Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Abav-RN elege nova diretoria para o biênio 2023/2025. Antônio Neto é o novo presidente da Abav-RN

Associação Brasileira de Agências de Viagens, seccional do Rio Grande do Norte (Abav-RN) tem nova diretoria . A chapa “Comprometimento e Responsabilidade”, encabeçada pelo diretor da Foco Operadora, Antônio Neto, tendo como vice presidente, Luiz Leite, da Noronha Brasil foi a única chapa a concorrer ao processo eleitoral para o biênio 2023/2025 e foi eleita por aclamação nesta segunda-feira(30).

Antônio Neto substitui Michelle Pereira que teve à frente da presidência por dois mandatos e finaliza sua gestão depois de ter cumprido sua missão em colaborar com a entidade buscando o melhor para todos os associados.

Eis o discurso do presidente eleito:

O novo presidente da Abav-RN, Antônio Neto

“Agradeço muito a Deus por poder representar a classe a qual me orgulho em fazer parte. Tenham certeza que a oportunidade de discursar pela primeira vez em uma solenidade de posse como presidente desta Associação, marcará para sempre a minha história. Sei que grandes desafios nos aguardam, como também sei, que a nossa união e comprometimento, vão fazer desse biênio o melhor de todos os tempos. Na posição de Presidente, quero agradecer, em nome da ABAV-RN, a sra. Michelle Pereira por toda sua dedicação e contribuição fundamentais para a história dessa associação, e desejar a ela muita sorte, bênçãos, sucesso e presença contínua nas ações da ABAV-RN. Agradeço também ao amigo e meu Vice, Luís Leite, por literalmente embarcar nessa desafiadora missão”.

Segue diretoria eleita da Abav-RN para o biênio 2023/2025

Diretoria:

Antônio Neto e Luis Leite

Presidente, António Raulino de Oliveira Neto, Foco Operadora

Vice presidente, Edson Clementino Leite, Noronha Brasil

Secretário, Simone Motta da Nóbrega, Natal Sol

Tesoureiro, Maria Luz da Selva Lopes Pimenta, Pimentur

Diretor de eventos, Jarbiana Costa Pires, Anauê

Diretor de recetivo rodoviário, Carlos Magno dantas de Medeiros, Inarai Tour

Diretor de Património, José Carlos Lins de Matos, Trento empeend.

Diretor de assuntos de mercado, Luizabeth Domingos de Medeiros, KLP Turismo

Diretor de cursos, Ohara Costa Fernandes, Athenas

Diretor de Assuntos Especiais, Teresa Bianca Camara Bezerril Jácome, Teltur

Conselho Deliberativo:

Luis Leite, Michelle Pereira e Antônio Neto

Francisca de Assis Silva Rosado Holanda, Harabello

Michelle Pereira Silva, MIC Turismo.

Ana Carolina de Melo Costa, Sunline .

Klênio Francisco Torquato do Rêgo, KR Viagens

Conselho Fiscal – Titulares:

Aurilene Freire da Silva, Auritur

Wendell Godeiro de Morais Paiva, WRT Turismo

Francisca Macieli de Souza aquino, F M de S.Aquino (Noa Travell)

Conselho Fiscal – Suplente:

Rino eugênio Bordogna, Icaro Tour

Conselho de ética . Titulares:

Kalina Maria Cosme, Kalina Maria (Viaje.com)

Ann Jéssica da Nóbrega Gomes, Ampliar

Abdon Moisés Gosson, Arituba

Código de ética – Suplente:

João Batista Ribeiro Filho, JBS Tur

Embratur se reúne com Ancine para ampliar a promoção internacional do turismo audiovisual

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com o presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga, para conversar sobre o fortalecimento do turismo audiovisual no Brasil.

Equipe da Embratur apresenta ao presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga, projeto que visa fortalecer o setor do audiovisual e, a partir de filmes e séries, por exemplo, ampliar a promoção dos destinos brasileiros para atrair um maior número de turistas internacionais (Fotos: Renato Vaz/Embratur)

– O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com o presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga, para conversar sobre o fortalecimento do turismo audiovisual no Brasil. Entre os temas, Freixo estuda como fortalecer as “film commissions” locais e como criar uma film comission nacional.

Freixo destacou durante o encontro que a importância de aproximar o audiovisual do setor do turismo. “É um encontro que ajuda a promover o Brasil de diversas formas. A Espanha, a Coréia do Norte e Portugal são alguns dos países que têm trabalhado com essa estratégia e atingido bons resultados”, destacou.

O projeto a ser desenvolvido pela Embratur, com parceria da Ancine, visa fortalecer o setor do audiovisual e, a partir de filmes e séries, por exemplo, ampliar a promoção dos destinos brasileiros para atrair um maior número de turistas internacionais. “As films commissions são estruturas cujo objetivo é promover as qualidades e atratividades de um destino para receber filmagens, bem como podem contribuir para fortalecer a sinergia entre trade turístico e o setor audiovisual”, explica o supervisor de cultura e gastronomia da Embratur, Christiano Braga, que também participou da reunião.

O presidente da Ancine se colocou à disposição para ajudar a Embratur nessa articulação e destacou a importância de uma coordenação para que o país ocupe espaço nas produções internacionais. Freixo também já se reuniu com outros órgãos para tratar do tema.

Na última sexta-feira (27), por exemplo, esteve com a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, para falar sobre projetos da Embratur e o fortalecimento do turismo audiovisual estava na pauta. Tarciana destacou que a Asset, empresa da instituição que faz gestão de fundos, apoia projetos cinematográficos do país e pode ser um ator importante.

Edital
Até o dia 7 de dezembro, o ‘Edital de Curtas-Metragens Brasil com S’ recebe inscrições de projetos para a produção de obras audiovisuais que promovam o Brasil como destino turístico.

A iniciativa inédita da Embratur irá apoiar financeiramente cinco projetos de curtas em formato de ficção, animação ou documentário. Os trabalhos irão passar por uma comissão julgadora constituída por representantes da Embratur e por especialistas nas áreas. Cada projeto selecionado terá R$ 60 mil para a produção do curta, totalizando um investimento de R$ 300 mil.

Club Med lança programa para incentivar talentos

Iniciativa oferece a oportunidade para artistas de diferentes áreas se apresentarem nas unidades da rede no Brasil e ganharem a hospedagem com acompanhante.

Uma das missões do Club Med é apoiar a cultura e o desenvolvimento de novos talentos nos locais onde seus resorts estão inseridos. Seguindo essa ideia, a rede desenvolveu o programa Club Med Live, que convida* artistas de diversas áreas a unir o seu dom a dias de descanso em lugares deslumbrantes. O projeto, que também funciona em outros países, já atraiu mais de 750 profissionais de entretenimento e bem-estar aos resorts brasileiros da marca somente no primeiro semestre deste ano.

Funciona da seguinte forma: o candidato se apresenta durante 3 horas por dia e, em contrapartida, fica hospedado com direito a um acompanhante adulto e uma criança de até 3 anos de idade em um dos três resorts do Club Med no país – Club Med Lake Paradise (SP), Club Med Rio das Pedras (RJ) e Club Med Trancoso (BA). Bandas (de música eletrônica, pop, samba, sertanejo, reggae e rock), pianistas, cantores solo e DJs, circenses, contadores de histórias, mágicos, dançarinos/professores de dança e Yoga são as categorias de atuação disponíveis no Club Med Live.

Para se inscrever, os interessados têm que acessar a plataforma Club Med Live e criar um perfil adicionando fotos, vídeos, links e outros materiais que destaquem o seu talento. Lá, também é possível selecionar os eventos do resorts que melhor atendem suas agendas. A equipe dos resorts terá acesso ao perfil dos candidatos e entrará em contato de acordo com a necessidade e disponibilidade das unidades.

*Os custos de passagem/transfer até os resorts são de responsabilidade do artista.

Novos voos semanais ampliam a conexão entre Brasil e África do Sul

Lançamento das rotas da South African Airways contou com a presença da secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes.

A partir de hoje (31.10) os sul-africanos que desejam conhecer o Brasil terão mais um incentivo. Após quase três anos sem voos diretos para o país, a companhia aérea South African Airways (SAA) voltará a voar duas vezes por semana para São Paulo. A autorização para operar no Brasil foi concedida pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em setembro. Nesta terça-feira estreia a rota entre a Cidade do Cabo e Guarulhos. Já no dia 6 de novembro será a vez do retorno da ligação direta de Johannesburgo e o Aeroporto Internacional de São Paulo.

Com essas novas opções, a companhia aérea sul-africana quer se consolidar como um hub no continente para os brasileiros. O lançamento dos novos voos aconteceu na Cidade do Cabo e contou com a presença da ministra de Turismo da África do Sul, Patricia de Lille, e da secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes.

A autorização da South African é mais um passo na aproximação do Brasil com a África, que vai ao encontro da orientação do presidente Lula de reforçar a relação do país com os países africanos. Esses novos voos vão reforçar o fluxo turístico entre as nações. “No último ano, pouco mais de 5 mil sul-africanos estiveram no Brasil. Em 2021, esse número foi de 708 turistas contra 5.366 brasileiros que vieram para a África do Sul. Um número muito aquém de todo o nosso potencial e a opção do voo direto ajudará na atração de mais visitantes sul-africanos”, avaliou a secretária executiva, Ana Carla Lopes.

Na ocasião do lançamento dos voos as representantes discutiram um plano de ação entre Brasil e a África do Sul para o ano de 2024. O foco será a expansão da malha aérea e a promoção das novas rotas.

LATAM é primeira aérea autorizada pela ANAC a decolar do Santos Dumont em dias com baixa visibilidade

A LATAM acaba de se tornar a primeira companhia aérea autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a realizar procedimentos especiais de decolagem no aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro). Trata-se da decolagem do tipo RNP AR DP, que permite a partida das aeronaves em condições meteorológicas de visibilidade reduzida. Segundo a ANAC, esta é uma “autorização inovadora, sem precedentes regulamentares no mundo, que traz um grande benefício para os usuários do aeroporto carioca que enfrentam frequentes interrupções e atrasos em voos por motivos meteorológicos”. Com uma média de 90 voos diários no Santos Dumont, a LATAM é a companhia que menos cancela voos no Brasil atualmente, com 98,73% de regularidade nos últimos 12 meses.

Rock in Rio anuncia novidades em ano de celebração dos seus 40 anos de história

Homenagem Especial aos 40 anos do evento no Réveillon de Copacabana, lançamento de livro, exposição imersiva e musical estão entre as ações comemorativas. Um filme sobre grandes encontros estreia na mídia nacional nesta segunda-feira,

Uma celebração de 40 anos a altura do evento que colocou o Brasil na rota da cena musical do mundo. Vai ter festa? Com certeza. Haverá grandes nomes da música nacional e internacional? Sem dúvida alguma. Será a maior edição de todas já realizadas? Para o Rock in Rio não existe a possibilidade de a próxima edição não ser a melhor de todas. Mas, como para quem viveu 1985, o ano em que tudo começou, esta foi a melhor edição da história do festival, a organização do evento dá início a um ano de magia e novas experiências homenageando a origem de tudo. A partir de uma campanha embalada ao som de “You Are So Beautiful”, de Joe Cocker, o Rock in Rio brinca entre o passado, o presente e o futuro para lançar “Rock in Rio 40 anos e para sempre”, reforçando que o maior festival de música e entretenimento do mundo está na memória afetiva dos fãs e faz parte de suas vidas. No próximo ano, o Rock in Rio vai celebrar quatro décadas de grandes encontros: entre artistas, a Cidade do Rock e seus fãs, entre amigos, famílias, ritmos e gêneros musicais. E para 2024, o público pode começar sua contagem regressiva não apenas para a Cidade do Rock, mas para dias de festa ao longo do ano. A primeira delas acontece na virada do ano, em um dos principais réveillons do mundo, o de Copacabana, quando o Rock in Rio será homenageado nesta grande festa. O festival também anuncia uma exposição interativa e imersiva contando seus 40 anos, além da publicação de um table book e um novo musical inspirado em toda sua trajetória.

“Será uma edição mágica. Nosso melhor artista nesta edição será nosso público. E sabe por quê? Pois é ele quem dá o tom da festa, que celebra cada minuto dentro da Cidade do Rock, com famílias inteiras, com avós, pais e filhos. Não à toa mal abrimos as portas e ele (o público) corre como se não houvesse amanhã para viver esta experiência. São dias de paz, de harmonia e sobretudo de união. A música tem este poder de unir e de transformar a vida das pessoas. Estamos preparando muitas novidades e elas começam já na virada para 2024, quando o nosso Rock in Rio será homenageado em um dos réveillons mais emblemáticos do mundo. Será uma edição de novas experiências e histórias, como as que ouço em cada nova edição. Fazemos parte da vida de milhares de pessoas, assim como o público faz parte do festival. A cada edição, a festa fica melhor e em 2024 vamos comemorar estas quatro décadas dentro e fora da Cidade do Rock. E vamos celebrar ao lado de quem nos ajudou a escrever cada capítulo dessa história, os nossos fãs, que continuam vibrando da mesma forma que em 1985, agora trazendo filhos e netos, fazendo da Cidade do Rock um lugar ainda mais especial”, celebra Roberto Medina, idealizador do Rock in Rio e presidente da Rock World.

O ano era 1984, quando este sonho começou a ser colocado de pé. Um festival de música, que nasce como uma campanha publicitária, deu voz a uma geração, promoveu a cidade do Rio de Janeiro como destino turístico, colocou o Brasil na rota dos shows internacionais e iluminou a plateia pela primeira vez. Nas décadas seguintes, ganhou o mundo — chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA), e tornou-se um verdadeiro parque de experiências, promovendo momentos únicos e inovadores para os fãs.

Roberto Medina conta que, em meio às dificuldades e aos dias de querer desistir, acreditar no sonho valeu a pena. “São quatro décadas de uma história que começou quando acreditamos em um sonho. Não foi fácil, teve dia de querer desistir, mas acreditamos, seguimos em frente e valeu a pena. Fomos longe, 22 edições somando quatro países, crescemos muito e sem perder a magia. Mostramos ao mundo a competência do brasileiro na realização de eventos e colocamos o país na rota dos shows internacionais”, ressalta.

Festa começa na virada do ano – Réveillon do Rio homenageia Rock in Rio

Transbordando os limites da Cidade do Rock, a organização anuncia uma série de celebrações para festejar as quatro décadas. Começando pelo Réveillon do Rio, conhecido como o maior show da virada do mundo, em Copacabana. O público que estiver na praia de Copacabana, ou assistindo pela televisão, poderá acompanhar uma homenagem da Cidade para o festival, que carrega seu nome pelo mundo afora e que a cada novo evento gera um impacto econômico significativo para o Rio de Janeiro, além de gerar empregos. Um show muito especial embalará as areias e iluminará o céu da praia mais icônica do Brasil, com hits emblemáticos do Rock in Rio, declarado Patrimônio Cultural Imaterial pelo Estado do Rio de Janeiro, e novidades que prometem surpreender.

Rock in Rio anuncia Exposição, Livro e ainda um novo Musical para 2024

Ao longo do próximo ano e à altura dessa história grandiosa, o festival prepara uma exposição imersiva e interativa, que celebrará o passado e lançará um olhar sobre o futuro do Rock in Rio por meio de peças, objetos e dinâmicas que contam a história dos 40 anos e que ao mesmo tempo refletem sobre o futuro, num ambiente lúdico e mágico.

Outra novidade será o lançamento de um novo table book, sob a perspectiva da arte do sonhar e fazer acontecer, o livro trará fotos, histórias e muitas curiosidades sobre o evento. Um item de colecionador para os amantes do festival.

Se o Rock in Rio de 2022 ganhou o espetáculo Uirapuru e o The Town abrigou o “The Town, O Musical”, na edição que celebra os 40 anos do festival não será diferente. Uma nova produção Rock in Rio Originals, trará o evento e o Rio de Janeiro como narrativa. Com criação de Roberto Medina, direção musical de Zé Ricardo, roteiro e direção artística de Charles Möeller, este projeto ganhará vida dentro e fora da Cidade do Rock.

Na Cidade do Rock, a organização anuncia novidades para a celebração de 40 anos

No ano da celebração dos 40 anos do Rock in Rio, quem também virá em maior tamanho será o Palco Sunset. Pela primeira vez na história do festival, o palco dos grandes encontros, queridinho do público e da crítica, terá a mesma boca de cena que o gigante Palco Mundo, reforçando toda a sua potência e igualdade.

Já o Palco Mundo, com uma megaestrutura de 104m de frente e 30m de altura, para 2024 receberá novidades na cenografia. Várias surpresas prometem encantar e gerar uma conexão com o público, além de oportunidades de selfies, com um visual dinâmico que trará ainda mais beleza para a Cidade do Rock.

Grandes encontros que acontecem na Cidade do Rock marca o primeiro movimento de comunicação do Rock in Rio 40 anos e para sempre

Inúmeros foram os momentos marcantes de cada uma das 22 edições do festival, no Brasil ou no exterior, começando pela Lama, pela iluminação da platéia pela primeira vez até a edição do reencontro, em 2022. Como primeira grande campanha de uma edição tão emblemática, o Rock in Rio carrega na emoção, marca registrada da sua relação com o público os fãs para este lugar totalmente mágico, fantástico e que faz parte da vida de boa parte dos brasileiros: a Cidade do Rock. A proposta criativa do filme é trabalhar a esfera dos grandes encontros, que acontecem na Cidade desde a primeira abertura dos portões, no dia 10 de janeiro de 1985. O filme traz a história do grande encontro entre um casal que se conheceu na primeira edição em 1985 e, desde então, foram em todas as outras edições, com o Rock in Rio fazendo parte das principais fases de vida deles e com a neta pequena continuando essa paixão. É uma história de amor entre eles e pelo Rock in Rio, mostrando que o festival é passado de geração para sempre, ele é para sempre. Junto com a campanha, O Rock in Rio convida o público, grande protagonista desta trajetória, a comemorar usando a plataforma “Nossas Histórias”, que será lançada no dia 08 de novembro e onde o festival, com a ajuda do fã, vai reunir milhares de histórias dos encontros que a Cidade do Rock promoveu. Será a oportunidade de os fãs do festival compartilharem na plataforma seus momentos mágicos vividos nessas 22 edições do Rock in Rio — nove no Rio de Janeiro.

Sobre o Rock in Rio

1984 marca o início das preparações para a primeira edição do evento idealizado por Roberto Medina e que hoje, 40 anos depois, é considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo – o Rock in Rio. A história do evento se entrelaça com a do entretenimento no Brasil, sendo responsável por colocar o país na rota dos eventos internacionais, já que pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa magnitude. Em uma área de 250 mil m2, em Jacarepaguá, durante dez dias, 1 milhão e 380 mil pessoas foram iluminadas pela primeira vez e começaram a fazer parte do grande espetáculo. No palco — o maior do mundo na época, com 80m de boca de cena — 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o festival ganhou o mundo chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA).

Desde a primeira edição, já gerou 265 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2022, um impacto econômico de mais de 2 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Também no ano passado, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 11.2 milhões de visitantes, que assistiram a 3.816 artistas em 130 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, mais de 64 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais apenas em 2022 e mais de 12 milhões de fãs online.

Gerando impactos positivos nos países onde é realizado e consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. O festival investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. Apenas na Amazônia, 73 milhões de árvores foram plantadas. A marca foi pioneira em ter a certificação ISO 20121 — Eventos Sustentáveis e, em 2022, começou a trabalhar ambiciosas metas para 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O ano de 2024 será de muitas comemorações para o Rock in Rio. O ano em que tudo começou, 40 anos depois, dá início às celebrações. E a festa brasileira já está marcada: 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, no Parque Olímpico, Rio de Janeiro; e a lisboeta também: 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, no Parque Tejo. Das 22 edições anteriores, nove ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2022), nove em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018 e 2022), três na Espanha (2008, 2010 e 2012) e uma nos Estados Unidos (2015).