Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Gabriela Schwan, CEO na rede de hotéis Swan no Brasil e em Portugal, fala de liderança e inovação

Gabriela Schwan

Carlito Schwan fundou o primeiro hotel em 1993, a filha, Gabriela, na época com 13 anos de idade, foi quem recebeu os convidados na inauguração do hotel, jamais imaginou naquele instante que a rede teria hoje 5 hotéis no Brasil: Novo Hamburgo, Porto Alegre, Caxias do Sul, Rio Grande, em Canela – o luxuoso e sustentável Jangal das Araucárias e 4 Boutique Houses em Sintra em Portugal.

Atendendo a um pedido do pai para assumir os hotéis, Gabriela se formou em hotelaria na UPS e FGV em São Paulo, especialização em Cornell em Nova Iorque e até 2019 era a diretora de operações dos hotéis, assumi como CEO da Rede Swan em 2021, e 60 dias depois a pandemia da Covid-19 se instalou no Brasil.

“Nós somos a única rede no Rio Grande do Sul a não fechar nenhuma unidade por nenhum dia. Lançamos a tarifa solidária para aquelas pessoas que tinham pessoas doentes em casa poderem vir se hospedar connosco e aí eu comecei pela ressignificação e reposicionamento de produtos da marca”, contou a senhora Schwan.

Carlito Schwan, consultor de negócios de calçados em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, entrou no ramo hoteleiro a pedido de seus clientes, já que vinham pessoas do mundo inteiro produzir calçados como os do Brasil e não tinha um hotel com estrutura para recebê-los.

Gabriela conversou com a Travel2Latam e falou sobre tendências de clientes – nômade digital, trabalho híbrido, tendências de comportamento da geração Y e Z, sustentabilidade, soluções, reposicionamento da marca, e investimentos em operadoras internacionais.

Como foi construir um hotel de luxo e sustentável na Serra Gaúcha?

No meio ambiente a gente foi autorizado a retirar cinco araucárias centenárias. Dessas cinco nós confecionamos, dentro da obra, porque elas não podem ser retiradas do terreno, móveis para todos os ambientes do hotel. Então cada ambiente do hotel tem uma peça exclusiva das araucárias se eternizando lá dentro.

A gente trouxe moda sustentável para esse empreendimento, as almofadas das camas são de moda sustentável, carimbadas com a vegetação da nossa mata de preservação. E o nome Jangal veio porque Jângal significa uma mata pequena e densa e aí eu tirei o circunflexo e transformei na marca Jangal das Araucárias.

Hoje a gente entrega 32 experiências para os nossos hóspedes, autênticas, genuínas, inspiradas na cultura local onde o cliente não vai encontrar isso comprando algumas dessas experiências fora. E tem sido um produto muito gratificante de se trabalhar e a Rede Swan agora pretende ir para o mercado, levar este tipo de solução, tanto hub de hospitalidade para o Brasil todo, como pensar em projetos meio taylormaide trazendo a cultura local e agregando todas essas experiências no serviço.

A cidade de Canela é um novo destino de luxo porque é um pouco mais reservado, conectado a natureza, então a gente faz um produto espelhado nas novas tendências de se conectar consigo mesmo, de se conectar com a natureza dentro da sustentabilidade, dentro do autocuidado, então a gente tem um hotel que nasce com placas solares, aproveitamento da água da chuva, a materialidade usada no empreendimento são de materiais reciclados.

Como tem sido a experiência com os Boutique Houses em Portugal?

Portugal é uma verdadeira paixão, onde eu aprendi na minha carreira a essência da hospitalidade e da ressignificação das coisas. Então nós temos lá hoje casas que são patrimônios mundiais da humanidade, são pequenas boutique houses, cada uma com um tema próprio, onde a gente tem até nove apartamentos, pequeno café da manhã com sala, num atendimento muito acolhedor e são casas que homenageiam sempre um tema, uma delas é a casa do Mercado de Lisboa, em homenagem ao Time Out, que é o mercado da Ribeira, que é o mercado público.

A gente tem em Sintra as outras casas que era a cidade escolhida pelos reis e as rainhas pra passarem seus verões, suas férias. Então lá a gente tem o Palácio da Penha e a cidade inteira é patrimônio mundial da humanidade, um verdadeiro charme.

Temos o Palácio de Sintra em homenagem às rainhas e a Casa dos Vinhos onde a gente tem a homenagem a toda produção de vinhos de Portugal. Então, tem as vinícolas que entraram como parceiras e ajudaram a personalizar e botar um pouco da sua marca nesses apartamentos.

Portugal é um destino hoje muito desejado mundialmente, eles ganharam já três anos o Oscar Mundial do Turismo, é um país alegre, acolhedor, a cultura sabe que eles dependem da cadeia do turismo, então todo mundo faz questão em te receber. É muito bonito ver o nível de hospitalidade que Portugal entrega hoje.

Você é a Gabriela Schwan e a Rede é Swan? Houve um reposicionamento da marca também no layout, como foi este processo?

A marca é a tradução de Schwan, que é meu sobrenome do alemão para inglês, mas eu queria uma coisa mais profunda e descobrimos uma constelação Signus que significa cisne no céu e é um cisne voando pra cima. Então pra mim faz todo sentido porque era um cisne voando pra cima como estrelas, tudo a ver com hotelaria brilhosa, a marca foi de vermelha para um azul noite para você poder ver a constelação tem que ser a noite. E o dourado, o amarelo vem do calor das estrelas, da luz, mas do calor humano que é hospitalidade, tem como propósito servir pessoas. E aí eu reposicionei os produtos, a hotelaria clássica fica como Swan eu lancei um produto que se chama Swan Generation, que é um de hospitalidade, onde eu transformo um hotel antigo em várias camadas de negócio: coworking, escritórios, hotelaria, design, eventos e um lobby todo integrado com gastronomia sem recepção, porque lá em Cornell eu já defendia a tese de que se eu trabalho com hospitalidade, hospitalidade é a arte de servir pessoas, eu não posso ter um balcão fazendo um mini muro entre eu e meu cliente, eu tenho que ir ao encontro do meu cliente para recebê-lo. Abraçá-lo dentro com a hospitalidade.

Hoje depois de dois anos ele se comprovou como uma solução de mercado para todas as novas tendências do trabalho híbrido, da mobilidade urbana, das tendências do comportamento da geração Y e Z. Que são os nossos consumidores para os próximos anos. Então ele é uma solução única num único empreendimento.

A rede Swan e a Serra Gaúcha estão prontos para o turista estrangeiro?

O destino da Serra Gaúcha está preparado para receber visitantes do mundo inteiro, ele tem todas as condições de ser um destino desejado internacionalmente, a gente tem um número de parques e atrações, tem mais parques na região da Serra Gaúcha. É o destino da América Latina com a maior concentração de parques pra você ter uma ideia. Então a gente tem uma gastronomia italiana, internacional, cultura gaúcha, hotéis com marcas internacionais, uma estrutura de entretenimento muito acima da média, com muita segurança.

Eu diria que Gramado, Canela, Serra Gaúcha, tem toda a questão do vinho no Vale dos Vinhedos. A gente está preparado para ser um destino desejado internacionalmente.

Os nossos funcionários são todos fluentes em pelo menos duas línguas, a rede trabalha e nós lançamos no mês passado um programa que era um sonho para a rede Swan que se chama Conecta, é uma plataforma como se fosse uma universidade corporativa para qualificar o desenvolvimento de todas nossas lideranças.

A rede Swan também mantém hoje um departamento de DHO que é desenvolvimento humano organizacional onde a gente cuida dos processos e do desenvolvimento das pessoas. É um grande diferencial, são poucas redes para falar a verdade, a única que eu conheço com o departamento desse. E a gente tem no próprio DNA do gaúcho e do português um prazer em receber as pessoas, trabalham com muita alegria, parece que a hospitalidade faz parte da nossa cultura, é um povo muito receptivo e muito acolhedor.

Já com o aeroporto em Porto Alegre com receptivos muito bem preparados pra receber toda a demanda. Já tem aqui um aeroporto com alguns voos na cidade de Canela onde o viajante pode estar aterrissando diretamente no destino e a gente tem diversos voos aí com Porto Alegre e internacionais com Mercosul, temos voo de Porto Alegre, Panamá, Miami, então não tem porque o turista internacional não vir nos visitar hoje.

E como tem sido seu trabalho junto com as operadoras?

Temos, cada vez mais intensificado o trabalho com as operadoras trazendo elas para muito próximo da gente e capacitando as operadoras tanto o B2B como o B2C para que elas entendam esses novos modelos de hospitalidade que a gente tem trazido pelo mercado tanto luxo descomplicado, que seria o Jangal e as casas em Portugal como de hospitalidade que é inédito e único no país.

Se as operadoras tiverem interesse em saber um pouquinho mais sobre nós e vender os nossos produtos nos destinos de Portugal e do Rio Grande do Sul aqui no Brasil, façam contato conosco que a gente faz todo treinamento, estamos abertos às novas parcerias internacionais.

Carnaval 2024: Visit Rio prevê 87% de ocupação hoteleira

Além dos desfiles e blocos de rua, festas privadas prometem impulsionar economia local

Ensaios técnicos das escolas de samba já agitam a Sapucaí – Foto: Alexandre Macieira/ Riotur

O carnaval carioca anima o setor turístico, que aguarda uma temporada promissora para o período entre a sexta-feira de Carnaval (9) e a quarta-feira de Cinzas (14). Levantamento do Visit Rio Convention Bureau junto a seus associados, prevê uma ocupação média de 87% dos hotéis na cidade no período. Quanto aos pontos turísticos e passeios contratados, a Destinow, plataforma que integra os serviços da cidade e é parceiro do Visit Rio, projeta um aumento de 35% nas vendas na comparação com o ano passado.

Conhecido internacionalmente pelos desfiles das escolas de samba e mais recentemente pelos blocos de rua, o Carnaval do Rio vai contar com mais de 50 festas privadas, oferecendo uma programação diversificada para todos os tipos de foliões.

“O Rio se consolida, cada vez mais, como um dos principais destinos do país para celebração do Carnaval, que exerce um papel crucial no impulsionamento do turismo e no fortalecimento da economia local. Quando a cidade amplia sua oferta de eventos para além das tradicionais manifestações carnavalescas, ela atrai ainda mais visitantes e reforça sua identidade como um destino democrático que acolhe a todos”, disse o presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck.

Do samba ao eletrônico

São 453 blocos autorizados pela Prefeitura a desfilarem na cidade, sendo dez megablocos capazes de atrair mais de 100 mil foliões. Entre as festas privadas, o destaque é o tradicional Baile do Copa. A edição de 2024 do evento foi batizada de Extravangarde, tema inspirado nos principais movimentos artísticos vanguardistas do século 20.

Há, no entanto, alternativas para atender a uma variedade de preferências e estilos. No sábado de Carnaval, entusiastas da música eletrônica, por exemplo, podem aproveitar o ElectroCarna, na Gamboa; a Festa Black Eletronic Carnival, no Vivo Rio; ou o Rio Music Carnival, na Marina da Glória. Nos três dias seguintes, a Marina da Glória sedia o Carnaval das Artes, festival de música que conta com atrações como Ludmilla, Péricles e Luisa Sonza, entre outras. A expectativa do evento é receber cerca de 15 mil pessoas por dia.

Antes mesmo do início oficial da folia, a cidade já se rendeu à festa. No início de janeiro, tiveram início os ensaios técnicos das escolas de samba e, no dia 13 de janeiro, os blocos oficiais já desfilavam pelas ruas. Em 3 de fevereiro, no domingo que antecede o Carnaval, o Rio Arena espera receber 15 mil pessoas para o Bloco da Preta. Esse movimento estimula o long stay (permanência prolongada), já que muitos visitantes antecipam a chegada para aproveitar o pré-Carnaval.

Sobre o Visit Rio Convention Bureau

É uma fundação privada reconhecida como entidade de utilidade pública e sem fins lucrativos. Tem como missão estimular e incrementar o fluxo e permanência de turistas no Rio de Janeiro, além de atrair a realização de congressos e eventos de natureza técnica, científica, cultural e esportiva, tanto nacionais quanto internacionais. Com o objetivo de promover o desenvolvimento da economia local, a entidade visa garantir o crescimento dos negócios de todos os seus associados, que compreendem empresas do setor de turismo da cidade.

 

Turismo deve fechar o ano de 2023 com crescimento de 7,3%, prevê CNC

Confederação também prevê números positivos para o verão

Ao longo do ano passado, o Turismo foi registrando números positivos e demonstrando o real aquecimento da atividade no país. Nova projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indica que 2023 fechará com um crescimento de 7,3% em relação a 2023.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, 2023 foi um ano de reconstrução no turismo. “Saímos de um período difícil para o setor e fechamos o ano passado com números excelentes. Apostamos numa política pública assertiva, que movimenta a economia e promove nossos atrativos turísticos. Para 2024, o trabalho continua com a meta de contribuir ainda mais para a economia do país”, destacou.

Para a temporada de Verão deste ano, a entidade também espera números positivos. Segundo a perspectiva da CNC, o Turismo deve movimentar R$ 155 bilhões durante a estação que termina em março. O número representa um aumento real de 5,6% em relação à temporada passada e a maior movimentação financeira do setor desde o início do levantamento, em 2012.

CARNAVAL 2024 – Outra boa perspectiva para a aceleração do turismo neste ano é o carnaval brasileiro, uma época que tradicionalmente registra movimentação alta em todo o país. Dados da plataforma de viagens Decolar apontam que o interesse em conhecer o Brasil cresceu 114%, em comparação com o ano passado. Destinos como Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) despontam como os favoritos, prometendo atrair um público animado em busca de experiências únicas durante o período do Momo.

CONHEÇA O BRASIL – O Ministério do Turismo conta com as iniciativas Conheça o Brasil Voando; Conheça o Brasil Realiza e Conheça o Brasil Cívico criadas com o intuito de estimular as viagens domésticas no país, por meio de ações como a ampliação da oferta de novos voos, oferta de linha de crédito específica para compra de produtos de viagem e também estímulo às viagens para a Capital Federal, em um movimento de valorização dos símbolos nacionais e da nossa democracia.

B&B HOTELS amplia presença no Brasil e inaugura quarto hotel da rede francesa no Rio de Janeiro

A nova unidade será a poucos metros do aeroporto Santos Dumont e com vista para a Baía de Guanabara

A francesa B&B HOTELS inaugura oficialmente o seu mais novo hotel no Brasil, o B&B HOTEL Santos Dumont, sétimo da rede no país e quarto no Rio de Janeiro. Localizado na Avenida Beira Mar, em frente à Marina da Glória. O prédio icônico abrigava o Hotel Othon Aeroporto, aberto em 1943.

Desde 2018 sem uso, o espaço reabre as portas agora com a bandeira B&B HOTELS. O grupo francês investiu R$40 milhões na compra do imovél e suas melhorias, o único de propriedade da rede no Brasil, que trabalha prioritariamente com arrendamentos.

Reconhecido há décadas pela sua localização privilegiada, o prédio tem vista para a Baía de Guanabara, Aterro do Flamengo, Marina da Glória, Jardim Burle Marx, Cristo Redentor e Pão de Açúcar. Além da proximidade do Aeroporto Santos Dumont, apenas 10 minutos a pé, tornando-se um local privilegiado para quem visita o Rio de Janeiro.

Esse é o primeiro hotel da operação no Brasil que abre já remodelado dentro do novo conceito da rede, que busca ser referência na categoria value-for-money. “O novo B&B HOTEL Santos Dumont chega com ambientes acolhedores e modernos, uma excelente experiência de sono e banho, além de um café da manhã completo. Tudo para uma estadia inteligente, mas muito acolhedora”, afirma Flávia Lorenzetti, CEO do grupo no Brasil. Segundo a executiva, o hotel terá uma nova proposta de hospitalidade. “Queremos atrair um público que procura mais conforto, uma boa experiência de hospedagem, mas sem gastar tanto”.

O hotel de dez andares conta com 112 apartamentos que variam entre as modalidades luxo- todos nesta categoria possuem varanda com vista para a Marina da Glória ou Aterro do Flamengo-; standard e micro com e sem varanda. O hotel disponibiliza ainda oito quartos conjugados para receber grupos maiores e um espaço de coworking disponível para hóspedes.

O prédio tem um rooftop de 388 m2 com uma vista panorâmica para a Baía de Guanabara e os principais cartões postais do Rio de Janeiro. Com negociações já avançadas, o espaço vai abrigar um restaurante parceiro.

Apesar dos toques de modernidade, todo o projeto foi inspirado na história do edifício e da região onde está localizado. Construído na década de 40, o prédio tem a fachada tombada, que passou apenas por pequenas adequações.

A remodelação é assinada em parceria pelas arquitetas Bárbara Mingozzi do Aura Design Studio e a Raphaela Fogaça do Cru Arquitetura. “Queríamos resgatar a história do local, juntando elementos do passado em um ambiente mais contemporâneo. Trouxemos aspectos do Rio de Janeiro para o hotel de forma menos literal, através de texturas, materialidade, cores, tropicalidade e inspiração no projeto paisagístico do Parque do Flamengo”, explica Bárbara.

A brasilidade do projeto está presente nos ladrilhos hidráulicos, palhas, plantas nativas, formas orgânicas e cerâmicas, que remetem a época em que o edifício foi construído. “A nossa ideia é fazer com que o hóspede entre no hotel e sinta a atmosfera do Rio de Janeiro”, completa Raphaela. O edifício também recebeu artes de duas alunas da Faculdade IED, selecionadas por meio de um concurso interno promovido em parceria da B&B HOTELS Brasil com a instituição. Os murais fazem parte da decoração da recepção, restaurante, coworking e quartos, e contam com uma temática tropical inspirada nos desenhos paisagísticos de Burle Marx.

A inauguração do B&B HOTEL Santos Dumont faz parte dos planos de expansão da rede francesa no Brasil, que tem previsão de inaugurar mais três unidades no Brasil em 2024, sendo mais uma em Copacabana.

Sobre a B&B HOTELS Brasil

A B&B HOTELS Brasil faz parte de um dos maiores grupos hoteleiros do mundo, com mais de 700 hotéis espalhados por 15 países da Europa e no Brasil. No país desde 2017, a rede tem hoje sete unidades: quatro na cidade do Rio de Janeiro (RJ), uma em São Paulo (SP), uma em São José dos Campos (SP) e uma em Uberlândia (MG).

Posicionada na categoria value-for-money, a B&B HOTELS Brasil oferece uma hospedagem inteligente e descomplicada, sempre com foco em inovação e qualidade. Todas as acomodações são modernas e confortáveis, contam com espaço flexível de trabalho, uma boa cama e um bom chuveiro. Isso além de oferecer um café da manhã variado com produtos locais e opções saudáveis.

A rede no país é comandada por Flávia Lorenzetti, que ocupa o cargo de CEO desde setembro de 2022, e tem como missão ampliar o portfólio no Brasil e o protagonismo do grupo no mercado hoteleiro. Com um faturamento de R$ 48 milhões em 2022, a empresa prevê crescimento de 33%, chegando a R$ 64 milhões em 2023. A Goldman Sachs é a investidora majoritária desde 2019.

Mais informações: http://bbhotels.com.br/

Sobre a rede B&B HOTELS

A B&B HOTELS é uma das maiores redes de hotéis da Europa. Fundado em Brest, na França, em 1990, o grupo conta com aproximadamente 700 hotéis espalhados por 14 países da Europa e no Brasil.

Posicionada na categoria value-for-money, a rede tem como intuito oferecer uma hospedagem com conforto e qualidade a um preço justo. Empatia, integridade, inclusão, simplicidade e melhorias contínuas são os valores mais importantes para o grupo.

A B&B HOTELS também está comprometida com ações de responsabilidade social. Além disso, para manter a sua credibilidade com o consumidor, as unidades internacionais são certificadas em sustentabilidade pela organização independente SOCOTEC.

O francês Fabrice Collet é CEO do grupo desde 2016. E a Goldman Sachs é a investidora majoritária há 4 anos.