Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Porto Seguro estima números recorde de turistas durante verão

A alta temporada em Porto Seguro traz expectativas grandiosas para a indústria turística do município. O município se preparou para isso, com a realização de obras de infraestrutura, logística, revitalização de equipamentos, promoção do destino no país e no Mercosul e o planejamento para eventos de verão, além de ações conjuntas da gestão pública e trade em trabalho de marketing em feiras.

Ao longo do ano, o destino Porto Seguro se posicionou no topo dos mais procurados no Brasil e na América Latina. A taxa de ocupação hoteleira é apontada pela ABIH como uma das melhores, com índices entre 70, 90 e em datas de feriados prolongados chegando a 100%. Com reservas firmadas até Carnaval, o desempenho se mostra robusto e promissor para o verão.

Embora a data do verão seja entre 22 de dezembro a 20 de março, a cidade testemunha desde o fim de novembro um fluxo intenso de turistas, comparando com o montante dos períodos de maior pico registrados em anos anteriores.

Os atrativos como as praias preservadas, o tempo ensolarado, os pontos turísticos, a estrutura hoteleira de ponta, a facilidade de conexão aérea ao destino com um grande número de voos fretados e dedicados, além dos convencionais, são estímulos para que escolham Porto Seguro em viagens de férias e de verão, bem como, segmentações turísticas como esportiva, gastronômica, religiosa, rural e eventos festivos são mais motivos para atrair, cada vez mais, maior número de turistas.

Entre as festas programadas pela Prefeitura estão festival de verão, as celebrações de Réveillon, festas religiosas como de Iemanjá e São Bráz, ensaios e esquenta de Carnaval, o Carnaval Cultural e o prolongado, lavagem do Cajueiro, entre outras, inclusive, as particulares que lotam os clubes de praias da Orla Norte e Sul.

O público de Porto Seguro vai desde turistas das regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste; região circunvizinha e a internacional, em sua maioria da Argentina, Paraguai, Uruguai, bem como, americanos e europeus demonstraram nas últimas temporadas a atração pelo destino.

De acordo com a Sinart, estão previstos 737 voos para o período de dezembro e 900 janeiro, totalizando em 260.000 desembarques; e serão 1.100 operações de pousos/ decolagens, chegando 4.500 passageiros no aeroporto Terravista, em Trancoso. Neste período, no Terminal Rodoviário a previsão é de 70.000 passageiros chegando. A estimativa do Portal do Turismo é que cheguem à cidade 1050 ônibus, micro-ônibus e vans com transporte coletivo com a média de 47 mil turistas, além de veículos próprios.

O vice-prefeito e secretário de Turismo, Paulinho Toa Toa, estima que meio milhão de pessoas venham ao destino neste verão, “gerando receita para economia da cidade que impacta a vida de todos os moradores, desde os centrais como dos bairros distantes”, aponta.

Trul Hotéis anuncia contratação de Erica Vacchi como gerente de Novos Negócios

A profissional tem mais de 20 anos da experiência na área comercial e em marketing e foi por cinco anos gerente de Novos Negócios da RCI Brasil

A Trul Hotéis, operadora hoteleira multimarcas, anuncia a contratação de Erica Vacchi como a nova gerente de Novos Negócios da operadora, neste mês de novembro. A profissional possui mais de 20 anos em experiência na área comercial e em marketing, sendo especialista também em expansão de rede.

Alguns dos destaques da carreira de Erica foram suas duas passagens pela RCI. Na última, foi por quase cinco anos gerente de Atendimento a Resorts e Desenvolvimento de Negócios. Na mesma rede, a profissional também executou funções de atendimento ao cliente e outros cargos relacionadas à área comercial, de negócios e ao marketing. Outra experiência bem-sucedida da profissional foi trabalhar na expansão da Movida Rent a Car no Brasil, que resultou na abertura de 170 lojas por todo o país.

Erica tem formação em Turismo e possui duas pós-graduações, uma em Marketing e outra em Gestão de Negócios. Ao longo de sua trajetória, conquistou três premiações importantes dentro da RCI por ter sido destaque em vendas na América do Sul nos anos de 2007 e 2008; e por reconhecimento ao seu trabalho de estratégia comercial na América Latina no ano de 2021.

Agora, assumindo um novo desafio profissional, Erica vai levar todo o conhecimento e experiência adquiridas ao longo de sua carreira para alavancar os negócios da Trul Hotéis, que está em franca expansão. “As conquistas que tive ao longo da minha trajetória de abertura e prospeção de novos negócios, gerenciamento de contas, expansão de redes e desenvolvimento de projetos e pessoas serão importantes para que eu possa colher mais frutos também junto à Trul. Nosso objetivo é conseguir cada vez mais expandir nacional e internacionalmente e ampliar nossa participação no mercado de multipropriedade e timeshare”, destaca Erica.

A Trul Hoteis é uma operadora hoteleira multimarcas, originalmente mineira, que conta com unidades em cinco estados brasileiros: Minas Gerais (MG), São Paulo (SP), Bahia (BA), Rio de Janeiro (RJ), Mato Grosso (MT). A rede também está com projetos em andamento em Santa Catarina (SC) e no Paraná. A operadora é também referência na atuação de conversão de empreendimentos em multipropriedade.

Sobre a Trul Hotéis
Criada em 2016 como uma operadora multimarcas com o conceito da customização hoteleira, a Trul chega ao mercado brasileiro com diferenciais, trazidos pelos anos de conhecimento nacional e internacional de seus fundadores nesse mercado. A empresa foca na necessidade e experiência do consumidor. Com DNA inovador, traz aos seus empreendimentos o foco na maximização dos resultados por meio das melhores práticas em gestão e NPS acima da média de mercado. A Trul já conta com 15 hotéis sob sua administração, espalhados pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Mato Grosso e em Tulum, no México. A rede está em franca expansão, tendo triplicado de tamanho em dois anos, no auge da pandemia em 2020 e 2021.

Turismo interno é principal impulsionador de viagens nas Américas, aponta pesquisa mundial da WTM

Segmento deve fechar o ano com valores 31% superiores aos obtidos em 2019; Brasil deve registrar crescimento de 118% no turismo doméstico

Um dos principais atributos da WTM London, parte do portfólio WTM, é o compartilhamento de dados, insights e tendências com potencial para apoiar todos os players desta indústria na tomada de decisão.

Esse compromisso foi reforçado com o lançamento do WTM Global Report, um compilado exclusivo de pesquisas internacionais que fornece uma análise aprofundada do desempenho do setor em 2023 e uma visão abrangente em relação às perspectivas em viagens de lazer nacionais e internacionais para os próximos anos.

Editado em parceria com pesquisadores da Tourism Economics, empresa da Oxford Economics, e divulgado durante a WTM London, realizada na última semana, o relatório utiliza um extenso banco de dados que abrange cerca de 185 países para fornecer as análises tanto sob a perspetiva de destinos turísticos quanto de mercados emissores e revelar dados relacionados a fluxos de visitação, noites e gastos. O documento também considera os impactos de desafios como inflação, redução do custo de vida, greves, escassez de pessoal e crises naturais, entre outros, na atividade.

O recorte dedicado às Américas mostra a recuperação dos negócios pelas empresas de viagens nos principais mercados, impulsionada pelo aquecimento do turismo interno. O relatório projeta que o segmento doméstico no continente americano feche o ano de 2023 com valores 31% superiores aos obtidos em 2019 e mostra todos os países com resultados melhores do que os apresentados no último ano antes do início da pandemia.

Na análise por país para 2023, o Brasil ocupa a terceira posição no turismo doméstico e deve mantê-la em 2024. A previsão é finalizar este ano com aumento de 118% sobre os resultados pré-pandemia – atrás do México, que deve ter aumento de 144%, e dos Estados Unidos, com projeção de crescer 130% nos gastos internos. Outro destaque vai para a Venezuela, sétimo mercado interno da região, mas que deve crescer 325% no doméstico em comparação com 2019.

Em relação à receção de viajantes internacionais, entretanto, as projeções mostram resultados aquém dos apresentados no pré-pandemia, tanto em volumes quanto em valores para o conjunto de mercados americanos. A expectativa é que a região receba 117 milhões de viajantes de lazer em 2023, número 4% menor em relação a 2019, com lucro 2% abaixo.

O relatório aponta que o lazer recetivo dos Estados Unidos, maior mercado da região, apresentará queda de 17% neste ano, mas irá se recuperar em 2024, quando deverá ficar 8% acima do resultado apresentado em 2019. Entre os destaques positivos, dois países figuram com projeções que os colocam em segundo e terceiro lugar no ranking das Américas: o México, com perspetiva de crescer 128% em relação a 2019; e o Canadá, com projeção de subir 107%.

Casa Valduga anuncia Vindima 2024

Com uma vivência completa do Vale dos Vinhedos, pacotes da marca brasileira incluem dois dias de experiências e imersão à cultura italiana trazida pelos imigrantes da Famiglia.

A Casa Valduga, marca do Grupo Famiglia Valduga, anuncia a venda dos pacotes para a Vindima 2024, período mais aguardado do ano pelos vitivinicultores e também pelos amantes do universo dos vinhos, quando ocorre a colheita das uvas e marca o início da produção dos exclusivos rótulos da marca. A programação conta com dois dias de experiências completas do Vale dos Vinhedos, inclusive com hospedagem no complexo enoturístico, promovendo uma imersão na enocultura e na história da imigração italiana na Serra Gaúcha.

A agenda para a Vindima 2024 é concentrada no mês de fevereiro, sempre aos finais de semana. O cronograma ainda prevê welcome drink, jantar ao ar livre, café da manhã sob as videiras centenárias, colheita com coral italiano, almoço, visitação às caves com degustação especial, jantar, entre outros programas.

“Nós estamos preparando tudo com muito carinho para receber nossos vindimeiros. Temos clientes que já nos prestigiam há mais de 10 anos e, normalmente, temos a honra de ser sede de muitas comemorações especiais, como noivado, aniversário de casamento, entre outras ocasiões. É um momento alegre e único, com café da manhã sob os parreirais e a pisa das uvas, atividades que nos levam a reviver os costumes, bem como as memórias da nossa região e da nossa Famiglia”, comenta, animado, Eduardo Valduga, diretor do Grupo, o qual atua pessoalmente como o guia da experiência.

A reconhecida Casa Valduga
Listada entre as 10 principais vinícolas do país, a Casa Valduga tem um portfólio seleto de vinhos e espumantes elaborados a partir do método champenoise (tradicional). A vinícola conta ainda com a maior cave de espumantes da América Latina e foi a primeira a desenvolver o enoturismo na região de Bento Gonçalves, com a criação do Complexo Enoturístico Casa Valduga, em 1992.

Prova disso foi a inauguração de uma das primeiras pousadas verticais, nomeada de 130, que é o nome da categoria de espumantes ícones e mais premiados da vinícola. Com vista para vinhedos, é a opção mais luxuosa do local, com uma paisagem fascinante emoldurada por uma atmosfera inspiradora. Além de um roteiro repleto de encantos naturais, os hóspedes do complexo podem visitar as caves subterrâneas na penumbra. A Pousada Casa Valduga adota práticas relacionadas à sustentabilidade, principalmente visando o uso racional dos recursos envolvidos, como diminuição do consumo de água e energia e o cultivo de hortaliças de forma orgânica.

Onde hoje é o Restaurante Maria Valduga, inicialmente era apenas uma pequena cantina do Sr. Luiz, o patriarca da Famiglia. Mantendo o propósito de bem receber a todos, o espaço homenageia a precursora da enogastronomia no Vale dos Vinhedos ao seu estilo: com fartura, simplicidade e muito sabor. As receitas feitas por Maria Valduga logo começaram a chegar aos turistas que buscavam, além de conhecer a vinícola, viver um resgate histórico e gastronômico.

Para outras informações ou reservas, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (54) 99269-2228.

SERVIÇO:
Vindima 2024 Casa Valduga
Quando: Pacote completo com 02 diárias de 02 a 25 de fevereiro, sempre aos finais de semana
Sexta-feira: Check-in, welcome drink e jantar ao ar livre
Sábado: Café da manhã nas parreiras (LUI); colheita – com coral italiano + entretenimento; almoço; café no porão da casa da Dona Maria – com coral italiano; apresentação teatral contando a história da Famiglia Valduga; pisa das uvas – no gramado em frente ao Centro de Eventos; visitação às caves e jantar harmonizado – menu especial da casa
Domingo: Café da manhã e check-out
Informações: [email protected] ou WhatsApp (54) 99269-2228

Sobre a Casa Valduga
Localizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), a Casa Valduga é reconhecida mundialmente por seu padrão de excelência e pela tradição na elaboração de vinhos e espumantes. Posicionada entre as dez principais vinícolas do País, também foi uma das pioneiras no desenvolvimento do enoturismo, com a criação do Complexo Enoturístico Casa Valduga. O portfólio de vinhos da marca Casa Valduga é composto pelos rótulos Luiz Valduga, Storia Merlot e Villa-Lobos Cabernet Sauvignon, Terroir e Terroir Exclusivo, Origem, Naturelle, além dos vinhos e espumantes Arte, complementados pelos clássicos Nature Sur Lie e Maria Valduga. Assista ao vídeo da Vindima 2024 em: https://www.youtube.com/watch?v=V0r9RYkGKeo

Sobre o Grupo Famiglia Valduga
Reconhecido mundialmente por seu padrão de excelência e sua expertise em inovação, o Grupo Famiglia Valduga é composto, atualmente, por seis empresas: Casa Valduga, Casa Madeira, Vinotage, Ponto Nero, Domno Wines e Brewine Leopoldina.

A vinícola Casa Valduga está entre as 10 principais elaboradoras de espumantes e vinhos do País e conta com a maior cave de espumantes da América Latina. Domno Wines, por sua vez, é a importadora que se dedica a trazer com exclusividade para o Brasil os rótulos mais consagrados do mundo; Ponto Nero é a marca do Grupo reconhecida pelo seu DNA inovador com seus espumantes em designers modernos, combinações ousadas e versatilidade de apreciação. A marca conta ainda com a submarca Becas, vinhos frisantes em lata que permitem degustações saborosas, descomplicadas e em doses na medida certa; Casa Madeira é a produtora de sucos, chás, geleias, antepastos e creme balsâmico, entre outros produtos gourmets; Brewine Leopoldina é a empresa que elabora cervejas artesanais, transformando-as em experiências especiais, desenhando o caminho perfeito entre os mundos enológico e cervejeiro e, por fim, Vinotage é a responsável pela formulação de produtos de autocuidado e bem-estar diferenciados graças à sua base com o óleo extraído da uva.

A sede do grupo fica em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos, local onde a Família Valduga instalou-se quando chegou ao Brasil.