Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Grup SERHS marcou presença na WTM Londres 

Grup SERHS esteve presente na WTM Londres e expondo no estande da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional de Turismo). Esse é um evento de renome que começou no dia 6 e se estendeu até dia 8.

Representando o SERHS Natal Grand Hotel & Resort, contou com a participação do Diretor de Operações do grupo SERHS, Bernat Bagó, e da Diretora da SERHS Hotels, Martina Miranda.

Durante a WTM Londres, uma das feiras de turismo mais importantes do mundo, os representantes do grupo SERHS estiveram fortalecendo laços com o mercado, estabelecendo contatos com agências e operadores, e apresentando ao público novos produtos e experiências como a SERHS Experience Suites, que é a ressignificação dos termos ‘conforto’ e ‘exclusividade’. Idealizada para lhe proporcionar uma experiência memorável que é um verdadeiro sonho. Com estrutura ampla, moderna e espaçosa, conta com serviços e comodidades singulares, desde transfer privativo até a gastronomia única dentro da acomodação, adega de vinhos e massagem relaxante. Você vai se sentir tão especial, que não vai querer sair delas um só minuto.

Este resort de luxo, com 395 apartamentos, e está localizado na Via Costeira, próximo à deslumbrante praia de Ponta Negra, em Natal, no estado do Rio Grande do Norte.

Festuris gera mais de mil empregos e movimenta setor turístico no Brasil e exterior

A melhor feira B2B de turismo das Américas iniciou nesta quinta, dia 9, em Gramado

A três dias do seu início, a montagem dos estandes do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado entra em ritmo frenético. Com os corredores e espaços já definidos, a estrutura de estandes está sendo montada por empresas especializadas que movimentam centenas de pessoas direta e indiretamente, entre marceneiros, eletricistas, equipes de limpeza, segurança e outros profissionais envolvidos na tarefa de dar vida à maior feira de negócios turísticos da América Latina.

De acordo com Eduardo Zorzanello, CEO do evento, cerca de mil empregos diretos e indiretos o evento gera. Para a montagem dos mais de 26 mil m² de área construída, 40 montadoras estão no Centro de Eventos. “São muitas frentes de trabalho para realizar o Festuris, são 35 edições e, a cada ano, esse número aumenta”, comenta Zorzanello que fica à frente de toda a execução de montagem no Centro de Eventos Serra Park.

Com mais de 20 anos de atuação somente com o Festuris, Cesar Lima, diretor da Concept Stands, de Santa Catarina, diz que este é o maior Festuris em espaço e volume de materiais de todos os tempos. São três pavilhões e mais uma estrutura na área externa do Serra Park. Com a Concept, César acompanha a feira há 10 anos, mas já trabalhava desde a 15ª edição da feira com outra empresa. “A gente fica feliz em acompanhar de perto este crescimento, que acontece a cada ano”, afirma César.

Lima se diz satisfeito principalmente com a recuperação do setor de eventos após a pandemia, quando quase todas as empresas montadoras de eventos tiveram problemas em decorrência das restrições de algumas atividades econômicas. No Festuris, a Concept oferece a montagem básica de estandes, além de desenvolver e executar projetos especiais. Somente este ano a empresa está envolvendo mais de 100 pessoas entre profissionais da sede e trabalhadores no Complexo do Serra Park. “É muita gente envolvida na montagem e desmontagem desta estrutura”, aponta César, comemorando este momento histórico do evento e do setor turístico brasileiro.

Edição histórica

Desde a solenidade de abertura até o último evento na noite de sábado, o turismo brasileiro viverá um momento histórico com a celebração das 35 edições do Festuris comemoradas este ano. Como ocorre desde a primeira edição, tudo está sendo preparado para que o Festuris mantenha a condição de principal evento de negócios de turismo da América Latina. Mais informações em festurisgramado.com e nas redes sociais @festurisgramado.

O patrocínio do Festuris é da CVC e do Sebrae, o evento conta como anfitriões a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul, e o Uruguai é o país convidado de honra. Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto, a móveis Real Wood Concept, Miroh Chocolates, vinícola Lídio Carraro. O Pompéia Ecossistema de Saúde assina como assistência médica oficial do evento. Apoio da CNC. Informações www.festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.

Experiências culturais e gastronômicas vão movimentar o Festuris 

Espaço Food & Drinks ganha área externa com o melhor das carnes gaúchas e uruguaias

Assado do Uruguai

A gastronomia tem conquistado cada vez mais destaque no turismo. Não é para menos que ela tem sido um dos fatores que contribuem na decisão do viajante no momento em que define o destino que deseja conhecer. E, segundo dados do Ministério do Turismo, mais de 95% dos viajantes internacionais que visitam o país avaliam positivamente a culinária dos destinos brasileiros.

Por isso, o segmento tem um espaço relevante dentro do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado que ocorre de 9 a 12 deste mês. O Food & Drinks Experience é um espaço que tem como objetivo apresentar destinos e roteiros gastronômicos, oferecendo uma experiência sensorial, reunindo sabores e aromas.

Nesta edição histórica do Festuris, serão oferecidas experiências dentro e fora do Pavilhão Araucária. O ambiente criado dentro da feira contará com degustações, venda de produtos únicos e selecionados, aulas-show, conteúdo especializado e muito networking. É um espaço que reunirá chefs talentosos e culinárias autorais, étnicas, regionais, e sustentáveis, confirmando o grande valor que a gastronomia tem hoje no setor de turismo.

Churrasco e parilla unem destinos

Um dos méritos da gastronomia é aproximar destinos, principalmente aqueles que estão ligados por uma mesma iguaria, como a carne. É o caso do Uruguai (país convidado) e Rio Grande do Sul (Estado anfitrião), em que se destacam a parrilla e o churrasco, respectivamente. O valor destas culinárias será apresentado na parte externa do Pavilhão Araucária. Ali, Churrasqueiros da capital gaúcha, Porto Alegre, que ostenta o título de Capital Nacional do Churrasco, apresentarão o preparo da típica culinária gaúcha. Já os parrilleros uruguaios trarão um elemento muito importante da sua Identidade cultural, os cortes especiais de carne. “Será uma experiência gastronômica abraçando as duas culturas em que os participantes poderão degustar o melhor dos assados”, comenta Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

Programação da Arena Gastronómica

Dia 10

13h00 – Gastronomia de Portugal

A gastronomia portuguesa oferece doces ricos, frutos do mar abundantes, vinhos deliciosos, uma variedade imensa de frutas e legumes, além de carnes de todos os jeitos e para todos os gostos.

14h – Cozinha de natureza

Chef de cozinha, agricultor e pesquisador, Rodrigo Bellora é natural de Bento Gonçalves e é idealizador do conceito Cozinha de Natureza, como uma forma de pensar e criar a gastronomia.

15h – Ressignificação da cozinha

Marcos Livi, Chef gaúcho radicado em SP, apaixonado pelo fogo e através dele tem ressignificado a imagem da cozinha do Sul

16h00 – Cozinha sustentável

Chef Marcelo Cancino, que atua no sentido de transformar a vida de pessoas e negócios promovendo a gastronomia sustentável e o consumo consciente através de cursos, consultorias e eventos personalizados, beneficiando toda a cadeia produtiva e fortalecendo a economia.

17h – Gastronomia do Uruguai

Suculentos churrascos a deliciosas empanadas.

DIA 11

13h00- Gastronomia do Uruguai

Suculentos churrascos a deliciosas empanadas.

15h00 – Ressignificação da cozinha

Marcos Livi, Chef gaúcho radicado em SP, apaixonado pelo fogo e através dele tem ressignificado a imagem da cozinha do Sul

16h00 – Cultura nortista

Com o chef Artur Báez. Tem 15 anos de experiência, realiza um trabalho totalmente comprometido com a valorização da cultura nortista através da gastronomia.

Melhor Chef de Cozinha 2022 Prêmio Líder; 1° lugar ‘Bora pra cozinha 2023, maior concurso gastronômico da região Norte; e 3º lugar Top Chef Brasil, maior reality de gastronomia do mundo

Sobre o Festuris

O Festuris – Feira internacional de Turismo de Gramado acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park. A solenidade de abertura, reconhecida pelo trade como um grande espetáculo que dá as boas-vindas aos participantes, acontece no Palácio dos Festivais, na quinta, dia 9.

O evento tem o patrocínio de CVC e Sebrae, conta como anfitriões a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul. O Uruguai é o país convidado de honra. Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto, a móveis Real Wood Concept, Miroh Chocolates e Vinícola Lídio Carraro. O Pompéia Ecossistema de Saúde assina como assistência médica oficial do evento. Apoio da CNC.

Informações www.festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.

“É uma conquista para todas as mulheres empreendedoras do turismo”, diz Marta Rossi ao receber Medalha de Mérito

É uma conquista para todas as mulheres empreendedoras do turismo”, diz Marta Rossi, ao receber Medalha de Mérito. Academia Brasileira de Eventos e Turismo reconhece trabalho de empresária na véspera do Festuris.

A trajetória profissional de Marta Rossi no setor de turismo, foi reconhecida novamente, desta vez com a Medalha de Mérito da Academia Brasileira de Eventos e Turismo. Em cerimônia carregada de simbolismos e emoção, a homenagem ocorreu na noite desta quarta-feira (8), no plenário da Câmara de Vereadores de Gramado, e foi entregue pelo presidente da entidade, o jornalista Sérgio Junqueira.O presidente da academia lembrou o esforço de Marta e sua sócia Silvia Zorzanello para divulgar o evento em todo o Brasil, na década de 90, participando de feiras e realizando ações para divulgar o evento. Lembrou que Marta é a primeira mulher homenageada pela academia e a única pessoa fora do eixo Rio São Paulo a receber esta medalha.Em nome dos Acadêmicos, Milton Zuanazzi traçou uma relação entre medalha.Em nome dos Acadêmicos, Milton Zuanazzi traçou uma relação entre o povoamento do Rio Grande do Sul, especialmente da Serra Gaúcha, com a vida da família de Marta Rossi. Ele citou que os pais dela, Otávio e Anita, saíram na localidade de Linha Morro Agudo, interior de Gramado, para se estabelecer com o Café Cacique no centro de Gramado. Mais tarde criaram o Hotel Vovó Carolina. “Foi este empreendedorismo que Marta herdou e carrega até hoje”, comentou. Milton citou, ainda, a eleição de Marta como princesa de uma das Festas das Hortênsias “demonstrando ali o seu esforço para contribuir com a sua cidade”. Milton ocupa a cadeira 36 na Academia, que tem Sílvia Zorzanello como patrona.Após a saudação, agradecimentos, e destacar a sua trajetória, Marta Rossi disse: “Sou plural, não sei caminhar sozinha e acredito, profundamente, na força da diversidade para alçar vôo. O homem é um ser social, não é uma ilha, precisa da troca e do afeto para transformar”.A empresária fez uma relação entre a sua trajetória e a da cidade de Gramado. “Nasci em uma cidade que, já nos seus primórdios, aprendeu a dar voz de fala para todos, entendeu que parceria público privada deveria ser alinhada e que o turismo só seria bom para os visitantes, se fosse bom para seu povo, uma receita que deu certo”. Citou o exemplo dos pais, Otávio e Anita (falecidos recentemente) na construção dos seus valores pessoais e profissionais. “É um privilégio ser a primeira mulher a receber a medalha entre os 9 já homenageados. Esse reconhecimento é uma conquista e uma homenagem, não apenas para mim, mas para todas as mulheres empreendedoras do turismo. recebo como um aplauso ao potencial ilimitado das mulheres no setor”.

A Academia, por meio das indicações do seu Colégio Acadêmico, já outorgou medalhas do mérito acadêmico para personalidades como o ministro Walfrido dos Mares Guia (2013), o reitor Gabriel Rodrigues (2014), o presidente Fernando Henrique Cardoso (2015), o publicitário Nizan Guanaes (2016), o empreendedor Ozires Silva (2017), o empresário Armindo Dias (2018), o criativo Danilo dos Santos Miranda (2019), o empreendedor cultural Roberto Medina (2020) e o promotor de eventos José Victor Oliva (2021).

Marta Rossi
Em 1989, Marta deixou uma carreira sólida na hotelaria para associar-se com a amiga e também hoteleira, Silvia Zorzanello, para criar uma empresa organizadora de eventos. Assim, em outubro daquele ano, nasceu o Festival Nacional de Turismo de Gramado, hoje o consagrado Festuris. Com visão empreendedora, criou, desenvolveu ações nas áreas de turismo, eventos e cultura que elevaram o nome de Gramado e do Rio Grande do Sul no Brasil e no exterior.Crédito Gustavo Merolli

Coris marcará presença no Festuris com 14 executivos

Evento é uma excelente oportunidade para fechar novos negócios e estar próximo ao agente de viagens, principal canal de vendas da empresa

A Coris, uma das maiores empresas de seguro viagem do país e que recentemente ganhou dois novos selos do ‘GPTW – Melhor Empresa Para se Trabalhar’, vai marcar presença no Festuris 2023, que será realizado de 9 a 12 de novembro em Gramado, Rio Grande do Sul.

No total, 14 executivos da empresa participarão da edição deste ano. De acordo com Cláudia Brito, sócia-diretora comercial e marketing da Coris Brasil, o Festuris é uma excelente oportunidade para a Coris ampliar o networking com os agentes de viagens para fortalecer ainda mais a marca no mercado brasileiro.

“Mais uma vez, a presença da Coris no Festuris será de extrema importância para garantir o nosso sucesso. Iremos aproveitar os quatro dias de feira para estreitar o relacionamento com os nossos parceiros da região Sul e reforçar ainda mais os diferenciais da companhia”, destaca a executiva.

Há seis anos, a Coris marca presença no Festuris no Espaço Luxury, no qual é possível fazer reuniões com mais de 300 buyers especializados no segmento de luxo nacional e internacional.

Sobre a Coris

A Coris nasceu em 1988 como um Cartão de Assistência. Desde então, sua evolução foi constante e a marca virou sinônimo de confiança e segurança, passando a ser uma das seletas empresas a oferecer Assistência Viagem e Seguro Viagem aos seus clientes e parceiros. Em 2010, a Coris foi adquirida pelo Grupo APRIL, multinacional francesa com filiais em todo o mundo. Em 2020, a APRIL Brasil Seguro Viagem foi comprada pelos seus diretores, que decidiram relançar a marca Coris.

Completando em 2023 seus 35 anos de mercado e experiência no segmento, a Coris é especialista em Seguro Viagem e segue cuidando dos viajantes quando eles mais precisam. Por meio de sua rede de prestadores de assistência nacional e internacional, oferece exclusividade e excelência no atendimento, garantindo a segurança dos viajantes com os produtos e coberturas mais completos do mercado.

Hotéis da Accor nas Américas anunciam parceria com o selo SHe Travel Club, focado em segurança e conforto de mulheres viajantes

25 hotéis localizados nas Américas farão melhorias para garantir um ambiente receptivo e seguro para as hóspedes mulheres

A Accor, líder mundial em hospitalidade, tem como um dos seus pilares a equidade e empoderamento feminino na indústria hoteleira. Reforçando essa estratégia, o Grupo tem o prazer de anunciar sua colaboração com SHe Travel Club (STC), o primeiro selo independente e internacional que certifica hotéis de acordo com as necessidades femininas ao viajar, com foco especial em segurança e conforto.

O selo está conectado com o compromisso do RiiSE, comitê de diversidade e equidade de gênero da Accor. “Tornar nossos hotéis um ambiente inclusivo está no DNA da Accor. Por isso, a certificação SHe Travel Club reforça o empenho da marca em oferecer suporte e boas experiências para as mulheres viajantes, proporcionando um lugar onde todas possam se sentir bem-vindas, seguras e felizes”, comenta Magda Kiehl, vice-presidente sênior de Jurídico, Compliance & Segurança da Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy e líder do RiiSE para a região.

“O selo SHe Travel Club quer contribuir para abrir os olhos do setor de turismo, para que a igualdade de gênero seja uma prioridade tanto para as funcionárias quanto para seus hóspedes”, comenta Valérie Hoffenberg, fundadora do SHe Travel Club. As mulheres representam 64% dos viajantes globais, mas 9 entre 10 mulheres consideram que o setor hoteleiro ainda não apresenta uma oferta adaptada para elas.

A parceria entre a Accor e STC começou pela Europa e Ásia em setembro de 2022, com mais de 50 hotéis certificados. A Accor é a primeira rede hoteleira da região das Américas a implementar a certificação, iniciando com 25 hotéis. Atualmente, 18 hotéis já receberam seus certificados, que podem ser obtidos em três categorias: Silver, Gold ou Platinum.

Durante a auditoria são avaliados os serviços e produtos voltados para as necessidades femininas, que possam garantir mais segurança, conforto e os serviços necessários durante a hospedagem, incluindo desde itens como fechadura dupla para os quartos a kits de higiene pessoal, serviços de bem-estar com horários flexíveis e equipe capacitada para atender às necessidades das mulheres. A certificação é progressiva e os hotéis podem aprimorar e adequar os seus serviços para chegar ao nível máximo da certificação, que é o Platinum.

Confira os primeiros hotéis certificados da Accor na região das Américas:

*Certificado Gold: Mercure Salvador Rio Vermelho, Pullman São Paulo Ibirapuera, Novotel São Paulo Berrini, Mercure São Paulo Vila Olímpia, Novotel Buenos Aires, Sofitel Montevideo Casino Carrasco & SPA, Novotel Miami Brickell, ibis Copacabana Posto 5, Novotel Rio Janeiro Leme, Mercure Rio Boutique Copacabana, Sofitel Legend Casco Viejo Panama City e Swissotel Lima.

*Certificado Platinum: Santa Teresa Hotel RJ MGallery, Sofitel Buenos Aires Recoleta, Sofitel Bogotá Victoria Regia, Sofitel Mexico City Reforma, Grand Mercure São Paulo Itaim Bibi e Fairmont Rio de Janeiro Copacabana.

“Em todas as nossas marcas, a experiência do cliente dentro dos hotéis é um fator de extrema importância e, por isso, recebe um grande foco dentro da atuação do grupo. O fato de estarmos atentos às demandas de clientes e buscar atender a cada segmento de forma singular nos fez aprimorar, ainda mais, a jornada de viagem das mulheres, adaptando produtos e serviços a fim de garantir o maior conforto e segurança possível”, afirma Roberta Vernaglia, SVP de Marketing & E-Commerce da Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy.

Sobre a Accor

Accor é um grupo hoteleiro líder mundial, que oferece experiências em mais de 110 países em 5.500 propriedades, 10.000 locais de Alimentos & Bebidas, instalações de bem-estar ou espaços de trabalho flexíveis. O Grupo possui um dos ecossistemas de hospitalidade mais diversificados do setor, abrangendo mais de 40 marcas de hotéis de luxo a econômicos, bem como lifestyle com a Ennismore. A Accor está empenhada em adotar ações positivas em termos de ética e integridade nos negócios, turismo responsável, desenvolvimento sustentável, alcance da comunidade e diversidade e inclusão. Fundada em 1967, a Accor SA está sediada na França e listada na Euronext Paris (código ISIN: FR0000120404) e no mercado OTC (Ticker: ACCYY) nos Estados Unidos. Para mais informações, visite www.group.accor.com ou siga-nos no Twitter, Facebook, LinkedIn, Instagram e TikTok.

Sobre SHe Travel Club

SHe Travel Club é o primeiro e único certificado para hotéis voltado para as mulheres viajantes, que promete empoderá-las para viajar “seguras e felizes para qualquer lugar” (SHe: “Safe & Happy everywhere”). O selo foi fundado pela ex-diplomata francesa, empreendedora e especialista em igualdade de gênero Valerie Hoffenberg, depois que um estudo com 5.000 mulheres em cinco países (Reino Unido, EUA, França, Brasil e China), em parceria com a revista Marie Claire, constatou que 90% acreditam que os hotéis não adaptam seus serviços e instalações suficientemente para atender às suas necessidades.

Os hotéis pagam uma taxa anual para serem auditados e certificados pelo SHe Travel Club e recebem um certificado de Prata, Ouro ou Platina, com base em seu desempenho em quatro critérios principais: segurança, conforto, serviços & comodidades, refeições e entretenimento. Todos os hotéis devem atender a um conjunto mínimo de critérios para serem certificados, incluindo o fornecimento de um SHe signature Kit, mediante solicitação, no check-in, contendo removedor de maquiagem, removedor de esmalte e produtos de higiene.

Uma vez certificados, os hotéis são exibidos no site do SHe Travel Club e promovidos para mais de 300.000 mulheres por meio de campanhas de comunicação digital com os parceiros do selo, incluindo a revista Marie Claire, Professional Women’s Network, Great Place to Work e Serandipians By Traveller Made. A inscrição é gratuita e oferece às mulheres, e àquelas que se identificam como mulheres, acesso à coleção completa de hotéis certificados SHe, bem como códigos promocionais para ofertas exclusivas, dicas e guias de viagem.

Os membros podem filtrar a coleção de hotéis por destino, experiência – por exemplo spa, férias na cidade, litoral, férias econômicas ou negócios – e nível de certificação. Quando clicam em um hotel, elas veem a lista completa de serviços e instalações adaptadas para o público feminino disponíveis no empreendimento.

Ilha da Madeira participa do Festuris 2023

Destino estará no estande de Portugal, localizado no Espaço Luxury, junto com os parceiros Belmond Reid’s Palace e Savoy Signature

Entre os dias 9 e 12 de novembro, a Ilha da Madeira, território português localizado em meio ao Oceano Atlântico, estará presente na 35ª edição do Festuris, a ser realizada no Serra Park, em Gramado, Rio Grande do Sul.

Essa será a segunda participação da ilha no evento e, na ocasião, a Associação de Promoção da Madeira, junto com os hotéis parceiros Belmond Reid’s Palace e Savoy Signature, estará no estande de Portugal, localizado no Espaço Luxury, para apresentar a Madeira aos agentes de viagens brasileiros.

Além de se aproximar dos profissionais de turismo, a Madeira quer reforçar o seu posicionamento no mercado de luxo, segmento em que tem registrado o maior crescimento perante todas as regiões de Portugal.

A presença no Festuris é considerada estratégica, por se tratar de uma feira de extrema popularidade no mercado, no qual quase todos os operadores turísticos se reúnem para trocar conhecimento e firmar parcerias. Além disso, novembro é considerado um ótimo período do ano para fechar negócios e campanhas e estreitar relações para promoção em 2024.

Dando continuidade a estratégia de reforçar a presença da Ilha da Madeira no segmento high end, o destino pretende fazer ações de relacionamento com o mercado brasileiro em 2024, com sales mission, presença nas principais feiras de trade, entre outras ações em conjunto com os operadores turísticos.

Neste ano, o arquipélago concorre mais uma vez ao prêmio de “Melhor Destino Insular do Mundo”, na 30ª edição dos World Travel Awards (WTA). A Madeira já conquistou o prêmio de “Melhor Destino Insular do Mundo” oito vezes consecutivas e, em setembro de 2023, recebeu o prêmio de “Melhor Destino Insular da Europa”, na edição europeia dos WTA.

Além da categoria “Melhor Destino Insular do Mundo”, a ilha também recebeu a nomeação da Associação de Promoção da Madeira para o prêmio de “Melhor Tourist Board”. A votação para a edição de 2023 acontece até o dia 17 de novembro e pode ser feita pelo link: https://www.worldtravelawards.com/vote-for-madeira-islands-worlds-leading-island-destination-2023.

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas habitadas. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações acesse www.madeiraallyear.com.