Notícias do Brasil… por Cristina Lira

SKY Airline lança novas rotas diretas para o Chile a partir de Belo Horizonte e Brasília

● Com as novas rotas, a SKY passa a operar sete destinos no Brasil;

● Para comemorar o lançamento, a companhia aérea anunciou tarifas promocionais para os novos destinos. A rota Santiago – Brasília terá preços a partir de R$ 881 ida e volta + taxas de R$ 175, enquanto Santiago – Belo Horizonte terá preços a partir de R$ 639 ida e volta + taxas de R$ 180.

Foto @Álvaro Portillo

A SKY Airline reafirma seu compromisso com o Brasil e lança duas novas rotas internacionais no país: Belo Horizonte – Santiago e Brasília – Santiago, que iniciarão suas operações nos dias 15 e 16 de junho, respetivamente.

As duas rotas diretas funcionarão durante o inverno e terão três frequências semanais, com as quais se espera transportar mais de 7.500 pessoas por mês, promovendo assim o turismo entre o Brasil e o Chile, especialmente para os brasileiros que queiram esquiar no Chile ou simplesmente conhecer o país.

“O lançamento das rotas de Brasília e Belo Horizonte reforça nosso compromisso com o mercado brasileiro, onde já contamos com sete destinos. Estamos confiantes de que essas rotas serão muito atraentes e incentivarão os turistas brasileiros a virem ao Chile para aproveitar diretamente a neve”, diz Jaime Fernandez, Gerente de Vendas da SKY Airline.

Para comemorar o lançamento, a companhia aérea chilena oferecerá descontos promocionais até o dia 14 de janeiro. A rota Brasília – Santiago terá preços a partir de R$ 881 ida e volta + R$ 175 de taxas, enquanto Belo Horizonte – Santiago terá preços a partir de R$ 639 ida e volta + R$ 180 de taxas.

Os descontos estarão disponíveis até 14 de janeiro no site www.skyairline.com e no aplicativo SKYAirline.

Santiago é a capital do Chile e o centro financeiro, cultural e gastronómico do país. A sua localização geográfica é privilegiada devido à proximidade de centros de esqui de renome (a 50 minutos da cidade) e das praias da região de Valparaíso (a 90 minutos), onde se destaca Viña del Mar, entre outras atrações.

Sobre a SKY Airline
A SKY é uma companhia aérea chilena de baixo custo com 22 anos de história e, em 2023, esteve presente em nove países da América. Opera nacional e internacionalmente a partir de suas subsidiárias no Chile e no Peru, transportando mais de 50 milhões de passageiros até o momento.

Em 2023, foi reconhecida pelo terceiro ano consecutivo pela CH-Aviation, como a companhia aérea com a mais nova frota de aeronaves da América do Sul e a quarta no mundo. Da mesma forma, obteve o prêmio nacional de satisfação do cliente no Chile, na categoria Companhia Aérea.

Curitiba é eleita a cidade mais inteligente do mundo e se torna referência para o setor turístico

Tendência crescente, os Destinos Turísticos Inteligentes (DTI’s) impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas.

Ações e programas de planeamento urbano voltados ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental fizeram de Curitiba (PR), a cidade mais inteligente do mundo, segundo o World Smart City Awards, prêmio concedido pela Fira Barcelona, na Espanha. A honraria é considerada uma das principais nas áreas de inovação e cidades inteligentes.

Com a implantação de soluções para manter a construção de uma cidade mais sustentável e inovadora, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), Curitiba se destacou sendo a quinta vez que a capital paranaense ficou entre as seis cidades mais inteligentes do mundo, finalistas do prêmio.

Como uma tendência crescente na indústria do turismo, Destinos Turísticos Inteligentes (DTI’s) é uma estratégia desenvolvida na Espanha que ajuda as cidades a darem maior visibilidade aos atrativos turísticos, com a implantação de tecnologias que tornam os destinos mais acessíveis e sustentáveis. No Brasil, a metodologia, foi adaptada à realidade brasileira, sendo implantada pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Cidades del Futuro.

No país, o DTI é desenvolvido tendo como foco nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte e Criatividade. As cidades que se dispõem a implantar as diretrizes para tornar os seus destinos mais atrativos, adquirem o selo DTI após 80% dos requisitos cumpridos pelo plano de transformação.

Recentemente, dez novas cidades brasileiras receberam a certificação DTI em Transformação. As cidades de Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Ponta Grossa (PR), Santos (SP), Joinville (SC), Vila Velha (ES), Fortaleza (CE), São Luís (PI), Gramado (RS) e Bonito (MS) cumpriram todas as etapas previstas no edital do MTur e receberam o selo. Belo Horizonte (MG) também foi contemplada pela iniciativa própria de desenvolver um plano de transformação seguindo a metodologia DTI Brasil.

SOBRE O DTI – Um Destino Turístico Inteligente é aquele que gere seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável, comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas. Além disso, para fazer parte dos Destinos Inteligentes o município precisa se esforçar em resolver problemas de áreas como segurança, acessibilidade, infraestrutura, comunicação, marketing, entre outras, de forma inovadora e com o uso de tecnologias.

Com decoração até 20 de janeiro, Natal nas Montanhas de Monte Verde (MG) já recebeu mais de 180 mil turistas

Com o tema “Contando Histórias, Desenhando Sonhos”, evento segue durante o início de 2024, encantando e emocionando os visitantes.

Decoração mantida e passeio ciclístico beneficente são atrações de janeiro do Natal nas Montanhas (Fotos: Tom Araújo/Prefeitura de Camanducaia/MOVE)

Consolidado como um destino nacional de Natal, Monte Verde (MG) recebeu mais de 180 mil turistas desde o início da programação do “Natal nas Montanhas, Contando Histórias 2023”, em 29 de novembro, de acordo com a Secretaria de Turismo de Camanducaia. E para quem ainda deseja se encantar, a decoração do distrito será mantida até o dia 20 de janeiro, quando acaba o evento.

“Estamos realizando mais uma edição de sucesso do Natal nas Montanhas, preservando a decoração para encantar aqueles que visitarem o nosso distrito em janeiro. Esse foi um pedido dos turistas nos anos anteriores, que conseguimos realizar nesta edição”, ressalta Rebecca Wagner, presidente da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), que realiza o evento há quatro anos com o apoio da Prefeitura de Camanducaia.

Neste ano, o tema do Natal nas Montanhas é “Desenhando Sonhos”, uma homenagem a Jaime Pina, que eternizou a história de Camanducaia em textos e desenhos. A decoração é assinada pela cenógrafa Carla Joner, responsável por criar uma atmosfera de acolhimento aos turistas a partir das imagens desenhadas por Jaime Pina.

Além das atrações culturais promovidas em dezembro e da tradicional decoração, a programação do Natal nas Montanhas conta, também, com o “Pedal Luz”, que acontecerá no próximo dia 14, com percurso de 34 km para adultos, e um específico de 7 km para as crianças. De caráter beneficente, o evento convida os seus participantes a doarem alimentos, que serão destinados ao abrigo do município de Camanducaia. Mais informações sobre as inscrições no site e pelo telefone: (35) 98848-1943.

Atrações culturais
Quem visitou Monte Verde em dezembro se emocionou com as apresentações culturais gratuitas que ocorreram ao longo do mês. Entre os destaques estiveram a Casa do Noel, o Despertar das Luzes e as apresentações de dança e música. Além disso, os visitantes puderam aproveitar, gratuitamente, as oficinas de pintura Bauer.

O Natal nas Montanhas é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura por meio do patrocínio da Companhia Melhoramentos (patrocinadora master), da Passalacqua, da Copasa, da Arteris e da Energisa. Além disso, o evento conta com apoio das seguintes empresas e entidades: Sebrae, Bauducco, Nova Minas, Desbravadores, OPX Incorporadora, EPTV, G1, Ser Mineiro, Home Fibra, ACMV, Circuito Serras Verdes, Natal da Mineiridade, WGO Comunicação, Idea Publicidade e Fundação Cultura da Energisa. Realização: MOVE, Prefeitura Municipal de Camanducaia, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sobre a MOVE
Entidade associativa, apartidária e sem fins lucrativos, a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) foi criada no início de 2020 para promover o desenvolvimento econômico sustentável e ético do distrito de Monte Verde, polo turístico que pertence ao município de Camanducaia (MG), tornando-se referência no país. A agência atua com o objetivo de fortalecer e dar voz ao empresariado, a fim de potencializar a vocação turística local sob os seguintes escopos: hotelaria, comércio, recetivos, alimentação, ambiental, social, industrial, esportivo, artístico e cultural. Tem, ainda, como valores, a participação da sociedade na tomada das decisões e o cuidado e a valorização da paisagem e da cultura local. Atualmente, com mais de 160 associados, a MOVE apoia e oferece auxílio estratégico a empresas, ao poder público e à comunidade para o enfrentamento de desafios comuns; identifica, fomenta e divulga oportunidades de investimentos; promove novos negócios e parcerias; apoia, produz e viabiliza eventos turísticos na região; e promove turismo diversificado e economia de alternativas para negócios sustentáveis.

 

Clara Resorts oferece infraestrutura completa para as férias de verão

Variedade no cardápio, show exclusivos, monitoria especializada, natureza e conforto garantem a diversão para toda a família.

O Clara Resorts, reconhecido por proporcionar experiências inesquecíveis, está preparado para receber famílias e amigos em suas unidades de Dourado e Ibiúna durante as férias de verão. Com uma infraestrutura completa e atividades diversificadas, os resorts prometem momentos memoráveis para os hóspedes.

As férias de verão são uma oportunidade para compartilhar momentos especiais em família ou com os amigos. Pensando nisso, o Clara Resorts desenvolveu uma programação abrangente para atender às expectativas de todas as idades. Jogos, oficinas de culinária, música, teatro para crianças, Clara Circus e shows ao vivo são algumas das atividades que proporcionarão experiências marcantes. Além, é claro, da programação já tradicional que inclui tirolesas, arvorismo, passeio de caiaque, stand up paddle, parede de escalada, arco e flecha, trilhas e muito contato com a natureza.

As Masterclasses Culinárias estão entre os diferenciais. São oficinas projetadas para promover momentos especiais e inesquecíveis em família, com experiências culinárias que vão além do convencional. São opções para todos os paladares, da harmonização e nuances das variedades do azeite de oliva à arte de preparar um risoto perfeito, passando pela de pães com as crianças (com direito a piquenique no final). “Cada oficina é cuidadosamente planejada para unir conhecimento, prazer e diversão. Temos também a versão com bebidas, o Clara Drinks, para os apreciadores de coquetéis”, conta Taiza Krueder, CEO do Clara Resorts. Os talentosos bartenders ensinam as técnicas de mixologia e revelam combinações diferenciadas, permitindo que os participantes criem suas próprias versões.

O complexo aquático é uma atração imperdível. Em Ibiúna, os esportes na represa incluem passeios de lancha, e-foil, boião, wakeboard, wake surf e esqui aquático. Já em Dourado, as cachoeiras e toboáguas são a atração, além da tirolesa no lago, o “Pulo do Tarzan” e a piscina em formato de praia.

A monitoria é outro destaque, formada por profissionais treinados dentro de uma metodologia especial, que busca excelência e responsabilidade em quaisquer circunstâncias. São separadas por faixa etária, como clubinho de 3 a 5 anos, kids club de 6 aos 8 anos, o clube de 9 até 13 anos, teens de 14 até 17 anos e adultos.

A alimentação inclui pensão completa, composta por café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, incluindo bebidas não alcoólicas. Os hóspedes também têm acesso às máquinas We Proudly Serve da Starbucks durante todas as refeições. Para atender às necessidades alimentares específicas, como restrições, vegetarianismo ou veganismo, há opções nos buffets, incluindo estações de saladas, legumes e temperos, todos orgânicos.

“Promover experiências únicas é a missão do Grupo Clara. Cada detalhe, desde a recepção, é pensado para garantir o cuidado e conforto das famílias. Por aqui dizemos que a família pode viajar com o porta-malas vazio. Com filhos pequenos por exemplo, temos tudo para facilitar a logística: berço, carrinho de bebê, grade para cama, papinha, micro-ondas no quarto, além de ter trocadores e lenços umedecidos em diversas áreas comuns”, conta Taiza Krueder, CEO do Clara Resorts.

Do check-in ao check-out, cada detalhe é cuidadosamente considerado para garantir uma experiência inesquecível. Em janeiro temos os pacotes de férias, de 2 dias para o meio de semana e 3 dias para o fim de semana, a partir de R$ 5.783,78 /casal no Santa Clara Eco Resort e R$ 6.296,24/casal no Clara Ibiúna Resort.

Sobre o Clara Resorts
Com 24 anos de atuação, o Grupo Clara Resorts conta com duas unidades, o Santa Clara Eco Resort, eleito por três anos consecutivos como Melhor Hotel do Brasil e América do Sul para Famílias, pelo site TripAdvisor, e o Clara Ibiúna Resort, selecionado como Melhor Hotel com Projeto de Sustentabilidade pelo Hotéis de Luxo Brasil, em 2023. O Grupo também é vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 para Meios de Hospedagem com o Projeto Clara Verde, que implementou diversas iniciativas que estimulam a sustentabilidade tanto da comunidade local quanto dos hóspedes e colaboradores, deixando os processos internos mais ecológicos e sendo um exemplo no Brasil de uma hotelaria consciente e sustentável.

A unidade de Dourado conta com 146 apartamentos de luxo, como as suítes Vila do Lago, Suíte Santa Clara, Apartamento Superior, Master Colônia, Chalé Premium e mais. Todas as suítes contêm ar-condicionado, frigobar, TV LCD 40’ – com assinatura Sky-, telefone, filtro de água, secador, wifi, dispensers com produtos L’Occitane e máquinas Dolce Gusto. O Santa Clara Eco Resort inaugurou recentemente um novo bloco, o Vila do Lago 2 com 34 apartamentos separados em quatro categorias de quartos: Master Vila do Lago, Presidencial, Vila do Lago Piscina e Vila do Lago Superior. As novas acomodações comportam até cinco pessoas e oferecem uma estrutura completa com “Copa Baby” e vista privilegiada para o lago. Além disso, os apartamentos do piso superior aceitam pet de pequeno porte e as suítes do piso térreo possuem piscina privativa.

O Clara Ibiúna Resort conta com 163 apartamentos de luxo, sendo 60 apartamentos Superior Represa, 4 suítes Represa, 4 suítes Sede, 3 suítes da Mata, 1 suíte master, o Bloco Península e o recém-inaugurado Bloco Vila da Mata, com 32 apartamentos pensados para família, com copa baby equipada com pia, microondas, filtro de água e adega, todas pet friendly. Os apartamentos Garden contam com lareira e as suítes Master têm sauna e banheira de hidro dupla.