colhidos são resultado de um governo técnico. A taxa de ocupação dos hotéis no RN cresceu 10% em comparação ao ano passado, e só neste ano, a CVC avançou 23% em volume de vendas para Natal.

Entre as conquistas, o governador citou os voos diretos para Buenos Aires, Milão e também para a Ilha do Sal, além da retomada de voos charters pela CVC, Azul, TAM e Visual. Os voos Natal-Belo Horizonte e Natal-Campinas também foram lembrados. “O turismo beneficia hoje 120 mil pessoas no nosso Estado e estamos trabalhando para ampliar ainda mais este número”, salientou.

Robinson afirmou ainda que o Governo está trabalhando em várias frentes. “O turismo tem que estar associado a outros fatores, como a segurança, que tem sido um ponto forte do nosso governo”, ressaltou, lembrando que o verão de 2015 foi o mais seguro dos últimos anos.

O evento dos profissionais de turismo, idealizado e promovido por esta cronista, jornalista Cristina Lira, tem como finalidade reunir profissionais  do segmento para networking e troca de ideias, focando em negócios. O Encontro já acontece em Natal há cinco anos. Também participou da palestra o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

Legenda: Secretário de Turismo do RN, Ruy Gaspar; Governador do RN, Robinson Faria e Cristina Lira

 

HUB

Durante o momento de sabatina, o governador também falou da disputa pelo Hub da Latan. “Esta é uma oportunidade de ouro que vai acelerar o desenvolvimento do nosso turismo e movimentar a economia do Estado”, afirmou. Para ele, o RN tem todas as condições técnicas para ser escolhido.

“Retomamos as obras dos acessos norte e sul ao aeroporto, reduzimos o ICMS do querosene de aviação e dispomos da refinaria Clara Camarão para dar suporte à produção de combustível. Nossa localização geográfica é outro diferencial. Temos a maior rede hoteleira do Nordeste, com 40 mil leitos, e a satisfação da ampla maioria dos nossos 2,5 milhões de turistas por ano”.

O evento contou com a presença da presidente da Emprotur, Ana Maria Costa, da presidente da ABAV-RN, Diassis Rosado, do presidente da ABIH-RN, José Odécio, do vice-presidente da Emprotur, Haroldo Azevedo Filho,  do diretor executivo da ABIH-RN, Márcio Guedes, das empresárias de turismo, Carmen Pujol, Ana Sonehara , Dorinha Nascimento , da gerente de contas do SERHS representando a diretoria SERHS,  da diretora da Potiguar turismo Decca Bolonha ,  Iury Vandré, representando o Secretário de Turismo de Natal, Fred Queiroz,  de Neiwaldo Guedes da ABEOC-RN, de Gustavo Porpino da Argus Eventos, entre outros convidados e imprensa.

 

SHERATON RESERVA DO PAIVA

Guido

Localizado em Cabo de Santo Agostinho, no litoral sul de Pernambuco, o Sheraton Reserva do Paiva Hotel & Convention Center, Recife, é cercado de belas praias e reservas naturais exuberantes. Nas proximidades, há escritórios empresariais, locais históricos, lojas e opções vibrantes de vida noturna. O hotel fica a aproximadamente 30 minutos do centro da cidade de Recife e 14 km do Aeroporto Internacional Recife/Guararapes-Gilberto Freyre (REC). O hotel conta com dois andares (o sexto e o sétimo) para clientes especias e com a exclusividade do Club Lounge, um lugar aconchegante para um café da manhã exclusivo, além de snacks e cafés, revistas e delicias num lugar privativo para reuniões de negócios ou a lazer.

Os restaurantes Grill e Reserva contam com a gastronomia ímpar. O restaurante Reserva aberto a noite, tem um jantar em estilo degustação da cozinha internacional elaborada pelo chef português Olivier da Costa, conhecido internacionalmente. Ele comanda nove restaurantes em Portugal. O cardápio, de culinária contemporânea , foi baseado no modelo do Olivier Restaurante Bairro Alto, em Lisboa, com um menu degustação. Os  pratos são servidos no estilo degustação que a pessoa nem sente e nem sai com fome. Pelo preço  de R$ 110, os clientes são servidos de cinco entradas frias, cinco quentes e uma das quatro opções de principais. Estive experimentando e aprovei a degustação. Vale a pena experimentar  e com atendimento 5 estrelas.

Outro diferencial é o seu Spa, Shine com profissionais altamente capacitados para realizar terapias e massagens, com toda uma infra-estrutura para atender aos mais exigentes públicos. O Sheraton também disponibiliza day use, para as pessoas que estão passando mas no entanto não querem ficar hospedadas. O Sheraton reserva do Paiva, vem trabalhando muito bem, recebendo em grande escala turistas da região Nordeste, com destaque para o Rio Grande do Norte, Alagoas,  Paraíba e do próprio estado de Pernambuco, explicou o gerente geral, o alemão Guido Stutz. Além do lazer , o resort vem sendo muito procurado para eventos em seu centro de convenções, que funciona independente da área de lazer , sem interferir no movimento dos hóspedes. E as vendas para o reveillon já dispararam com desconto até novembro, ressalta o diretor de vendas, Helder Marcelino e que promete ser um dos melhores com muitas novidades.

Legenda: Guido Frank Stutz, gerente geral e o diretor de vendas, Helder Marcelino

 

SERHS NA 43ªABAV- EXPO

 

Serhs

O grupo SERHS, que tem no Rio Grande do Norte, o SERHS Natal Grand hotel e o SERHS Villas da Pipa hotel, participará na 43ªABAV- EXPO Internacional de Turismo, que se realizará entre os dias 24 e 26 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP), incluindo o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios da Abracorp. O SERHS participará junto ao stand da Resorts Brasil. Representando o SERHS, estarão presentes a​ diretora de vendas Adriana Ferreira, ​o gerente de web e reservas, Valdir Rodrigues ​ e as gerentes de contas Carmen Mascia e Valéria Chelles. Nesta oportunidade, estarão divulgando os pacotes de Natal e Ano Novo.

 

Legenda: Serhs Natal Grand hotel

 

VILA GALÉ ECO RESORT DO CABO

CarlosFernandes

Do grupo português Vila Galé, o Vila Galé Eco Cabo de Santo Agostinho, localizado na beira mar em Suape, trabalha com o sistema All Inclusive que vem atraindo familias e grupos para passar o final de semana. Os finais de semana têm sido “bem movimentados”, explicou o gerente operacional,  Carlos Fernandes. Com um chef da região, no menu pode ser encontrado desde churrasquinhos a uma deliciosa feijoada e toda infra estrutura para atender familias com bebês. O turismo regional é forte no resort. Muitas familias e grupos de amigos escolhem o hotel despojado e bem alegre para passar o final de semana. Em estilo bem praiano, a beira mar, com uma areia branca e um mar lindo, também conta com um pier, com passeios terceirizados de lancha para os banhos nos arrecifes. O Vila Galé também conta com um spa, espaço para crianças brincarem e também oferece a opção do day use, além de restaurante a La Carte. As vendas para a noite de ano novo estão aquecidas, explicou Carlos Fernandes.

Legenda: Gerente operacional, Carlos Fernandes

 

MUITO ALÉM DO PARAÍSO DE FERNANDO DE NORONHA

ForteRemédios

O cenário paradisíaco de Fernando de Noronha, certamente, é um atrativo para quem está planeando a viagem até o arquipélago, mas as ilhas escondem, ainda, outras maravilhas, como ruínas e naufrágios, que revelam não só a história de Pernambuco, como também do Brasil. Um prato cheio para quem está em busca de aventura e conhecimento. Ao longo dos três quilômetros da trilha de Pontinha-Pedra Alta, por exemplo, é possível observar as Pedras Secas, responsáveis pelo primeiro naufrágio ocorrido no país, em 1503. A caminhada, que é obrigatoriamente acompanhada por um guia, começa próxima a Praia do Atalaia e termina na quase secreta Enseada da Caieira, situada no Parque Marinho de Noronha.

Os pousadeiros Gustavo Longman e Guilherme Luck, que mantêm as Pousadas EcoCharme na ilha, explicam que o título de “praia secreta” da Enseada se dá pelo fato de ela não estar presente nos roteiros turísticos da maioria das pessoas que visitam o arquipélago, além de ser a protegida dos moradores locais. “Muitos dos habitantes de Noronha têm uma espécie de pacto silencioso para não colocar a praia na rota dos turistas, deixando-a, assim, como área vip para os nativos”, comenta Longman. Quem resolver visitar o local, entretanto, poderá encontrar belíssimos traços do vulcanismo noronhoense e rastros do rio de fogo de correu por ali, deixando amontoados de cinzas em formato de cone. Por lá, também é possível observar a formação de esguichos que surgem por força da pressão da maré, produzindo um barulho encantador, que é conhecido por muitos como a respiração do mar.

Já na Ponta da Sapata, os turistas podem encontrar o naufrágio mais bem conservado do Brasil, a corveta Ipiranga, afundada em 1983. A rocha, que se projeta a mais de 70 metros de profundidade, é um conhecido perigo à navegação e alguns pesquisadores suspeitam que ela também tenha sido a responsável pelo naufrágio da Nau de Américo Vespúcio. A corveta tem praticamente toda a sua estrutura preservada e ainda é possível encontrar, em seu interior, quase todos os objetos e pertences que foram abandonados pela tripulação durante o naufrágio. Outro navio, o grego Eleane Stathatos, naufragado nos anos 30, também pode ser observado na ilha, na baía de Santo Antônio. Para Longman, essa é uma opção para quem quer conhecer as maravilhas escondidas de Noronha, mas não quer se arriscar no alto mar. “Por estar a apenas sete metros de profundidade, é possível chegar ao local a nado, praticando mergulho livre”, explica o pousadeiro, que também firmou parcerias para oferecer diversos passeios na ilha.

Por fim, as ruínas de Noronha contam a história das colonizações portuguesas e holandesas, através das construções preservadas da Vila dos Remédios, que constituem o principal núcleo urbano da ilha. O local cresceu nos arredores da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1772, pelos portugueses e abriga, ainda, as ruínas tombadas da Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios e o Espaço Cultural Américo Vespúcio, que contém reproduções de fotos antigas e textos que narram a história da ilha e explicam sua geografia e formação. Já a trilha do Jardim Elizabeth, com um pouco mais de 1 km de extensão, é uma herança dos holandeses. Nesse passeio, é possível observar os locais escolhidos para a aclimatação de plantas trazidas da Europa, explorando a mata noronhoense e terminando na popular Praia do Cachorro, que possui a melhor infraestrutura da ilha e é ideal para a prática de mergulho livre.

 

Legenda: Forte dos Remédios em Noronha